SOBRE ONTEM DE MANHÃ
RIO (eita que daqui a pouco é anteontem) – Numa corrida de poucas emoções, apesar das diferenças quase inexistentes no cronômetro entre primeiro e segundo e entre terceiro e quarto (quem entende desse troço sabe que os que estavam na frente calcularam tudo direitinho), a polêmica ficou por conta de algo que não aconteceu: a queima de largada de Bottas reclamada pelo reclamão Vettel.
O finlandês não queimou, como todo viram e os sensores comprovaram. A pequena, quase imperceptível mexida do pneu não configura irregularidade. O fato é que Valtteri fez o que chamou de “largada da vida” e até apareceu um aplicativo para que o povo pudesse tentar o mesmo que ele com os dedos, na tela do celular, ou com o mouse no computador. O teste está aqui. É viciante, esse negócio. Contem aí o que conseguirem, mas sem roubar!
[bannergoogle]Passei o dia me divertindo nisso, e consegui 0s206 no celular e 0s222 no laptop. Bottas reagiu ao apagar das luzes vermelhas em 0s201. Teve gente lá na TV que conseguiu 0s028, mas depois de queimar um milhão de vezes. Uma hora, tentando antecipar o momento em que as luzes se apagam, consegue-se algo parecido. Mas o legal é, mesmo, esperar apagar para clicar e ver como é difícil fazer o que o piloto da Mercedes fez.
Sendo assim, o rescaldo de hoje será um pouco mais magro.
Há duas notícias que merecem ser destacadas. A primeira diz respeito a Raikkonen, que foi chamado de “preguiçoso” pelo presidente da Ferrari, que já não descarta um ataque a Verstappen — mas descarta Alonso.
A segunda é sobre a Stefan GP, lembram dela? Zoran Stefanovic, empresário sérvio, tentou montar sua equipe na leva de 2010 que trouxe as três nanicas já falidas Campos (depois Hispania, depois HRT), Lotus (depois Caterham) e Virgin (depois Marussia, depois Manor) num processo seletivo idealizado por Max Mosley.
O homem está com planos para 2019 e esteve em Spielberg conversando com Ross Brawn, que agora trabalha para o Liberty Media Group. Disse que até já escolheu sede para seu time, em Parma, na Itália. A ver.
Mas sigamos com o que sobrou do GP da Áustria.
O NÚMERO DE SPIELBERG
…pontos já tem a Haas no Mundial de Construtores, marca atingida ontem com o sexto lugar de Grosjean, um dos destaques da prova. É o mesmo que a equipe somou na temporada passada inteira, tendo pontuado em cinco das 21 etapas do campeonato. Neste ano, o time norte-americano já marcou pontos em sete provas — as últimas cinco de forma consecutiva.
Seguindo com nosso barquinho, julgo legítimo dedicar algumas palavrinhas a Massa e Stroll, que conseguiram levar os dois carros da Williams aos pontos com um nono e um décimo lugar, apesar de largarem na penúltima fila.
Ambos partiram muito bem e se aproveitaram da confusão causada por Kvyat — que levou Alonso e Verstappen junto — para se colocarem na zona de pontuação logo no início, e lá ficaram até o fim. Felipe achou que sua corrida foi “fantástica”. Talvez nem tenha sido tudo isso, mas poderia ter sido pior. Com os três pontos marcados, a equipe se afastou um pouco da Toro Rosso, que ameaça seu quinto lugar no campeonato.
Mas bem, mesmo, foi Ricardão, com seu quinto pódio consecutivo. Ele tem 107 pontos, contra 45 de Verstappinho, que surgiu como um fantasma em sua vida no ano passado. Mas é bom que se diga que o jovem Max tem tido um ano bem tumultuado, cheio de problemas mecânicos. São cinco abandonos nas últimas sete corridas. O menino está ficando impaciente. Aliás, pereceberam como ontem Galvão Bueno malhou o holandês? Como se ele tivesse culpa… Fico doido com essa coisa de diminuir o talento de jovens que não são brasileiros. Um saco.
Quanto ao australiano, é um pilotaço. Resistiu ao ataque de Hamilton nas duas voltas finais com garbo e elegância e deu uma aula de defesa de posição.
Não foram muitas as declarações impactantes ao longo do fim de semana, que começou com o incêndio iniciado em Baku sendo apagado na coletiva de quinta-feira que juntou Hamilton e Vettel na mesma mesa. Ambos se esforçaram para apagar as chamas com palavras amenas, o que causou certa estranheza — para não dizer contrariedade — no chefe da… Red Bull!
A FRASE AUSTRÍACA
“Espero que pegue mais fogo ainda na segunda metade do ano. Algumas das melhores corridas que vi foram entre Senna e Prost. O esporte precisa de vilões e heróis para poder escolher.”
Christian Horner, garantindo que Lewis e Sebastian já estão se odiando e que a rivalidade faz bem à Fórmula 1. Para ele, a FIA orientou ambos a baixarem o tom nas entrevistas, o que é uma bobagem, em sua opinião.
Eu poderia também selecionar a frase de Alonso quando atingido por Kvyat na primeira volta — ele falou que parecia ter sido vítima de uma bola de boliche. Mas vamos poupar o espanhol, que já tem sofrido bastante neste ano. Só sei que sua meta de fazer pontos em todas as corridas até o fim da temporada já foi para o espaço, coitado.
Aliás, a McLaren baixou um pouco o tom nas críticas à Honda e informou que vai dar um pouco mais de tempo para os japoneses se acertarem. A equipe deve, mesmo, estar tendo problemas para negociar com outra fornecedora de motores. A Mercedes seria a única decente no horizonte, e parece pouco provável que os alemães decidam reforçar a concorrência.
Como se vê, a prova do Red Bull Ring foi pobre em episódios inesquecíveis, o que levou nosso cartunista oficial Maurício Falleiros a uma espécie de depressão dominical pós-GP.
Falle1ros
E, sendo assim, ficou difícil até de escolher o que mais gostamos e o que menos gostamos dessa corrida. Mas sempre tem, né?
GOSTAMOS
…da atuação de Grosjean >>>, sexto colocado, sua melhor corrida no ano. Não foi, porém, o melhor resultado da Haas na F-1. O mesmo Grosjean conseguiu um quinto no GP do Bahrein do ano passado, uma façanha quase inacreditável para um time que fazia apenas seu segundo GP, e já tinha obtido um sexto na estreia, na Austrália.
NÃO GOSTAMOS
…do <<< troféu mequetrefe entregue aos três primeiros colocados, uma reprodução do traçado austríaco que mal fica de pé quando colocada na estante. Aqui no Brasil, de vez em quando, a gente ganha uns desses. Uma vez levei um em Londrina que quebrou no aeroporto. Tive de jogar fora.
E fim de papo, que domingo que vem tem mais e é em Silverstone, onde o couro come.
Puts
1ª tentativa 00.365
2ªtentativa queimada
3ª tentativa 00.068
00.080
Pelo menos esse troféu é autêntico do circuito, ao contrário daquele trofeuzinho mequetrefe do Santander que virou troféu “padrão” em praticamente todos os GPs simplesmente pq Ecclestone teve a GENIAL IDEIA de vender até a imagem dos troféus pra ganhar dinheiro.
0.039 na primeira tentativa, mais cagada que tudo
De resto, ficou entre 0.190 e 0.310
Vettel e Hamilton estão batendo o recorde de ódio entre algumas rivalidades que já passaram pela F-1, mas lá pela década de 70 os rivais eram amigos como Lauda e Hunt em 1976 ou Emerson e Stewart em 1972/73. Só o Massacrado achou que fez uma corrida fantástica quando ganhou oito posições nessa largada.tumultuada chegando somente em nono, em outros tempos o nono lugar não dava nem ponto.O Verstappen tem ir ao pai de santo se benzer pra tirar essa zica e o mau olhado, principalmente do seu Galvão Bueno que odeia certas promessas fora do Brasil. Dessa vez não deu tempo pro nanico motor Honda quebrar com o Alonso porque acabou vítima de um Strike na Largada.
Em outros tempos o nono lugar não dava ponto, mas também era muito mais fácil largar no fundo e terminar entre os dez, já que metade dos carros quebravam.
Isso num carro competitivo, e já num carro mediano ou nanico a corrida de recuperação ficava mais difícil.
consegui 00.017
na maioria das vezes foi entre 00,230 e 00.328
O Verstappen tá andando muito rápido. Ele não tem terminado as provas, mas vejo ele significativamente mais rápido que o Ricciardo. Os resultados não estão vindo, mas vejo ele mais forte.
Consegui 0,100. A maioria delas ficou na faixa de 0,230/0,260.
O troféu de Londrina não quebrou não. O pedaço de granito é que não era polido. Aquele plástico cromado/dourado desgruda mesmo.
Consegui 00.073 na primeira e única tentativa.
Não tem porque tentar de novo e ficar desanimado por não conseguir mais um tempo assim.
Eu acredito! Eu acredito! Eu acredito! Eu…
Durante a transmissão reparei nisso também sobre o Galvão – depois do abandono do Verstappen, ele ficou desmerecendo o talento dele. Parece que não assistiu as corridas anteriores e não viu que o Verstappen abandonou por problemas mecânicos em 3 corridas e 2 abandonos por acidentes. Se fosse o Massa com esse desempenho, Galvão falaria apenas no “azar” do Massa.
E no teste, 0,202s no computador, esperando apagar as luzes e no celular, 0,010s, “adivinhando” o apagar das luzes…).
boas palavras, o simulador de largada, poxa porque não apareceu antes, que legal.
me diverti muito, consegui 0,165 depois de umas 100x.
Mas com mouse normal, com mouse gamer isso deve melhorar por causa do tempo de resposta.
Se mostrasse a reação do Massa, não teria para ninguém. Reação na casa dos milionísimos de segundos.
Consegui 0.224 no melhor tentativa.
0,203!
Quatro tentativas: a mais rápida foi a segunda 0,338 e a mais lenta 0,343.,.
Quatro tentativas: a mais rápida foi a segunda 0,338 e a mais longa 0,343.,.
0,048!
Eu acredito! Eu… deixa pra lá.
0,207 juro!
Você jura e eu acredito!
Meu tempo na segunda tentativa: 00,002s.
Chupamundoooooo!!!
Abs.
PS. tá minha TL no face. hihihi
Ô gente, esse ganhou do Temer.
Foi isso mesmo, maluco (eu tb fiquei maluco qdo vi). Vá à minha TL no facebook – Anselmo Coiote – e dê uma olhada. Tem a foto e o vídeo.
Abs.
Flávio,
A F1 só sobreviverá se se tornar radical e “liberar geral”: motores livres. Seja V8 , V10, Turbo ou que quer que seja, basta apenas que criem um uma potência aproximada em dinamômetro tabelada, mas com a construção dos motores sendo livres, e vou mais além: cada equipe com seu motor(próprio ou feito por um parceiro), nada de duas equipes diferentes correrem com o mesmo propulsor, salva ou não salva a F1 como competição?
Consegui 00.051 depois de umas 100 vezes, tentei dar um print para colocar aqui kkkkk muito legal.
Dez tentativas (vicia se deixar); média de 0,217 com a melhor em 0,200 – Bottas realmente foi extremamente rápido, sem falar que a reação atras do F-1 (quando começa a contar? Quando o carro se movimenta?) é bem diferente de um toque num botão.
00.07, Consegui esse tempo em menos de 1 minuto em frente ao pc, mas com muitas largadas queimadas. Print lá na sua pagina no face.
Pra fechar; em 10 a melhor foi ,222 e um ,091 que acho que foi por nervosismo rsrss
Abs
00.07, Consegui esse tempo em menos de 1 minuto em frente ao pc, mas com muitas largadas queimadas.
Meu nome é bonde, Jaime bonde.
Qual o seu planeta de origem????
Luciano lembra marciano. Eu acho que ele é de Marte. Porque se fôsse João seria de Plutão.
kkkk de prima consegui ,276!!! Tá ótimo ou não!?
Em 10 tentativas, melhor tempo: 0,268s
Essa mania do Galvão Bueno de criticar jovens pilotos vem de longe. Lembro de dois emblemáticos: Schumacher e Alonso. Por aí se vê o tanto que entende o rapaz.
O Galvão sabe que não vai ter brasileiro pra bater…
O TROFEU deve ser de um material bem leve, como o peso todo na base. Não entrando na questão do design, mas duvido que ele não pare em pé, e é complicado comparar com um feito no Brasil, austríaco é bom em fazer coisas que funcionam, já brasileiro……
Discordo. A corrupção, a ineficiência do poder público, o tráfico de drogas, a manipulação de informações, a politicagem e a roubalheira funcionam muito bem aqui no Brasil.
Fala Flavio!
Cara, tenho que discordar de você, e dos sensores e da FIA.
Pra mim, que vi 800 vezes o vídeo em camera lenta, o Bottas queimou sim.
O carro se mexeu com as luzes acesas, isso não pode.
Foi menos de 1 centimetro, mas que mexeu, mexeu!
Abraços
Todo o mundo viu.
Engraçado que contra a Mercedes aparecem argumentos. Mas contra a Se Ferra-ri, não. Quando o Vettel “alinhou” o carro fora do colchete de largada, alguém falou alguma coisa? Teve alguma punição?
E, se não me engano, o piloto pode mover o carro até metade do perímetro da roda que não é considerado queima da largada.
Alonso……aquele que prometia ser…..mas não foi…..acho que esse “epitáfio” cairia como uma luva para o piloto espanhol quando encerrar sua carreira na F1…….
Consegui 00,002, avinhei as luzes,mas é muuuuuuito difícil repetir, o padrão é 00.230
Perdeu, plêiboy, eu consegui em 0000000.001,5.
Em 10 tentativas melhor 0,208, pior 0.303, 2 jump starts e restante entre o,250 e 0,280.
Mas convenhamos, esse troféu parece melhor que o cocozinho do Santander vai.
0.225
Também concordo que irrita o Galvão malhando o Verstappen durante a transmissão,,,,se fosse brasileiro seria idolatrado, e fora o que o Kvyat seria linchado por ter estragado a corrida de um brasileiro…..o Max pilota muito, e tb só tem 19 anos…….fora que o companheiro não é um zé ninguém, pois considero o Ricciardo um dos melhores do grid….tá é bem a Red Bull com sua dupla de pilotos, e se não tirarem ninguém de lá, vai ser difícil algum jovem do programa de piloto da marca tirar um dos dois de seus assentos (pelo menos até agora)
Após algumas tentativas, consegui 0.204, 0.203 e, finalmente, 0.190 sem tentar adivinhar, esperando a reação após as luzes apagarem. Larguei na frente do Sapattos!! :))))
Media entre 0,260 e 0,300. Cagada em 0.038
Sem queimar, com poucas tentativas: 0:225 (a maioria acima disso).
Tentando adivinhar o momento certo do apagar das luzes, queimei todas… rsrs
Realmente com o tempo a gente pega a manha e consegue tempos que ninguém no carro conseguiria. Nem o Bottas…
Fiz 0.219 depois de pegar a manha. Queimei também um milhão de vezes.
Mas duvido que eu fizesse isso com o pé, apertado num cockpit, tendo a responsabilidade de largar na pole. O cara tava focado 100%.
Flávio, no computador, com a mão direita 0,231, com a mão esquerda, 0,231 também!
É muito difícil, para não dizer impossível, baixar deste tempo.
O Galvão Bueno tem birrinha do Verstappen desde que alçaram o moleque como revelação e talento do nível do nosso Airto! Como se o moleque tivesse culpa nos abandonos recentes que teve ou tivesse carro pra brigar com Ferrari e Mercedes. Raikkonen faz um campeonato bem pior e dele o Galvão não abre o bico…
A pergunta que fica é até quando?
Até quando a FIA vai fazer o mundo todo de idiota?
Até quando a FIA vai favorecer descaradamente a Mercedes?
Até quando vocês vão acreditar em Papai Noel?
É claro que Hamilton brecou demasiadamente naquela relargada. Fotos e vídeos mostraram isso exaustivamente:
É claro, claríssimo, que Bottas queimou a largada. Aqui até um cego vê:
https://m.imgur.com/Af9AoBo
Ele tentou adivinhar o apagar das luzes e saiu antes. No atletismo é eliminação. Até Bolt já foi eliminado.
https://m.youtube.com/watch?v=xgEH6IDoHxU
Mas a FIA está sempre arrumando um jeitinho de explicar o inexplicável.
E aposto que quem fizer isso na próxima corrida vai ser punido. Não sendo a Mercedes, claro.
Tem que se acabar com essa mania de achar que tudo que a FIA da puta diz é a verdade absoluta.
O próprio Christian Horner disse que se manipula até o que os pilotos vão dizer. Pra que alguém se submeteria a isso? Para não ser perseguido e prejudicado, claro.
Vai ter golpe.
Já teve.
O pior cego é aquele que não quer ver.
OK. E o Vettel não bateu duas vezes no carro do Hamilton em Baku, sendo uma descaradamente jogando o carro para cima do piloto da Mercedes. Aquilo era para bandeira preta, eliminação sumária da corrida. Em vez disto, dez míseros segundos de punição. E só porque a proteção de cabeça do carro do Hamilton estava solta e ele teve de parar.
Se não fosse isto, o Vettel e a Se Ferra-ri não estariam com 20 pontos de vantagem no mundial de pilotos. E ainda vem-me dizer que estão favorecendo a Mercedes. Ah! Poupe-me!
Não entendo o Galvão. Vc tem razão, ele adora meter o pau em jovens talentos, desde que não sejam brasileiros. Porra, isso é sinal de falsidade. Neste mesmo ritmo ele falou mal de Schumacher (quando era companheiro de Piquet), Hamilton e agora Verstapen. O Galvão é uma montanha russa, tem dia que a narração dele não tem melhor, tem dias, que não tem pior. Mas falando em narração, Teo José, para ti tb deu, kkkk, teus jargões são chatos.
Dez tentativas melhor tempo 0s211. è viciante o que ele fez é bem mais dificil No aplicativo a gente usa o dedo é usou o pé direito!
Fiz 5 tentativas, a melhor foi 0s087. tenho o print da tela para provar.
Usou o pé direito em uma única tentativa. É mais um recorde a ser acrescentado nas estatísticas da categoria.
Não é apenas o pé direito. Na largada o piloto tem que controlar o pé direito, juntamente com as mãos para não patinar, pois desde o ano passado (ou retrasado?) que não existe nenhuma ajuda eletrônica para definir o ponto ideal da embreagem.
– Valeu pelo esforço para o “sobre ontem de manhã” ainda ser hoje, apesar de que se fosse amanhã, faria seria sentido hoje (11), mesmo sendo um “sobre ontem de manhã”, na verdade um “antes de ontem de manhã” e não “sobre anteontem de manhã” que seria ontem (10) e não hoje. Ta porra. É porque a corrida, não dá pra comentar muito.
– Mas o que a equipe Williams tem? Massa dizendo que fez corrida fantástica e Claire dizendo que foi um resultado surpreendente, “fico satisfeita” e não sei mais o quê. O outro (Lowe) diz que “foi uma ótima corrida para nós”. Cacete! Esquecem da Williams neste mesmo Anel do Touro Vermelho em 2014. Se Stroll fala na mesma sincronia dos três, ele que foi terceiro duas semanas atrás, aí mano, tá todo mundo tomando três garrafas de Martini por dia.
– Alonso diz que tem plano A, B, C. Na verdade, ele tem o plano “MB”, o “R” e o plano “MC”. O plano “F” já acabou com a declaração de Marchionne.
Tá mais pra plano “Y” pro ano que vem.
– E Daniel Ricciardo San vai comendo pelas beiradas. Verstappen também deve estar chateado porque até antes da Áustria, ele meteu uma sequência de quatro vezes consecutivas classificando-se na frente do Canguru. E quebrou nessas últimas quatro. Daniel San liderou e ganhou corrida. Verstappen ainda não. E hoje, tem até uma Force Índia cinco pontos na frente do holandês. Isso tudo incomoda. Mas é difícil saber se é bom pra Verstappen bater asa e sair do domínio da Red Bull. Ir pra Ferrari, por exemplo. Da mesma forma não se sabe se pra Daniel, o melhor é ir se firmando na casa, deixando passar possíveis oportunidades em outras equipes.
Boa semana e na largada, depois de queimar logo de cara (Bottas foi foda), consegui depois de cinco tentativas, a última a melhor, um click de 0s222.
O problema é eu fazer que nem o Kyviat e esquecer de frear lá na frente.
E fora Temer e suas reformas!
Tão tomando Martini não. A Williams hoje é isso aí mesmo. Carro pra quarta fila e nono lugar. Toma couro da Force India pra cima. Briga feio com Haas e Toro Rosso. Se não descobrirem um pulo do gato que faça o carro ganhar no mínimo meio segundo, é isso aí até o final. Acima de nono será ótima corrida.
Eu diria pra ele esquecer da Mercedes também.
Bottas tá bem lá e Hamilton não sai tão cedo
Esqueçam Alonso na Mercedes e Ricciardo na Ferrari ano que vem. Os titulares dessas equipes tiveram problemas com esses dois pretendentes.
A única possibilidade seria uma reviravolta na “dança das cadeiras”, o que parece distante no momento.
No teste dos 5 segundos fiz 04:98, 04:83, e na Quinta tentativa fiz 05:01
Opaaaaaaaa! 00.010 e queimei umas 200 e obtive 00.232 várias vezes!
Consegui 0.236 em uma só tentativa (tirando as duas que queimei).