Palmas para eles

SÃO PAULO (grandes homens, grandes máquinas) – Recebo, através do Sérgio Berezovsky da 4R, o seguinte bilhete:

Caro Flávio,
Fantástica a sua homenagem ao Norman na Clássicos 12. Anexo provavelmente a última fotografia dele e, se não a última, a única a reunir os dois únicos recordistas mundiais, ambos com mecânica DKW e assessoria do Jorge Lettry: o Norman no Carcará e eu com o Eduardo Scuracchio nos 1.000 km de Interlagos em agosto 64, foto tirada em 22/09/05 no sítio do Paulo Scali em Itaipava.

Assina Roberto Dal Pont, figura adorável, um dos grandes (no caso dele, enorme!) pilotos da Vemag. O recorde ao qual ele se refere é da única vitória de um motor DKW em prova de longa duração, algo que nem na Alemanha os Auto Union conseguiram.

Reverenciemos esses rapazes…

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto Freire
Augusto Freire
17 anos atrás

“Por causa de boato, Dal Pont ganhou de fato”
Este (ou algo bem parecido) foi o título da matéria de 4 Rodas sobre a corrida, à epoca. Eu tinha 8 anos de idade, mas isso ficou marcado na minha memória. Dal Pont foi o último a largar (largada estilo Le Mans) e chegou em primeiro. Ano passado perguntei ao Bob Sharp sobre essa corrida e ele me contou que não participou mas disse:
“O Dal Pont e o Eduardo Scuracchio contaram com o apoio do Jorge Lettry, que lhes cedeu um motor e conduziu o box, inclusive tendo levado o Crispim e outros mecânicos da equipe. A Vemag não correu porque havia começado um surto de quebra de anéis e preferiu ficar de fora enquanto uma solução não fosse encontrada. Mas o fato é que essa foi a prova mais longa vencida por um DKW, na classificação geral, em todo o mundo.”. Depoimento histórico.
Nesse mesmo 1964, um mês antes (10/07), meu pai tinha comprado seu primeiro carro, uma Vemaguet 64 1001, que tenho até hoje.

LSalomão
LSalomão
17 anos atrás

Sérgio Berezovsky, um incansável defensor da cultura automobilística brasileira. Pode-se ver bem pelos seus primorosos e cuidadosos testes que faz para sua 4R. Curiosamente hoje, dia 23 de junho o Sergio foi lembrado por um amigo que temos em comum qdo. fui apanhar meu carro em sua oficina, Beto da Sustentécnica e comentamos algumas passagens…esse é um grande cara. Obrigado pelo belo presente que vc Sergio nos proporcionou com essa grande lembrança…abs

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Uma das grandes falhas na minha “formação automobilística” é que vi poucas vezes o Norman correndo. Uma delas foi nos 500 Km de Salvador de 68 (creio), onde ele correndo com um Puma em dupla com o piloto baiano Lulu Geladeira (tinha que ser baiano, com esse nome…) andou se enredando com um piloto de Brasilia e acabaram nos tapas nos boxes, ao final da corrida. Outra, nos 1000 Km da Guanabara, em 1969. Já o Roberto dal Pont sei que andou de DKW e por último de BMW, mas não recordo de tê-lo visto correr. Uma pena…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Mais dois galáticos, principalmente o Norman.
É incrivel como esse blog vai se tornando a cada dia um verdadeiro Arquivo Real de fatos, fotos, histórias, causos, biografias, engenharia e principalmente amor ao mundo do automobilismo e motociclismo.
É um orgulho enorme para mim poder contribuir para esse acervo continuar a crescer e também fazer novos amigos, mesmo que sejam tecnologicamente virtuais.
Essa foto do Casari e do Dal Pont deveria ilustrar essa nossa união virtual em prol da cultura automobilística e motociclística.
Muitos já partiram, nós também iremos embora daqui um dia, mas esse acervo continuará para as próximas gerações de apaixonados como nós e servirá, como sempre serviu a cultura e o conhecimento de quem já viveu, para balisar as atitudes e direcionar as ações em pról sempre de um mundo menos ruim, e de uma volta à valorização do homem, do seu talento e sua virtude de sonhar realizando e amar fazendo.

Parabéns Gomes, sei que você sabe da importância do que fêz, e conte conosco para continuar fazendo.
Grande abraço.

3=6
3=6
17 anos atrás

A COMEMORAÇAO VAI SER

AONDE ?

Gomes
Gomes
17 anos atrás

29 de junho de 1966

3=6
3=6
17 anos atrás

ALGUEM PODE ME INFORMAR

DIA MES E ANO DO RECORDE

DO CARCARÁ ?