Do alto

SÃO PAULO (é só o vento lá fora) – O blogueiro Gustavo teve a boa idéia de procurar no Google Earth a pista particular de Alcides Diniz, que morreu anteontem. Fica em Indaiatuba, cidade próxima a Campinas, SP. É legal para se ter uma noção do circuito que Alcides fez para andar com seus carros de corrida e para levar os amigos.

Tomara que esse patrimônio tenha um fim digno da paixão que Alcides nutria por carros e corridas.

Comentários

  • Alcides diniz, vulgo “Cidão”, foi o idealizador da “Operação Uruguai” – o falso empréstimo de US$ 5 milhões para justificar os gastos particulares de Collor e sua turma na Casa da Dinda. Aliás, a famosa cachoeira da Casa da Dinda foi inspirada na cachoeira que Cidão mandou fazer na sua mansão do Morumbi. Collor gostou da idéia e mandou fazer igual. Gostou também da namorada que cidão tinha na época, a linda Renata Scarpa… segundo Pedro Collor, irmão do e~-presidenbte, conta, em seu livro, que Cidão morria de ciúmes da Bela Renata, mas não se incomodava em dividi-la com o ex-presidente, tudo em nome da boa política e para o bem do Brasil… e assim caminha o Brasil, entre pistas de Cidões da vida e 50 milhões de miseráveis…

  • O Brasil vai ser muito bom quando muitos Cidões por esse Brasil de meu Deus afora fizerem coisas lindas como essa pista Capuava, nos sertões do bom oeste, nas Gerais e nos nordestes dessa terra.

    Gerações, vejam essa do Cidão.

  • Você pode localizar o Circuit de la Comunitat Valenciana Ricardo Tormo nas coordenadas 39º29’13.24”N e 0º37’41.84”W. Tenho a localização de quase todos os autódromos atuais e antigos da Fórmula 1 (alguns em baixa resolução), se quiser mais algum é só avisar.

  • Cada vez que acesso aqui, tenho a nítida impressão que começa a existir uma inversão de valores, desde o propósito pelo qual foi criada esta pagina, até onde vai a tão repetida frase que vivemos em uma democracia, esta pois, A FRASE ENTENDAM BEM, relata a personalidade dos internautas, mesmo que em um espaço livre, dêem seus pitacos sobre política aliada ao automobilismo. Mas creio que os amantes dos esportes a motor, seja qualquer coisa que acelere sobre rodas possuem o respeito e sabem discernir a lógica do amor ao esporte à realidade política. Se o Cidão construiu um autódromo em sua fazenda, se o Alcides Diniz teve ligações com o fernandinho, se quando do seqüestro do Abílio ele foi ao encontro do irmão, isto não nos priva de tecer comentários curtos e ou relembrar fatos que no futuro serão pitorescos. Seria hj a mesma coisa de que dizem que o Piquet está ancorado no governo e tal.! Ou que a Viviane agrega fundos para o instituto.! Sou piquezista até a morte, tenho maior respeito pelo Ayrton e assisto a F1 hj babando pela tecnologia embarcada, por isso amigos, se esta pagina fosse comercial, com o número de acessos, ela estaria cheia de anúncios e todos nós recebendo spam pela ansiedade financeira do criador, mas nada disso acontece. Falei com o Flâvio por 2 vezes ao telefone, uma quando o comuniquei sobre a passagem do grande Adú Celso, embora eu fosse Jacaré, e ele manchetou no Grande Prêmio e ontem em outro assunto. Por isso, temos de usar este espaço para enaltecer o esporte a motor, e o utilizarmos como uma ferramenta de conhecimentos e no futuro fazer do esporte a motor uma realidade que gera empregos e receitas. Só um dado real; Hj está tendo eleição na Federação Paulista de Motociclismo, um esporte que só no Estado de São Paulo nas provas federadas ou não, em TODOS fins de semana envolvem aproximadamente só no motocross 600 inscrições de pilotos, público médio de 5.000 pessoas por prova. Isto quando como neste fim de semana em Rio Claro, o Paulista de motocross, com 20.000 pessoas nas arquibancadas mais 1.500 nas equipes. Tenho a certeza de que o amor pelo esporte está acima da política, mas se houvesse seriedade, poucos pagariam para correr, e muitos dos que aqui dão pitacos estariam colaborando positivamente para o esporte. Flávio, não é difícil colocar um motor de RD 350 com 70 hp num chassis tubular e bolha de DKW!!! O regulamento permite? Hahahaha. Abçs. E parabéns pelo seu profissionalismo.

  • E aquele ‘balão’ para os pilotos que não conseguem frear no fim da segunda curva? Coisa bem pensada para quem tinha carros de alguns milhares de dólares e recebia convidados com carros tão caros quanto.

  • Pessoal

    Se não me engano, o traçado não chega nos 4km, pequena mesmo, mas o grande problema dela é ser estreita.

    Já ouvi alguns comentários em Interlagos que quando o Cidão largava na pole com o DTM, ninguém passava ele, mesmo se ele tivesse algum problema. O Xandy penava para passá-lo, mesmo com o seu super Audi DTM.

  • É verdade, não tinha prestado atenção naquele pedacinho amarronzado no canto inferior esquerdo da pista. Além disso, a localização de algumas zebras permite verificar isso. Deve ser fácil acertar o setup do carro para a pista, com duas retonas seguidas de um miolo travado… mais ou menos como o misto de Indianapolis. A seqüência de curvas da 4 à 9 lembra um pouco o Hermanos Rodrigues, no México, aquela pista onde o Mansell (de Ferrari) passou o Berger (com McLaren) por fora na entrada da Peraltada.

  • Faz tempo que eu estava procurando esta pista no Google mas ainda não tinha conseguido. Já localizei todas as da Fórmula 1, entre outras (Fuji, Paul Ricard, Zanvoort, Mugello, Fiorano, Jerez) menos as de Kurtkoy (Turquia) e Shanghai, por serem novas e não estarem atualizadas no Google. Em todos os casos, é só marcar com o recurso daquele alfinete amarelo e salvar. Ainda não consegui achar o Circuito Ricardo Tormes, de Valência.

  • Para quem quiser salvar a imagem do circuito é só dar um ctrl+alt+c no Google Earth e depois um ctrl+v em algum software de imagem, pode ser no próprio Paint. Caso queira adicionar uma “marca” para sempre poder voltar ao local pelo próprio Google Earth basta teclar ctrl+shift+p e adicionar um nome ao local.

    Em meu blog eu tenho o link para todos os autódromos da Fórmula 1, passem por lá e divirtam-se: http://piadapronta.blogspot.com

  • Alexandre Andrade,

    Consegui pelas coordenadas que você passou achar a pista do Alcides Diniz. Mas como faço para copiar a imagem e arquivá-la, pois tem outras pistas que gostaria de guardar.

    Pedro

  • Petrus, a categoria a que você se referiu era a Super Megane, que na realidade foi pura jogada de marketing. Saiu que já tinham 15 carros, etc., etc., e na realidade não tinha polla nenhuma.
    Quanto a pista, parece que tem até irrigação para simular chuva.

  • A pista e travada
    Sei que a configuraçao das clk gtr e tambem das dtm que o pessoal da alemanha fez para esta pista quando ele comprou os carros eram de hokeinrain so que do cirquito pequeno nao o da f1 fui la algumas vezes era de sonho ele gostava de levara a galera para mostrar a pista num classe A mechido com pintura da maklarem

  • olha , trololós a parte , a pista é bonita sim , deve ser um piso bem liso ( afinal o cara só tinha foguetes com rodas ) e pelo jeito era chegado numa curva , só faltava a gente saber se como suzuka os “S´s” tem inclinação , alguem sabe quantas pistas particulares existem no Brasil ?? tá na hora da Superclassic sair de interlagos e procurar novos traçados !!

  • Petrus, acredito que esse prototipo é base do atual super-clio,eles devem ter mudado apenas a carenagem .
    Quanto a pista, ela tem um trecho que lembra a primeira parte de Suzuka ,curvas pra direita e esquerda ,sem duvida é muito interessante,notem a variação de angulos das curvas.

  • 1- O GPTOTAL publicou a uns 3 anos o site de um milionario francês, que coleciona Ferrari e construiu uma pista particular. O melhor é que ele construiu uma escola de pilotagem, e mediante módicos valores ( uns 3.000 Euros por dia) você pode alugar e andar com as beldades. Que tal um 512 S? ou uma 330 P3/P4 ? ou um 312P ? 512 BB ? Flavio, pede para o Edu ou o LAP que eles te dão link .
    3- Deixa o MST saber que o Alcides se foi; loguinho eles vão invadir esse latifundio improdutivo. (isto é uma gozação; listener discretion is required).

  • Em adição ao tópico abaixo, faltou concluir o parágrafo final. Nele, eu estava descrevendo que o citado empresário do livro Serviços Especiais possui, entre outros, um Ford Mustang Shelby GT 350. Longe de querer contar o que se passa, vale apenas ressaltar que no livro, Bond utiliza um Saab e será desafiado para um mini grand prix, ou seja, na pista particular de um milionário americano — localizada no interior do Texas –, o eventual leitor constatará a descrição de uma corrida… Saab x Mustang.
    É isso. Mas o que eu penso é que o Diniz leu tal livro e teve a idéia de fazer a pista particular. Volto a frisar: o livro foi lançado em 1982. Quando foi inaugurada a pista?
    Obrigado pela atenção e desculpem o parágrafo final do ‘post’ anterior.
    Take care,

    Paulo Lava

  • Tenho alguns comentários sobre os tópicos envolvendo Alcides Diniz (nota de falecimento “Alcides, 63) ) e a pista particular que o próprio mantinha em Indaiatuba (“Do alto”). Pois o colega Flávio comenta, in verbis, “Nos anos Collor, ele foi um dos arquitetos da Operação Uruguai para livrar a cara do presidente-bandido”. Em que pese a idéia deste ‘blig” ser voltado ao MELHOR esporte do mundo (estou falando, evidentemente, de AUTOMOBILISMO. Caso você discorde, tudo bem, o país é livre, estamos numa democracia. Mas aconselho procurar “bligs” de outras modalidades esportivas), gostaria apenas de comentar que é difícil entender porque uma pessoa rica acaba envolvendo-se em política… patrocinar automobilismo (leia-se: pilotos brasileiros e/ou certames regionais de automobilismo), na minha opinião, é muito MELHOR do que envolver-se com o mundo nem sempre “limpo” da pol[itica…
    Mas voltando ao AUTOMOBILISMO. O leitor Marcello comenta, in verbis, que o filho de Alcides, ex-piloto de F1 deveria cuidar da manutenção e preservação da pista. Gostaria de lembrar que o citado corredor é sobrinho, ou seja, filho do mega empresário Abílio Diniz, irmão do falecido Alcides.
    E já que o assunto é “pista no interior”, gostaria que alguém informasse aqui neste “blig” quando a pista foi inaugurada ou, melhor ainda, quando ela foi idealizada pelo “Cidão”Diniz. Minha dúvida deve-se ao fato de que em 1.982, o escritor inglês teve publicado seu segundo livro de ficção envolvendo o personagem James Bond — calma, eu explico: Não é segredo que o idealizador do agente 007 foi Ian Fleming. Este faleceu em 1964. Dezesseis anos depois, Gardner obteve direitos da obra de James Bond e lançou cerca de quinze livros com novas aventuras do agente britânico (uma delas, Goldeneye, inspirou filme de mesmo nome, em 1995). Mas o que a obra de Gardner tem a ver com a pista de Alcides Diniz? Porque no livro “Serviços Especiais” (Editora Nova Fronteira), James Bond segue uma pista até a propriedade de um colecionador de obras de arte chamado Markus Bismaquer. Excentrico como todo e qualquer personagem que cruza o caminho de 007, Bismaquer possuia em sua propriedade nada menos do que uma pista particular de corrida! Na página 110 do citado livro, Bismaquer comenta com Bond que “… sou um colecionador de praticamente tudo. Tenho uma coleção de carros, dos antigos aos modernos”. Em outro trecho, a “jóia da coroa”: “Bond olhou para Luxor, qE, nesta coleção, destaca-se um “Shelby American GT 350

  • Realmente ele esra filho do Abílio e não do Alcides. O´negócio do Abílio é corrida à pé. Só se o PPD conseguir convencer alguém do lado do Alcides a permitir o uso da pista. Trabalhei no Pão de Açúcar na époc ada partilha e realmente eles se odiavam.

  • Marcello, ele era irmão desafeto do Abílio Diniz, que sim é pai do PPD. O Cidão nutria maior paixão pela velocidade, tendo uns carrões tipo storm. Do jeito que a família é dividida sei não, esse patrimonio historico todo pode sumir mesmo. Uma pena.

  • Bem, o filho dele já foi piloto, tendo corrido inclusive na F1, e atualmente é promotor de corridas de várias categorias. Seria até um contra-senso ele não preservar a pista idealizada por seu pai, e que ele deve ter corrido, e ainda deva correr, tantas vezes. Caso contrário, demostrará não somente desrespeito pelo pai, e sim ódio pela pessoa que lhe proporcionou realizar um sonho de milhares de pilotos e acho que de todos os blogueiros aqui presentes, que foi poder se divertir com o maior brinquedo de todo o mundo, um carro de F1!!!