Gira mondo, gira (sexta)

SÃO PAULO (é amanhã) – Deve significar alguma coisa: em 2004, a renda dos mais pobres no Brasil subiu 14,1%. A dos mais ricos, 3,5%. Sim, significa alguma coisa e a partir daí se entendem outras.

O homem invadiu o saguão de Cumbica num Uno 94, com a Bíblia na mão, para abençoar o aeroporto. A esposa contou que ele tem uns surtos de vez em quando. Foi multado, não machucou ninguém. Bem, isso não significa muita coisa, apenas uma maluquice a mais numa cidade de malucos, embora o homem seja do interior do Rio Grande do Sul.

A Jaguar vendeu 19 carros no Brasil em maio. A Land Rover tem fila de espera. Há cerca de 400 Ferrari no país. Puxa.

João Gilberto faz 75 anos amanhã. Ele é mala. Mas muito importante. Criou um estilo musical rico e sofisticado, a única base relevante de uma música brasileira. Adoro Bossa Nova.

Comentários

  • REALMENTE BAYGON, VOCÊ ESTA CERTO. ESTE PESSOAL QUE DIZ GOSTAR DE BOSSA NOVA É 90 %BOBÃO METIDO A INTELECTUAL. ESTE MARCOS É A PROVA. LÓGICO QUE O FG NÃO SE ENQUADRA.

  • O Renato Russo é considerado um dos melhores compositores da nossa música, acho que o Marcos não sabe disso, pelo gosto musical dele já deve estar beirando a senilidade. O problema com o Rento é que ele cantava rock e era homossesual e este pessoal mais antigo que gosta do João Gilberto acha que música só da época deles. Tipo antigamente que era bom. Quem vende mais discos ? Com certeza é o Renato e olha que ele já foi a quase 10 anos e o João Gilberto tem muito mais tempo de carreira. Quem levava mais gente aos shows ? É a mesma resposta, apesar que o João Gilberto conseguia encher teatros para 300 lugares que deve ser o número máximo de fans dele.

  • Para o Marcos: não chame os outros de besta de graça. Talvez sua mãe fosse muito ocupada trabalhando com orgãos públicos e não teve tempo de lhe ensinar boas maneiras. Ninguém aqui esta confundindo MPB com Bossa Nova mané, eu disse apenas que quem gosta são pessoas metidas a intelectuais.

  • Baygon !
    Você é UMA BESTA !
    O J.Gilberto, antes de ser um intérprete, é um COMPOSITOR !
    E de reconhecimento internacional !
    Vc tem todo o direito de não gostar !
    MAS não deveria demonstrar sua estupidez, afirmando que quem gosta é intelectual metido a besta !
    A minha opinião não vem ao caso.
    Mas acredito que a do Stan Getz é bem melhor do que a sua !
    Lembre-se: Gosto não se discute !
    Fique com as suas musiquinhas, e poupe-se de passar por idiota, falando tamanhas asneiras !

  • Ôôô Johnny !
    Volta lá e leia direito !
    Não falei nada do Chico e nem do Caetano !
    Só falei, e repito, que a MÚSICA do João Gilberto é um marco !
    Quem não entender isto é uma BESTA !!!!!

  • Puts tenho pena da galerinha pós-1990 (o ano-marco oficial do fim da música nacional de qualidade).
    Mamonas eram minha última esperança, e os moleques sumiram.
    Hoje tem Axé, minha gente, tem pagode e tem sertanejo eletrônico clonado dublado pros caipiras poderem curtir também, valeu minha gente…. Entendeu ? A merrda é cultural, muito bafo e pouca pinga.
    Brasileiro se acha, mas é um porrrra loca viajandão. Tô de saco cheio, vou criar rã no Pantanal, mosquito lá é o que não falta, gente de menos é bom.
    Hexa, Brasil, vai lá macacada.

  • Behtoven caminhava no gelo Lizt e… Tchaikoviski !!!!! Ficou Strauss(ssalhado) ali.
    Mozart ficou penalizado:
    – Vamos até um Bach tomar um Chopin ?
    – Quero uma Brahms. E você ?
    – Uma salada Verdi prá minnn

  • Para o marcos: não sou ignorante, apenas não fico babando por artistas que fazem uma música e vivem dela por vários anos como a maioria da nossa MPB. O JG é pura mídia, assim como a maioria da nossa MPB. Agora ignorante e ficar usando sofismas baratos comparando gênios da música como Bach, Beethoven, Chopin e Liszt que já se foram a muito tempo com um cantor brasileiro de MPB que esta vivo e não faz mais nada a muito tempo. Não só o Chico Buarque como muitos outros vivem das glórias do passado e já estão todos com 60 anos. Deixa de ser mané, isto de gostar de JG e de MPB só para parecer inteligente é cada dia mais fora de moda. Renato Russo foi o maior poeta da nossa música e fazia sucesso também.

  • a renda dos mais pobres no Brasil subiu 14,1% – Tb, dando vale gás, bolsa escola, além de uma dezena vales e bolsas, tem que subir mesmo, ainda mais com os bobos da classe média pagando elevados impostos para sustentar esses planos sociais. Mas criar empregos, como o prometido na campanha (10 milhões), isso nada. Enquanto tiver sustentando o povão com o nosso dinheiro o “barbubo” se mantem no poder.

  • Sou músico, e me impressiono com a soberba e petulância com a qual jornalistas emitem opiniôes taxativas sobre assuntos que pouco dominam. Por exemplo, a frase de FG sobre João Gilberto:
    “Criou um estilo musical rico e sofisticado, a ÚNICA base relevante de uma música brasileira”.
    Acredito que uma pessoa deva ter muito (mas muito mesmo)conhecimento sobre música brasileira para produzir uma afirmação dessas….Não me parece o caso do FG.

  • Infelizmente meu caro FG esses resultados econômicos dos mais pobres são resultado de políticas assistencialistas, portanto artificiais.
    Não, eu não quero ver o povão desassistido e morrendo de fome, muito pelo contrário, mas infelizmente, é um crescimento de renda financiado diretamente pelo governo. Se acabar a assistência o povão volta a ficar com fome… Pq falta educação e qualificação que gerariam desenvolvimento auto-sustentado…
    Mas aí, como um povo instruido, derrepente muda o resultado das eleições né… Derrepente o povão resolve deixar de ser oprimido, derrepente resolve parar de pagar 40% de tudo q produz para esse bando de corruptos, etc…
    Abraços.

  • Sei que vou ser criticado mas como gosto não se discute acho o JG (mesmo com seus dotes vocais) um chato. Sua música assim como a bossa nova também é muito chata, só quem gosta é intelectual metido a besta. No geral a MPB é toda assim, os caras não vendem nada de discos mas como a elite quer parecer inteligente diz que gosta, e acha um crime alguém criticar ou dizer que não gosta. Chico Buarque não grava nada de bom a uns 20 anos e mesmo assim é idolatrado. Sempre diseram que ele ia acabar junto com a ditadura e realmente aconteceu. Caetano só fez algum sucesso e vendeu discos quando cantou música brega do Peninha. Por falar em brega Fernando Mendes fez aquela música nos anos 70 e foi chamada de brega, ai vem o Caetano e grava e todo mundo bate palma. Para ser sincero eu gosto mais da versão antiga. O Miltom Nascimento ainda se salva afinal é um poeta disfarçado de cantor, mas são poucos como ele.

  • Não é nada não, mas números percentuais são enganosos.

    Um aumento percentual de 1 para dois é de 100%.

    Um aumento percentual de 1 milhão para 2 milhões também é de 100%.

    Só que em números absolutos existe 999.999 diferenças…

  • Bob Dilan disse uma vez que começou a cantar tentando imitar João Gilberto. Com todo o seu Xaropismo, para mim, é o único cantor que eu vi inimitável. Ninguém consegue cantar afinado num tom tão baixo como ele. Quem é músico sabe disto.

    Jovino

  • Claudi Cante,
    É isto mesmo !
    Um vinil na vitrola – eu tenho uma vitrola !!!!!
    Um CD ou melhor ainda, um DVD !
    O som é perfeito, ninguem fica em pé na minha frente, não sou extorquido por flanelinhas, e o melhor – posso dar um pause e recarregar o meu scoth.
    É o verdadeiro BBB – bom, bonito e barato !
    Abraços !

  • Gomes

    Não tem nada a haver com os tópicos, mas achei engraçado o título “Italiano da uma de Punky em alusão à copa”.
    Quando li, não tinha reparado no Y, pensei: Pô, ou o cara fez um moicano no cabelo ou o pintou de azul, pink, verde, sei-lá.
    Mas aí, li a reportagem e ví que se tratava da Punky, a levada da breca. Este apelido bem que podia pegar no cara, hehe. Aí só faltaria o Glomer.

  • JOÃO GILBERTO –
    É engraçado como vocês confundem a obra com o autor !
    Eu gosto da MÚSICA dele !
    Quanto a pessoa, não estou nem aí se ele anda de saias, come cocô ou cede a rabeta !

  • Eu não vou a um show desse mala nem amarrado, aliás ele deveria morar na Patagônia, onde não há ninguém para emitir ruídos de respiração durante seus recitais.
    Tipo escroto esse JG.

  • Caro Implikant !
    Você está errado !
    O lucro dos banqueiros não é assim tão alto !
    Afinal, eles tem que dividir com os políticos, senão eles baixam as taxas de juros…
    De onde vc pensa que saiu o $$$ que abasteceu as contas do marido-carequinha da Dna. Renilda ???
    O Daniel Dantas cantou tudo direitinho ! Mas só botou a boca-no-trombone porque ficou de fora da mamata !
    Viva o braZil !

  • Ah sim, o João Gilberto é um mala mesmo…
    Lembro de um programa do Jô entrevistando a Miúcha, irmã do Chico Buarque, e o espanto do entrevistador perguntando “mas como é que vc foi casar com o João Gilberto?” A reposta dela foi um sorriso sem jeito e um levantar de ombros…

  • FG, FG… Fanatismo não tem cura mesmo…

    Bom considerando que nada mudou em termos de educação nem em termos de saúde, o tal aumento de renda está ocorrendo via distribuição de grana em programas assistenciais, visando garantir a eleição do Lula em outubro.
    O buraco no orçamento já aumentou 20% só este semestre, e a dívida do governo aumentou para 5% do PIB a.a.
    O ano que vem o Sr. Lula ou quem for o Presidente vai ter que pagar a conta.
    É melhor voce postar esta nota de novo o ano que vem em outubro, aí podemos comparar…

  • Estamos tão acostumados com notícias ruins sobre nosso país que até estranhamos quando tem coisa boa. O negócio é analisar muito além da Veja. Quem sabe dai podemos entender certas pesquisas.

  • Parabéns ao braZil !!!
    Esta porcentagens são pega-trouxa !
    Em valores absolutos, do tipo que enche a barriga, os 14,1 % dos pobres representam mais uns 3 PF por mes.
    Já com os 3,5% a mais dos ricos, dá para entar na fila dos Land Rover !
    Simples demais !
    E não foi sempre assim ????

    Vida longa ao J.Gilberto !!!!

  • Sinceramente acho que no Brasil os partidos politicos afundaram geral, é X e Y,todos governaram,todos nos envergonharam.
    O golpe é o mesmo ,sempre ,não vai mudar ,pelo menos a curto prazo.
    Com essa carga de Taxas,Impostos somando-se a burocracia ,não vamos a lugar algum.
    E porque os partidos vão largar esta teta?

  • Vejam meu$ eleitore$, e$te $erá o no$$o mini$tro da ju$tiça, o que você$ acham?????

    Na terça-feira, Saulo bufou, batucou na mesa, questionou a masculinidade de deputados e se recusou a dar informações sobre o combate ao PCC. Disse várias vezes que tinha “mais o que fazer”. Tudo isso diante de uma claque de 150 oficiais da PM e delegados, além de um ruidoso grupo de 50 pessoas à paisana.

    Um dos momentos da sessão mais comentados pelos deputados é aquele em que Saulo se ergueu contrariado, com as mãos para o alto, deu uma volta às gargalhadas e sentou-se de novo. O episódio está sendo chamado de “dança do PCC”, em comparação com a “dança da pizza” feita pela petista Ângela Guadagnin (SP), no Congresso.

  • Oi pessoal,
    Renda dos mais pobres subiu: tá na cara que os programas tipo “bolsa-esmola” iriam causar isto, certo ? Nada contra a renda aumentar, enquanto isso o PIB pífio, a carga tributária, o custeio com o funcionalismo público, etc, etc.
    O “pastor-aviador” foi mais punk que os militantes do MLST.
    Quanto aos carros de luxo: tô batalhando prá ver se eu consigo comprar um prá mim tambem.
    Parabens ao João Gilberto.
    [ ]´s

  • Realmente, a distribuição de renda é uma realidade. Pena que, ao invés de ver os mais pobres ascenderem economicamente, vejo um empobrecimento geral da população. É isso aí, vamos nivelar tudo por baixo.