Separados no nascimento

SÃO PAULO (nada se cria) – Quando Bernd Rosemeyer morreu, tentava bater o recorde mundial de velocidade numa Autobahn com um streamliner que a Auto Union construiu na década de 30 e a Audi Tradition refez alguns anos atrás. Está no museu de Ingolstadt. Em 1956, Bertone fez um carro parecido (quem tiver mais detalhes, que conte!). Em 1966, Anísio, Lettry, Malzoni e Bianco fizeram o Carcará. Em 2006, Paulo Trevisan encomendou o Carcará II ao Toni Bianco.

Todos parecidos, todos lindos.




Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
carretera
carretera
17 anos atrás

Ah, ele é esse de camisa branca atrás do cockpit do Carcará original, o outro de camisa branca é o Crispim, que tb sabe um poquim. (só pra rimar).

carretera
carretera
17 anos atrás

Lawrence, o Toni Bianco faz projetos em escala 1:1 com varetas de solda e papel de jornal para definir as linhas. Faz só a metade e depois vira pro outro lado e pronto. depois é só bater o martelo nas chapas de alumínio e queimar os tubos de cromo-molibdenio com solda a oxigenio, simples não?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Se não for conversa fiada, Tio Gomes vai acabar achando o Carcará original, hein!

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Francisco, temos como localizar esse soldador?

Franscisco Barbosa
Franscisco Barbosa
17 anos atrás

Procurei hoje a oficina e o carro não está mais lá. Foi vendido para um soldador de Barra Mansa. O carro era de alumínio e o motor não era de porsche porque era de 2 tempos. Era soldado em alumínio mas não dava para andar na rua pois não tinha documento. Mas o carro era muito parecido com esses ai.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Ops, Caíque,

tem razão BT34, minha desculpa é que os botões estam um do lado do outro hehehe.

valeu !

Jonny'O
17 anos atrás

Caique meu amigo,acho que vc se refere ao Filipe W,certo?
O Berta f1 era parecido mesmo com o bt34, mas tinha umas diferenças….
Quanto ao motor ,tá certo que competir com o cosworth era complicado mas o que faltou mesmo foi grana.O Berta foi um dos grandes nomes Sulamericanos,contribuiu muito para as corridas,foi ele que aposentou os Polar de F2-Brasil ,pois os Mufatão era uma cópia (autorizada)dos Berta F2.

Caique
Caique
17 anos atrás

Ond e se leu Jonny, por favor troquem para Felipe, só isoo.

Caique
Caique
17 anos atrás

Jonny*O,

O Berta F1 era plágio do BT -34.

edu di lascio
edu di lascio
17 anos atrás

Elogio o esforço de se recriar o Carcará, mas sem maldade, a réplica não faz honra ao original.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Toty,

realmente o Berta fez um motor v8 e chegou a fazer um F1 argentino, mas o motor nunca esteve no nível dos Cosworth, e na época quando ele pretendia correr com o carro e vendo que com o seu motor iria tomar um pau tremendo, pediu emprestado um Cosworth ao Wilsinho Fittipaldi, mas como o este pediu que os motores na volta fosse revisados, lustrados, calibrados e não sei mais oque, o Berta aparentemente achou que o Tigrão estava pedindo demais e acabou sem motor nenhum, sendo assim o carro dele nunca estreiou em provas oficiais.
A proposito o carro era bem parecido, senão clonado diretamente do brabham BT44.

Jonny'O
17 anos atrás

Só completando a informação do Flavio Chinini, o Rosemeyer dominou o ano de 1936,mas a decada de 30 foi fantastica em pilotos e maquinas .Nomes com Nuvolari,Varzi,Chiron,Caracciola,Stuck,Lamg ,foi sem duvida uma geração de ouro da historia dos GPs.
Mas para mim a grande perda foi J.P.Wimille ,que era o cara a ser batido nos anos 40,ele morreu em uma corrida na Argentina em 49 .Muitos diziam que ele teria sido grande rival de Fangio na F1.A ultima vitoria importante da Bugatti em GPs foi o GP da França em 1945 nas mãos de Wimille.(foi a primeira grande corrida depois da guerra,o gp da Libertação).

Flavio Chinini
Flavio Chinini
17 anos atrás

Resemayer ficou marcado pelo acidente fatal que sofreu, quando seu carro praticamente desintegrou (nem precisa dizer como ficou o piloto). Mas ele é considerado um dos maiores pilotos da história, vencendo muitos grandes prêmios em sua época.

Toty
Toty
17 anos atrás

Ôpsss…
Tive um surto de memória (?).
Acho que se chamava Oreste Berta e suas máquinas Berta.
O S.O.S aos sábios está reiterado.
Obrigado.

Toty
Toty
17 anos atrás

S.O.S sábios amigos Matuzas.

Me desculpem a amnésia.
Mas lá pelos anos 70 não havia um mago dos motores argentino, com o nome parecido ao Bertoni (acho que Bertone)?
O cara chegou a produzir um V8 3 litros com a intenção de competir com a então imbatível Cosworth na F-1. Fez vários protótipos, carroceria, mecânica e etc., competiu algumas vezes no Brasil e tempos depois preparou (com eficiência) muitos motores para os Opala Stock, as F-3 Brasil-Sul Americana e sei lá mais o que. O cara fazia motores!!! E pretensiosos (F-1)!!! Fantástico.
E eu nem ao menos me lembro do nome… Que vergonha!
Mas já viajei muito na história deste abnegado.

Francisco Barbosa
Francisco Barbosa
17 anos atrás

Nao conhecia esse carro mas aqui em Volta Redonda tem um carro parecido na parte de sucata da oficina da Paulo de Frontain. O carro é feito de tanque de avião, diz o seu Roberto, mecanico da oficina. Ele fala que a engenhoca tem motor de porche de 3 cilindros.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Claro meu caro Jonny’O, tanto eu concordo com vc que gostaria de entrar em contato com o Sr.Trevisan para comunicar para ele diretamente os pontos que podem ser melhorados na minha visão.
Por hora só o q eu posso fazer é criticar, no sentido produtivo da palavra e sempre que possível apontando soluções.
Posso errar na maneira de colocar, mas a intenção dos meus comentários é sempre CONSTRUTIVA!
Abraços

Jonny'O
17 anos atrás

Sinceramente ,acho aceitavél o Carcará 2, até porque esse foi o objetivo do negocio, e acho interessante a sugestão do Lawrence de fazer uma cópia fiel.São duas coisas diferentes .
Só acho que não se pode esquecer que essas iniciativas são isoladas e raras ,e por isso tem que ser reconhecidas ,por nós , amantes da historia do automobilismo.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Caique, coloquei o meu e-mail….
Vc acha que o Sr.Trevisan pelo menos conversa???
Eu posso ajudar… Como não os conheço fico ressabiado, sabe como é…
Se eles não quiserem fazer outro carcará, derrepente eu posso ajudar nos futuros projetos.
Abraços!!!

Caique
Caique
17 anos atrás

Lawrence,
esqueci de uma pergunta sua, desde início de abril, converso todos os sábados com o Trevisan.

Caique
Caique
17 anos atrás

Lawrence,

O Mentor e Mecenas do Carcará II é o Sr. Paulo Trevisan de Passo Fundo – RS, o maior colecionador de preciosidades de competição da América Latina, tem 75 carros de corrida, entre eles o Maverick Berta, o Porsche da Hollywood, Polar, Binos, Carretera do Catarino Andreatta, Heve, Polar D4, Dkw Carretere, etc, etc, e está inaugurando o Museu do Automiobilsmo Brasileiro lá em Passo Fundo. O Carcará foi construído pelo Toni Bianco, já que o Chassis que o original usava era do Formula Junior, que foi uma obra do Toni.. Como o Carro não tinha nem desenhos, foi feito na base do coração e olha, sua carroceria de alumínio foi total mente feita no Martelo.

Abraços,

Caíque.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Claudio, vc acertou na mosca!
Mas não adianta só ficar criticando.
Alguém tem contato com quem teve a iniciativa de reconstruir o Carcará?
Me coloco a disposição para ajudar a construir outro igualzinho ao original.
Hj existem várias tecnologias para tornar isso possível.
Acho q o pessoal do Carcará2 é aí de São Paulo né? Eu estou no Rio, mas acho q consigo ajudar mesmo assim.
Abraços!

Giorgio Giugiaro
Giorgio Giugiaro
17 anos atrás

Desigo di Bertone? Dallara?

http://www.bertone.it/scheda_70_
dallara.htm

La Fiat X1/9 Dallara nasce come risposta della Casa torinese al mercato delle auto sportive da gara. In particolare, è destinata a svolgere, a cura del proprio ideatore, un impegnativo programma sportivo nell’ambito del Campionato Mondiale Marche, Gruppo 5 (Silhouette). L’ingegner Dallara, tecnico di fama ed esperienza internazionali, sceglie per il suo programma la X1/9, ritenendo tale modello, sia nella sua impostazione, sia sotto il profilo economico, estremamente valido per l’ottenimento di importanti risultati sportivi. La X1/9 Dallara conserva, infatti, la medesima impostazione del modello originale, salvo alcune modifiche alle sospensioni e al propulsore. Il motore è un 4 cilindri – 16 v – di 1289 cc. da 192 CV. Il trattamento estetico della scocca sottolinea anche visivamente la grinta sportiva del modello. Un inedito contributo alla sicurezza, poi, è rappresentato dal rivestimento dell’abitacolo e dei sedili, realizzato in F.P.T., un tessuto ignifugo con il quale vengono rivestite le tute dei piloti di Formula 1.
La Fiat X1/9 Dallara viene esposta al Salone di Parigi del 1975, a fianco della Lamborghini Bravo, della Dino 308 GT4, della Lancia Stratos e della stessa Fiat X1/9.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

O novo está muito feio, o design ficou pesado…
No original havia uma linha suave nos 4 paralamas. No novo parece um contorno apenas baseado nas rodas, e nada mais…
A traseira tambem está diferente, assim como a bolha do cockpit.
No geral, o desenho original era muito mais leve, esguio, feminino.
Tambem estranho essa forma de preservar, mas com desenho diferente…
A iniciativa sem dúvida é louvável, excelente. Ninguem faz isso no Brasil.
Pena que não é identico. Deveria ser.

Burgão
Burgão
17 anos atrás

Este carcará II é um sonho.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Filipe W,
É a primeira reconstrução de um carro histórico feito para ficar diferente de propósito que eu já ouvi falar…
Eu não acredito nisso, mas no Brasil tudo é possível e nada mais me surpreende…
Mas sinceramente? Isso mais me parece uma desculpa esfarrapada…
T+

Old Boy
Old Boy
17 anos atrás

Em algum neurônio do meu cabeção o nome Bertone está associado ao nome Dallara.
Bertone-Dallara, o que seria isso ?
(o neurônio que linkava já pifou)

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Lawrence,
eu li em algum lugar que foi feito assim diferente de propósito, agora o pq disso,eu não me lembro, mas tb acho que eles poderiam fazer mais parecido, ele ficou mais “bojudo” principalmente nos paralamas e na “cauda”, e o legal do original era justamente esse perfil mais esguio.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Vendo a reconstrução do Carcará2 que embora seja LOUVAVEL, nota-se a cultura anti-projeto que existe no Brasil….
Dificilmente alguém para para desenhar o projeto de alguma coisa… O q é lastimável.
Isso fica bem evidente no carro do Carcará2 q é bem diferente do primeiro (sim eu sou perfeccionista!).
Mas nem tudo está perdido!!!
Não só eu, mas qualquer bom profissional de desenho industrial pode “refazer” os desenhos de projeto, pelo menos exteriormente com base em fotos e demais referências sobre o projeto desaparecido em questão!
É isso, ao mesmo tempo que aplaudo iniciativas como a q reconstruiu o Carcará, me dá um aperto no peito quando esta poderia ser muito mais bem sucedida!
Temos vários pilotos aqui na audiência do blog, certo??? Se vc quer construir alguma coisa ou acessório para o seu carro, desenhe antes!!! Vc vai preceber que pode economizar muita grana e conseguir ótimos resultados com um bloco de papel e um lápis!
Abraços!

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

Na primeira passagem cronometrada, na estrada ele já tinha passado de 435 Km/h empurrado por seu motor V 16 com 6 litros de cilindrada e compressor mecânico de 2 estágios. N a segunda passagem, no sentido inverso da primeira, aconteceu o acidente. Bernd começou como Piloto das Motos DKW

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

A cabeça do piloto parece escondida, mas não está, na época se usavam capacetes de couro branco, toucas e dá a impressão de só aparecerem os óculos do piloto, mas repare que a touca branca tá lá

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

Na verdade, o carro do fatídico acidente em janeiro de 1938 tem alterações aerodinâmicas em relação a versão que foi refeita pelo Museu. ele tem como se fossem mini saias laterais, a carroceria alongada e precursor dos carros asa, tunel venturi central no assoalho.
Na parte superior da carroceria os paralamas dianteiros e traseiros são ligados por uma linha reta de carroceria, eliminando as curvaturas após a roda dianteira e antes da traseira, uma evolução em relação ao que foi reconstruido, como se tambem tivesse 2 tuneis entre o cockpit / capô do motor e os dois lados dos paralamas.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Que foto estranha a do audi…a cabeça do piloto tá meio escondida…o que é aquilo?

Jonny'O
17 anos atrás

Qual teria sido a velocidade maxima?
Parece que o Carcará ganhou essa.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

putz, eu sou muito burro ! tava na cara,era o Abarth Record, que alcanço o recorde de 4.000 km à velocidade média de 156 km/h, com um motorzinho de 743 cc.
o link é http://www.bertone.it/en/scheda_50_abarthre_en.htm

Jonny'O
17 anos atrás

Aquele Bertoni é um prototipo feito para a Abarth com motor derivado do Fiat 600 ,4 cilindros com 743cc.
Mais detalhes no site http://WWW.bertone.it

Carlos Manuel
Carlos Manuel
17 anos atrás

Há tempos perguntei o que se tinha passado com o stremliner que a FEI construiu em 2004, que com motor VW 1.0 turbo de 250 HP se propunha ultrapassar o record estabelecido pelo Carcará.
Ninguém sabe, ninguém viu?
Tem reportagem na revista Quatro Rodas de Dezembro de 2004, o record seria homologado pela CBA e posteriormente o carro seria enviado a Boneville para aí expressar todas as suas potencialidades.
Matusas alerta.

Vitào
Vitào
17 anos atrás

FG, a qual carro do Bertone você se refere? A um dos 3 B.A.T. ‘s, ? veja o link abaixo com todos os prototipos do Bertone.
http://www.bertone.it/en/storia_prototipi_en.htm

oposto do contrario
oposto do contrario
17 anos atrás

Ou todo mundo imita todo o mundo, ou as leis da aerodinamica são iguais para todos. A frase é do Ron Dennis, não minha.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Rosemeyer morreu num trecho da Autobahn Frankfurt-Darmstadt, em 28 de janeiro de 38. Tem um monumento de granito indicando o local. Dizem que o acidente foi causado por uma rajada de vento. Odeio vento.

Jonny'O
17 anos atrás

Concordo com o FG.Quando se fala em desempenho é muito complicado fugir de uma similaridade no desenho.
A expressão correta é influência.
E os carros de hoje em dia?

oposto do contrario
oposto do contrario
17 anos atrás

Henri, manda um abraço pro Sergio Crespo . era o teu navegador, certo ?

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O Jensem copiou o uirapuru!!!

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Por que que eu tenho a impressão de que o FG está tão ou mais à toa que eu??? HAHAHAHAHAHA!!!

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Interessante a “capacidade criativa” dos ditos melhores designers brasileiros. O Carcará é cópia do Auto-Union, o Puma DKW da Maserati, o Puma VW 1 do Miura, o Puma VW 2 da Dino, o Lorena do GT-40 etc etc etc.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
17 anos atrás

Quem copiou quem nessa parada?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Lindo o Audi, um petardo de mais de 730 cavalos na década de 30, refrigerado a gelo….imagine-se percorrer um trecho da autobahn a 436 Km/h!!!!