Falando em rodas

SÃO PAULO (aqui tem de sobra) – Procurando um vídeo com uma volta onboard de Patrick Depailler em Jacarepaguá no YouTube (ainda vou achar; me mandaram, e se não encontrar hospedo eu mesmo nesse tubo), deparo-me com dois vídeos do francês na Tyrrell de seis rodas.

O primeiro é mais legal. Uma volta em Kyalami e outra em Mõnaco. O segundo é mais falatório, mas aparecem as entranhas do P34.

Esse Tyrrell é, guardadas as proporções, um experimento tão doido quanto o carro de gesso ou o AC, ou o Patinho Feio. Uma invenção. É isso que temos de fazer o tempo todo: inventar.

Palmas para os inventores.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago
Thiago
17 anos atrás

PQP!!!!
Coisa MARAVILHOSA!
Queria ver algum dos ” rookies” de hoje em dia, tocar uma viatura dessa , nessa categoria, sem controle de tração, suspensão eletronica, porcaria nenhuma!
F1 PURA! Cosworth nas costas e hewland na mão!
A correção de sobreesterço nas curvas é só pra quem, como diria meu professor , e medalhista olimpico Nelson Prudêncio….só pra quem tem ” o veneninho na veia”….
Sorry pilotos pokemóns…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Vale lembrar que a Tyrrel não deu certo mais por que os fornecedores de pneus não queriam fazer um pneu menor exclusivo.

Eu queria saber é da Willians de 6 rrodas, que tinha aumentado gigantescamente a tração (eram 4 motrizes, na traseira) e ue foi proibido quando a FIA definiu um F1 com um veículo de 4 rodas.
Qual era o nome do modelo? Será que existe algum vídeo dele?

walter
walter
17 anos atrás

A foto do Peterson e Depailler “escorregando” no Laranja está em http://www.project34.co.uk/pictures/p34archive/34archive.htm.
É tudo de bom!

Saulo Agostinho
Saulo Agostinho
17 anos atrás

Estive no GP Brasil de 1977 (aquele em que a curva 3 virou um depósito de F1 batidos) no padock que era na antiga curva do laranja. Pilotavam este carro o Depailler e o Petreson. Quando os dois entravam juntos no laranja completamente atrvessados, era de arrepiar. Era um tempo em que o carro era pilotado e não conduzido. Era um tempo que existia uma pista de verdade em Interlagos…pena que se foram.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Há uma foto clássica, dessas inacreditáveis, que mostra o Ronnie Peterson e o Patrick Depailler totalmente de lado, coisa de mais de 15 graus, contornando a (finada) Curva do Sol em Interlagos.
Quem vê a foto pensa que é montagem… Não é não, vi ao vivo e em cores, babando de tesão.
PS: Só para constar, do local onde ficaremos amanhã, dá pra ver perfeitamente a saída da Curva do Sol, que ainda está lá…
Sugiro aos blogueiros que façam uma romaria de joelhos até o local. Foi exatamente naquele ponto, hoje sem uso, que a tal foto foi feita.
Aproveitem e levem um pedrisco de lembrança daquela zebra, na saída da curva… Como sempre digo, Interlagos é SOLO SAGRADO.
Ave, César !!!
Ave, Ronnie Peterson !!!

Airton
Airton
17 anos atrás

Dá pra ver o cara “concertando” a direção do carro no meio das curvas. Será que com seis rodas o Shumi erraria na rascasse?????

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Perfeito Filipe W .
Os diferentes davam a graça ,Arrows A2,Fittpald F-6, Alfa 177, Brabhan BT46 aspirador, e tantos outros.
Foi uma pena ter inventado o tunel de vento,com ele foi se embora as diferenças.

Gustavo Sarmento
Gustavo Sarmento
17 anos atrás

Vale lembrar que o saudoso George cita o “seis rodas” na música It’s What You Value. Diz: “Someone’s driving, a six-wheeler…”.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

É com certeza uma das invenções mais doidas que já fizeram, achava esse carro o máximo sempre torci pelos carros “diferentes”.
alêm do motivos já citados pelos outros blogueiros sobre os pneus, que a goodyear parou de desenvolver pois só eles o utilizavam, e ainda traziam outro desafio a respeit odo desgaste pois esse pneus em média giravam o dobro de vezes do que um pneus de diâmetro normal.
Outro ponto era que os pneus traseiros continuaram a ter o mesmo tamanho então a resistência ao ar continuava a mesma, só a penetração aerodinâmica é que era melhor, tanto que a willians ao lançar seu carro de seis rodas, ele tinha as rodas traseiras menores, sendo as mesmas rodas utilizadas na dianteira, esse carro fez tempos excelentes e mostrou muito potencial em testes em Donnignton, mais a Fia acabou com a brincadeira ao proibir os seis rodas.

Cyro Ferraz De Cicco
Cyro Ferraz De Cicco
17 anos atrás

Lindo ver o conjunto “bruto” mecânico dos quatro pneus dianteiros e a suspensão trabalhando e o piloto agindo na direção e no câmbio, suas pernas meio que expostas. O ronco do motor na aceleração contínua e uniforme e nas reduzidas fascina! Era uma fórmula 1 mais bruta e mecânica, ao meu ver, muito mais interessante.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Quem matou o projeto foi a goodyear que parou de desenvolver os pneus dianteiros ,que eram menores e ,talvez o principal motivo ,seu projetista Derek Gardner
aposentou de F1, e os anos dourados da Tyrrell foram junto com ele.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Se não me engano, foi nos treinos do GP da Suécia de 76 que no meio da reta o Jody Scheckter disse que sentiu a frente dar uma balançadinha e a direção levemente solta. Quando deu uma olhada na frente do carro, uma das rodinhas dianteiras tinha saído no meio da reta! Como ainda tinha 2 de um lado e 1 do outro, ele conseguiu chegar em segurança nos boxes e parou o carro. Os mecânicos foram perguntar para ele o que tinha acontecido, e foi só aí que eles perceberam a falta de uma das rodinhas. Belíssimo projeto, pena que a Goodyear na época não investiu no desenvolvimento dos pneus e eles ficaram defasados em relação aos traseiros, que eram iguais para todos e davam muito mais aderencia, desequilibrando o carro.

Silvânia Silvia
Silvânia Silvia
17 anos atrás

O Tyrrell P34 venceu o GP da Suécia, quando era todo azul, acho que em 1976. Jody Scheckter pilotava.
No ano seguinte o P34 ainda estava lá, com Ronnie Peterson e Deppailler.
Então, esse carro não deu errado, não era uma ximbica doida como alguns pensam.

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Vai no http://www.project34.co.uk, que você baixa mais rápido, maluco!!!!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

esse Tyrrell é muito doido… tava na cara que não daria certo, mas concordo com vc, FG… se não inventarmos…