Novidade na área
SÃO PAULO (espetacular) – Juro que eu não me lembrava de nenhuma Brasília ajeitada pela Dacon. Essa aí embaixo chegou ao Mestre Mahar (a foto, digo) e ele me repassou. Notem as rodas. A cor. Tem outros detalhes, também: painel, volante com emblema da Porsche, forração, pára-choque, milhas…
Em resumo, uma tetéia. Se alguém souber onde se encontra esta jóia da coroa, favor avisar o amigo aqui.
Quitoplan é um desses produtos.
Onde comprar QuitoPlan? http://www.moddingstudio.com/member.php?u=377897-RuthieLofl
Esta Brasilia Dacon e do meu amigo Guilherme …
Não ví ninguém comentar, mas essa aí é a Brasília LS. O painel é original, assim como os bancos altos (vinham em preto ou AZUL)… somente os farois auxiliares, as rodas e o “miolo do volante” não são originais.
Ótimo carro. Sempre imaginei como seria, se continuasse evoluindo, ao invés de ter sido retirado do mercado pela Volkswagen.
Tenho excelente recordações deste carro conhecido oficialmente como “O Brasília” e não ‘A Brasília’, tive uma azul escuro 1980 com descarga Kadron, pense num barulho, bem parecido com uma decolagem de avião, só o barulho….
Renan
Essa Brasília é muito interessante…Não creio que seja uma legítima “Dacon”,mas uma homenagem à concessionária,de muito bom gosto,por sinal,feita por algum dono…Essa cor,cinza granito,realmente não ornava muito o carro,mas ficou até charmosa…A respeito do painel de instrumentos,os relógios eram vendidos pela VDO como acessórios,esse modelo (certamente uma LS) vinha com relógio de horas,e aí foi substituído por um conta-giros,além do que o vacuômetro (do lado do marcador de gasolina) foi trocado por um manômetro de óleo (muito mais útil…) Bacana observar o rádio Bosch original,os detalhes e acessórios colocados nela,deixaram um carro original com um “plus” !!!! Meus parabéns ao Reginaldo de Campinas,que possui essa(e várias outras) raridades em estoque…
PS: A Brasília preta,matéria de uma revista especializada em VW´s nacionais antigos,é realmente uma Dacon,com o teto solar inglês e outros acessórios fortes,não somente os “estéticos”…
PS2: Realmente a Brasília 4 portas é muito feia,mas é cada vez mais rara de se ver…Tive algumas,para revenda,e foi difícil “sair” delas…A maioria era a álcool,mas com motores já devidamente trocados. O pior foi uma vez um sujeito me levar uma dessas,mas com as portas traseiras SOLDADAS,sem as maçanetas,e me dizendo que era assim mesmo,os vidros de trás foram “adaptados”…HAHAHAHA !!!!
Só aqui mesmo no Brasil…
Enquanto a VW do Brasil insistia com o Gol 1300 , a gasolina e com a Brasília 1300 a álcool, nós , na Hingel Veículos já colocávamos kit 1600 nesses automóveis, com resultados surpreendentes para a época.
Nunca entendi como a Brasília podia ser tão linda na frente, e tão estúpidamente horrorosa atrás.
Tem um conhecido meu que está planejando uma, onde fará conversível.
Justamente vai eliminar os dois maiores defeitos da Brasa, que é o vidro traseiro sem curva alguma, e o barulho do motor.
Prefiro as equipadas com kit puma….
Que fique claro.
Esse “Reginaldo” não sou eu!!!!!
Eu sou de São Paulo, não de Campinas….ok?????
E meu negócio não é venda e compra de automóveis.
:)))))
dados do proprietario, retirados de seu blog:
Reginaldo
http://www.reginaldodecampinas.com
[email protected]
Tel 19-9113-3000
Campinas SP
ps: acho q não vende não, heim.
Fabiano,
“Que carro feio é esse?” Desistí dela…
Só prova que voce tem a cachola boa. Mas só se voce levou no máximo 2 milésimos de segundo p/ chegar a essa conclusão. Mais que isso,já viu né?
Ao Edison
achei a mardita hoje,
ta so a capa da gaita, o dono deu alguns retoques mas nao mexeu na ferrugem e esta em servico pesado…
parei, olhei, pensei…
QUE CARRO FEIO ]E ESTE???
desisti dela, vo compra um gti
abraco
Pois é Bianchini:
Como é que vc pensa que eu saia? Start and go ?…Nem se fosse em descida….Sinistro é pouco.
Detalhe: no frio a novela era saber se ela ia pegar ou não.
Acho que está bem justificado o apelido ‘carinhoso’ dela né?…Na época eu tinha fazenda no Mato Grosso e resolvi ir até lá com a BM (bela mer.da), Normalmente a viagem demorava umas 22 horas direto.(1.800km). Minha ex, adorava a viagem , que era bem legal, mas nunca fui tão xingado como desta vez. Levamos só 30 horas para chegar. Carreta carregada ! colava na trazeira e pedia passagem. Conclusão: um carinha lá se encantou com a bichinha e voltei de avião para sampa.
Ainda bem que o comprador tinha bom humor porque o que ouvi dele a respeito da potencia da traquitana…e não foi por falta de aviso. Seria algo como comprar um Lada por tem achado o retrovisor bonitinho…Tem quem goste.
Bons tempos…
Abração
Dacon ? Sei, sei…
O pilantra colocou o adesivo no vidro e saiu contanto lorota.
O volante é do Porsche 924.
Reginaldo, meu tio teve uma Brasília álcool. É dela uma das lembranças mais toscas do mundo automotor. Como a VW demorou para desenvolver o 1600 álcool, lançaram essa encrenca com o motor 1300. Motor 1300 que já não tinha fôlego para empurrar o Fusca, imagine a Brasília 120 kg mais pesada… Pois bem, meu tio morava na Serra da Cantareira e trabalhava no centro de São Paulo. Para sair de casa, tinha de pegar uma subida com inclinação comparável a da Ladeira Porto Geral, no Centro Velho. Como subir aquilo no inverno, com o motor frio (e a dita cuja demorava para esquentar)? Ele acordava, ia para a garagem, ligava o carro, voltava, tomava banho, café da manhã, se trocava e aí sim, meia hora depois, o carro estava quente e com força suficiente para enfrentar a ladeira… Em uma palavra, sinistro!!!!!!
Essa aí não é Dacon nem aqui nem na China. Eu tive uma dessa cor, Placa amarela BM 4221, apelidada de ‘Bela Melda’, porque era a alcool e não andava nada.
Não achei nada diferente nesta Brasília. As rodas, o volande com emblema e as milhas podem ser colocadas em qualquer lugar. A forração é a original.
Quanto a Brasília 4 portas existiu sim embora sejam raras, meu vizinho tinha uma na cor amarela. Ate Chevette já teve 4 portas.
A VW errou quando tirou a Brasília de linha, deveria sim ter tirado o Fusca e melhorado a Brasília que tinha muito mais espaço interno e conforto. O maior defeito dela era a falta de porta-malas e o barulho interno para os passageiros do banco de trás.
Pelo pouco que andei com esses carros, o que mais marcou foi a barulheira interna provocada pelo motor. Conseguia ser muito pior que o Fusca e a Variant, que era semelhante no formato, mais uma das tranqueiras fabricadas por aqui nos anos setenta.
tive uma, mas o que diferenciava realmente era o teto solar inglès.
conhecedor…
Gomes na moda: http://noticias.uol.com.br/uolnews/internacional/2007/11/08/ult2503u667.jhtm
como funciona?
Pelo modelo do painel essa deve ser ano 1981. Meu pai teve uma de cor parecida mas não desse modelo da Dacon
Gomes, se te servir pra algo e voce conseguir achar, aquela revista do Fusca publicou algo sobre a real versão dacon dessa Brasilia a uns meses atras, a que ilustrou a reportagem era uma preta
Fumagali Rodas (rodado duplo) !??!
As Brasilias da Dacon tinham a ‘mascara’ da dianteira pintadas em preto fosco, as rodas eram de SP com sobre aros e ou rodas das Porsches em aço cromado (são feitas até hoje). Comandos e carburadores importados e ou Puma.
A AutoEsporte no ano de 75 fez uma a presentação de três destas Brasilias. Uma marron ocre, outra amarela e a terceira o gato comeu (minha cabeça esta uma paçoca!!!).
Era o que tinhamos para nos divertirmos….fora os V8´s…
Em outra cor essa Brasília ficaria muito interessante (não dá para chamar a Brasília de bonita – e eu já tive uma), mas tenho minhas dúvidas se isso era realmente da Dacon. A Dacon costumava ir mais fundo nas modificações. Por falar em modificações, alguém se lembra de uma firma (não vou lembrar o nome) que fez por volta de 1975, 76 uma roda para rodado duplo (sim, que nem caminhão) para a Brasília usar na traseira dois Pirelli Tornado Beta? Lembro vagamente de ter visto uma revista 4 Rodas antiga com a propaganda dessa trapizonga, e acho mesmo ter visto uma dessas na rua, por volta dos meus 6 anos de idade. Já se vão 30 anos…
Não vejo nada demais. Uma Bras´lia cinza, como tantas outras que houveram e não vejo nada que diga “puxa, é uma Dacon!”.
Ao Fabiano MT,
O e-mail retornou,pois sua caixa está cheia.Reenvio amanhâ.
Abraço.
Edison to na espera das fotos e na procura da brasa amanha cedo
Ao Fabiano MT,
Não foi ilusão de ótica.A versão quatro portas da Brasilia existiu,sendo usada como taxi e usava carburação simples.Foi bastante exportada,principalmente para o continente africano.
Vou procurar uma foto de propaganda dela nas Filipinas e envio no teu e-mail.
Detalhe…
a cor era aproximadamente igual,
rodas em +(cruz),
4 PORTAS,
aqui no MT, interior,
que coisa, nao?
Caramba…
alguns minutos atras vi uma imagem
estranha a uns 100 metros, saindo de um texaco o que parecia muito, muito, mesmo uma brasa 4 portas, sera que foi ilusao ou existe a danada?
Tranquilo Veloz,nao quis polemizar,só quis dizer que tem coisas que tem muito valor por serem antigas e muito conservadas ou bem restauradas..mas concordo contigo sobre o volante,rsrsrsr..um abraço!!
ah,nada contra o emblema da Porsche mas realmente um volante original VW cairia melhor..
Ah, ah, ah, ô Jair, relaxa, rico tem Porsche de verdade…
Não tem nada ver o papo de pobre é uma m…um carro antigo todo maltratado é uma sucata ambulante,ja um carro desses é reliquia,coisa que muito “rico” nao tem como possuir..
pra mim o painel lembra os dos carros novos da VW sim,e pra mim é o mais legal disso,saber que a fabrica preserva um estilo..
como o FG já escreveu algumas vezes aqui,tá faltando um museu pros carros brasileiros..
O 3º relogin era o tal ‘econometro’ ou vacuometro que vinha nas LS…
Emblema da Porsche numa Brasília…
Como sempre digo, pobre é uma me.rda, em qualquer tempo e lugar.
Linda de morrer ! É ,meu sonho de consumo. Aprendi a dirigir em uma, amarelinha, que meu pai tinha. Ainda tenho uma !!!!
O que mais de deu saudade foi aquela bombinha de pé pra esguichar água no pára-brisa. Não que seja melhor do que uma bomba elétrica, é só saudosismo mesmo.
Nao vou nem falar do Karmann Ghia que vi nesse blog para nao ficar dizendo coisas obvias…
O carro fala por si!
Guardadas as devidas proporções, parece que o painel dos VW não mudou nada nesses anos todos!
RC*
Pois é ,Alberto, e a Fuca 62 tbm é duca. Vale ver o site,obrigado.
Talvez a Dacon tenha sido a precursora do Tunning… e a única que soube fazê-lo com bom gosto.
Belair,
http://www.reginaldodecampinas.com/gallery2/main.php
Eu conheço o cara, mas não sabia da Brasa. Ele compra e vende carro e sempre tem coisa boa. Estou namorando este XR3 que ele pôs no blog dele:
http://www.reginaldodecampinas.com/gallery2/main.php?g2_itemId=18387
Caro FG:
Não me parece ser uma Brasilia Dacon, pois seu único diferencial com relação ao modelo original são o volante, os faróis de milha e as rodas, que podem ter sido simples substituição, sem ter aqueles arranjos que arranjos maravilhosos que a Dacon fazia (lembra do Passat Dacon, com aquele vidro traseiro totalmente diferente?) .
O painel era de linha, dos últimos modelos fabricados – só não lembro desse 3o. relóginho, da esquerda pra direita, parece ser um manômetro ou termômetro de óleo).
Sei disso tudo pq meu paí teve 4 Brasas, não simutâneas claro, e fuçava bastante nelas…
Nada tem de diferente da original, ano 80/82, cinza granizo, mod LS. Tive uma por dez anos. Rodas, volante e milha na minha tambem foram trocados numa loja comum de acessorios. Sinto saudades. Grande abraço.
Pomba, nada escapa ao pessoal aqui. O Polo Jr. aí embaixo já matou, e esse Reginaldo de Campinas é dos “nosso”. Parabéns.
muito bonita.
mas com todo respeito não tem a cara da dacon.
Realmente a Brasilia não é um carro “bonito” aos olhos de alguns, porém quando vejo uma bem tratada realmente é bem legal. Essa está de parabéns, tomará que haja mais destas por ai….
A cor não é um diferencial. Já vi muita Brasília dessa cor que, diga-se, é feia demais.