MENU

domingo, 15 de abril de 2018 - 15:06F-1

CHINELADAS (3)

chinaric18

RIO (o que seria da vida sem isso?) - Ah, o imponderável…

Foi assim, para quem não viu.

A corrida estava meio morna, com Bottas em primeiro, Vettel em segundo, Verstappen em terceiro, Hamilton em quarto e Ricciardo em quinto, isso ali pela altura da 30ª volta em Xangai. Todo mundo muito conservador, uma parada apenas, o segundo stint da maioria com pneus médios para aguentarem até o fim da prova.

Bottas havia assumido a liderança na volta 21, depois de um ótimo pit stop uma volta antes da troca de Sebastian, que ponteava a corrida com alguma segurança desde a largada. Fora, até então, o único momento digno de nota do GP da China — afinal, era uma troca de líder, ainda que consumada num pit stop.

Foi quando, longe de todos eles, bem lá no fundão, a Toro Rosso pediu a Hartley para deixar Gasly passar. Disputavam posição de nenhuma importância, 17º e 18º pela ordem, meritíssimo. Hartley não entendeu, ou não escutou. Gasly mergulhou. Bateram miseravelmente.

Nenhum dos dois abandonou na hora, seria apenas mais uma cagada de equipe pequena com pilotos inexperientes, mas restos mortais de seus carros ficaram espalhados pela pista e o safety-car foi acionado para que uma faxina pudesse ser levada a cabo no local, o grampo que fica ao final da grande reta chinesa.

Ah, o imponderável…

A Red Bull foi muito rápida e ordenou imediatamente que seus dois pilotos corressem para os boxes, já que justo na hora em que a bandeira amarela em todo o circuito foi apresentada garbosamente pelos comissários os dois passavam pela vizinhança. Em ambos, o time colocou pneus macios com dois pit stops de uma precisão arrasadora — a Mercedes comeu bola, poderia ter chamado Hamilton para fazer o mesmo, mas vacilou.

Max caiu para quarto ao sair do pitlane. Ricciardo se manteve em quinto. Mas eles voltaram para a fase final da prova com borracha nova e veloz, dispostos a engolir todos os outros que seguiam com seus pneus de pau e achavam que não seriam incomodados por nada nem ninguém em suas corridinhas medíocres.

Então, começou o show. De horrores, no caso de Verstappen. E de puro talento, no de Ricardão. E uma prova condenada ao lixo da história se transformou numa briga frenética após a relargada, briga que começou com Ricciardo passando Raikkonen na volta 37 — o safety-car deixara a pista na 36ª — e com a primeira pixotada de Verstappinho. O holandês foi para cima de Hamilton com apetite desnecessário numa pista que tem alguns pontos claros de ultrapassagem, levou um chega-pra-lá do inglês, escapou de leve e perdeu duas posições. Uma delas para o companheiro de equipe.

O australiano escancarou seu melhor sorriso naquele momento. A corrida era para Max, com aqueles pneus. Estava à sua frente e iria passar todo mundo. Como se precipitou, deixou caminho aberto para ele. Daniel iniciou então uma série de manobras de altíssima complexidade para passar Hamilton na volta 40, Vettel na 42 e Bottas na 45, assumindo a liderança e correndo para o abraço.

Foram lindas ultrapassagens, contando com pneus melhores, é verdade, mas com uma margem de erro muito pequena diante de carros que, apesar de tudo, ainda carregavam alguma velocidade na reta final do GP. Uma exibição de gala. E uma aula para o parceiro imberbe que é ótimo, mas tem enorme dificuldade para avaliar o melhor momento de realizar determinadas operações.

Verstappen ainda coroaria sua tarde de parvoíces ao tentar passar Vettel na volta 43, depois de se recuperar um pouco e finalmente superar Hamilton, assumindo o quarto lugar. Tentava salvar um pódio ao menos. Só que errou o cálculo, freou tarde demais, travou as rodas, bateu no alemão. Ambos rodaram. Max tomou 10 segundos de multa. Vettel despencou e terminaria a corrida em oitavo, tendo sido passado ainda, no final, por Alonso.

Os dois conversaram depois da corrida. Incrivelmente, Tião Italiano perdoou o holandês dizendo que “isso acontece”. Mais incrivelmente ainda, Verstappen assumiu o erro. “Foi meu, claro”, disse. E levou uma dura monstro de Helmut Marko, guru rubro-taurino, por ter desperdiçado a chance de protagonizar uma dobradinha da equipe.

Hamilton terminou em quarto, no fim das contas, e considerou a prova um “desastre” para a Mercedes — o pódio teve Ricciardo, que chegou à sexta vitória na categoria, Sapattos e Kimi.

Tem alguma coisa de errado mesmo com o carro alemão, que não se entende mais com os pneus. Ora ele se queixa do calor, ora do frio. Parece tia velha e chata. Ora se dá bem com a borracha mais dura, ora com a mais mole. Uma confusão total que ninguém está entendendo em Stuttgart e adjacências. Mesmo assim, poderia ter  vencido se não fosse o safety-car, já que Bottas matinha a ponta com algum conforto até então.

Na classificação, a diferença de Vettel para Hamilton, que era de 17 pontos após o Bahrein, caiu para nove. Nesse sentido, não foi um domingo de todo ruim para os prateados. O prejuízo foi minimizado, como se diz. Problema, mesmo, é o desempenho. No sábado, uma tunda de mais de meio segundo na classificação. No domingo, um cacete de desempenho frente à Ferrari e outro de estratégia diante da Red Bull.

A impressão que a Mercedes passa é de que está meio perdida depois de três provas que poderia ter ganhado, dando um rumo para o Mundial e minando a confiança dos adversários, e não conseguiu. Desde o início dessa malfadada era turbo, em 2014, a equipe não ficava três corridas seguidas sem vitória.

É uma situação nova, com a qual o time terá de aprender a lidar.

Só sei que esse campeonato começa melhor que a encomenda. O que é sempre bom.

114 comentários

  1. Carlos Pimenta disse:

    Flávio, bonito mesmo foi a TV mostrar a saído dos boxes do Ricardo no desespero para ir para a tomada de tempo. Saindo de laaaado, SENSACIONAL

  2. Thiago Azevedo disse:

    Parece que tanto a Mercedes como a Ferrari ficaram mais ao gosto do Bottas e do Raikonnen do que dos respectivos companheiros de equipe, o que é bem legal.
    A tendência é a coisa mudar no decorrer do ano.
    É legal que o Verstappen repense esse excesso de agressividade nas disputas, que muitas vezes é desleal.

  3. JP disse:

    KImi não ganha mais nada, mas é impressionante sua regularidade no pódio…

  4. Andre disse:

    Legal é ver que o Raikkonen tem a maior torcida.
    É uma tremenda sacanagem o que a Ferrari vem fazendo com ele, tratamento de Barrichello e Massa no cara.
    E também acho que vocês pegam leve demais com o Vettel: a largada dele foi cretina e levar porrada do Verstappen foi um castigo merecido.
    Quanto a esse: nasceu com o rabo virado pra lua e acho que pode pensar com o mesmo.

  5. charles disse:

    Eu acredito que muitos comentários aqui exarados, foram realizados sob efeito de álcool, não é possível. KKKKKKKKKKK

  6. Mônica disse:

    Sofri com o acidente do mecânico e o desespero do meu gatão, que não teve culpa nenhuma. Fiquei feliz sabendo que o mecânico está bem e se recuperando. E o meu gatão também se recuperou e conseguiu fazer uma boa corrida.
    Sei que muitas alegrias ainda me esperam e sei que não existe ninguém igual a ele!

  7. AS disse:

    … a questao do ano e’ saber pra onde vai o australiano ano que vem ? Ferrari ou Mercedes ? Eu tambem estaria em duvida …

  8. TYRRELL disse:

    Acho que o Bottas está se dando melhor em conservar os pneus do que o Hamilton. Por isso está andando na frente do inglês, ultimamente.

  9. Rodrigo Moraes disse:

    Mas é curioso dar B.O. com a Hass e a Ferrari ganhar. Depois com a Toro Rosso e a Red Bull ganhar.

    Já que a direção de prova esperou um tempão para acionar o Safety Car, não poderia ter o cuidado de esperar os carros principais passarem pela entrada dos boxes? Ou acionar o Safety Car rapidamente e deixar luz vermelha nos boxes (ainda existe isso?)? Bem ou mal, a direção de prova escolheu quem venceu.

    A corrida foi ótima justamente por isso; mas, como esporte, não foi muito justo.

  10. Maurício disse:

    Max, a genética é implacável!!!

  11. Paulo F. disse:

    Verstappen foi comparado com Mansell na SportTv.
    Puta injustiça com Mansell!
    Mansell foi campeão na F1 e na Indy (quando ela estava no seu ápice).
    Verstappen ? Distribui porradas a título de arrojo e quase sempre termina atrás de Ricardão Stealth! Não passa de um fedelho superestimado. E as punições que recebe são ridículas. Dez segundos? Ficou superbarato! Merecia no mínimo um drive through, pelo conjunto da obra!
    Já falei : vai ter que matar um para realmente darem um jeito no moleque!
    Te cuida Didi das Latinhas! .

    • Alberto disse:

      Meu caro Paulo!
      no Sportv realmente o Lito Cavalcante quis comparar Max ao Nigel, porem foi repreendido na hora pelo Sergio Mauricio, dizendo que Mansell era muito superior e que em seu tempo tinha no minimo 4 pilotos a disputar o titulo. Senna, Prost, Piquet e Mansell. Na minha humilde opinião, Mansell por ser o famoso Leão, engoliria o Verstappen na pista. Muito claro que Mansell é muito mais piloto.
      Abraço

      • felipe disse:

        Acho parecido com Mansell. Se nao me engano o Leao tem 33 vitorias… O suficiente para uns 3 ou 4 titulos mundiais… Tem soemente 1. E no ultimo e derradeiro ano de F1. Era win or wall… Espetacular… Afobadasso! Velocidade pura, sem muita cisao de corrida… Verstappen igual! Nao se esquecam do gp brasil em que o holandes brilhou a dois anos. E todas as outras vezes que atacou sem pensar meia vez… Win or wall… Da estirpe del gordo montoya. Cedo dizer, mas Max corre o risco de passar em branco na F1 de Alonso… Que depois de tudo encerrará a carreira com miseros 2 titulos… Vacilou dancou!

      • Paulo F. disse:

        Comparar o fedelho com Mansell, Montoya , Villeneuve (pai) e até mesmo com o Vittorio Brambilla (vi todos eles ao vivo!) é simplesmente desmedido.
        Hoje os carros são infinitamente mais seguros. Fosse nos anos 2000 quaisquer destes incidentes bestas causados pelo imberbe poderia ter causado a morte de um dos envolvidos. Max é superestimado e seu comportamento beira a irresponsabilidade e é tolerado pois a mídia necessita de espetáculo. Eu quero bons pilotos e gentlemen drivers

  12. Jacob Lindener disse:

    Tá aí uma coisa que espero que a Liberty Midia tenha importado de vez dos EUA: o safety car para embolar tudo quando uma corrida caminha para a monotonia! Só espero que não inventem as bandeiras amarelas fantasmas da Nascar.

  13. Clayton Araujo disse:

    Por muito menos o Kiwiat perdeu o posto na Red Bull. Até quando Helmut Marko vai aguentar esse pilotozinho de merda que acha que está num parque de diversões e carros de bate-bate? Formula 1 é coisa séria. Ninguem aguenta mais ver esse holandes batendo e fazendo merda em tudo que é corrida.

  14. murilo medeiros disse:

    1. Hamilton perdido… levou 2 x 1 do Bottas em resultados finais de corrida;
    2. Verstappen se acha melhor do que realmente é;
    3. Ricardão dando show;
    4. Alonso e Hulk lutarão pelo 7 lugar no campeonato;

  15. Alberto disse:

    Bom dia Flávio Gomes!
    Ao meu ver, o único que estava envolvido no incidente (Ferrari e RBR) que teve punição foi Vettel.
    Verstappen teria que pagar no mínimo um stop and go.

  16. Wolfpack disse:

    A foto do Sapattos parece coisa de filme de terror, mesmo sorrindo parece uma assombração! E pode estar com aviso prévio na Mercedes. Kimi mais uma vez foi prejudicado pelo companheiro de equipe na largada e pela equipe que relegou ele ao nível de um piloto da HAAS and Sauber;

  17. ags disse:

    A ferrari é igual a touro azedado..solta na arena e ele (pilotos) fazem o que sabe fazer..pois estrategistas ela não tem ha anos…ganha pq os outros estão sem equipamento..
    A Mbz perdeu o campeonato de 2018 por pura sacanagem do alemão que comanda a equipe..esse fela da kenga tirou o campeonato de Hamilton antes mesmo do inicio do campeonato…anotem..
    RB..é o que se chama figurante com ze ruelas no carro…ganha pq o vencedor que é para ganhar não tem carro…. Dá porrada pq anda cheirando cueca suja..rs
    Resumo…Campeonato mesmo é WEC……

  18. Fernando disse:

    O estrategista da Ferrari é aquele mecanico que quebrou a perna no ultimo Domingo e faltou neste GP. Esperaram muito pra chamar Vettel e Kimi no 1. pitstop e dormiram na hora do safety car.

  19. CRSJ disse:

    Foi o dia do Ricciardo, enquanto os outros erravam o Ricciardo acertava. Quem mais perdeu foi o Vettel que só conseguiu chegar em oitavo porque a corrida acabou a tempo, senão nem pontuaria. O Hamilton acabou lucrando por último em relação ao Vettel levando ainda um quarto através da penalidade do Verstappen porque foi um completo fregues nessa corrida. Verstappen poderia ter vencido, mas os dois esbarrões custaram caro. Pro Bottas nesse momento só fica faltando uma vitória. Dessa vez o fogo amigo das Toro Rossos deram uma ajudinha a Red Bull em que o mais esperto venceu, e o mais esperto acabou sendo o Ricciardo.

  20. Beto Ferrari disse:

    Toro Rosso bate e somente a RedBull arma estrategia maravilhosa. Algo me fez lembra Briatore e a Renault.

  21. Celio ferreira disse:

    1º – Os pneus estão definindo quem ganha , ou melhor escolhe…
    2º- Segunda corrida que um acidente , da equipe satélite , favorece a principal
    3º- Vertapen pensa que é o supra sumo de piloto , mas está pior que no ano de estréia
    4º- Ricciardo provou hoje que é um puta piloto
    5º- Se a Mercedes não fizer nada , a Ferrari leva esse campeonato

  22. clodoaldo lelli disse:

    mais uma exibição de gala de don picon das galaxias o melhor do grid disparado e a ultrapassagem sobre o avariado vettel jogando o ferrarista que se arratava na pista pra fora da curva manobra de genio o cara é bom demais não tem pra ninguem esse titulo esta no papo mais um setimo lugar rumo ao titulo

  23. Hedryk disse:

    Imponderável no caso do Kimi é para o lado bom e lado ruim. Bom que caso não tivesse ocorrido hoje, não teria ficado em terceiro. Ruim que se não ocorresse no Barein poderia ter ficado em terceiro também. Nesse caso, seriam 3 terceiros lugares e a vice liderança no campeonato nesse momento com 45 pontos.

  24. Cicero disse:

    FG… Mais uma vez a Mercedes se perdeu, mais uma corrida que deixou de ganhar. Quanto a: Vettel não ganharia, talvez terminaria em 3°. Hamilton, mesmo a Mercedes fazendo aquilo que o gato enterra, não chamando-o aos boxes com o SC, tá reclamando demais da sorte. Kimi, boa corrida, mais uma a Ferrari fu…. com sua corrida, atrasando seu Pit stop. Verstapen, puta cara idiota, afobado, teria ganhado a corrida com os pés nas costas. Ricardo, cabeça gelada. Soube aproveitar as oportunidades surgidas e, venceu com a “ajuda” do moleque verstapen. Ah, não se pode esquecer do bottas, que semana passada foi um bosttas, mas estava muito bem na fita, largou bem, tomou a ponta de Vettel e o segurava até com certa tranquilidade, mas depois que os taurinos calcaram pneus novos… Não deu, mas mesmo assim, segurou Kimi, que naquele momento da prova estava com pneus melhores. Enfim… Tem as menções honrosas: Hulk, Alonso e Sainz. Bom estava meio sonolento, isso é tudo que me lembro da corrida. Um abraço.

  25. Silvio Domingos Rodrigues disse:

    Texto sensacional, como sempre!

  26. Ricardo Bigliazzi disse:

    Acordei as 3:00 da matina e vi a prova toda, final muito bom. Ricciardo é muito bom piloto (tanto é que foi o único a pressionar de verdade o Vettel quando parceiro).

    Mais uma cagada do Verstappen em sua curva de aprendizado.

    O resto foi o normal, com a constatação mais uma vez que a Mclarem tinha um ótimo chassi para um péssimo motor em 2017, e pior é que os pilotos não estão seno capazes de ajudar o time a acertar as coisas, já estamos indo para a 4a. Etapa é o Idiota Veloz Espanhol já esta a dizer que o resultado não é o suficiente.

  27. moisesimoes disse:

    - Está sendo desenhada aquela temporada fantástica de carros horrorosos de 2012 outra vez, mas em 2018 ? Tomara.

    Cara, volto a falar que a pista da China é uma pista subestimada. Dessas novas do Tilke, as melhores podem ser Turquia, China e Baku, nessa ordem, sendo a chinesa melhor mesmo que Malásia, Valência, Rússia e Cia. juntas.

    E quem mesmo o Ricciardo colocou no bolso? Todo mundo, até os autores daqueles míseros e irrisórios comentários ( juro que não lerei bobagens assim nunca mais) que julgam o australiano um “Mark Webber”, um piloto mediano. Poderiam perder mais tempo bajulando um piloto A, diminuindo um piloto B, ou eternizar as críticas à Verstappen. Pobres haters. Vão chupar até 2080, sabendo que, com esse motores Renault de 2014 pra cà, não se vai a lugar nenhum. Na corrida ou nos treinos, os caras da RBR não podem fazer nada em condições normais. Li um animal, noutro lugar, culpando o australiano de estourar o motor no sábado. Dê ao rapaz uns pneus mais grudentos, um carro com um bom chassi e motor razoável e vejam o que ele faz. Raramente bate em alguém, frio, cirúrgico, agressivo na hora certa, sem fritar pneus e que cuida do equipamento. Encara Verstappen de frente, assim como enfrentou Vettel em 2014, apesar de ter que melhorar em classificaçoes. A mente medíocre continua livre pra pensar que Ricciardo não pode ser campeão com a RBR por que é “mediano”.

    Dito isso, Vettel será campeão, seja porque a Ferrari tem um carro ligeiramente melhor (mas deu pra ver nitidamente a Mercedes mais rápida nas curvas) , seja porque ele simplesmente IGNOROU Verstappen com uma serenidade de penta campeão, mas como se pensasse: tu é moleque! De fato, ele reclamou de Kyviat, veio Verstappen. Então melhor perdoar o moleque, senão nem sei o que seria pior. Então, Kimi, nunca foi páreo pro alemão e ainda tem que ser cobaia de laboratório para os mirabolantes experimentos da Ferrari ( o que foi isso na China?). Kimi o ajudará no jogo de equipe. Além de tudo, acho que Vettel teve paciência (tal qual um outro supercampeão) pra tomar pau do carro alemão desde 2014 mas acreditando sempre na sua equipe e no seu talento. Chegou a hora do alemão alcançar Fangio. Isso se a Ferrari não vacilar na estratégia como foi hoje.

  28. Farid Salim Junior disse:

    O que poderia ser uma procissão, se tornou a melhor corrida, desde Baku, no ano passado! Parabéns para o narigudo simpatia da Red Bull!
    Em tempo: O guri holandês precisa descobrir a diferença entre ser arrojado e ser afobado…

  29. Garlet disse:

    Vettel está sozinho contra todos. RAikonen pouco ajuda, como fez hoje Bottas acabando com a corrida do alemão, esperando a aproximação de Hamilton. A Red Bull sem nada a perder, fez uma tatica franco atiradora e deu certo, mas não reflete a situação das equipes para a temporada. A Red sempre virá sem nada a perder, como fez Verstappen para cima de HAmilton varias vezes, e finalmente conseguiu hoje acertar o azarado VEttel. Errar uma vez é humano, 2 é burrice, mas cometer o mesmo erro várias vezes é incompetÊncia. Verstappen está um piloto incompetente este ano. E a resposta branda de Vettel hoje me diz uma coisa, Verstappen na ferrari emm 2019.

  30. Fernando disse:

    O comentário de Vettel sobre o acidente foi o único sensato.

  31. Bruz disse:

    Um pilota no bom estilo “Fantasma Furtivo”, o outro é apenas um STUPID BOY. Acho que Marko deve estar pensando se não foi rium jogar todas as fichas no moleque idiota, deixando o caminho livre pro Ricardo ir com a Merche ou de mão beijada na Ferrada…
    Sei Naum…

  32. Segafredo disse:

    Só Lembrando a posição de largada entre Alonso e Hulkenberg: 13º contra 7º………………pra mim Alonso é o destaque do campeonato até aqui, pois é quem mais aproveitou as circunstâncias versus o equipamento que tem nas mãos. Um maximizador nato, o espanhol é o gênio desse esporte desde que desbamcou Ferrari e Mclaren em 2005 e 2006!

    • Paulo Pinto disse:

      E foi desbancado pelo Vettel em 2010, 2011, 2012 e 2013! E tem outra: o espanhol vai parar de correr com os dois títulos citados por você. Mas não se desespere, Sennafredo! Olhe o lado bom. Ele vai ficar ao lado de Jim Clark.

      Como diz o Matteoni, mais conhecido como Chupez: Ficar ao lado de Clark é luxo!

      Hahahahahahaha! (sete, número da sorte).

      • McLaren-12 disse:

        Que por sua vez foi humilhado pelo Ricciardo em 2014 e pelo Hamilton em 2015, 2016 e 2017. Teve o Rosberg também, mas esse já parou.

        Na melhor das hipóteses, seria terceirinho. Mas deve levar ferro do Bottas também.

      • Paulo Pinto disse:

        Desde quando um piloto que nunca passou de terceiro no Mundial, humilha um Tetracampeão?
        Só na tua cabeça de “viúva” recalcada e metida a “alonsita” derrotada!

        Hamilton também foi humilhado nos mesmos anos que Alonso. Ele (juntamente com Alonso) levou surra de 2010 a 2012. A porrada foi geral!

    • Toni Righi disse:

      A maior prova da genialidade dele está na impressionante capacidade de escolher as equipes certas para correr. Antes segundão, agora segundão do segundo pelotão.

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      “versus equipamento que tem”???????

      Caraca, Ele tem o mesmo motor que venceu esta ultima etapa, único equipamento alias que Ele não tem uma gestão efetiva, o resto (acerto do carro) é com Ele.

      Os seus feedbacks já deveriam ter feito a Mclarem melhorar em termos de chassi e suspensão. Não é isso que vemos (uma boa velocidade final depende do motor, da aerodinâmica e da mais alta velocidade de contorno e saída de curva e definitivamente a Mclarem não possui grande parte disso, apesar do competente motor Renault que venceu a Etapa da China).

      Começamos a ver a prima dona a reclamar que “o desempenho não é suficiente”, agora vai querer o que? O motor da Ferrari ou Mercedes? Parte dos problemas (grande parte deles) da Mclarem depende muito dos acertos solicitados por seus pilotos, os meninos que pilotam as Mercedes, Ferrari, RedBull, Hass e Renault vem se mostrando muito mais competentes que o pessoal que guia carros na Mclarem.

      • Segafredo disse:

        kkkkk……vc é hilário, nem vou te responder. E não esqueça de se retratar oficialmente após a asneira que escreveu semana passada, e se tiver dificuldades, peça ao Paulo Pinto pra te ajudar, ele já teve essa experiência antes, kkkkk!

      • Paulo Pinto disse:

        É isso mesmo, Sennafrdo, estou aqui para ajudar! Qual é a dúvida?

        Alonso já está reclamando do equipamento? Cadê a novidade? Onde? Onde?
        Alonso vai disputar corridas com o alemão? Acertou! Hulkenberg já está pronto para disputar cada posição com o espanhol trapaceiro. Pensou que fosse o Vettel? Vai sonhando…

  33. Diogo disse:

    Cara…esse Verstappen tá me saindo um doidão, não? Hahaha. Ele que não tome tento e amadureça logo, vai ser espirrado. Talento tem. Falta todo o resto.

  34. Paulo Pinto disse:

    Os dois carros da equipe-filial recebem uma ordem para trocarem de posições (código?) e, pasmem! Batem entre si, espalhando detritos (logo, onde) no grampo da pista. Mal anunciam o safety-car, os dois carros da equipe-matriz que precisam urgentemente trocar pneus (que coincidência!) são chamados aos boxes para a troca (por macios, é claro!).

    Moral da história: A equipe-matriz só não fez dobradinha por causa da lambança do moleque. O garoto não entrou no clima… lembrou alguém.

    • McLaren-12 disse:

      É Pinto! E pensar que há uma semana você escreveu um monte de imbecilidade sobre Ricciardo.

      Hoje você está mais sereno. Tomou os remédios?

      • Paulo Pinto disse:

        Imbecilidades? O que escrevi sobre Ricciardo, copiei do site francês STATSF1.

        Que ele está em sua OITAVA TEMPORADA e nem vice foi? É só olhar os mapas.
        Que ele está há CINCO TEMPORADAS na Red Bull e ainda não mostrou a que veio? Olhe lá.
        Que ele só tem UMA POLE em 132 GPs disputados (com um ridículo aproveitamento de 0,76 %)? Não chega nem a UM POR CENTO. Está nos registros.

        Faça o seguinte, “viúva” mal informada: visite o site e verifique.

      • McLaren-12 disse:

        Não sabia que você era apenas um papagaio repetidor de bobagens.

        Aumente a dose ou troque de remédio, para seu bem!

    • J Fernando disse:

      Já esclareceram que essa teoria da conspiração aí não cola. O safety car só entrou duas voltas depois. Porque, do jeito que foi, envolve mais pessoas, além dos dois pilotos: o diretor da prova acionar o safety car no momento exato.
      Para este tipo de teoria, o safety car tem que ser acionado imediatamente.

      • Paulo Pinto disse:

        Em Singapura 2008 funcionou!

      • J Fernando disse:

        É como se diz: se você acredita em algo, vai acreditar sempre, independente do que lhe mostrarem. Tem quem acredite que Elvis está vivo.
        Singapura é pista de rua: qualquer acidente (do tipo que ocorreu com o Piquet Jr), o safety car é acionado imediatamente.
        China: demoraram DUAS voltas para acionar o safety car, acreditando que não seria necessário. Há uma participação maior de pessoas para que desse certo, inclusive o diretor da prova (acionar o SC exatamente quando as RB se aproximassem do box). Saber onde vão parar os detritos também é muito mais complicado que uma batida violenta. Se os detritos tivessem ido parar na grama, o SC não seria acionado.

      • Paulo Pinto disse:

        E porque eles escolheram a parte mais delicada do circuito para a lambança? Coincidência?
        Pense bem, a tramoia de Singapura só se tornou realidade, devido à confissão do Nelsinho…

  35. Mika disse:

    E, quietinho, Bottas coloca 2 x 1 no Hamilton.
    Tá meio perdido, o Inglês

  36. Valter disse:

    Os pilotos Finlandeses “desaprenderam” como faz ultrapassagens??

  37. Cláudio F1 disse:

    Depois de ver a atuação de Verstappen na China, finalmente entendi o significado do termo “idiota veloz”, parece que o Verstappinho resolveu encarnar de vez o pai dele nessa temporada, toda corrida é uma cagada diferente. Por outro lado, Hamilton também não está guinado nada, caso continue nessa falta de ritmo, será ultrapassado em pontos até pelo apático Valteri Bottas que pelo menos tem apresentado mais consistência nos resultados, tanto que está a apenas 5 pontos do comandante Hamilton na tabela do mundial.

  38. Cesar Luis disse:

    Espero que Ricciardo tenha chance (carro) para ser campeão um dia.

  39. Michael Esdren disse:

    Só complementando o que esqueci vmos ver no Azerbaijão LÁ RICARDAO VENCEU ANOS PASSADO¹ já pensou se vence denovo????? seria otimo né FG

  40. Danir disse:

    O que falta no Max e sobra no Ricciardo é cérebro. Se velocidade fosse o único atributo importante para um piloto, o Mansell seria heptacampeão. Não sei se o Verstapen será tudo isto que dizem que será. É muito bom mas não tem medida nem discernimento.

  41. Wolfpack disse:

    Hoje quem mandou foi o impoderavel futebol clube, Sem o safety car, o milagre do Riccardo não aconteceria. Verstappen tem no DNA a trapalhada, é rápido mas estúpido como foi o pai. Já a Mercedes precisa de um Tite pra coordenar a bagunça dentro do boxe. Parece muito perdida, se a coisa está empatada com os mafiosos, não esperem inteligência de Totto Wolf. Já a Ferrari, joga suas fichas em um único número e perde, descarta já na terceira corrida o Kimi. Por sinal, o que foi aquela largada do Moe Tião Howard jogando todas as ferramentas e mostrando as travas da chuteira ao Kimi? Com um companheiro de equipe assim, pra que se preocupar com Mercedes, RBR? Kimi está no mato com esta equipe.

  42. Segafredo disse:

    Bom…..nada melhor do que uma corridaça destas pra por as coisas de volta nos seus respectivos lugares, e também, para calar alguns babões aqui do blog não é mesmo?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1º ponto – Espero, de uma vez por todas, nunca mais ouvir coisas estúpidas com
    relação à Verstapen do tipo: querer compará-lo à Senna.

    2º ponto – Ricciardo mostra mais uma vez(e parece que precisa estar sempre
    mostrando pra esse bando de cegos aqui no blog) o quão superior é
    quando o assuntro se chama: Ultrapassagens! Vettel pôde provar isso em
    2014 e reza para que o australiano não se transfira pra Ferrada no próximo
    ano, pois seria outro chocolate, kkkk

    3º ponto – Honda, who??……….teve alguns que pedi para esperarem até a metade da
    temporada, para fazer chacota com relação ao que Alonso pré
    determinou ao dizer que haviam se livrado do problema chamado Sakura,
    e depois de um brilhareco no Bahrein achavam que havia mudado algo.
    Bom, pra estes gurizotes a corrida de hoje mostrou mais uma vez, em que
    nível de equipe estão: Mclarem e Toro Rosso. E vou mais além……o tapa
    de pelica serviu principalmente para o arrogante manda chuva da Red
    Bull, Helmut Marko, que também quis aproveitar a corrida passada para
    fazer piada com a Mclaren e Alonso. Lembranças para o gurizote
    chamado Gabriel Curti, que vive dando bola fora com suas achices sobre
    Alonso e Mclaren nos episódios do Gp às 10

    4º ponto – Caro Pinto, kkkkkkk diga algo em defesa da farsa chamada
    #SchukrutefakeJr (sem mencionar nrs)??………….Ver Alonso com sua
    Mclaren limitada aplicar mais uma ultrapassagem antológica no tedesco
    mais mimado do grid, NÃO TEM PREÇO!! Um é gênio, o outro é piloto de
    autorama!!

    5º ponto – A real se não houvesse SafetyCar……….Bottas engolindo o
    Schukrutinhodemerda, com Hamilton em 3º(isso se não faturasse a 2ª
    posição tbm em cima do alemão, porquê Raikonen já havia ficado pra trás
    na estratégia maluca que optou).

    6º ponto – Ferrari melhor que Mercêdes na Estratégia em 2018????? ………….com
    certeza não! Quiseram marcar a Mercêdes copiando seus pneus para a
    largada hoje e se deram muito mal. Tivessem optado pela aptidão natural
    de seus carros no melhor aproveitamento dos compostos mais
    moles(Hiper e Macios) teriam levado vantagem sobre a Mercêdes, pois a
    equipe alemã não consegue dar mais de 10 voltas sem esfarelar estes
    compostos!

    7º ponto – Sobre quem é a 4ª foça no campeonato……………….Hoje ainda me parece
    que a Renault ocupa este lugar, mas se a Mclaren conseguir seguindo na
    evolução do carro, Alonso consegue amplamente tomar este posto, pois
    não creio que Hass mantenha o que mostrou na 1ª etapa durante o
    campeonato!

    • Paulo Pinto disse:

      1º. – Verstappen ainda é uma incógnita. E ainda tem tempo para mostrar a que veio.

      2º – Quem é Ricciardo? É o piloto que está em sua OITAVA TEMPORADA e nem vice foi? É esse, Sennafredo? Entendi…

      3º – Nunca duvide dos japas. Eles sempre as crises e mostram seu valor.

      4º – Chegou a minha vez, caro xará! Essa eu vou responder “discostas”. Se Alonso é “jênio” (hahaha) por ter ultrapassado um Ferrari avariado, tenho que admitir que Hulkenberg (que ultrapassou o mesmo Ferrari) também é gênio…

      5º – Sem comentários.

      6º – Táticas e estratégias mudam ao sabor da corrida, com erros e acertos.

      7º – A McLaren conseguindo ser a quarta força do campeonato, vai mostrar claramente duas coisas: que Alonso vai continuar sem título numa seca de 12 temporadas e o que é pior (pra você), vai continuar ficando atrás de Vettel pela 10ª temporada seguida.

    • Alfredo disse:

      O cara “comemorar” a ultrapassagem do espanhol vigarista (tendo que jogar o outro piloto pra fora da pista) com um carro que estava quase 1s mais rápido por volta que o outro que estava em frangalhos é ser um fanático muito doente mesmo.
      E ainda faz “pontos” como se fosse um entendido no assunto.
      A Mercedes completamente perdida nas estratégias, tiveram chance pra chamar o Hamilton (coisa que a Ferrari não teve porque Vettel já tinha passado da linha) e o cara diz que os alemães estão dando show de estratégia.
      Vai escrever besteira assim lá na espanha.

      • J Fernando disse:

        Na hora que vi as Red Bull entrando no box, pensei comigo mesmo que o Hamilton entraria também e acabaria vencendo a corrida. Surpresa!! Ele não entrou!!
        Então, a Mercedes está falhando no motor e na estratégia…

      • Segafredo disse:

        Sou mesmo um entendido desse assunto meu amigo, se quiser comprovar aceito qqr desafio seu, caro colega. Ou melhor, prove com argumentos sólidos se há alguma inverdade nos pontos citados acima, ok?

      • Bola da Vez disse:

        Você escreveu um monte de coisas dizendo as mesmas coisas que sempre diz. Depois fala do Pinto, mas é igual a ele. A mesma historinha, só mudando os bonecos. Vettel pra lá, Alonso pra cá. Um é isso o outro é aquilo. O meu é melhor e o teu é pior.
        As vezes muda para um diferente, quando o diferente consegue fazer alguma coisa que preste. Mas não demora um dia e tudo volta ao que era.
        Não adianta! Nem um nem outro vão ganhar mais campeonato! É Hamilton na parada até a mercedes cansar.

      • Segafredo disse:

        Amigo Bola………

        Não tem a menor importância se Alonso não vai mais ganhar títulos, ou ainda se o Schukrutinhodemerda ganhar mais 4, entende? Vc acha que escrevo aqui no Blog por algum desses motivos? Por certo sou um admirador do talento e da resiliência do Espanhol, da velocidade de Hamilton e da capacidade de Ricciardo……..pra mim são estas qualidades que procuro assistindo cada corrida desde 1984. Algo que se destaque na adversidade entende? Isso nunca achei no piloto alemão, nem no outro que tem o maior currículo da F1 ? Foram e são pilotos que só se destacam em calmarias com o barco mais seguro da competição, entende?

      • Bola da Vez disse:

        Você aprecia o talento puro, dá pra ver. Pilotos que vencem na adversidade. E não os que conquistam com o melhor barco da competição, mas o Hamilton, não está nessa classe? O único que o venceu tinha o mesmo barco que ele. O demais quando podem, remam por um vicezinho.

      • Paulo Pinto disse:

        Bola, você ainda não entendeu. O Sennafredo não responde perguntas que anulam as afirmações do seu fanático ego de entendido no assunto.

      • Segafredo disse:

        Bola……..não analiso Hamilton apenas pelos anos de Mercêdes, ok?

      • Bola da Vez disse:

        Sem entrar em maiores polêmicas, o único título de Hamilton que foi disputado, foi o de 2008, que teve um final eletrizante. O do ano passado, que tinha tudo pra ser disputado mano a mano, foi dado de bandeja por Vettel e pelos defeitos do carro na segunda parte do ano.

  43. Michael Esdren disse:

    Isso aí F. Gomes!!!
    A corrida tava previsivel até aquele safety car……
    Eu tenho certeza que Vettel ultrapassaria o bottas até o final da corrrida se não fosse o safety car… prque vejam como o Kimi chegou no Bottas e o Vet estava bem mais proximo… mas isso nunca iremos saber né, e o hamilto seria no máximo o sexto sem o safety….. Me diga FG como o Vettel perdeu mais de 5 segundos pro bottas no 1º parada? Ele vinha mais de 3s afrente e voltou mais de 1s atrás…. ???? estranho, será que o Vet não deu uma rodadinho ou saidinha de pista que nao apareceu nas imagens……? E que estratégia furada essa da Ferrari hein…… deveria trocar junto com o Bottas ou no máximo i volta após, mas retardaram muitas voltas e ferraram tudo!!!!!
    Agora parabens à perspicácia da Red Bull, FOI O PULO GATO !!!, porque os dois foram trocar pneus e nao perderam as posições e nem ficaam distantes dos lideres!!!! e na hora eu pensei vao se dar bem! mas não imaginava que vencessem e só não fizeram dobradinha pela cagada do VEr. Bom ver a RBR grigando com Ferreri e mercedz, tomara que não seja coisa de uma corrida apenas pois não dá pra contar com safety car em toda corrida e as vezes ele vem na hora errada né…… Flavio aquele toque do hamilto no Verst não deveria ter dado uma punição pro ham… ele jogou a RBR pra fora!!!!!
    E o resultado de hoje foi muito bom pro campeonato, parece mesmo que a mercedes não tá tão dominante como foi nos ultimos 4 anos, a Ferrari me parece que já rende 90% da mercedona e Seb tira o restono braço!!!! RBR tem um excelente carro e bons pilotos mas parece que falta um pouco de força ou folego pra chegar na ponta né….. um campeonato mais equilibrado e aberto para pelo menos 3 equipes vencerem corridas é muiot muito muito mais interesante e desportivo né gente!!!!
    E o resto foi o Banquete dos Mendigos!!!! Vettel teve que cear com os mendigos hoje KKKKKkkkk!!!! Renault é a primeira depois das primeiras, depois McL e Haass meio que emboladas…. e a Touro parece que foi fogo de palha e já se juntou às últimas……… Stroll e o Russo conseguiram sair das ultimas fileiras será que vão evoluir….acho que só houve um abondono né? Alfafa Romeu pelo menos completou talvewz estejam evoluindo devAGar, veremos.
    AGORA OS LOCUTORES E COMENTARISTAS DA GLOBO COM O SHOW DE BESTEIRAS E PICARETAGEM, me dá nojo e revolta, sempre tiro o som mas quando tem algo anormal boto volume pra saber e só ouço *merda, o Burti se salva um pouco por ter sido piloto mas aos poucos ele tá se contaminando com o padrão global de podridão, aliás esse Burti tá passando fome???? não temmais nada pra fazer na vida, não tem um negocio ou serviço pra cuidar….? se misturar com esse GLOBOLIXO é se jogar na lama…..
    Flavio porque a tua empresa não transmite seria bem mais interessante assistir com voces!!!

  44. Paulo Fonseca disse:

    Prezado F&G : Corrida morna no primeiro momento, depois temos nota Dez para D.Ricardo, e Nota ZERO para MAX Verstappen,( garoto), não se amolda,mais uma vez bosteou,punição muito branda, já está sem crédito na praça. Ferrari garantiu uns pontos, Mercedes-Benz,parece que corre descalça sem pneus .El Fondon,feliz da vida.

  45. Tales Gaede disse:

    Só eu acho que a punição de 10 s somados no tempo foi pena irrisória para o crime do Verstappen??? Um drive through me parece que seria o castigo mínimo justo.

    • Filipe disse:

      Sim, essa punição foi uma piada. Pois vejamos, o Vetel lidera e disputa o campeonato, leva uma porrada sem ter culpa, tem o carro visivelmente danificado, pois o seu ritmo não conseguia segurar nem uma renault ou mclaren, sendo que antes tinha o mesmo ritmo da mercedes (do bottas). O Vestapen causador de tudo, tinha a vantagem dos pneus macios, consegue andar muito rapido e mesmo com a punição consegue terminar a prova 3 posições a frente do Vetel a quem ele prejudicou. Pra fechar o vetel ainda conseguiu ser prejudicado duplamente pela punição branda ao Vestarpen, uma vez que o mesmo terminou na frente dele, porém atrás do halmiton (já descontado os 10s), ou seja, pro vetel teria sido melhor ele tomar um drive through, pois assim ainda teria uma chance de terminar na frente do vestarpen.

    • Guerrando Palei Junior disse:

      10 segundos pode ser uma eternidade, dependendo da situação, porém numa pista como a de Xangai, quase não representa punição.

    • Paulo F. disse:

      Drive through no mínimo!
      Na verdade faz tempo que passam o pano nas “obras” do fedelho.
      Bandeira preta pelo conjunto da obra em 2018. (isso sem falar das anteriores)!

    • Segafredo disse:

      A Mercêdes, mandou felicitações ao porrinha holandês, por dar uma força na redução da vantagem do Schukrute!

  46. CHAGAS disse:

    Hamilton dizer que a prova foi um desastre pra Mercedes é de uma cretinice ímpar. A Mercedes começou a corrida em segundo nos construtores e saiu dela líder. A diferença para Vettel diminuiu. Bottas só não venceu por causa do Saffety Car. O desastre foi ele, que não conseguiu acompanhar o ritmo da prova e tomou pau de todo os cinco pilotos que tem carro pra lutar por vitórias.
    Verstappen que tem muito mais velocidade que Ricciardo aprendeu hoje a diferença entre ser agressivo e ser idiota. Gasly foi outro que foi idiota no incidente que permitiu a entrada do Saffety Car, porém o francês esta começando na F1 e vai evoluir com os erros, né Verstappen? Agora o Hartley já demorou para pedir o boné, parece que o homem entra no carro e acha que esta dirigindo um ônibus, barbaridade. E olha que tem quem frequenta o blog que fica histérica quando fala mau dele. Estamos falando de Hartley na F1 e ele não é piloto de F1.
    Hulk já informou ao resto do pelotão que o sétimo lugar no mundial é dele. E o quarto nos construtores é da Renault que tem uma dupla de pilotos mais forte que Hass e Mac Laren.
    A Force India deixou de brigar lá embaixo e está começando a engrenar para luta por pontos.
    Sauber voltou a ser o pior carro.

    • Segafredo disse:

      Tava indo tão bem até aqui: “Hulk já informou ao resto do pelotão que o sétimo lugar no mundial é dele. E o quarto nos construtores é da Renault que tem uma dupla de pilotos mais forte que Hass e Mac Laren.”

      kkkkkkkkkk

    • Paulo Lopes disse:

      Acho que ele classificou como desastre exatamente o que o F. Gomes destacou no texto: desempenho. Tirar a diferença de 17 para 9 pontos é o de menos. É ainda a terceira corrida. A Ferrari está muito melhor nesse início e a Mercedes perdida por falta de desempenho. Ao que parece, o desastre é que eles não têm muito o que tirar do carro. É isso aí e pronto. Veremos a evolução do carro…

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      É que na verdade Ele sabe que as coisas poderiam ter sido muito piores. Se não houvesse a série de eventos com os outros pilotos é muito provável que as coisas tivessem ido muito pior.

      Não dá para contar com os contratempos acontecidos nessa ultima etapa, e se não for assim o ritmo da Ferrari e RedBull podem atrapalhar os planos do Hamilton nessa temporada.

      Muito provavelmente o Hamilton deu tudo o que o carro permitiu e acabou apenas num modesto 4o. lugar

  47. Wallace S. M. disse:

    Corrigindo: O Bottas parou antes do Vettel. Duas voltas se não me engano. Por isso voltou em primeiro lugar.
    Foi um “vacilo” da Ferrari. Deverei ter repetido a estratégia da Mercedes de imediato.

    Abraço,

  48. MarcioD disse:

    Exibição de gala de Ricciardo, pilota muito. Estratégia precisa e ousada da Red Bull com dois pit stops seguidos.
    Tal pai tal filho, o pai de Max era conhecido como a “Besta holandesa”.
    Bottas era outro que poderia ter ganho. Azar de Vettel, sorte de Hamilton, diferença cai para 9 pontos.
    Ferrari mais uma vez pisa na bola com Kimi, por que será?

  49. Fernando Augusto disse:

    Primeira parada das “Rosso Bull” pareceu ensaio. Ai lá pelas tantas as “Toro Red” se acham pela pista, no exato instante em que passavam as primeiras. Teoria da conspiração ou coisas de corrida ? Só saberemos se um dos pilotos for mandado embora, como no caso “Singapura Gate.”

    • Igor disse:

      Como isso é possível? O safety car não entrou na hora do acidente. Foi umas duas voltas depois. Foi coincidência e a Red Bull pensou rápido.

    • Jr disse:

      Sim, assim como a Haas certamente jogou fora a corrida na Australia no inicio do ano pra beneficiar a ferrari. Assim como Perez e Stroll bateram na China ano passado para beneficiar o Vettel com um VSC… Ainda bem que a Mercedes logo entrou em contato com a Sauber, garantindo a rodada do Giovanazzi e, com isso, beneficiar de volta o Hamilton e tirar a vantagem do Vettel.
      Nao ha duvidas de que todos os acidentes sao propositais. Quem nao acredita nisso tem um problema serio de ingenuidade.
      As corridas sem qualquer acidente so ocorrem quando os times nao conseguem acertar o preco de uma colisao entre si.

      Tudo isso aponta pra duas conclusoes:
      1) Todos os pilotos hoje em dia sao absolutamente fantasticos (mesmo um Stroll ou um Ericsson) quando comparados com os fraquissimos pilotos das geracoes anteriores. Pilotos como Senna, Piquet, Lauda e outros, claramente amadores, batiam por pura falta de habilidade. Os de hoje, nao. Somente se envolvem em acidentes quando sao ordenados pelas equipes. Caso contrario, nunca se envolvem em colisoes.
      2) Assistir Formula 1 hoje em dia se assemelha a assistir WWF. So nos resta esperar que os pilotos de outras categorias de corrida nunca atinjam o mesmo nivel espetacular de habilidade dos pilotos da F1, de forma que as colisoes continuem sendo genuinas.

    • Alfredo disse:

      Demorou 2 voltas para colocarem o Safety car e Charles Whiting colocou depois dos ponteiros passarem a faixa amarela. Tua teoria não tem fundamento.

      • Paulo F. disse:

        Esta na hora do Charles Whiting se aposentar!
        Pior foi piloto cantando a bola na fonia que os retardatários deveriam passar o AMG e ir para o fundo da fila!
        Cenas toscas!

    • Antonio disse:

      O safety car só foi acionado uma volta ou quase depois do acidente, quando notaram os detritos, o acidente não foi no momento exato para a Red Bull, o acionamento do safety car sim. Sua teoria da conspiração precisaria da ajuda também do diretor de prova.

Deixe uma resposta para murilo medeiros Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>