VAI ENTENDER… | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 14 de junho de 2011 - 13:38F-1

VAI ENTENDER…

SÃO PAULO (tem fogo?) - E a Ferrari anunciou hoje a renovação de seu contrato com a Philip Morris até o final de 2015. Desde 1984 que a empresa usa a marca Marlboro nos carros vermelhos, mas já há seis é proibido divulgar o logotipo ou o nome do cigarro na F-1. Aí, a cada temporada os caras disfarçam o logotipo de algum jeito. Mas o nome oficial do time continua sendo Scuderia Ferrari Marlboro.

É uma grana preta, nem sei quanto. E a associação entre Marlboro e Ferrari é tão imediata, que deve ser isso que faz com que a Philip Morris continue patrocinando os de Maranello, mesmo sem poder mostrar a marca, o nome, o que for.

São essas coisas esquisitas do mundo corporativo. Pagar um monte para ficar escondido. Todas as outras marcas famosas de cigarros que sustentaram a F-1 por anos já se foram. E não eram poucas. De cabeça, lembro de Camel, Rothmans, John Player Special, Gitanes, Benson & Hedges, Lucky Strike, West… Mais alguma?

103 comentários

  1. João Ferreira disse:

    Como é possível, não existe um banimento deste tipo de propaganda??? Somente a FIA que permite isto….mas firmeza, como não fumo mesmo, este pessoal que fuma que continue bancando a Ferrari…eu queria ver quando isso acabar e a grana não vir, onde a Ferrari vai conseguir mais…

  2. Marcio disse:

    Gauloises na Prost, West na McLaren.

  3. Edson A.Ursini disse:

    Só uma pitadinha para quem acha esquisito a Marlboro continuar patrocinando a querida e maravilhosa Ferrari é ver só nesse blog quantas vezes falamos da marca.
    Neguinho defendendo, outros angelicais, puros e corrretos maldizendo o vicio e por aí vai.
    Marlboro não precisa anunciar. Nós fazemos isso por ele.

  4. Anderson disse:

    O logotipo da Marlboro nem é tão escondido assim. O logotipo da equipe, que fica junto com o nome Scuderia Ferrari, é claramente o da marca de cigarro, só que “meio torto”. E se olhar de cima, o padrão de pintura do carro também lembra o logo.

  5. Sergio Kawakami disse:

    Cara isso é a maior besteira, a bebida mata, mutila e estraga tanto quanto, mas está ai, liberdade de expressão!… Cada um faz o que quer! De volta as marcas de cigarros!

  6. Eu disse:

    Aquela bandeira branca e vermelha que fia em cima do capô do motor, nada mais é que metade da bandeirinha de festa junina da Marlboro… Msg subliminar…

  7. Danilo Candido disse:

    E quase tivemos o patrocínio dos cigarros Death (isso mesmo, “morte”) nos carros da Pacific…o patrocínio teria início no GP de Mônaco de 1994, logo após o fatídico GP de San Marino, mas acabou sendo cancelado por razões óbvias…

  8. Vinicius Medina disse:

    Lembrei da Barclay, que patrocinou a Williams. Quanto ao motivo, o fundo branco em semi triângulo, na minha opinião, ainda é uma propaganda subliminar muito forte e clara. A associação é imediata. Acho esta mais apelativa que os códigos de barras.

    Minha opinião.

    Vinicius

  9. Luciano Monteiro disse:

    Já devem ter citado, mas teve a Mild Seven. Ganhei uma carteira de Mild Seven da minha tia, que anunciou-o como “miudiseven”.

  10. Weber disse:

    A BAR chegou a dividir o carro em duas marcas, a 555 de um lado e a Lucky Strike do outro, o carro era azul de um lado e branco do outro.

  11. Márcio Vilarinho Amaral disse:

    Barclays, Gold Leaf

  12. Arnaldo disse:

    Winfield patrocinou a Williams em 1998 e 1999 e a tabagista inglesa Barclay patrocinou a Arrows 1985, 1986, Jordan 1993 e Williams 1988 1989 1990,.

  13. Jonas disse:

    Quem gosta de cigarro vai defender e fim de papo, mesmo com desculpas esfarrapadas no melhor estilo “mas eu só deixei a arma carregada em cima da mesa, não obriguei ele a usar…” como um defensor de bebidas alcoolicas + direção diz que morre muito mais gente que bebe água…

  14. Tadeu disse:

    Faltou a 555 (BAR), West (Mclaren e Zackspeed), Mild Seven (Benetton e Tyrrel), Gauloises (Ligier e Prost)…

  15. Marcio disse:

    Acho que ninguém mencionou Lucky Strike na BAR-Honda. Eu já prefiro as propagandas de cerveja nos carros. como a Labbatts na Williams e Skol na Copersucar.

  16. Alexandre disse:

    E quem disse que fica escondido?? tá ai, tá todo mundo publicando essa renovação, a publicidade está ai

  17. Mailson disse:

    Cigarro faz mal e tudo mais, mas que o logo é e fica bacana no carro da Ferrari, fica.

  18. pc disse:

    Há um conto do Stephen King sobre o poder do tabagismo muito interessante. O cara paga pra ser vigiado 24 hs e quando é pego fumando, sua mulher é punida. Na reincidencia a pena aumenta e a familia toda paga. Tenho amigos que já sofreram problemas cardiacos e quando voce pergunta se tá na hora de parar, o cara diz que já tentou e dá uma tragada bem funda para tomar a proxima dose de veneno. É como na cracolandia, em velocidade menor. Dados publicados mostram que 25% dos fumantes que tiveram infarto no Brasil continuam fumando. O cara prefere morrer de cancer, de preferencia bem doloroso, viver menos, do que largar o danado. Tem um caso na familia em que o cara na UTI, pedia pra mulher trazer um cigarro pra ele dar uma tragada. Coisa tocante.

  19. PC Crusca disse:

    A Ferrari “trapaceia” colocando o seu logotipo no carro, em formato idêntico à Marlboro.

    Mas isso é coisa pequena.

    Trapaça grande mesmo tá vindo com a alteração das regras no meio do campeonato, pra tentar prejudicar a Red Bull.

    Dá desgosto ver um brasileiro pilotando pra uma equipe dessas…

  20. Rodrigo Felix disse:

    Vale lembrar que Red Bull faz um mal danado pra saúde tb….. kkk

  21. Alexandre disse:

    Marlboro não se importa com os países de primeiro mundo onde é cada x mais perseguido o tabagismo, o foco está nos paises latino-americanos e principalmente ASIA, China, India e Paquistão. Que crescem demografica e economicamente muito mais que o resto do mundo.

  22. tom disse:

    Se o comtrato foi renovado e pq os dois lados estao ganhando, e nao deve ser pouco.

  23. Fábio Mandrake disse:

    Gold Leaf na Lotus década de 60/70
    Cabin na Tyrrell nos anos 90
    Chesterfield na Mclaren, Surtees e March nos anos 70
    Gauloises na Ligier em 95/96
    Hollywood na March em 1977(com Alex Ribeiro)
    Barclay na Arrows anos 80 e na Williams entre 1987 e 1990
    555 na BAR em 1999 e 2000
    Mild Seven na Benetton, Minardi, Tyrrell
    Rothmann’s na March anos 80 e Williams anos 90
    Winfield na Williams em 98/99
    Camel na Lotus, Larrousse, Minardi, Benetton, Tyrrell..
    Marlboro na BRM, Mclaren, March, Alfa Romeo, Ferrari..
    John Player na Lotus
    L & M na March
    fora a RAM que andou com Skoal Bandit que era uma espécie de goma de mascar feita com tabacco(era um cigarro politicamente correto, vc pode usar em qualquer lugar e sem fumaça, existe até hoje). Flávio que eu lembre são esses
    Abraços

  24. Fábio Eduardo disse:

    Acho que paga por que a Malboro usa a imagem dos carros da Ferrari na caixa dos cigarros. Só pode ser isso.

  25. Ricardo Arcuri (Paddock Press) disse:

    Tinha o cigarro Rizla tambem, que hj patrocina a Suzuki na MotoGP.

    Flavio, a Marlboro está na categoria desde 1984, mas começou na McLaren e tal associaçao so passou a Ferrari em 1997.

    E só vc pensa que a Marlboro nao está exibindo sua marca nos carros da Ferrari. Vc pode nao estar vendo o nome, mas ja ouviu falar com mensagem subliminar? Essa é pior que a direta! Lembra do tal codigo de barras que pressionaram a Ferrari a tirar dos carros ano passado? Essa era uma delas….

    Abraço!

  26. Roger disse:

    AHAH…. que tal mandaren a caixinha de cigarro pro tunel de vento de maranello!!! quem sabe copiando a caixinha de cigarro depois (mensagem subliminar) as ferraris melhorem o desempenho aerodinamico

  27. adelson travassos disse:

    hollywood com Alex dias ribeiro, na march, no ano q foi roubado pelo mosley…

  28. Jacaré e Capivara do Tietê disse:

    Eu tinha um tico-tico com adesivos das seguintes marcas:
    Paquetá
    Fulgor
    Alfa
    e Continental, a preferência nacional…depois da bunda, coisa que eu não tenho, mas a capivara tem de sobra.
    Como dizia o Jô Soares… capivarona goooorda!
    Ripa na chulipa, pimba na gorduchina iiiii quiiiiii gooool!
    E a Ferrari ó…

  29. CarlonePapa disse:

    Sou esportista E fumante e não foi culpa da Hollywood ou Marlboro, foi semvergonhisse mesmo.
    Em homenagem, aqui a melhor propaganda brasileira de todos os tempos.
    Hollywood + Formula Indy
    http://www.youtube.com/watch?v=fOjq3b9bpgQ
    Pra ver em tela cheia..

  30. Silvio Rodrigues disse:

    Parei de fumar, já faz um tempo; fuma essa marca… Hoje em dia vejo como a vida é diferente sem ser escravo do fumo… Mas enfim, liberdade a todos; quer fumar fuma. Não é a propaganda de determina. Nunca fumei por causa dela.

  31. Levi Davet disse:

    Cigarro mata, mas é inegável o charme dos antigos patrocínios… Eu era superfã da Williams pintada nas cores da Rothmans…

  32. Fernando Monteiro disse:

    Concordo com o Fernando Kesnault, afinal, a bebida tambem é nociva, e tambem, diga-se de passagem, aqueles carros emitem altíssimas doses de CO2 , CO, HC, etc… durante os fins de semana que são inalados diretamente por aquele povo todo. Todos aqueles produtos quimicos ali são altamente nocivos a saúde: combustível, òleos especiais, líquidos de limpezas quimicas,etc…
    Abraçoa a todos

  33. Leandro disse:

    Faltou o Mild Seven da Benetton, merdinha-mor! Grande abraço!

  34. Pérsio Vibrio disse:

    O Jaguar XJR-9 em 1988 patrocinado pela Silk Cut, além do Rondeau M379 de 1982 patrocinados pelos cigarros Belga. Na F1, a Lotus teve como patrocinadoras as marcas Gold Leaf (acho que já em 1968), JPS e Camel. A Jordan com a Benson & Hedges e a equipe de Graham Hill, a Embassy-Hill. No rally, lembro dos cigarros Chesterfield patrocinando os Audi Quattro no início da década de 80 e os cigarros 555 com o imbatível Subaru Impreza. Deve ter mais.

  35. Janir disse:

    Vou deixar de comprar uma Ferrari por causa disso.

  36. Major disse:

    Para mim, falou Marlboro … falou McLaren e Penske.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>