E já que falamos em Mônaco…

SÃO PAULO (tirei o dia para desovar vídeos) – Algumas décadas depois (sou péssimo para precisar anos a partir de câmeras on-board, virem-se), nas mesmas ruas, nas mesmas curvas, uma volta de carona com Senna em Monte Carlo. Pulava feito um cabrito aquela McLaren.

Cortesia do blogueiro Anderson Andrade, que manda de troco as últimas voltas do GP do Brasil de 1991, o mesmo Ayrton, finalmente, ganhando em casa. E o cara estava sem marcha mesmo, a on-board mostra com clareza.

É muito emocionante a gritaria dele com ele mesmo, os fiscais, os outros carros respeitosamente desviando a trajetória para não estragar a festa.

Caramba, parece que foi em outro século. Foi mesmo, mas vocês entenderam o que eu quis dizer.

Enjoy.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulor renato
paulor renato
17 anos atrás

Demais, as lagrimas apareceram no canto dos olhos ao rever esta ultima volta, se tivesse a sena final de sena em pé dentro do carro com os braços erguidos e a multidao em sua volta com certeza as lagrimas jorrariam com força. Valeu

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

odeio youtube, que não me deixa baixar o vídeo.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

tenho essa corrida perdida em alguma fita aqui em casa e revi as fita diversas vezes nos momentos que a camera onboard fica acionada durante toda a volta e realmente ele não muda de marcha em nenhum momento.

Kako
Kako
17 anos atrás

A Globo tem nos arquivos, me lembro em um dos especiais depois da vitória do Senna que passaram as 3 últimas voltas somente com a câmera de dentro do cockpit, e dá pra ver mesmo que ele não troca de marcha.

Já procurei esse vídeo mas não achei, pra mostrar para um amigo meu que até hoje acha que é invenção. Mas, em Interlagos, e pista começando a umedecer, era possível mesmo andar como andou só com a 6a. marcha.

Andre
Andre
17 anos atrás

FG, No youtube, tem um video que um blogueiro, que nao e brasileiro, postou, que e uma comparacao no exato momento do estilo do senna e do shumacher, podia colocar um link desse video para que os blogueiros aqui dessem uma olhada. Era a epoca do cambio manual X automatico, sera que se mudar o cambio para manual a f-1 nao teria mais graca?, poderiamos ter mais erros e por consequencia ultrapassagens, como tambem poderiam abolir o controle de tracao.
Lembrando daquele post sobre os botoes no volante, ta parecendo videogame, os caras falam que qualquer pilotinho que nunca pilotou um f-1 pode chegar no mesmo segundo , vide valentino rossi, o dificil e tirar os decimos, isso so ratifica a minha opiniao, de que isso ta muito mais facil do que antes, e que por isso vc nao ve mais companheiro de equipe levando mais de 1s , como na epoca das 3 corridas entre senna e hill.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O curioso é que o próprio Piquet sempre negou a possibilidade de se dirigir um F1 naquelas condições, alegando ser uma invenção do Senna …. tal fato alimentou ainda mais essa proeza do Ayrton …

Curioso
Curioso
17 anos atrás

Onde estarão os Vecchios Veloz HP, o Sereno e o Mefistófeles?

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Como já foi dito mais embaixo, não é impossível de fazer. A questão é que muitos fãs vão ao delirio e pensam que apenas Senna seria capaz de conduzir um carro nestas condições o que não é verdade.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

E tem gente que ainda acha que é marketing, que é impossível oque ele fez, é só notar o barulho do motor e ver na camera inboard que ele só esterça o volante, acho que há vídeos que mostram mais a câmera inboard e ai dá para notar melhor.

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

Minha estreia em interlagos, lembro como se fosse hj.

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Não foi aí que inventaram o câmbio automático? hehehehehe
Prá que embreagem, alavanca….

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Sinceramente, não acredito que exista um aficcionado por automobilismo que não reconheça o extraordinário talento de Ayrton Senna. Ele marcou época na F1, e várias circunstâncias de sua carreira o transformarm em um mito do esporte mundial (para o bem e para o mal).
Esqueçam as paixões e ódios que ele desperta, e se concentrem no piloto … ele era bom, muito bom mesmo !

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Realmente foi emocionante, a vitória no Brasil e a narração do GB ate que ajuda neste ponto com seu ufanismo. Sobre a questão das marchas ao que tudo indica foi verdade e não apenas auto-promoção, uma das grandes especialidades do Senna. Em um tópico a uns 2 meses uma das viuvas chegou a postar ate vídeo e se desmanchava todo por esta proeza. Acho que qualquer piloto de ponta como ele ou Piquet, ou Prost, ou Lauda fariam o mesmo, não é uma coisa do outro mundo. A sorte foi que o Mansel quebrou e o companheiro dele estava muito atrás.

Graciano
Graciano
17 anos atrás

Gostaria de saber de voce Anderson Andrade se e possivel disponibilizar a copia do video dessa corrida de 1991 no Brasil e tambem da de 1993 tambem no Brasil.
Voce pode fornecer seu email para contato?
Desde ja agradeço a atençao.