Risadinha: procura-se

SÃO PAULO (a Vemag virou ruína) – No fim do ano, em novembro, a indústria automobilística brasileira completa 50 anos. A Anfavea vai fazer um almoço, ou um jantar. Uma bobagem do gênero.

Meio século do dia em que saiu da fábrica da Vemag a primeira caminhoneta DKW. Essa aí da foto, clássica, tirada na porta da planta vemaguiana no Ipiranga.

A imagem foi enviada pelo Celso Santoro, amigo e colecionador de DKWs. No nosso próximo encontro da marca, o Blue Cloud, em setembro, seria legal se aparecesse uma dessas, vulga “Risadinha”. Vi, com estes olhos que a terra há de engolir, apenas duas ao vivo. Aqui no Brasil. Vi algumas mais na Europa.

Agora vejam esta foto de uma revenda Vemag por volta de 1956. Onde será isso? Pelo pé-direito e pela perua pendurada, deve ser algum prédio importante. Notem o mezanino, a fachada envidraçada… Será que ainda existe?

Se alguém reconhecer o lugar, me avise. Vou lá ver de perto.

Comentários

  • é o proedi oda Rio Branco sim, onde funciona hoje uma revenda Ford. O meu pai tinha um Belcar e me lembro de ir na oficina e ficar admirando o carro pendurando. Istoi nos anos 60, então o “cabide” foi utilizado várias vezes. De tanto insistir o meu pai falou com o chefe da oficina e ele explicou os cuidados para pendurar o carro (esgotar o carter, tanque, sangrar o freio, tirar a bateria, etc). Mais ousadia só vi em Atlanta, numa revenda multimarca (lotus, jaguar, etc) que tinha um Lambo Diablo laranja penduarada assim.

  • Flávio,
    Quem foi que lhe mandou esta foto? Será que poderia enviar por e-mail para mim?
    Mostrei à minha mãe e ela suspeita (precisamos fazer uma ampliação) que o “senhor” de terno escuro (segundo ela, azul marinho), com lenço no bolso, era meu pai, então advogado da Vemag e da Serva Ribeiro, além de procurador da república e professor da USP.
    Por favor, envie esta foto para mim. Se for confirmado que é ele, vai significar muito, pois foi no ano em que eu (e os DKWs-Vemag) nascemos.

  • Flavio, nossa cara, acho que sei onde tem uma dessas, eu vi em Americana num patio as margens da rodovia Luiz de Queiroz SP 304, é vermelha, passei duas vezes e vi a DKW paradinha no mesmo lugar, segunda feira vou pra la e tiro umas fotos, vamos ver. abraço

  • O Romeu matou a pau. Quando achei que o Matuza aqui ia dar uma de sabido, o cara arrepiou.
    Certíssimo!
    Posso estar enganado, mas o projeto arquitetônico do prédio era de Índio da Costa.
    Naquele Mezannino, o Pelé, em 1958, foi homenageado. Está no DVD Pelé Eterno.

  • Flavio, acredito que a foto seja da Concessionaria Serva Ribeiro, que ficava na Av. Rio Branco, esquina com Rua dos Gusmões (mais povavel) ou Rua General Osório.
    A Serva Ribeiro foi quem colocou os primeiros DKWs nas pistas, antes de existir a Equipe Vemag.