DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 - 21:06Dica do dia

DICA DO DIA

GUARUJÁ (que de fantasma nada tem) - Essa veio pelo Twitter, pelo usuário @testamartinsdt. Nunca tinha ouvido falar dessa cidade cipriota, Famagusta, invadida pelos turcos no início dos anos 70. Aquele que era um dos principais destinos turísticos do país acabou virando uma cidade-fantasma. A foto abaixo mostra uma garagem de hotel, parece. Um lugar que parou no tempo há mais de 30 anos e assim está, abandonado.

Incrível, a história.

varosha-12

13 comentários

  1. E.Martinez disse:

    Reconheci pelo menos 2 Corollas nos anos 70, uma pena já que nem os próprios japoneses costumam cultuar carros muito antigos…

  2. Marcus Craveiro disse:

    Estive recentemente no Chipre e as histórias da invasão de 74 são realmente impressionantes…um funcionário do hotel onde eu estava é de Famagusta, contou que o pai dele tinha um hotel lá e tiveram que fugir só com a roupa do corpo. Diz que o sonho da mãe dele é poder voltar um dia só pra pegar o álbum de casamento que ficou no quarto…
    Outra coisa que é um verdadeiro insulto para os cipriotas do lado grego fica em Nicósia. Os turcos colocaram na montanha uma bandeira gigante da tal Republica do Chipre do Norte, que inclusive fica iluminada de noite.

  3. Junin disse:

    Lembra que no ano retrasado, se não me falha a memória, deu um bafafá danado no GP da Turquia quando foram entregar os troféus? E os turcos tiveram de pagar uma multa (nem sei se pagaram…). Pois é, foi porque o cara designado para entregar um dos troféus era o suposto presidente da República Turca de Chipre, a porção de Chipre invadida pela Turquia, cuja capital é Famagusta. Como o suposto estado não é reconhecido por ninguém, os turcos quiseram aparecer e criaram uma bravata diplomática, pois os cipriotas reclamaram e a FIA ameaçou os organizadores turcos.

  4. Fernando Kesnault disse:

    Após a invasão e ocupação do norte da ilha, a Turquia proclamou a Republica do Chipre do Norte e fez prontamente o reconhecimento como nação, aliás, só ela que reconheceu como País-Nação. Não houve protestos norte-americanos, pois turcos e gregos são importantes aliados (até qdo. acharem necessário). Para os EUA a Turquia é um importante ponto estratégico no Oriente Médio, serve de incômodo aos russos e iranianos.

  5. Filipe Augustus disse:

    O carro com os faróis redondos e sem grade é um Mitsubishi Galant?

    =D

  6. Fabio Ferreira disse:

    Agora, eu nunca tinha ouvido falar não do bairro fantasma de Varosha. Dá a impressão daqueles futuros pós-apocalípticos dos cinemas. Tudo se desfazendo aos poucos. Foi postado aqui de Chernobyl um tempo atrás. É parecido.

  7. Varlei disse:

    Muito interessante, mas eu queria mesmo e a MESA DE SINUCA que esta na cidade 3 – Bodie- cheia de estilo, deve ser até de marmore, rs
    http://www.underflash.com/bodie-a-cidade-fantasma-fotos-e-videos

  8. petrafan disse:

    Famagusta é citada em Exodus, de Leon Uris.

    • Fabio Ferreira disse:

      Famagusta era mto citada quando a gente tinha história do comércio da Europa com o oriente na baixa Idade Média Limassol e Nicósia tb apareciam nos mapinhas que éramos obirgados a colorir no ginásio (ao menos surtiu algum efeito). Recentemente, Famagusta estava em pauta por conta do Anorthosis Famagusta, que jogou a Champions League ano passado. Diziam que tinha nome de remédio, mas parece nome de doença lombar mesmo.

    • Péricles Durães disse:

      Eu adquiri a camisa do Anorthosis, que achei muito bonita, para minha coleção (a qualidade da foto não está muito boa: http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/A8p8AgQNjlyx_C5EMWv78w?feat=directlink ). O desempenho deles na UCL 08/09 foi muito satisfatório, para uma equipe estreante vinda de um país cujo futebol não é dos melhores. Por pouco, não tiraram o Werder Bremen da Liga Europa e quase ganharam da Internazionale jogando no Chipre.

  9. Edison Guerra disse:

    Os Toyotas devem ser de 1973,pois são idênticos aos que vieram ao Brasil,participando de uma feira japonesa no Anhembi,e que também seriam para sondar o mercado brasileiro.A Quatro-Rodas chegou a testá-los.

  10. ALEX B. disse:

    Sinistro! Parece coisa de filme catastrofe!

  11. jose carlos disse:

    maresia com ferrugem altamente contagiosa

    jc sete lagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>