O “QUASE” DE MASSA
SÃO PAULO (ficou bem) – Victor Martins revela hoje no Grande Prêmio que Felipe Massa foi procurado pela McLaren no ano passado, antes do acidente da Hungria. Mas como estava em vias de renovar com a Ferrari, agradeceu o convite e declinou.
Curioso que a McLaren, que tem na sua galeria de títulos quatro taças erguidas por brasileiros, nunca mais teve um piloto do país depois que Senna deixou o time, em 1993. Tentou Barrichello, anos atrás, e não conseguiu. Agora, foi para cima de Felipe e também não deu certo.
Teria sido bom para Massa ser companheiro de Hamilton? Dá para fazer um exercício de futurologia? O que vocês acham?
Pilotando desse jeito, acho que seria dificil na MacLaren tambem. Nao sou piloto nem nunca fui mas, como telespectador, vejo o Massa inferior ao Alonso. Falta mais iniciativa, arrojo. Quer ser campeao, ter que ir pra cima. Chega de burocracia. Voce vai falar bem de quem foi arrojado, passou alguns carrros com muita tecnica mas, por infelicidade, bateu ou do piloto que nao fez nada, apenas correu, nao passou ninguem e chegou em quarto? Quem quer ver uma corrida sem ultrapassagens? Se for pra ficar vendo carros enfileirados prefiro olhar um congestionamento…
Exercício pretérito futurista
Só resta saber pra onde ele vai agora, piloto de ponta a ferrari ja tem, assim como a maclaren e a red bull. Um piloto medio como ele, ou continua sendo segundo piloto da ferrari ou vai se aventurar numa equipe media como ele.
Fugiu do capeta (Hamilton) e deu de cara com o diabo (Alonso). Qualquer um dos dois transformariam a via do Massinha num inferno. O Alonso está dando provas disto.
Acho que o Massa se estrepou. Creio que ele se daria melhor enfrentando o Hamilton como companheiro do que o Alonso.
Embora o Hamilton seja extremamente rápido e habilidoso, pilota (pelo menos ainda) como uma vaca louca, dando chance para pilotos como o Massa, que se não é tão rápido quanto, é muito mais consistente. Já o Alonso é desses que chega e quer o time todo prá ele, que se lixe o companheiro.
Se fosse o Massa, tratava de procurar outra sombra prá amarrar o burro, e logo!
Acho que ambos, Massa e Rubens, perderam uma grande oportunidade.
E completando o raciocinio, como disse alguém mais acima; o que menso importa no caso é o passado e sim o futuro.
O uqe Massa ira fazer para sua carreira não afundar cmo foi a do Barrichelo.
Bom piloto mas com estigma de segundão.
Fica apergunta, o que será do futuro do Felipe?
Bem, o Massa e o Hamilton já não se dão tão bem estando em equipes separadas, imagino o que seria se estivessem sob o mesmo teto.
No ano em que disputaram o título só faltaram trocar tapas.
2008 foi um ano emocionante por conta dessa disputa.
Agora acho estranho uma coisa. Esse ano o Massa parece estar num grande buraco negro. Não se sabe o que acontece, como vai ficar…
Tá um vasio! Um marasmo de dar dó.
Não dá para entender.
O Hamilton lembra muito o “afobado” A.Senna é rápido mas erra muito, joga muito resultado fora! O Alonso embora tenha errado algumas vezes esse ano, no geral não joga resultado fora, lembra muito o Schumacher, aliás o alemão até agora não deu uma “pixotada” na pista(estar sem ritmo é outro caso, já era até esperado um início difícil pois estava a 3 anos fora da F1, mas depois das duas ultimas corridas, creio que o velho Schummy esta de volta, só precisa de tempo para fazer da Mercedes o mesmo que fez na Benneton e Ferrari). Acho que superar o Hamilton seria mais fácil, Alonso erra mas “conserta”, sempre pontua regularmente, sabe levar o carro até o fim sem “detonar” o equipamento. Hamilton é arrojado, mas o equipamento sofre muito, aquele estouro de pneu(já teve outros casos) não tenho duvidas que foi por causa da sua pilotagem. Vettel também estava abusando do equipamento, deu uma maneirada, o problema é que foi superado pelo companheiro de equipe. Acho que Massa esta em uma boa posição no futuro pode ficar entre a grandes equipes, mas precisa do título para ficar com moral na equipe! Ainda acredito que as “apostas” das equipes são: Ferrari-Alonso/RBR-Vettel/Mclaren-Hamilton…Rosberg que se cuide, ele é ótimo piloto, mas até aqui só levou o carro a bandeirada, não fez uma corrida brilhante em 2010, sequer uma ultrapassagem ou “briga” fenomenal defendendo a posição. Schumacher já mostrou que não esta “morto” como muitos afirmavam, na ESP “segurou” o atual campeão com uma Mercedes nítidamente inferior e em MON “deu” no Alonso(e superou Nico nos 2 GPs), a equipe adora pilotos que mostram atitudes, e isso Schumacher tem de sobra(depois não reclamem que a equipe vai toda para o lado do alemão). Massa precisa URGENTE mostrar uma grande atuação na pista, ou com vítórias a “lá Webber” ou mostrando lances que “enchem os “olhos” como o alemão fez. Alonso pode estar sentindo alguma pressão pois esta errando acima da média, estaria totalmente adaptado ao carro e a equipe? Massa sabe disso, uma sequência de 3 boas corridas o colocará em igualdade a Alonso, a Ferrari vai fazer o mesmo que fez em 07/08, vai apostar tudo em um piloto na reta final quando o outro sair da briga pelo título! Caso muuuito diferente de Schumacher/Ruibinho anos atrás…pois o alemão “massacrou” o brasileiro durante 6 anos, Rubinho na pista não fez nem “sombra” ao alemão, sequer disputou o título, foi vice duas vezes apenas somando pontos. Massa pelo menos mostrou evolução, deu muito trabalho a Kimi em 08/09, foi vice em 09 brigando pelo título com Hamilton. Em 2010 até liderou o campeonato, no mínimo esta “roubando” pontos importantes do espanhol. Piloto tem que se impor na equipe e na pista e não ficar choramingando como Rubinho fazia. Massa pelo menos admite que teve dificuldades com os pneus, pode melhorar durante a temporada, em todo caso Mclaren e RBR seriam ótimas opções ao brasileiro, Alonso é como Schumacher, consegue trazer toda equipe para seu lado, e faz isso mostrando serviço na pista e não com contratos!
O que o Massa precisa é um patrocinador forte pra caramba que injete um monte de dinheiro numa equipe de ponta para que ele possa ser primeiro piloto.
Isso sempre foi o que faltou para os pilotos brasileiros, o que deixa o nosso País com a fama de produzir a maior leva de segundos pilotos da história da formula 1.
Isso só não funcionou com o Senna por que davam pra ele um carro 0,5 segundo mais lento que o do primeiro piloto da equipe, e isso era fácil de se fazer, bastava dar um motor que rendesse menos cavalagem no teste de dinamometro, e mesmo assim ele compensava no braço 1 segundo de vantagem, o que dava um saldo final de 0,5 segundo sobre o primeiro piloto.
É por isso que às vezes, a gente via o pessoal da Honda dando risada nos boxes, acho que é por que eles não acreditavam como, de que maneira, o Senna conseguia colocar aquele montão em cima do Prost.
E talves por que nunca disseram pra ele, que era pra ele ser o segundo piloto.
Entre Piquet e Mansel foi a mesma coisa, só que não contaram com a esperteza do Piquet . . . . . . . . . .
O problema do Alonso, na Mclaren, era o próprio Alonso.
E depois falam do Nelsinho, junto com com o Alonso que era piloto ruim!
Massa com o Alonso vai sentir o mesmo que o Nelsinho! O carro dele sempre vai ter dificuldade para pilotar! E não vai ter espaço com o Alonso centralizador, que ferra qualquer companheiro! Primeiro foi o Trulli, o Fisichella, agora é o Massa!
Sairia da Ferrari que sem o Ross Brown virou uma varzea!
A McLaren tentou contratar o Barrichello por duas vezes.
A primeira, em 1995. O problema é que não davam garantia de que ele seria titular, ai ele acabou recusando.
A segunda tentativa foi no final do ano passado, para correr ao lado do Hamilton. O problema é que ele já tinha assinado com a Williams algumas semanas antes e não compensaria romper o contrato recem assinado.
Olá André!
Só lembrando também que no final de 1999, quando Rubinho estava prestes a ir pra Ferrari, a McLaren fez uma oferta pra ele, mas recusou e acabou “se Full Dendo” na Ferrari por causa da preferência ao Dick Vigarista. Se ele tivesse ido para McLaren teria sido campeão numa destas três oportunidades.
Acho uma bobagem esse tipo de notícia. Que importa, agora que Inês é morta? Mais útil seria tentar descobrir com quem ele está negociando para o futuro.
Se com Button, que é piloto inglês e atual campeão, já estão começando a sacanear por lá, imaginou se o Zaca estivesse na Mclaren ocupando o lugar do Butão… Iria levar um couro pior do que tá levando do Alonso…. É óbvio que seria um péssimo negócio pro Zaca, o Hamilton manda e desmanda na Mclaren, é rei la dentro… A única esperança do Massinha ser campeão na F1 algum dia é chutar o balde na scuderia FIAT 147 e se mandar pra Red Bull, que é a única das equipes top que não tem um 1° piloto oficial, eles podem até ter uma certa preferência pelo Vettel, no entanto, ele ainda é muito verde, erra bastante e é meio azarado!!
Iria dar na mesma se ele fosse para Mclaren as duas tem o mesmo nivel ,o negocio agora é ver se ele pega uma vaga na Red bull, mais também tó achando dificil acho que vai sobrar para ele é Renault. Pq o Kubica já ganhou a vaga dele. DALE FELIPE!!!!!
para mclaren….o piloto mais completo e ideal, seria rubens barrichello,pois diante de seu custo beneficio..ele da de lavada em qualquer piloto do grid, na bate carros a toa…nao quebra carros a toa….e ainda acerta pra caramba….e ainda é veloz, que o diga a willians que esta admirada com ele.
A mior qualidade de Hamilton é ser rápido.
No ano de estreia foi mais rápido que Alonso, terminou empatado porque cometeu erros colossais no final…Para Massa o osso ia ser mais duro de roer em termos de tempo nos treinos do que é hoje com o espanhol branquelo.
Ao contrário da Ferrari, a Mclaren sempre deu igualdade de condições para seus pilotos não dando privilégios pelo nome do piloto. Ex. Senna na temporada de estreia bateu o bicampeao Prost, Raikkonen saiu da F3 direto para a F1 e teve o mesmo tratamento do David, Hamilton em 2007 deu pau no bicampeao Alonso e so nao foi campeo pela imaturidade, Buton está no campeonado a frente de Hamilton que é o querido da equipe. A Mclaren sempre foi o melhor lugar para um piloto mostrar o seu trabalho e destronar os companheiros estabelecidos, ao contrário da Ferrari que sempre pega o piloto mais famoso e o escolhe para ser campeao e o outro para ganhar bastante pontos para o mundial de construtores. Eu se fosse um piloto com muito talento querendo ter chances de ser campeão ia para Woking sem pestanejar, chance de pegar um 1° piloto da Ferrari sem vontade de correr igual o Massa pegou o Kimi em 2007 vai ser muito dificil.
Na minha humilde opinião não tem essa de Ferrari/Mc Laren, o Massa tem de deixar de ser cuzão e partir pra cima do Alonso ou quem quer que seja, afinal de contas a hora de mostrar serviço é agora, se bobear já era, passam o rodo nele.
Pela madrugada!!! Se até o Jenzzzzzzzz Buton tá se dando bem, imagina o Massa!
O Schumi que já deu a vaga dele pro Massa quando se aposentou, vai fazer isso novamemente no fim do ano dando a vaga dele na Mercedes GP.
Com certeza não foi uma boa a ida do Alonso para a Ferrari, a equipe não foi “legal” com ele.
Agora seria uma boa idéia ter ido para a Mclaren, pois não acho o Hamilton superior ao MAssa. PAra mim, ele não fica na equipe, mas no momento está difícil para ele, pois a Red Bull tem o Vettel, que é melhor piloto, e a Mclaren está fechada com os dois ingleses. Na Mercedes, poderia entrar no lugar do Schumi, se ele não continuar e na Renault, o carro ainda não está no nível de excelência para ganhar um campeonato.
Ele tem que dar um coro no Alonso!!! Ponto final!!!
Só um detalhe: a McLaren procurou antes o Rubinho do que o campeão com o mesmo carro (e inglês) Button.
Interessante isso para os grandes entendidos do Brasil…
Mas isso também só confirma que o Rubinho é o cara mais azarado da história do universo, looonge do segundo colocado.
Para fazer papel de Berger?
Difícil dizer. Provavelmente não. Lá ele seria segundo piloto declarado, ao contrário de na Ferrari, onde este posto está sendo decidido (desfavoravelmente a ele, é bem verdade) na pista.
Sendo um pouco cruel mas realista: ele levaria pau dos dois, sendo que na Ferrari teria alguma chance por já ser da casa.
Seria dominado, como está sendo por Alonso, simples assim.
acho que a carreira do massa ja atingiu o pico e agora é so ladeira abaixo.
Alguém sabe dizer pois quais motivos o Barrichello não assinou com a McLaren anos atrás?
Salário era menor?
Flávio, a proposta da Mclaren por Rubinho nos anos de Ferrari foi como um cavalo montado que passou, ele recusou e se acomodou como segundão do Shumi, algo também que não dava para fazer mais, já que o Queixudo é muito mais piloto. Agora essa do Massa, acho que ele não teve culpa, pois estava perto de renovar seu contrato com a Ferrari, onde já se sente em casa, quem atrapalhou foi a mola do Gonçalves, e temo que seu relacionamento com Lewis seria conturbado, por isso preferiu ficar, apesar que acho que daria um duelo bem equilibrado. Agora o Rubinho, fez o certo, como não ia seguir na BrawGP, se garantiu na Willians assim que pode, pois veterano que é ia acabar sobrando. Abraços!
E pelo que vi no site o Barrichello também foi procurado logo depois, mas já havia assinado com a Williams….
Agora imagina o Barrica arrumando uma vaga na Mclaren logo após uma mola se soltar do seu carro e pegar no Massa
Abraços,
Hamilton é o xodó da McLaren não creio que seria uma boa. Alonso agora é o xodó da Ferrari. Tá na hora de cair fora e procurar outros caminhos. Na Mercedes poderia aprender mais um pouco com o Schumi, ( principalmente ser mais combativo ) , mas já tem outro alemão. A Red deve continuar com os mesmos. Sobrou Renault. É bom negociar rápido.
Uma grande pena, seria uma das melhores duplas da história da Formula 1. Felipe e Lewis sao excepcionais pilotos, amigos e se respeitam. A única grande alteração que teria de acontecer seria a mudança da cor do capacete, pois os dois usam amarelo.
Segue o jogo…
Agora é pensar no futuro… hoje em dia temos bons pilotos e bons carros na F-1.
Nada como ganhar o GP da Turquia para ser viso de outra maneira por todos … dentro e fora da F-1.
Abraços
Imperador
Com certeza melhor que Alonso! Afinal ele não teria a reboque toda a imprensa espanhola para encher o saco!!!
Flavio vc sabe dizer se existe alguma esperança de voltarmos a ter um representante brasileiro na MOTOGP?
Ola,
boma cho que de todas as formas ele teria uma pedreira como companheiro de equipe. Como ele já está muito tempo na Ferrari , acho que seria uma boa uma mudança de ares…..ele iras dar muito trabalho ao Hamilton e vice e versa…seria a melhor dupla do padoock..
abs
Não mudaria muita coisa…
O “piloto da casa” sempre tem privilégios (vide Mansell e Hamilton).
Mesmo que ele fosse sempre mais rápido, dificilmente seria o queridinho (vide Rosberg x Schummy)
Acho que este preconceito só acabaria quando o Brasil tivesse sua propria scuderia.
Não. Os Fittipaldi já tentaram ter equipe. Ficaram por um tempo e não aguentaram. Infelizmente. O que falta é “o faz me rir”, “din-din”. E em grandes quantidades. Como o Santander em favor do Alonso X9 na Ferrari. Patrocínios apareçam!
Escuta aqui, ô pacheco, a McLaren é tão incorreta que mesmo torcendo pro Hamilton, deu condições iguais pra ele e pro Alonso em 2007.
E essa historinha de brasileiro perseguido já cansou né?
Não teria sido bom nem ruim, correr em 2010 pela Ferrari ou McL tem desafios e oportunidades semelhantes embora a McL cometa um pouco menos de erros de organização e estratégia. Talvez o Massa levasse mais tempo de readaptação tb. Mas essencialmente seria igual.
Sou muito mais ele companheiro do Hamilton numa McLaren que já não dá mais tanta atenção assim pro Lewis do que ele companheiro do Alonso na Ferrari.
Fiquei triste pelo Barrichello…
Nao entendi o que ele falou!!!
acho q não seria bom para Barrichello porque, com Hamilton, queridinho da casa e, ainda por cima, inglês, seria relegado a segundo piloto. Ele poderia conseguir mais algumas vitórias quando Hamilton tivesse problemas (afinal o carro é de ponta). Mas eu acredito que Barrichello não deseje mais isso, mesmo que tenha de andar lá atrás. Para o Massa, acho também não seria bom. Na Ferrari, ele ao menos tem alguma chance de lutar por igualdade de condições. Na McLaren, de Hamilton, não. Embora ele não esteja bem depois do acidente do ano passado, na McLaren a situação seria muito pior.
Massa teria talvez até mais dores de cabeça do que está tendo agora visto que ao menos a Ferrari ele conhece de cor e salteado..Imagina tomar pau de cara nas 7 primeiras do Hamilton? O camarada manda muito bem com a flecha e ainda não ganhou porque pequenos vacilos ou falhas atrapalharam. Ainda concordo com a saída do Massa para uma RBull se fosse o caso. Seria muito melhor . Mas , vejamos como fica o restante do campeonato. Mas que está mais pro ALonso, disso não tenhamos dúvida!
teria sido melhor ir pra mc, o hamilton ele consegue bater.
mas ele preferiu ficar na ferrari e se escudeiro do alonso.
grande zacarias
Seria bacana. O Massa em outro ambiente de trabalho e com uma equipe competente poderia disputar provas em pé de igualdade (a princípio) durante a temporada.
Acredito que a Ferrari já deu o que tinha que dar. O bonde passou com Schumacher e tudo…
se analisarmos contra o companheiro de equipe, Alonso é muito acima do Massa!! Já o Hamilton, tem brilhantismos, mas erra muito também… seria mais fácil para o Massinha bater o Hamilton do que Alonso.
Caro Flavio, creio que seria uma excelente oportunidade para Massa evitar o confronto direto com Alonso. Digo isso porque mesmo tendo como companheiro um Lewis Hamilton, mesmo com seu ímpeto, seria melhor pois não teria que suportar a impáfia de Fernando Alonso, sabidamente conhecido como um profissional que deixa seu ego por cima de tudo e de todos. Vivi na Espanha e sei o quão difícil é para os espanhóis entender que existem pessoas melhores que eles no mundo. Seria uma bela oportunidade de torcermos novamente por uma McLaren. Por outro lado este ano os carros de prata me parecem que estão como um nível inferior aos da scuderia do cavalo rampante. Em resumo apostaria numa boa parceria entre Massa e Hamilton. Abraço, Euler
vixi mais uns argentinos na area !!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk ,´os espanhois estão achando que vão ganhar a copa. eu quero é eles na copa pra brocar todos eles , Massa mostra quem manda filho.
Se na época Massa pudesse escolher entre ter como companheiro Hamilton ou Alonso, o primeiro seria a melhor alternativa. Não seria muito mais fácil, mas ainda assim, menos indigesto do que Alonso, competente, marrrento e, ao contrário de Hamilton, não comete erros.
O Flávio, não creio que o Massa pudesse ter um relacionamento, digamos, saudável com o Hamilton na MacLaren, pois o inglês é “cria da casa”. O que o Massa precisa para se manter na Ferrari é deixar de “tomar tempo” do Alonso, tarefa que não deve ser fácil. Agora, se for para mudar de equipe, que seja para uma vencedora, que seja para a Red Bull, não acha?
Na Ferrari ou McLarem ele seria o segundo piloto da mesma forma. O Massa é um cordeiro: na Ferrari tem um leão, na McLarem um tigre: qual escolher? complicado. Talvez o melhor mesmo fosse a Renault… se desse sorte em 2011 eles venham com um carro ainda melhor que o atual. Se ele assinar por mais 3 temporadas, como os boatos dizem… pode chorar, é o novo Barrichelo.
viraria segundo piloto de novo!