Irvine X Senna
SÃO PAULO (quase lá) – Não há nenhuma efeméride à vista, mas também não precisa. O blogueiro Marcos Alencar descolou as voltas do GP do Japão em Suzuka/1993. É o famoso episódio em que Eddie Irvine, retardatário, ultrapassa Senna, líder da corrida.
Depois Ayrton perdeu as estribeiras e deu um sopapo no irlandês. Para quem conhece a história apenas de ouvir falar, é legal de ver.
Na minha opinião nenhum dos dois tem razão nesse episódio ; Senna estava errado pois ele já havia vencido e a corrida já tinha acabado ,ele como um piloto experiente não tinha nada que tirar satisfação com o novato Irvine depois da corrida .Mas Irvine também não tinha razão pois ele estava uma volta atrás de Senna e Hill e era retardatário ,ele não tinha nada o que meter roda com roda em cima do Senna estando uma volta atrás ,ou seja no episódio Irvine estava tão errado quanto Senna ,ou seja nenhum dos dois tem razão e ambos estavam errados .
Demorou aparecer um prá patifar ……..
FG,
Cadê as viúvas histéricas ? Será que depois de 13 anos, passaram a enxergar melhor ?
Abraços,
Marco Antonio.
Irvine era rápido e agressivo, seria campeão em 99 se a Ferrari não o prejudicasse depois do acidente de Schumacher.
Eu acho que corrida de carro é para ver ultrapassagens. Se o cara é mais lento mostre c ompetência e o ultrapasse.
Ridículo é ter que ver um carro deixando outros ultrapassarem apenas por ser retardatário.
Por isso assisto cdada vez mais a NASCAR. Tudo bem que circuito oval à vezes fica chato, mas pelo menos lá o cara tem que se virar para ultrapassar não tem este negócio de pode passar não.
Lá é no braço…
Sinceramente, a F1 para mim é um evento em vias de extinção. Está ficando tão chato que só sobrevive hoje por conta da tradição e do incrível mkt que tem por trás porque como corrida de automóveis chega a ser mais chato que corrida de autorama…
Cleber
Para ser sincero, nem me lembrava que o Senna tinha posto uma volta no Hil. Só não entendi porque ele, Hil, não facilitou para o brasileiro.
Thiago,
Naquele momento da prova Irvine era muito mais veloz.E quem disputava posição era ele,pois Senna venceu de ponta a ponta.
Cleber
Não é bem asim. O Hil estava se defendendo do Senna, por isso ambos estavam bem mais lentos do que o Irvine. Se Irvine estivesse realmente mais rápido na corrida, não teria tomado volta deles.
O Piquet socou o Salazar depois de ja ter feito a ultrapassagem e ser acertado por tras.Não é o caso de Senna/Irvine.Senna era mais lento e atrapalhava o ritimo de corrida do irlandês.O Piquet agrediu Salazar ainda na pista,no calor da disputa,Senna foi tirar satisfação depois da prova,porque não aceitou ser ultrapassado.A manobra de Irvine foi segura,não colocou em risco a corrida de Ayrton,ao contrario da manobra de Eliseo.Fora isso,Senna ja tinha um vasto repertorio de brigas e agressões,dentro e fora da pista.
Quando o lider/estrela está lento o retardatario tem e deve ultrapassa-lo.Independente do grau de estrelismo e ou histerismo do piloto que vai a frente.O piloto do fundo do pelotão também faz seu trabalho,que é chegar na melhor posição possivel.
A gracinha que o Irvine fez foi justamente perguntar ao Senna se,não era para ultrapassar que estavam na F1.A manobra de Irvine,como se ve no video,não colocou em risco a corrida de Senna,que naquele momento era lento.Logo quem foi reclamar de ser ultrapassado.Um piloto que nunca facilitou e sempre teve na agressividade e coragem suas maiores caracteristicas,alem é claro do imenso talento.Senna errou ao agredir Irvine e reconheceu seu erro depois.Seria bom que tivessemos mais Irvines,Sennas,Gilles,Piquets e tantos outros de personalidade forte na F1 de hoje.E que esses pilotos pudessem agir sem tantas punições ridiculas como as que vimos em 2007.Com certeza veriamos treinos e corridas menos monotonas e tantos robôs pilotando carros.
Concordo, dr.Fujiro, são situações distintas. A única semelhança é terem acabado em vias de fato.
Mas vale lembrar que o Senna não socou o Irvine deliberadamente. Após o GP, ele foi perguntar porque o irlandês não se manteve atrás, e ouviu uma gracinha, um deboche.
Não condeno o Senna, e nem o Piquet, e nem o Schumacher que quis partir a cara do Coulthard por conta de um brake test maroto sob chuva em Spa/98.
A F1 asséptica de hoje precisa demais disso. Só não precisa que retardatários resolvam atrapalhar a prova deliberadamente, só para aparecer para as cameras.
O que faz falta na F1 hoje é esse tipo de coisa.Piloto que resolve no tapa,xinga e tira satisfação.Ainda bem que temos o Kimi,pra encher a cara,o Massa pra falar alguns palavrões e de vez em quando um dedo do meio mostrado ao concorrente.
Fabio
Uma coisa é você ser tirado da prova por um retardatario e no calor do momento descer do carro e ir pra cima do outro.
Você ser ultrapassado por um retardatario e mesmo assim vencer a corrida e depois de ter subido ao podium e estar tudo encerrado você ir ao box de outra equipe discutir e ate agredir o adversário e outra situação.
Veja não estou dizendo que um ou outro esteja certo ou errado. Digo apenas que são situações um pouco diferentes e portando não podem ser comparadas. Não sei se Senna e Irvine se reconciliaram depois, e ate existem fotos com ambos abraçados e dando risadas sobre o incidente.
O Senna dar um sopapos num retardatário idiota é nojentice, coisa de quem não aceitava ultrapassagem.
O Piquet socar a cara do Salazar é que era legal, né?
O fanatismo realmente cega as pessoas. Todo tópico que cita o Senna por aqui atrai uma horda enfurecida, dizendo que o mesmo era um produto do marketing, da Globo, o Galvão Bueno, do raio que o parta.
É de um desrespeito ímpar. Não sei porque é tão difícil se orgulhar de termos tidos 3 gênios campeões de F1, reconhecidos mundialmente. Não sei porque, para aumentar os já enormes feitos do Piquet, seus fãs tentam minimizar os do Senna.
Carissimos colegas,
Não sei se aqui é o local certo para isso, mas eis uma das ultrapassagens mais legais dos últimos anos de f1.
Quanto ao duelo do video, imagino se fosse nos dias atuais, com outra bebida e outro finlandês…
Carmen e Sivester,
Obrigado pelas dicas.Realmente hoje em dia é tanta frescura,tanto regulamento e punição,que não veremos mais cenas assim.
O melhor é o narrador reclamando que estão filmando a parte dianteira do carro do Brundle ao invés de filmar a traseira dele…
A briga estava boa! Muito abusado, o irlandês! hehe
Ele sempre andou muito bem em Suzuka, e deve ter se divertido pacas!
Senna era um %!@$&@#mesmo! Egocêntrico ao extremo.
Silvestre, consegui ver no link que vc passou. Não lembrava dessa cena… E o Senna quase é atropelado…
Aquela foto do acidente do Donnely é impressionante mesmo.
Abs e obrigada pela informação!
Não perdem a mania de discutir os sexos dos anjos aqui. Todos os pilotos são humanos. Quantos já sairam no sopapo, quantos já bateram de forma ridícula…nisso incluem-se Piquet, Senna, Prost, Mansell, Shumacher…
Isso não diminui o talento de nenhum deles, que passaram a vida tendo que arriscar para serem mais velozes e superar seus adversários.
O fato do Irvine ter surpreendido nessa corrida, se deve a ele ter corrido nesse circuito por muito tempo, em outras categorais, e conhecê-lo como poucos.
Carmen obrigado pelo link mas não é sobre esse acidente a que me referia…que foto impressionante aquela…
Acabei ficando curioso também pois me lembrava apenas das imagens. Achei no youtube um pequeno video, o link é esse: http://www.youtube.com/watch?v=LuB1f0JMjEM
Se não conseguir entre no site e procure Senna + Erik Comas
Interessante…
Valeu
Silvester e Cleber…
Nada que o google não resolva… Fiquei curiosa qdo li os comentários de vocês e fui pesquisar.
Teria sido nessa corrida em Jerez, 1990? O link http://f1-facts.com/events/10275
Donnely encerrou a carreira após esse acidente.
Abs
É Cleber, valeu…mas analizando os dias de hoje acho impossível essa cena se repetir. Proíbe-se tanta coisa aos pilotos hoje em dia…
Sivedtre Zanon,
O piloto acidentado acho que era o Martin Donnelly,que na epoca corria na Lotus-lamborghini.Era em treini,mas não me lembro ano e pista.
Acho que sempre vai existir essa discussão sobre quem era melhor, que fez isso, que fez aquilo e nunca se chegará a uma conclusão pois não existe uma. Existem e existiram pilotos excepcionais em suas épocas. Tenho 28 anos e acompanhei uma F1 dominada por Schumacher. Qdo Senna ganhou seu último título eu tinha 12 anos. Eu não vi Fangio correr, eu não vi Emerson, Lauda, Piquet ou qualquer outro dessa época. Pergunte a um piloto de kart ou de fórmula com menos de 20 anos qual é a referência dele e ele dirá Michael Schumacher.
Minha modesta opinião é que essas discussões não acrescentam em nada…
Mas acabei me lembrando de algo.
Senna parando o carro e correndo pra ajudar um piloto que tinha se acidentado. Vi essas imagens uma vez mas não me recordo nem o ano nem qual pista e quem era o piloto acidentado…
Valeu
O Irvine só não foi campeão na Ferrari porque o Alemão deu ordem para preparar o carro dele bem melhor. A ferrari não deixou o Irvine ser campeão.
Melhor de tudo nesse video é admirar a pintura da Ligier . Até nisso hoje é diferente…
Irvine somente se aproveitou do fato de que Senna era mais lento naquele momento da prova.É permitido ao retardatário ultrapassar ao lider para entrar na mesma volta se este estiver mais rápido e foi o que aconteceu.Senna é que se achou no direito de sair no tapa,mas não tinha razão.Este(2007) ano vimos situações de corrida em que um piloto era advertido ou punido por disputar posição com Hamilton por ele ser lider do campeonato,e isto é simplesmente ridiculo.Todos podem disputar posições,apenas os retardatarios devem facilitar a ultrapassagem dos líderes se estes estiverem mais rápidos.
Polícia,
Acho que você precisa do Capitão Nascimento. O Senna venceu esta prova de ponta a ponta e o Hill não estava a sua frente, estava era levando uma volta.
isso só foi “mais uma”das nogentices do Senna..
Este criou caso e instabilidade em todo lugar em que esteve, inclusive com o Berger… é só ler o livro deste último
Não!
Irvine não estava na mesma volta de Hill?
Então ele estaria certissimo, foi pra cima e tentou ganhar uma posição (a de Hill).
Long Life Irvine.
Senna não era um semi-deus, era um excelente piloto apenas.
ridiculo quem aprova o Irvine. Pra que ultrapassar os lideres? Pra receber bandeira azul logo em seguida? Coisa de quem quer arrumar encrenca.
Além disso ele obviamente se aproveitou do fato do Brundle ter perdido uma roda à frente dos lideres que tiveram que reduzir um pouco para evitar qualquer acidente.
Eu não lembrava dessa corrida, que loucura hein!
Junto com o video publicado esta este outro que mostra a conferencia de imprensa com o Senna puto da cara.
http://www.youtube.com/watch?v=jxCrh4NbYP8&NR=1
‘MAS NÃO É PRA ISSO QUE ESTAMOS NA F1,PRA UNS ULTRAPASSAREM AOS OUTROS”.
Foi o comentário de Irvine,que iirritou mais ainda ao Senna,que achava que ninguém poderia ultrapassa-lo.
o que digo é que prefiro corridas de antigamente, em que se ultrapassava… no último gp brasil, a poucos dias, dava raiva essa frescurinha atual de todo mundo ficar abrindo caminho para um dos pilotos de ponta.
Disputando o título ou não, corrida é feita de ultrapassagem também e fica esse negócio agora de todo mundo ficar abrindo para os top voltarem para a frente…
Para mim é a confirmação da mediocridade….. bons tempos que haviam disputas.
Quanto ao Senna, eu também o considero gênio, mas era um mala e se achava dono de tudo. Esqueceu do calor que levou do Alesi, do vacilo com o Nakajima e essa…. mas tudo bem, ele era humano, só se esquecia disso….
e a globo achava que ele era Deus, e ele tinha certeza….
Fico me perguntando: e se fosse o Senna que estivesse no lugar do Alonso?
Que diria o Galvão e a brasileirada a respeito do Hamilton?
O que Senna faria e diria a respeito da proibição do amortecedor de massa, da complacência da FIA para com o Hamilton, da postura da McLaren, etc?
E com certeza, se fosse o Senna, o Alonso JAMAIS seria bi-campeão hoje. A menos que a Renault fosse tão superior quanto as McLarens da época…
O desrespeito aqui chega às raias da anencefalia.
Tem gente que acredita que vira Deus, intocavel… é bom quando alguém avisa pra eles que são mortais como todos os demais.
Bom se o cara deu uma volta em cima dele é porque seu carro estava melhor ou ele estava em um melhor momemto na corrida Solução para o espetaculo carros acertados para ter aderencia de chuva em pista seca ia ser melhor . Eu acho que o unico jeito de ter ultrapassagem é abolir as paradas no box pois os pneus teriam que ter menos aderencia e os carros teriam que ser mais elaboborados para consequir ficar proximo ao carro da frente sem perder tanta carga aérodinamica.
Ele mereceu o puxão de orelha depois.
Aproveitando o lindo duelo, vejam também no You Tube uma das mais lindas ultrapassagens na Fórmula1.Os Sennistas irão se chatear mas paciência.Foram 8 segundos lado a lado e no fim deu Mansell
Senna-Mansell Barcelone 91
OBS – Podem criticar mas não sei encaminhar o video.
Abraços
Vamos polemizar.
Sou contra bandeira azul, cada um que tenha competência para passar o lerdo à frente.
Nada mais justo que o titulo do video, Irvine Show.
mas que coisa bizarra….se fosse hoje a FIA puniria todos com uma entrad no pit, perda de 20 posições na próxima corrida e uns 10, ou 15 mil.
Agora, que o cara abusou, isso sim……….mas fazer oq numa situação dessas…é corrida, cada um que se vire
Confesso que fiquei fã do Irvine a partir desse episódio. Nunca imaginei que ele viesse a correr na Ferrari, o que foi uma feliz coincidência.
ahuhauhauhuahuaaaa
Já não se fazem mais adoraveis patetas como antigamente.