Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (sei que é inverno aqui, verão lá) – Seguimos acompanhando o dia-a-dia do Iraque, para descobrir que a diplomacia americana, em documento top secret, secretíssimo, ultra-secreto, daqueles enviados por microfilme dentro de uma lata de azeitonas, informa que o país está “em colapso”. Oh. Se o presidente Bush me telefonasse, a cobrar mesmo, eu lhe daria a mesma informação. Sem nunca ter pisado no Iraque na vida.

Vari, Varig, Varig. Seguimos acompanhando o dia-a-dia da viação aérea riograndense, agora pertencente a um “consórcio”. A foto da mocinha da Varig na primeira página da “Folha” de hoje, com nariz de palhaço pintado e pequenas lágrimas desenhadas com lápis de olhos é uma graça. Ela é uma graça. A situação não tem graça nenhuma, com vôos cancelados, rotas riscadas. Milão, Paris e Madri suspensos. Quanto já fiz de Milão, Paris e Madri…

Dos teletipos: Dan rather deixa a CBS depois de 44 anos — Coréia de Norte avisa que vai testar seu míssil Taepodong-2 e fim de papo — EUA acionam seu sistema antimísses — Na Argentina, um ex-investigador de polícia acusado de crimes durante a ditadura militar começa a ser julgado — Uma brasileira de 23 anos está presa na Turquia por tráfico, 16 kg de cocaína, saíra de Joinville em dezembro atraída por um namorado virtual que lhe prometera “mostrar o mundo” — A menina tem uma prótese metálica no coração, pode pegar 20 anos, deixou um filho de 2 anos em casa, a mãe tem câncer no ovário.

A vida é dura.

Comentários

  • Falando em Bush,e vendo o post anterior dedicado ao Passat,a VW poderia processar o presidente americano por estar acabando com os 100 000 Passat que o Brasil exportou para o Iraque nos anos 80.Na época da invasão americana,a cada nova imagem dos combates dava-me dó de ver tanto passatinho explodido.
    Abraços…

  • Prezado Rodrigo,

    não sou ligado à Varig, nem milhas tenho para defendê-la, mas só para lançar alguma luz às suas acusações tão veementes, o que a Fundação Rubem Berta faz à Varig é fichinha perto do que a Petrus faz à Petrobrás.

    O que ferrou DE FATO com a Varig foram políticas governamentais que expuseram não só a Varig, mas as outras companhias brasileiras, a uma concorrência desleal por parte de United, AA, Air France etc… que podiam oferecer tarifas melhores por não recolherem determinados impostos. Sem falar em congelamentos etc… de fato a Varig possui créditos junto ao Governo.

    A morte da Varig, considerada por alguns uma vingança tardia pela morte, injusta, da Panair, em nada agrega ao povo brasileiro.

    Gera desemprego, gera evasão de divisas (uma vez que a maior parte das rotas internacionais serão atendidas por empresas internacionais) e gera aumento de preços.

    O pessoal da Gol e da TAM está rindo à toa… a Gol há muito já deixou de ser uma cia aérea de baixo custo. Faz promoções em horários em que a taxa de ocupação das aeronaves é muito baixa, e compete com a TAM nos horários mais concorridos, sem oferecer milhagem.

  • Flavio, uma moça de 23 anos não pode dizer que foi enganada. Para de achar que todo mundo é coitadinho. O mais bobo dá nó em pingo dágua com luva de box.
    Só falta vc achar que a embaixada do Brasil tem que pagar o advogado dela com o NOSSO (seu, meu, nosso) suado e roubado imposto.
    Se você não pode deixar o mundo melhor que está, faz o favor de não estragar; este é o lema que todo o mundo deveria seguir.

  • Apretei o enviar sem querer… voltando.
    O Bush invadiu o Iraque para manter seus estoques de petróleo, para com isso, “segurar” a economia americana. OBJETIVO ALCANÇADO. Por isso que ele não tá nem aí…

    Sobre a Varig, BEM FEITO! Resultado do amadorismo de seus dirigentes nas políticas gerenciais. Sei que os empregados não têm culpa do que uma meia dúzia de executivos ricos decidem, mas temos que levar em conta que a Varig é uma S.A., tipo societário que possui legislação própria, logo, se ninguém está sendo processado por gestão ilegal, não há nada que se fazer. Ou seja, A VARIG TA ASSIM POR CULPA PRÓPRIA.

    Sobre a brasileira de Joinville, ninguém mandou ser burra, tem mais é que pegar cadeia mesmo.

    Era isso :)

  • Coitada da moça que se deixou iludir porque “iria ver o mundo”! Cadeia nela para deixar de ser boba! Ou tem alguém com coragem para dizer que uma pessoa com livre acesso a todas as informações disponíveis no mundo (internet) não sabia o que estava fazendo? 16 kg de cocaína é muita coisa! E essa droga, onde iria parar? Quem sabe não seriam usadas para viciar crianças? Tudo é muito relativo…