Todo terreno

SÃO PAULO (olho em Montreal) – Recebi muitas fotos e mensagens ontem, pelo Dia do Fusca. Mas o blogueiro Gustavo mandou uma foto bem diferente, de um Fusca fazendo rali. Não sei se aqui no Brasil alguém usou Fuscas em ralis. Em caso positivo, se alguém souber de alguma história, conte aqui.

Comentários

  • Quando o Rallye da Copa do Mundo de 70 passou pelo Rio, eu estava lá no MAM, o Museu de Arte Moderna, que fica no Aterro do Flamengo, vendo a largada. Tinha de tudo, inclusive vários fuscas e, acreditem,
    eu vi, um Rolls Royce. Os caras saíram de Londres, percorreram a America do Sul até a cidade do Mexico, onde era a chegada. A prova foi vencida por um Ford Escort
    ingles.

  • O fusca que o Caio/Curitiba mencionou correu tambem na Etapa de Erechim do Sulamericano de Rally em 2004. Ele tem uma entrada de ar no capô que parece um blower… Faz tempo que ele tá no Campeonato Gaúcho de Rally.

  • Fusca mesmo não me lembro.Mas me lembro de 2 Pumas, se não me engano um deles pilotado por Wilson Fittipaldi. De fabrica! Era uma etapa do mundial de rally com a presença dos imbativeis Audi Quattro.A vistoria foi no Ginasio do Ibirapuera, onde tive contato com os carros. Não chegaram pelo que me lembro… barra de direção quebrada.
    Alguem lembra?

  • Rally Mercosul, Abril de 2004.
    um belíssimo Fusca 1963, placas pretas participa dos mais de 6000km da prova, em 9 dias, com uma única avaria: uma lâmpada de freio queimada na passagem por Gramado/Canela. Revistas ‘V’ e Fusca e Cia. podem comprovar..O dono e piloto? Este seu velho admirador aquí, que ia de Land Rover mas mudou de idéia para homenagear o valentào…só de castigo pelo esquecimento, amanhà vai receber foto dele (lindo!) no seu e-mail…
    Abração,
    Clay

  • Coincidências…
    O Jason citou um Rallye,e tchan!Estou com a revista Auto Esporte na mão!O evento chamou-se Rally VW Dimensão,em comemoração à produção do VW 2 Milhões no país,aberto a todos modelos da marca,tendo inclusive o Kubelwagen citado,que correu com o nº 202,pilotado por Falk R.Hansen,sendo homenageado,pois fora fabricado em 1944.Na prova tinha de tudo:Brasilia,SP-2,TL,etc.
    Os vencedores na classe C foram Peter Lars W.Kunst e Paulo José Veeck,que ganharam como prêmio uma Brasilia,lançada poucos meses antes.
    Ah! o Rallye foi realizado em Outubro de 1973.
    Abraços…

  • Na corrida Baja Califórnia tem uma categoria só de Fuscas e são, na minha opinião, os mais fantásticos Fuscas de rali que existem no mundo pois, além de hiper resistentes, possuem motores fabulosos, sempre acima de 2000 cc, vários amortecedores por roda e câmbios de até 7 marchas com over-drive.
    Delírio fora de estrada puro.

  • O Emerson Fittipaldi participou do Rali da Indepndência em 1966 pilotando um Fusca 1200 com kit 1500 de sua propriedade, o mesmo carro que ele usou em algumas provas em Interlagos na categoria estreantes e novatos, e já hostentando o número 7 e adesivos da Bardhal.

  • FG
    Ainda tem um fusca correndo no Campeonato Gaucho de Rally.
    Ele correu na 3 etapa do Brasileiro em Estação-RS ( 13/05/06) na Cat R1.
    O carro andou bem e chegou na frente de alguns Gol.
    A dupla que correu: Beloni Brandão e Jeferson Pinheiro

  • Muitos Fuscas participaram de rallye no Brasil. Aproveitando o aniversariante da semana, Jan Balder, o próprio participava de rallye com uma fuqueta branca numero 5 da Equipe Fittipaldi e ganhos vários. No Chaco participou uma fuqueta branca preparada, se não me engano, por uma revendedora VW e teve outro rallye que passou pelo Rio e por Petrópolis e os carros ficaram em parque fechado no Clube do Flamengo. Eram dois fuscas amarelos prerados pela fábrica se não me engano…participaram algumas equipes internacionais. Vou procurar nos meus alfarrabos as fotos, OK!!!

  • A Brasilia foi em uma Copa do Mundo…sei lá o ano e com os pilotos citados a baixo, e o Fusca do Chaco foi 2º e o piloto foi o ‘kid galo ‘ Jorge Fleck (que pilotou caminhões Volvo até uns dois anos atrás). A Gaucha Car (ex revenda VW de Porto Alegre) correu com Fuscas, Brasilias, Gol a ar e água sendo campeão de regularidade Br por vários anos.
    O Grecco montou para a Ford com Corcel/Belina uma equipe tentando fazer renascer a verve da Wyllis até que a Ford abandonou o projeto.
    Os patrocionios da época eram Mercantil Finasa Ford, Tergal (putz esta é velha…).

  • Nossa! Tem muitas participações de Fuscas em Rallyes.
    Por exemplo, na famosa foto da minha largada, o carro atrás da minha poderosa Belina é um Fusca!
    Mas, a vitória mais lembrada foi a do Rallye Del Chaco, justamente quando a GM havia preparado um super Chevette e a Forda com seus Corcel. Ganhou o fusca.
    A propaganda da VW foi fantástica : “Por onde muita novidade não conseguiu passar, o Fusca passou, sem novidades!”
    Brilhante! Tanto que passados trinta anos, ainda lembro do slogan.
    Um grande amigo meu, Raul Veiga de Barros, piloto graduado, ganhou várias provas de Rallye com seu Fusca preparado, sobrepujando as equipes oficias de fábrica, inclusive a própria VW, que ficava mordida.
    Xiii… Tem tanta história….

  • Flávio, quando comecei a fazer rallyes em 1978, mais de 50% do grid era formado por Fuscas, existindo ainda Brasílias (com melhor estabilidade), Polaras, Chevetes e, para quem tinha muita grana, Passat. Vou tentar achar fotos da época e se encontrar te mando.

  • Correto Bianchini, não me lembrava o ano deste teste. O piloto do Fusca não me recordo, mas sei que o Alberto Fadigatti andou correndo uns TransChaco desses como navegador. Quanto à Brasília, tem aquela famosa do rally da Copa ( creio que 74) com os gaúchos Klein/Neri Reolon. Alguém lembra do resultado?

  • Parece-me que a foto é de um dos fuscas de fábrica (da Alemã) que disputaram alguns rallyes do campeonato mundial na década de setenta. Pilotos famosos correram com eles, particularmente os escandinavos. Eles faziam sucesso mas nunca ganharam na geral , só no antigo grupo 1. Os carros eram 1302 S pratas com as tampas dos porta malas pretos. E os inevitáveis 4 faróis Hella montados no parachoque. Aquí no Brasil meu tio correu o campeonato carioca de regularidade durante vários anos até a chegada das equipes de fábrica, entre elas as Belinas da Ford. Aí a brincadeira acabou….

  • Foram muito usados em rally sim, principalmente no início e final dos anos 70. No Brasil a Volks investiu nos fuscas no rally, principalmente para fazer frente aos 147, que a Fiat inscreveu. Tinha até um slogan da Volks, que era “Onde muita novidade não passa sem ajuda, o Fusca passa sem nenhuma novidade”.

    Aqui em Goiânia temos dois bajas disputando o regional de rally. Mas falta equipamento humano para eles.

    Abraços

  • Minha memória não é prodigiosa como a do Ceregatti e a do Joaquim, mas se não me engano em 78 ou 79 a revista Auto Esporte fez um teste com um desses Fuscas do Rally Transchaco. Quem lembrar, por favor, confirme.

  • Vejam também que o valente na direção tá pisando com vontade. O pará-brisa do fusca fica a meros 20 cm do rosto talvez. Os pneus – finos, talvez para cortar a neve – são uma temeridade em longos saltos, ainda mais se o famoso problema de mudança de cambagem do fusca não foi sanado no modelo rally….Perigoso, mas que deveria ser divertido deveria, quem andou em ritmos mais elevados (!!!!) de fusca entende….o câmbio que poderia ser atirado para cima e para baixo em um átimo de segundo, a direção nem sempre precisa, passando pouca informação do que acontece com as rodas, a tração perfeita em saídas de curvas….etc, etc

  • Até onde sei, Fuscas foram largamente usados em ralis, mas com preparação especial só para o Rali do Chaco, no Paraguai, alí pelo início dos 80. Andava muito mais que Brasilias, depois a VW passou a investir em Passats e Gols e o fusca foi relegado a segundo plano.

  • Essa foto eu pesquei de um site português, segundo Bob Sharp – consultado a respeito da foto – na época dele como gerente de competições da Volks, o fusca foi vetado pela montadora pois sua excelente tração traseira (motor sobre as rodas motrizes ainda), conjugada com algumas poções no motor, faria com que o gol – carro chefe da marca – comesse poeira nas estradas de terra. Em 84 inclusive, o chevette levantou o campeonato…..depois, com apoio maçico da fábrica, não teve para ninguém, o gol começou a colecionar vitórias. O fusca enfim, poderia ser um grande vencedor das especiais de rally também!