Gira mondo, gira (sexta)

SÃO PAULO (é amanhã) – Deve significar alguma coisa: em 2004, a renda dos mais pobres no Brasil subiu 14,1%. A dos mais ricos, 3,5%. Sim, significa alguma coisa e a partir daí se entendem outras.

O homem invadiu o saguão de Cumbica num Uno 94, com a Bíblia na mão, para abençoar o aeroporto. A esposa contou que ele tem uns surtos de vez em quando. Foi multado, não machucou ninguém. Bem, isso não significa muita coisa, apenas uma maluquice a mais numa cidade de malucos, embora o homem seja do interior do Rio Grande do Sul.

A Jaguar vendeu 19 carros no Brasil em maio. A Land Rover tem fila de espera. Há cerca de 400 Ferrari no país. Puxa.

João Gilberto faz 75 anos amanhã. Ele é mala. Mas muito importante. Criou um estilo musical rico e sofisticado, a única base relevante de uma música brasileira. Adoro Bossa Nova.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZELÃO - PI
ZELÃO - PI
17 anos atrás

REALMENTE BAYGON, VOCÊ ESTA CERTO. ESTE PESSOAL QUE DIZ GOSTAR DE BOSSA NOVA É 90 %BOBÃO METIDO A INTELECTUAL. ESTE MARCOS É A PROVA. LÓGICO QUE O FG NÃO SE ENQUADRA.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Pelo tamanho do faniquito deste Marcos só pode ser fã do João Gilberto mesmo.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Baygon,
Foi tua velha que tá aqui chupando a minha benga quem disse que vc é mesmo idiota !
Vai cagar na lata, babaca !!!!

Emerson
Emerson
17 anos atrás

O Renato Russo é considerado um dos melhores compositores da nossa música, acho que o Marcos não sabe disso, pelo gosto musical dele já deve estar beirando a senilidade. O problema com o Rento é que ele cantava rock e era homossesual e este pessoal mais antigo que gosta do João Gilberto acha que música só da época deles. Tipo antigamente que era bom. Quem vende mais discos ? Com certeza é o Renato e olha que ele já foi a quase 10 anos e o João Gilberto tem muito mais tempo de carreira. Quem levava mais gente aos shows ? É a mesma resposta, apesar que o João Gilberto conseguia encher teatros para 300 lugares que deve ser o número máximo de fans dele.

ZELÃO - PI
ZELÃO - PI
17 anos atrás

Realmente não se pode comparar o Renato Russo com o JG. O Renato é muito melhor …

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Para o Marcos: não chame os outros de besta de graça. Talvez sua mãe fosse muito ocupada trabalhando com orgãos públicos e não teve tempo de lhe ensinar boas maneiras. Ninguém aqui esta confundindo MPB com Bossa Nova mané, eu disse apenas que quem gosta são pessoas metidas a intelectuais.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Esse FG devia estar de porre qdo escreveu isso. Ou então ele é muito idiota mesmo.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Só para terminar:
Confundir Bossa Nova com MPB já é a prova suficiente de ignorância…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Putz !
Querer comparar o renato russo com o João Gilberto ?
O cara tem badalhocas no cérebro…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Baygon !
Você é UMA BESTA !
O J.Gilberto, antes de ser um intérprete, é um COMPOSITOR !
E de reconhecimento internacional !
Vc tem todo o direito de não gostar !
MAS não deveria demonstrar sua estupidez, afirmando que quem gosta é intelectual metido a besta !
A minha opinião não vem ao caso.
Mas acredito que a do Stan Getz é bem melhor do que a sua !
Lembre-se: Gosto não se discute !
Fique com as suas musiquinhas, e poupe-se de passar por idiota, falando tamanhas asneiras !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Ôôô Johnny !
Volta lá e leia direito !
Não falei nada do Chico e nem do Caetano !
Só falei, e repito, que a MÚSICA do João Gilberto é um marco !
Quem não entender isto é uma BESTA !!!!!

Punk
Punk
17 anos atrás

Puts tenho pena da galerinha pós-1990 (o ano-marco oficial do fim da música nacional de qualidade).
Mamonas eram minha última esperança, e os moleques sumiram.
Hoje tem Axé, minha gente, tem pagode e tem sertanejo eletrônico clonado dublado pros caipiras poderem curtir também, valeu minha gente…. Entendeu ? A merrda é cultural, muito bafo e pouca pinga.
Brasileiro se acha, mas é um porrrra loca viajandão. Tô de saco cheio, vou criar rã no Pantanal, mosquito lá é o que não falta, gente de menos é bom.
Hexa, Brasil, vai lá macacada.

Káka (oposto de kaká
Káka (oposto de kaká
17 anos atrás

Behtoven caminhava no gelo Lizt e… Tchaikoviski !!!!! Ficou Strauss(ssalhado) ali.
Mozart ficou penalizado:
– Vamos até um Bach tomar um Chopin ?
– Quero uma Brahms. E você ?
– Uma salada Verdi prá minnn

do contra
do contra
17 anos atrás

Renato Russo maior poeta da música brasileira???
Só faltava essa….
O que ele fazia era filosofia barata de almanaque pra adolescente colegial. Pera aí vai!!!

Johnny
Johnny
17 anos atrás

Marcos, a diferença é que o Chico e Caetano estão vivos e saudáveis. êta argumentozinho furado este seu!

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Para o marcos: não sou ignorante, apenas não fico babando por artistas que fazem uma música e vivem dela por vários anos como a maioria da nossa MPB. O JG é pura mídia, assim como a maioria da nossa MPB. Agora ignorante e ficar usando sofismas baratos comparando gênios da música como Bach, Beethoven, Chopin e Liszt que já se foram a muito tempo com um cantor brasileiro de MPB que esta vivo e não faz mais nada a muito tempo. Não só o Chico Buarque como muitos outros vivem das glórias do passado e já estão todos com 60 anos. Deixa de ser mané, isto de gostar de JG e de MPB só para parecer inteligente é cada dia mais fora de moda. Renato Russo foi o maior poeta da nossa música e fazia sucesso também.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

a renda dos mais pobres no Brasil subiu 14,1% – Tb, dando vale gás, bolsa escola, além de uma dezena vales e bolsas, tem que subir mesmo, ainda mais com os bobos da classe média pagando elevados impostos para sustentar esses planos sociais. Mas criar empregos, como o prometido na campanha (10 milhões), isso nada. Enquanto tiver sustentando o povão com o nosso dinheiro o “barbubo” se mantem no poder.

Mauricio
Mauricio
17 anos atrás

Sou músico, e me impressiono com a soberba e petulância com a qual jornalistas emitem opiniôes taxativas sobre assuntos que pouco dominam. Por exemplo, a frase de FG sobre João Gilberto:
“Criou um estilo musical rico e sofisticado, a ÚNICA base relevante de uma música brasileira”.
Acredito que uma pessoa deva ter muito (mas muito mesmo)conhecimento sobre música brasileira para produzir uma afirmação dessas….Não me parece o caso do FG.

Lawrence Jorge RS
Lawrence Jorge RS
17 anos atrás

Infelizmente meu caro FG esses resultados econômicos dos mais pobres são resultado de políticas assistencialistas, portanto artificiais.
Não, eu não quero ver o povão desassistido e morrendo de fome, muito pelo contrário, mas infelizmente, é um crescimento de renda financiado diretamente pelo governo. Se acabar a assistência o povão volta a ficar com fome… Pq falta educação e qualificação que gerariam desenvolvimento auto-sustentado…
Mas aí, como um povo instruido, derrepente muda o resultado das eleições né… Derrepente o povão resolve deixar de ser oprimido, derrepente resolve parar de pagar 40% de tudo q produz para esse bando de corruptos, etc…
Abraços.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Bach, Beethoven, Chopin e Liszt também não fazem nenhuma musiquinha há mais de 100 anos…

Johnny
Johnny
17 anos atrás

Eu adoro MPB, mas tenho que dar o braço a torcer pro Baygon. O Chico realmente não faz nada de bom há 20 anos e o Caetano tá acabado. Ele grava Peninha e todo mundo acha lindo!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

O cara ai abaixo é ignorante mesmo, né ?

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Sei que vou ser criticado mas como gosto não se discute acho o JG (mesmo com seus dotes vocais) um chato. Sua música assim como a bossa nova também é muito chata, só quem gosta é intelectual metido a besta. No geral a MPB é toda assim, os caras não vendem nada de discos mas como a elite quer parecer inteligente diz que gosta, e acha um crime alguém criticar ou dizer que não gosta. Chico Buarque não grava nada de bom a uns 20 anos e mesmo assim é idolatrado. Sempre diseram que ele ia acabar junto com a ditadura e realmente aconteceu. Caetano só fez algum sucesso e vendeu discos quando cantou música brega do Peninha. Por falar em brega Fernando Mendes fez aquela música nos anos 70 e foi chamada de brega, ai vem o Caetano e grava e todo mundo bate palma. Para ser sincero eu gosto mais da versão antiga. O Miltom Nascimento ainda se salva afinal é um poeta disfarçado de cantor, mas são poucos como ele.

Émerson Pereira
Émerson Pereira
17 anos atrás

João Gilberto é uma das poucas razões de orgulho para o Brasil. Quem gosta verdadeiramente de música não o considera um mala.

Rafael
Rafael
17 anos atrás

Também adoro Bossa Nova. E como músico tenho que reconhecer a importância do mala. Hehe

Pablo Vilarnovo
Pablo Vilarnovo
17 anos atrás

Não é nada não, mas números percentuais são enganosos.

Um aumento percentual de 1 para dois é de 100%.

Um aumento percentual de 1 milhão para 2 milhões também é de 100%.

Só que em números absolutos existe 999.999 diferenças…

jovino
jovino
17 anos atrás

Bob Dilan disse uma vez que começou a cantar tentando imitar João Gilberto. Com todo o seu Xaropismo, para mim, é o único cantor que eu vi inimitável. Ninguém consegue cantar afinado num tom tão baixo como ele. Quem é músico sabe disto.

Jovino

Zamuner
Zamuner
17 anos atrás

João Gilberto é um gênio.

Claudio Lacet
Claudio Lacet
17 anos atrás

Significa que quem paga o pato no momento, assim como em outras épocas, é a classe média (onde me incluo). Os Robin Hoods brasileiros são meio burros…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Claudi Cante,
É isto mesmo !
Um vinil na vitrola – eu tenho uma vitrola !!!!!
Um CD ou melhor ainda, um DVD !
O som é perfeito, ninguem fica em pé na minha frente, não sou extorquido por flanelinhas, e o melhor – posso dar um pause e recarregar o meu scoth.
É o verdadeiro BBB – bom, bonito e barato !
Abraços !

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Gomes

Não tem nada a haver com os tópicos, mas achei engraçado o título “Italiano da uma de Punky em alusão à copa”.
Quando li, não tinha reparado no Y, pensei: Pô, ou o cara fez um moicano no cabelo ou o pintou de azul, pink, verde, sei-lá.
Mas aí, li a reportagem e ví que se tratava da Punky, a levada da breca. Este apelido bem que podia pegar no cara, hehe. Aí só faltaria o Glomer.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Marcos, nesse caso o autor faz mais que sua obra, ele enche o saco da platéia, tem xiliques e faniquitos no palco, repito, tipo escroto.
Ouvir um CD tudo bem…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

JOÃO GILBERTO –
É engraçado como vocês confundem a obra com o autor !
Eu gosto da MÚSICA dele !
Quanto a pessoa, não estou nem aí se ele anda de saias, come cocô ou cede a rabeta !

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Eu não vou a um show desse mala nem amarrado, aliás ele deveria morar na Patagônia, onde não há ninguém para emitir ruídos de respiração durante seus recitais.
Tipo escroto esse JG.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Caro Implikant !
Você está errado !
O lucro dos banqueiros não é assim tão alto !
Afinal, eles tem que dividir com os políticos, senão eles baixam as taxas de juros…
De onde vc pensa que saiu o $$$ que abasteceu as contas do marido-carequinha da Dna. Renilda ???
O Daniel Dantas cantou tudo direitinho ! Mas só botou a boca-no-trombone porque ficou de fora da mamata !
Viva o braZil !

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ah sim, o João Gilberto é um mala mesmo…
Lembro de um programa do Jô entrevistando a Miúcha, irmã do Chico Buarque, e o espanto do entrevistador perguntando “mas como é que vc foi casar com o João Gilberto?” A reposta dela foi um sorriso sem jeito e um levantar de ombros…

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

FG, FG… Fanatismo não tem cura mesmo…

Bom considerando que nada mudou em termos de educação nem em termos de saúde, o tal aumento de renda está ocorrendo via distribuição de grana em programas assistenciais, visando garantir a eleição do Lula em outubro.
O buraco no orçamento já aumentou 20% só este semestre, e a dívida do governo aumentou para 5% do PIB a.a.
O ano que vem o Sr. Lula ou quem for o Presidente vai ter que pagar a conta.
É melhor voce postar esta nota de novo o ano que vem em outubro, aí podemos comparar…

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Estamos tão acostumados com notícias ruins sobre nosso país que até estranhamos quando tem coisa boa. O negócio é analisar muito além da Veja. Quem sabe dai podemos entender certas pesquisas.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

João Gilberto é o maior mala da MPB… um cara arrogante e prepotente… falo porque já tive o desprazer de ir a um show dele… Quanto ao país… deixa pra lá!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Parabéns ao braZil !!!
Esta porcentagens são pega-trouxa !
Em valores absolutos, do tipo que enche a barriga, os 14,1 % dos pobres representam mais uns 3 PF por mes.
Já com os 3,5% a mais dos ricos, dá para entar na fila dos Land Rover !
Simples demais !
E não foi sempre assim ????

Vida longa ao J.Gilberto !!!!

Implikant_Replikant
Implikant_Replikant
17 anos atrás

Roda Brasil, roda:
– A maior taxa de juros e a maior carga tributária do planeta
– O lucro $$$$$$ astronômico dos banqueiros
– E O PIB caindo…

Jonny'O
17 anos atrás

Sinceramente acho que no Brasil os partidos politicos afundaram geral, é X e Y,todos governaram,todos nos envergonharam.
O golpe é o mesmo ,sempre ,não vai mudar ,pelo menos a curto prazo.
Com essa carga de Taxas,Impostos somando-se a burocracia ,não vamos a lugar algum.
E porque os partidos vão largar esta teta?

Picolé de Chuchu e C
Picolé de Chuchu e C
17 anos atrás

Vejam meu$ eleitore$, e$te $erá o no$$o mini$tro da ju$tiça, o que você$ acham?????

Na terça-feira, Saulo bufou, batucou na mesa, questionou a masculinidade de deputados e se recusou a dar informações sobre o combate ao PCC. Disse várias vezes que tinha “mais o que fazer”. Tudo isso diante de uma claque de 150 oficiais da PM e delegados, além de um ruidoso grupo de 50 pessoas à paisana.

Um dos momentos da sessão mais comentados pelos deputados é aquele em que Saulo se ergueu contrariado, com as mãos para o alto, deu uma volta às gargalhadas e sentou-se de novo. O episódio está sendo chamado de “dança do PCC”, em comparação com a “dança da pizza” feita pela petista Ângela Guadagnin (SP), no Congresso.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Renda dos mais pobres subiu: tá na cara que os programas tipo “bolsa-esmola” iriam causar isto, certo ? Nada contra a renda aumentar, enquanto isso o PIB pífio, a carga tributária, o custeio com o funcionalismo público, etc, etc.
O “pastor-aviador” foi mais punk que os militantes do MLST.
Quanto aos carros de luxo: tô batalhando prá ver se eu consigo comprar um prá mim tambem.
Parabens ao João Gilberto.
[ ]´s

L.Mazzoni - UK
L.Mazzoni - UK
17 anos atrás

Bem falado Daniel…Eh exatamente isso o que esta acontecendo.

Daniel
Daniel
17 anos atrás

Realmente, a distribuição de renda é uma realidade. Pena que, ao invés de ver os mais pobres ascenderem economicamente, vejo um empobrecimento geral da população. É isso aí, vamos nivelar tudo por baixo.