Mika x Michael

SÃO PAULO (mi diocito santo, disse o locutor) – Bela descoberta me envia o blogueiro Rafael Prete. As últimas voltas do GP de Macau de F-3 de 1990, um duelo mortal entre Schumacher e Hakkinen. Dois moleques de olho na F-1, andaram colados no final da prova, até Mika acertar a asa de Michael no meio de uma reta.

Brake-test? Erro de cálculo? O fato é que o alemão foi até o fim sem asa e ganhou o primeiro round. Na F-1, seria batido por Mika em 1998 e 1999.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
17 anos atrás

Se a Formula 1 tivesse mais alma correria em Macau, Le Mans, Spa, Estoril, Kyalami…..

Jef
Jef
17 anos atrás

Uma vez mau carater, mau carater até morrer… e que seja assim…

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Outro dia alguém escreveu um comentário muito delicado e elogioso no meu blog, só pq postei aquele vídeo do Schumacher chorando e disse q/ ele era melhor q/ o Senna. Tive até q/ deletar o comentário, de tão nobre q/ eram as palavras. Eu acho estranho como os brasileiros ficam melindrados se alguém elogia o alemão. O pior é q/, apesar de ser uma fã declarada do Schumacher, e de realmente achar q/ ele é melhor do q/ o brasileiro, eu nunca disse não gostar do Senna, ou achá-lo um mau piloto. Pelo contrário, reconheço seus feitos e o admiro. Só acho q/ todo e qq ídolo pode ser superado. Inclusive brasileiros. E inclusive o alemão. Mas o Alonso ainda não me conveceu de q/ será o piloto a desbancá-lo!

Zizinho
Zizinho
17 anos atrás

Em nenhuma categoria do automobilismo existe isso de mesmo equipamento para todos, pois sempre alguém vai descobrir algum detalhe que vai fazer a diferença na pista, seja por um aerofolio mais largo ou mais baixo, seja por uma regulagem mais dura na suspensão e assim por diante.

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

NA VERDADE SÃO DISPUTADOS 2 CAMPEONATOS SIMULTANEAMENTE, O DE PILOTOS QUE NOS INTERESSA DIRETAMENTE E O DE CONSTRUTORES QUE É MUITO IMPORTANTE PARA AS EQUIPES E DE ONDE VEM AS FORTUNAS INVESTIDAS PELOS GRANDES COMO HONDA, TOYOTA, RENAULT, MERCEDES, ETC…

Cedar
Cedar
17 anos atrás

Para o Será (parece música do Legião Urbana)

Sua pergunta não pode ser respondida pois a F 1 sempre foi caracterizada por cada equipe construir seu próprio carro e portanto nunca será possível que todos tenham o mesmo equipamento, no máximo os pneus e os motores. Ate o câmbio se for do mesmo fabricante pode ser mudado.

O que aconteceu com Schumacher foi sorte de ele estar no lugar certo na hora certa. Na chamada era da Ferrari ele não tinha adversário dentro da equipe. Se Senna durante a era McLaren não tivesse Prost como companheiro ele com certeza teria mais um título e se fosse ao contrário Prost sem Senna o francês seria hexa-campeão e não apenas tetra. Sem falar no número de poles, de vitórias e outros records que seriam bem maiores.

Mas se você insiste em ter uma resposta posso lhe responder com outra pergunta, se todos tivessem o mesmo equipamento Senna ou Piquet seriam tri-campeões ? Prost seria tetra ? E Fangio ?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Como eu disse, nunca torci para o alemão. ms não ignoro detalhes importantes, como por exemplo que nem de projeto vive um carro, ele precisa de desenvolvimento, e os pilotos são parte importante nisso. Me cegar nunca foi tática para nada.
E manter o domínio, mesmo com situações das mais variadas, não é para qualquer um. O Alonso já saiu da Renault, já não conseguiu manter a estrutura.
Odeio quando o Schumacher ganha, mas gostaria de ver ele sendo derrotado na pista, por alguém melhor.
E estou longe de ter paciência com as teorias dele ser uma “farsa”.

Respondendo
Respondendo
17 anos atrás

Pedro Jungbluth:

Questão 1: Alonso tem um carro semelhante ao que a Ferrari tinha em 2000/2004 e faz um belíssimo trabalho (ou seja, tem mantido o domínio). Raikkonen faria ainda melhor…

Questão 2: Ué, Schumacher é quem projeta os carros agora? Esse alemão é bom mesmo!!! Se cuida Adrian Newey!!!

Minha indagação: se Schumacher é esse fenômeno todo (seria um Ronalducho 2?), porquê precisa de ajuda do companheiro de equipe (exemplo mor: Áustria 2001 e 2002)?

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Nooossa, como as integrantes da TVS (Torcida Viúvas do Senna) estão nervosas!!! Cuidado com a pressão e o colesterol, SANTAS!!!! Dor de cotovelo dá infarto!

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

A quem escreveu a msg “será?”,

O q/ escrevi não era argumento. Era pergunta mesmo. Como disse, sou leiga no assunto. Mas mais uma vez, não obtive as respostas convincentes q/ esperava. Só elucubrações e dúvidas, como sempre. Só não me compare ao Galvão… além de mais bonitinha, me considero mais capaz de construir um argumento, qd me meto a conhecer um assunto. Infelizmente, nesse ponto continuo c/ dúvidas… mas tb c/ esperança de q/ alguém possa amenizá-las!

Mas agradeço a vc e aos demais q/ comentaram!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Ao sr “Será?”:
Olhe, sempre torci contra o alemão, mas deixo minha rivalidade no campo esportivo. Mas tenho que reconhecer que o alemão tem muuito talento.
No lugar da sua pergunta, que é dif´cil responder, vou colocar outras duas:
Quantos pilotos com o mesmo carro do alemão teriam mantido tamanho domínio?
E qual seria o carro que a Ferrari teria se outro piloto estivesse no lugar dele?

São suas questões bem mais desconcertantes que a sua.

Será?
Será?
17 anos atrás

Polly Parker,

E eu pergunto: se todos os pilotos no grid tivessem exatamente o mesmo equipamento, Schumacher seria hepta-campeão? Ganharia os 5 títulos consecutivos?

Nem me venham com esse argumento de Galvão Bueno… Quando ganha é braço, quando perde é carro inferior. O alemão está longe de ser o que os números poderiam sugerir…

Cyro Ferraz De Cicco
Cyro Ferraz De Cicco
17 anos atrás

Hum, isso ai tá com cara de brake test! Dificil o Hakkinen colar na traseira do Schumi e na puxada para o lado para tentar aplicar a ultrapassagem ele perder o bico. Isso foi brake test!

Jayme Fonseca
Jayme Fonseca
17 anos atrás

O Dick Vigarista já aprontava das suas a muito tempo, a boca é torta pelo cachimbo de a muito.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Pela reação do Mika, alguma coisa errada teve. Mas mpareceu, pela cena, que ele exagerou na brutalidade na hora de ultrapassar.

#96
#96
17 anos atrás

Esposa quando ama é assim mesmo

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Sempre achei o Michael mais rápido que o Mikka.
Mas velocidade não é tudo, e acho que o finlandês deu uma boa lição no alemão nisso.
OK, Hakkinen venceu dois campeonatos do alemão. Mas Schumacher saiu muito fortalecido dessa disputa, aja visto ter ganho 5 campeonatos consecutivos…
E pra fazer isso não basta ter um ótimo carro como o alemão teve. Precisa de muita força de vontade.

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Sou fã de F1, mas completamente leiga. Mas não sou nenhuma parva e sei tirar algumas conclusões do que vejo.
No entanto, tenho algumas dúvidas q/ vcs, q/ entendem e têm muito mais informação do q/ eu, seguramente saberão me responder:
Se o Alonso tivesse a Ferrari do Shummy e o Shummy a Renault do Alonso, quem venceria o GP de Ímola em 2005? E em 2006? E por que? O Alonso teria vencido o campeonato passado e lideraria o atual?
Pq qd pergunto sobre quem é melhor piloto, quase sempre me respondem sobre as qualidades do carro, pneus, etc.
Não estou desmerecendo Alonso, de forma alguma. Afinal, uma Renault na minha mão, por exemplo, não adiantaria de nada. Seguramente ele sabe aproveitar todos os benefícios de ter um carro mais q/ equilibrado, praticamente perfeito. A minha pergunta é: ele seria capaz de superar a adversidade de ter um carro não tão bom, qt a Ferrari de hj (comparada à Renault) e ainda seguir na liderança?

anselmo
anselmo
17 anos atrás

Achei a pista muito boa, nunca tinha visto. Gdes campeões em disputa, destacados do resto da turma e, viuvices a parte, corrida de automovel pra mim é isso mesmo. Melhor seria se tivesse mais gente na briga. Quem bancava o Michael naquela época ?

Brazuca
Brazuca
17 anos atrás

Bem lembrado, Mandrake.

Precisa dizer o que ocorreu, então?

Mas talvez ele tenha freado para evitar o atropelamento de uma formiga… Pessoal maldoso esse que fica perseguindo o São Schumacher…

João Paulo
João Paulo
17 anos atrás

Os defensores do Schumacher são como advogados de assassino: ou procuram justificar o ato, ou criam uma versão fantasiosa, ou então tentam desqualificar a vítima.

Por evidente, dispensa maiores comentários. Afinal, esperar ética de quem admira um mal-caráter seria muito… Fogem do cerne da questão e passam a abordar outro assunto. Covardes, como o alemão!

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

O detalhe é que o Hakkinen podia chegar até 2s atrás do Schumacher que seria o vencedor, pois esta era a 2a bateria e ele tinha ganhado a 1a.

Em totó no freio eu não acredito. Bastou uma tiradinha de pé do acelerador.

Se o coach do Hakkinen fosse o Parreira ele não tinha caído nessa… correria pelo resultado! rs

Salvador Costa
Salvador Costa
17 anos atrás

Interessante registrar que, quando acontece a situação inversa e Schumacher enche a traseira do Coulthard em plena reta de Spa, ninguém especula que o David deu um totozinho no freio…

Sam
Sam
17 anos atrás

Schummy é um sacana. Hakkinen era um cabaço!
Com o Alemão naum dá pra bobear. Se chegar, passa logo!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

O ângulo não favorece muito não, mas fica mesmo a impressão que o alemão deu um totó no freio esperando o Hakinnen.
Michael Schumacher é um grande piloto, mas que ele tem a carreira cheia de episódios estranhos, isso não há como negar …

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

A pista é muito boa mesmo, melhor do que muitos autódromos.
Quanto ao acidente, esperar o que do Schumacher? Quando ele percebe que vai perder, não pensa duas vezes. Isso é característica dele.

Lheto
Lheto
17 anos atrás

Êta esposas do Schummy, loucas por uma briguinha !!!

Esposas fiéis estas !

Luis
Luis
17 anos atrás

hUAHUAh grande %!$&#ele ja fez muito mais coisa do que apenas um break test, ja fez crahs test, stop test… eheheheh!!!

ricardo
ricardo
17 anos atrás

Alexandre Breveglier
arrasou !! calaou a boca da viuvada !! mais eles só lembram do que ínteressa prá eles!!

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

O Circuito da Guia é mesmo fantástico, quem tiver Bandsports pode ver a última etapa do WTCC que acontece lá. Ano passado a 2ª corrida da etapa foi vencida pelo brasileiro Augusto Farfus Jr., mesmo recebendo alguns toques na traseira dados pelo bicampeão Andy Priaulx (é, automobilismo “de macho” não comporta fresquinhos como o David Mufatto que tem chiliquinhos cada vez que alguém encosta nele). Apesar do inglório horário da madrugada, eu recomendo!

Thiago Pereira
Thiago Pereira
17 anos atrás

Mas que sujeira hein… sempre foi bandidinho na pista.

Alexandre Breveglier
Alexandre Breveglier
17 anos atrás

Dois detalhes importantes:

Em 1998 Schumacher chegou na última prova (Japão) com 86 pontos contra 90 de Hakkinen, mas podia ter chegado com 96 contra 90 caso Coulthard não tivesse feito um “brake test” no alemão em Spa, na chuva, quando Schumacher liderava a prova com folga. Schumacher teve que abandonar aquela prova. Caso ele não tivesse sido prejudicado pela atitude estúpida do escocês, o campeonato de 1998 poderia ter terminado de forma diferente.

Quanto a 1999, vale lembrar que Schumacher saiu da disputa pelo título ao fraturar a perna em um acidente no Reino Unido quando ele estava a 8 pontos de Hakkinen no campeonato.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Circuito de macho!
Lembro que a revista Auto Esporte fez uma bela reportagem sobre esta corrida ,belo texto ,muitas fotos,e época boa, hoje as reportagens andaram pra tras.
Tinha um programa na manchete que falava sempre de Macau, Ilha de Man.
Quem se lembra do Trevor Nation com a Norton JPS ?linda linda!

Marco Antonio
Marco Antonio
17 anos atrás

É….
O caro é dick vigarista desde pequeno !
Deu um toque no freio do meio da reta, do nada, só para danar quem vinha atrás.

Eu mesmo
Eu mesmo
17 anos atrás

O cara é sujo deste de novo, biliscou no freio na reta e provocou aquilo, ta na cara

kowalski
kowalski
17 anos atrás

O legal foi ver Mika p da vida como nunca o vi na F1