MENU

segunda-feira, 22 de agosto de 2011 - 18:24F-1

PEGOU A SENHA

SÃO PAULO (aguardemos) – A notícia ainda não foi confirmada e paira um silêncio sepulcral de todas as partes, como costuma acontecer nessas horas. Mas Eddie Jordan, agora colunista e comentarista, sujeito obviamente bem informado, cravou: Bruno Senna assume como titular da Renault em Spa, no lugar de Heidfeld. E vai até o fim do ano. Segundo o ex-chefe de equipe irlandês, chega com uma boa grana.

Sexta-feira, escrevi uma coluna sobre Bruno. Disse que não entendia como não conseguia arrumar dinheiro de patrocinadores no Brasil, ainda mais agora que, para a Renault, tanto faz correr com Heidfeld, Senninha, Nelsinho, Flavinho ou Nigelzinho na parte final da temporada. Não vai mudar muito o destino da equipe no campeonato. A Renault está em quinto com 66 pontos, 31 à frente da Sauber, que está em sexto. Não será ameaçada. Pode, sim, brigar pelo quarto lugar com a Mercedes, 14 pontos à frente. Mas é luta possível com Heidfeld, ou sem ele. Seus pilotos, quaisquer que forem nas oito provas finais do Mundial, farão aquilo que o carro permitir. No começo do ano era importante ter alguém experiente como Heidfeld para o lugar de Kubica para entender até onde o carro poderia ir. Já se sabe. Nem muito longe, nem muito perto da frente. Diante desse quadro, sem a menor necessidade de desenvolvimento, para cumprir tabela, se o piloto em questão for um Senna, e com dinheiro no bolso, tanto melhor.

Na coluna, eu estranhava o fato de ninguém no entorno de Bruno se mexer para viabilizar sua entrada definitiva na F-1. Brinquei que a fila estava andando, e ele nem tinha pegado a senha, ainda.

Bem, parece que pegou.

44 comentários

  1. Marcel Marchesi disse:

    Se andar na frente do Petrov, garante uma vaga em 2012. Só isso.

  2. yuk disse:

    Ele tem que andar na frente do Russo e é só !!!

  3. Marcelo disse:

    Poís é, Bruno Senna vai ter que pagar por uma vaga na F1, isso é um verdadeiro tapa na cara para quem vivia metendo o pau nos pilotos pagantes!

    Sempre achei bobagem essa coisa de meter o pau em piloto pagante, o que importa é mostrar serviço na pista.

    Fangio foi bancado pelo governo da Argentina e ninguém fala que ele começo como pagante! Airton Senna sempre se destacou nas categorias de base, sempre esteve em equipes de ponta, mas só conseguiu isso porque tinha apoio dos bancos BANERJ e NACIONAL.

    Schumacher teve ajuda da Mercedes, Rubens teve ajuda da ARISCO, Tony Kanaan só conseguiu carro na Indy depois de arrumar patrocínio na última hora, Maldonado tem apoio do governo de Hugo Chaves, e assim a vida segue…

    Se o piloto tem apoio de uma grande empresa, mas mostra serviço na pista, então não tem do que se envergonhar, é o caso dessa nova geração de novatos: Kobayashi, Maldonado, Petrov, Di Resta, Perez, etc…

    Duro é ficar aguentando piloto reclamando da vida, pior, é ver o mesmo de braços cruzados esperando algum milagre. Caso do Rubinho que se mostra um cara ACOMODADO, ele sabe que a equipe Williams esta na VALA DO INFERNO, e sequer correr atrás de patrocínio para ajudar a equipe. Lembrando que seu salário não é barato, deve estar em torno de uns 5 milhões por ano, para um piloto que recebe salário (e não consegue resultado na pista), Rubinho esta saindo muito caro. Qual o problema dele correr atrás de grana pra equipe? Rubens ia fazer por ele mesmo, quando mais grana entrar na equipe, mais as chances do carro melhorar, hoje tudo se define nos “pacotes”. Quanto mais grana, mais chance a equipe tem para contratar um projetista melhor. R.Brawn já até pediu autorização a Mercedes para conseguir um departamento técnico melhor, só que a Mercedes é um “gigante”, tem de onde tirar grana, outras equipes como Williams tem que depender de patrocínios dos pilotos, quanto mais conseguir, melhor.

    É o que a Sauber esta fazendo, achou melhor investir em 2 novatos com dinheiro, com isso melhoram o carro contratando um bom projetista, na pista Koba e Perez dão conta do recado, e os dois estão indo muito bem.

    Acabou a época de falar que piloto “pagante” é fraco, hoje além de trazer um caminhão de dinheiro, na pista eles também mostram serviço, basta ver o SUFOCO que Rubens e Heidfeld estão tomando de Maldonado e Petrov .

    Uma coisa é certa, Bruno Senna vai ter que mostrar algo, a briga entre os novatos para se garantir na F1 é forte, e não estou falando só de grana, e sim de mostrar talento na pista.

    Atualmente dá mais prazer ver um Kobayashi na pista, que um Rubens, um Trulli, Heidfeld, etc…

    Boa sorte ao Bruno Senna, o fato de “pagar” para correr não atrapalha, o mais importante é fazer um bom trabalho para se manter na F1, a guerra de Bruno só esta começando, não vai ser fácil, mas se os outros tem chance de mostrar algo, então Bruno também merece a mesma chance…

  4. jaspion disse:

    Na Fórmula 1 o que manda e o que sempre mandou foi o dinheiro. Foi por isso que as grandes empresas trataram logo de entrar no cenário: lucratividade e tradição para seus nomes.
    o dinheiro sempre vai mandar na F1.

    esse Heidfeld não corre nada. é uma negação.
    Bruno venceu o Gp de Monaco quando estava na Gp2 e isso não é facil:
    acertar o carro e vencer ali, ainda mais que os carros são bastante parecidos(até o motor renault é o mesmo).

    agora, não dá pra esperar milagres dessa Renault-Lotus ou Lotus-Renault
    ou seja lá qual for o nome oficial dessa equipe.
    vamos ver no que isso vai dar…

  5. Rodrigo Ferreira disse:

    Eu teria vergonha de ser mais um piloto pagante nesse mundo podre da F1. Saudade do tempo em que se guiava por competência… E ainda tem gente que faz apologia de patrocinio pessoal pelas empresas brasileiras. Quando é para o nosso lado pode, né carapálida!!!

  6. Maurício Oiticica disse:

    Boa tarde para todos!
    Não duvido que ele corra em Spa. Agora que ele vai apanhar do russo até o fim do ano (caso fique), ah isso vai. Não que o Petrov seja estas merdas todas. Não questiono o talento de Bruno, ele pode até ter, o que ele não teve, e é fundamental para a F1, foi bagagem no kart. Andou muito pouco nos pequenos carros. Para quem ainda não sabe, nenhuma outra categoria é tão reativa quanto o kart. A mais próxima é a F1. Sobre o Heidfeld, ele é um bom piloto. Trocá-lo pelo sobrinho de Senna só justificado pelo vil metal, e nada mais.

  7. luiz carlos barbosa disse:

    Trocou 6 por 5,5 quem sabe menos ainda…Renault sem Kubica andou para traz.

  8. Rafael Falsetti disse:

    Flávio, como te mando um email?

  9. nilton disse:

    Muito estranho mesmo.
    Só consigo imaginar isso por conta de 01 caminhão de dinheiro.
    A Renault ainda poderia chegar na frente da Mercedes mas deve ter abandonado o Campeonato de vez pensando em 2012, mas pode ainda perder para a Sauber, troço arriscado.
    Bruno Senna vai passar vergonha e sumir de vez da F1.
    Esta vaguinha ai esta disponivel até o fim do ano, mas ela ainda é do Kubica, no Russo ninguem mexe e Grosjean pode sim voltar mas no lugar do Rubinho.

  10. Carlos disse:

    Nick acionou juridicamente a Renaut para ficar com a vaga, ou seja, essa notícia tem MUITA chance de ser verdade.

  11. Comissário disse:

    tenho uma visão pessimista sobre isto, infelizmente.

    Acho que ele vai enterrar de vez a carreira na F1. Se o heidfeld não tá conseguindo lá muita coisa, imagine ele que andava atrás do Chandok, e do Japa, que nao me recordo o nome.

  12. cristiano disse:

    Como dito, aguardemos. No final texto Grande Prêmio, fala em Ayrton Senna na Lotus preta e dourada, mas em 1987 era a Camel.

  13. zeabreu disse:

    Acho que o titulo da matéria – “pegou a senha” – não ficaria melhor com “Pagou Senna” ??

  14. Davi Ribeiro disse:

    Tomara que seja verdade mesmo. O Eddie é uma referência, é verdade! Mas também é muito falastrão. Bruno fez testes e temporadas em categorias de base muito boas. Merece uma chance, independente de ser brasileiro.

  15. Erick Breder disse:

    Tomara que se torne realidade mesmo. E nem é só por ser o Bruno Senna não. É porque o Heidfield não é la essas coisas mesmo. Petrov que até o ano passado era uma ruindade, parece até um bom piloto (agora brigando com o Heidfield).

    Já vinha falando isso tem uns 2 GPs quando aumentaram os rumores e notícias que a Renault não estava satisfeita com o Heidfield.

    Se não vão continuar com o cara, e se eles não tem certeza do tempo que levará para que Kubica esteja pronto para correr, que testem outros pilotos.

    Seja o Senna, seja o Grosjean, seja quem for.

    Como os testes são limitadissimos, como todos sabem que teste é teste, corrida é corrida. Se eu estivesse no lugar dos caras da Renault, já que a equipe não briga por nada mais interessante este ano, coloraria outros pilotos para correr, preparando assim o terreno para 2012, no caso de não ter o Kubica a disposição já no início da temporada e precisar nesse caso de outro piloto pro lugar dele.

    • Carlos disse:

      Concordo, mas sabemos que este piloto que a Renaut poderá vir a colocar em 2012 se chama Grosjean. É nele que a Renaut investe.

      Senna tem que mostrar serviço e já buscar uma vaga em outra equipe para 2012.

  16. André Giordano disse:

    Bom, o que ele tem que fazer agora é botar tempo no Petrov.
    É claro que isso não vai acontecer na primeira corrida, mas creio que se ele conseguir isso até o final do ano colocará uma grande dúvida na cabeça dos dirigentes da Renault.

    Se ele for facilmente dominado pelo russo, inevitavelmente será subtituído pelo Grosjean no começo do ano que vem. (Isso porque nem estamos falando do Kubica que é o verdadeiro dono dessa vaga)

    Na F1 de hoje não é vergonha nenhuma entrar ‘patrocinado’ em uma equipe.
    Porém, daí pra frente tem que mostrar talento.
    Não vamos nos enganar gente. Se o Bruno não mostrar talento não haverá dinheiro no mundo que o segure na F1.

    Se ele tiver estas 8 corridas à disposição, terá que mostrar serviço. Pilotos que conquistam resultados medianos já temos de baciada.

    Creio que o máximo que a Renault pode oferecer a seus pilotos hoje é um 7º ou 8º lugar.
    Se ele escorar estes pontos e eventualmente um 6º ou 5º (com muita sorte) até o final do ano, dificilmente será sacado no ano que vem.

    Aguardemos.

  17. Ruy Carlos de Andrade disse:

    Ufa!!! Parabens ao primeiro sobrinho… ele merece, ta lá batalhando… agora, o duro vai ser aguentar o GB… Putz!!!

  18. JMBNeto disse:

    Só no resta aguardar, se confirmado vamos torcer muito, simplesmente sou brasileiro com muito orgulho, portanto irei torcer sempre pelos nossos compatriotas. pisa fundo sennnnnaaaaa…..

  19. 2SIX disse:

    O pior para a Renault, (dados da GPWEEK) é que a recuperação de Kubica será muito, mas muito mais longa do que era esperado. Isto se ele tiver condições motoras que pilotar um carro de F1 (coisa que acho dificil…)

  20. Ricardo Arcuri disse:

    Flavio, discordo veementemente de vc quando fala que “ninguem pode mudar o que a Renault ja é”. Para isso, peço que pense uma situaçao hipotetica: Heidfeld trouxe uma boa bagagem de desenvolvimento do carro, com sua experiencia e acerto fino, mas nao soube traduzir em resultados, devido a sua capacidade mediana. E se o Kubica (sadio) tivesse pegado esse desenvolvimento do Heidfeld? Ate eu sei que o resultado seria melhor, nao tem segredo nisso.

    Nao acho que Bruno venha a fazer milagre algum, mas é fato que o piloto pode mudar sim o resultado do time para melhor. Sim, ele ainda é importante, mesmo que a maioria se recuse a ver isso! E quem sabe ele seja melhor do que aparenta e traga melhores resultados para o time?

    Se o time quer passar a Mercedes no campeonato, vai precisar desse “algo mais”, que so o fator humano pode trazer agora.

  21. Costa disse:

    Senninha? Vai correr junto com Massinha e Rubinho? Aqui no Ceará Heidfeld é o que se chama de caldo de bila (bola de gude).

  22. ags disse:

    FG..Boas…….noites…..é o piloto de shopping…vai fazer um duelo com o indiano…piloto de tapete voador….

  23. disse:

    Quem será que bancou o corta fila? Pelo visto nem pegou senha.

  24. Henrique - botafogo RJ disse:

    Hahahahaha,,,olha o barco do Barrichello afundando.

    Com achegada do Senninha até o final do ano e o título antecipado de Grojean..ano que vem o frances será titular e Senna pode cair na Williams.

    QUe merda Barrichello

  25. kbssaum disse:

    Reclamar do carro ele não vai poder: a Lotus preta não é uma Red Bull, mas também não é uma Hispânia…

    Ao meu ver, tem obrigação de, no mínimo, andar na frente de Sauber e Williams. Se não conseguir, é quase certo o nome Senna sumir definitivamente das tabelas de tempo da F1.

  26. Edgar Bianchi disse:

    acho que o jordan não falaria algo desse calibre sem ter certeza!!!!!!!!! mais com o senna to igual a são tome so acredito vendo

    mais estou feliz em ver o primeiro sobrinho tendo uma chance

    mais so acredito sabado ver ele tomando tempo para a corrida

  27. Valdir disse:

    …entrar com o campeonato rolando, sem conhecer direito o carro, com um companheiro que já mostrou que não é tão limitado quanto pensam…posso estar enganado, mas pode ser um tiro no pé. Em todo o caso, melhor do que ficar jogando videogame e circular com a jaqueta da equipe pelos boxes…

  28. Felipe S. disse:

    Vamos ficar na torcida. É um piloto que não teve a oportunidade de mostrar ao que veio pois fez sua primeira temporada em uma equipe muito ruim. Agora é a hora. Boa sorte para ele.

  29. Affonso disse:

    Espero que agora o 1º sobrinho aproveite a chance dele de verdade para se firmar na categoria. Só isso, sem ufanismo, mais nada.

  30. Douglas Ricardo Kappel disse:

    Chegou a hora!!!!!
    Boa sorte Bruno Senna!!! O Brasil precisa de um ‘porquê’ para acordar cedo nos próximos domingos…

  31. Luiz disse:

    Ficaremos na torcida sim!muito bom mais um Brasileiro no grid!!!

  32. Marcelo "ChiVas" Rodrigues disse:

    Ele deu uma de mineiro… come quieto…

    Não deve fazer melhores resultados que o Petrov esse ano, mas se ficar próximo, talvez barre a vinda de Grosjean que está doido para voltar….

  33. Flavio Rezende disse:

    Heidfeld pode não ser nenhuma maravilha mas, pela escolha de piloto que fez, a Renault não está lá tão preocupada em obter bons resultados nas etapas seguintes…
    E a Mãe Dinah para assuntos automotores do IG errou mais uma vez.

  34. leandrotullii' disse:

    se senninha marcar ponto na primeira corrida com um carro “honesto”, GB terá um orgasmo ao vivo na RG!

  35. cyro de cicco disse:

    E agora acabou a calma por parte da imprensa, vai ser examinado, vão falar bem ou mal! É isso aí, agora vai ter que mostrar qual nível de pilotagem realmente tem. Torço por ele!

  36. Samuel disse:

    Bela notícia vou torcer por ele , agora é pisar fundo e segurar a chance ( caso se confirme ) .
    Vai garoto estamos torcendo, boa sorte!

  37. Carlos disse:

    É bom ver o Flavio Gomes morder a língua de vez em quando, mas como bom réporter tarimbado que é, deve ter visto alguma fumaça por aí e soltou uma para o assunto vir à tona.

  38. Ferrarista disse:

    Tomara que o Senninha consiga a tão sonhada vaga de titular da Renault, mas após tantas especulações envolvendo o seu nome que não se confirmaram, só acredito que ele disputará a corrida quando ele estiver alinhado no grid de largada na manhã de domingo!

  39. André disse:

    É sua última chance, diria que é o momento exato pra conseguir a vaga, aos 48 do segundo tempo. Isso porque o Grosjean será campeão da GP2 neste final de semana e será natural que ele vá para a Renault.
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  40. Gilles_Senna disse:

    Parece bom demais para ser verdade. Vale lembrar que há dois anos o Bruno chegou a ser dado como certo na Brawn e para este ano era suposto ter entrado na Lotus verde no lugar de Trulli. Mas enquanto há vida há esperança e esta não morre mesmo que a notícia não seja confirmada.

  41. Isaac disse:

    Tomara que Senna tenha de fato pego a senha, pode ser a última , continuemos na torcida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>