Todo terreno

SÃO PAULO (olho em Montreal) – Recebi muitas fotos e mensagens ontem, pelo Dia do Fusca. Mas o blogueiro Gustavo mandou uma foto bem diferente, de um Fusca fazendo rali. Não sei se aqui no Brasil alguém usou Fuscas em ralis. Em caso positivo, se alguém souber de alguma história, conte aqui.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vicente
vicente
14 anos atrás

sou mais o meu fusca emitando o rolls royce

fred coutinho
fred coutinho
17 anos atrás

Quando o Rallye da Copa do Mundo de 70 passou pelo Rio, eu estava lá no MAM, o Museu de Arte Moderna, que fica no Aterro do Flamengo, vendo a largada. Tinha de tudo, inclusive vários fuscas e, acreditem,
eu vi, um Rolls Royce. Os caras saíram de Londres, percorreram a America do Sul até a cidade do Mexico, onde era a chegada. A prova foi vencida por um Ford Escort
ingles.

Mateus Longo
Mateus Longo
17 anos atrás

O fusca que o Caio/Curitiba mencionou correu tambem na Etapa de Erechim do Sulamericano de Rally em 2004. Ele tem uma entrada de ar no capô que parece um blower… Faz tempo que ele tá no Campeonato Gaúcho de Rally.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Confere Joaquim,

um dos Audi Quattro era da Michelle Mouton.

abraços

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Clay, escolha duas das melhores fotos (leves, please, não mais de 100 kb), rabisque umas linhas sobre a aventura, ou mande um link onde ela está publicada. Manda tudo pro meu email, eu coloco aqui!

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Gustavo, quem deve lembrar bem é o Brandão, pois ele foi um dos organizadores dessa etapa do mundial de Rally no Brasil. O Audi Quattro não era o da francesa Michelle Mouton?

Gustavo Leme
Gustavo Leme
17 anos atrás

Fusca mesmo não me lembro.Mas me lembro de 2 Pumas, se não me engano um deles pilotado por Wilson Fittipaldi. De fabrica! Era uma etapa do mundial de rally com a presença dos imbativeis Audi Quattro.A vistoria foi no Ginasio do Ibirapuera, onde tive contato com os carros. Não chegaram pelo que me lembro… barra de direção quebrada.
Alguem lembra?

Clay
Clay
17 anos atrás

Rally Mercosul, Abril de 2004.
um belíssimo Fusca 1963, placas pretas participa dos mais de 6000km da prova, em 9 dias, com uma única avaria: uma lâmpada de freio queimada na passagem por Gramado/Canela. Revistas ‘V’ e Fusca e Cia. podem comprovar..O dono e piloto? Este seu velho admirador aquí, que ia de Land Rover mas mudou de idéia para homenagear o valentào…só de castigo pelo esquecimento, amanhà vai receber foto dele (lindo!) no seu e-mail…
Abração,
Clay

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Aquela propaganda do fusca na Transamazonica já podia ser considerada como rally!! :)

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Coincidências…
O Jason citou um Rallye,e tchan!Estou com a revista Auto Esporte na mão!O evento chamou-se Rally VW Dimensão,em comemoração à produção do VW 2 Milhões no país,aberto a todos modelos da marca,tendo inclusive o Kubelwagen citado,que correu com o nº 202,pilotado por Falk R.Hansen,sendo homenageado,pois fora fabricado em 1944.Na prova tinha de tudo:Brasilia,SP-2,TL,etc.
Os vencedores na classe C foram Peter Lars W.Kunst e Paulo José Veeck,que ganharam como prêmio uma Brasilia,lançada poucos meses antes.
Ah! o Rallye foi realizado em Outubro de 1973.
Abraços…

Jason
Jason
17 anos atrás

Aí por volta de 1974, a Volks organizou um rali para amadores. Entre um montão de Fuscas apareceu até um Kübelwagen!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Na corrida Baja Califórnia tem uma categoria só de Fuscas e são, na minha opinião, os mais fantásticos Fuscas de rali que existem no mundo pois, além de hiper resistentes, possuem motores fabulosos, sempre acima de 2000 cc, vários amortecedores por roda e câmbios de até 7 marchas com over-drive.
Delírio fora de estrada puro.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O Emerson Fittipaldi participou do Rali da Indepndência em 1966 pilotando um Fusca 1200 com kit 1500 de sua propriedade, o mesmo carro que ele usou em algumas provas em Interlagos na categoria estreantes e novatos, e já hostentando o número 7 e adesivos da Bardhal.

Caio / Curitiba
Caio / Curitiba
17 anos atrás

FG
Ainda tem um fusca correndo no Campeonato Gaucho de Rally.
Ele correu na 3 etapa do Brasileiro em Estação-RS ( 13/05/06) na Cat R1.
O carro andou bem e chegou na frente de alguns Gol.
A dupla que correu: Beloni Brandão e Jeferson Pinheiro

Luciânus do Valle
Luciânus do Valle
17 anos atrás

Trans Chaco rally, final dos anos 70, ô meu !

LSalomão
LSalomão
17 anos atrás

Muitos Fuscas participaram de rallye no Brasil. Aproveitando o aniversariante da semana, Jan Balder, o próprio participava de rallye com uma fuqueta branca numero 5 da Equipe Fittipaldi e ganhos vários. No Chaco participou uma fuqueta branca preparada, se não me engano, por uma revendedora VW e teve outro rallye que passou pelo Rio e por Petrópolis e os carros ficaram em parque fechado no Clube do Flamengo. Eram dois fuscas amarelos prerados pela fábrica se não me engano…participaram algumas equipes internacionais. Vou procurar nos meus alfarrabos as fotos, OK!!!

roger
roger
17 anos atrás

A Brasilia foi em uma Copa do Mundo…sei lá o ano e com os pilotos citados a baixo, e o Fusca do Chaco foi 2º e o piloto foi o ‘kid galo ‘ Jorge Fleck (que pilotou caminhões Volvo até uns dois anos atrás). A Gaucha Car (ex revenda VW de Porto Alegre) correu com Fuscas, Brasilias, Gol a ar e água sendo campeão de regularidade Br por vários anos.
O Grecco montou para a Ford com Corcel/Belina uma equipe tentando fazer renascer a verve da Wyllis até que a Ford abandonou o projeto.
Os patrocionios da época eram Mercantil Finasa Ford, Tergal (putz esta é velha…).

Zampa
Zampa
17 anos atrás

Caro português. Decada de 70, 80 teve um monte de fuscas no Transchaco internacional e aquí no Brasil. Nomes? Aí tá difícil

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Me desculpem os amantes do valente carrinho, mas o comentário do Breno me fez rolar de rir!

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Nossa! Tem muitas participações de Fuscas em Rallyes.
Por exemplo, na famosa foto da minha largada, o carro atrás da minha poderosa Belina é um Fusca!
Mas, a vitória mais lembrada foi a do Rallye Del Chaco, justamente quando a GM havia preparado um super Chevette e a Forda com seus Corcel. Ganhou o fusca.
A propaganda da VW foi fantástica : “Por onde muita novidade não conseguiu passar, o Fusca passou, sem novidades!”
Brilhante! Tanto que passados trinta anos, ainda lembro do slogan.
Um grande amigo meu, Raul Veiga de Barros, piloto graduado, ganhou várias provas de Rallye com seu Fusca preparado, sobrepujando as equipes oficias de fábrica, inclusive a própria VW, que ficava mordida.
Xiii… Tem tanta história….

Antonio
Antonio
17 anos atrás

Flávio, quando comecei a fazer rallyes em 1978, mais de 50% do grid era formado por Fuscas, existindo ainda Brasílias (com melhor estabilidade), Polaras, Chevetes e, para quem tinha muita grana, Passat. Vou tentar achar fotos da época e se encontrar te mando.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Correto Bianchini, não me lembrava o ano deste teste. O piloto do Fusca não me recordo, mas sei que o Alberto Fadigatti andou correndo uns TransChaco desses como navegador. Quanto à Brasília, tem aquela famosa do rally da Copa ( creio que 74) com os gaúchos Klein/Neri Reolon. Alguém lembra do resultado?

Breno
Breno
17 anos atrás

1 segundo antes da capotagem

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
17 anos atrás

Parece-me que a foto é de um dos fuscas de fábrica (da Alemã) que disputaram alguns rallyes do campeonato mundial na década de setenta. Pilotos famosos correram com eles, particularmente os escandinavos. Eles faziam sucesso mas nunca ganharam na geral , só no antigo grupo 1. Os carros eram 1302 S pratas com as tampas dos porta malas pretos. E os inevitáveis 4 faróis Hella montados no parachoque. Aquí no Brasil meu tio correu o campeonato carioca de regularidade durante vários anos até a chegada das equipes de fábrica, entre elas as Belinas da Ford. Aí a brincadeira acabou….

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Não só Fuscas, mas lembro também de pelo menos uma Brasília!

Caca
Caca
17 anos atrás

Há inclusive uns 2 ou 3 comerciais da VW na época enaltecendo o FUsca pelas vitórias em rally, com imagens sensacionais.

Fuscas
Fuscas
17 anos atrás

Foram muito usados em rally sim, principalmente no início e final dos anos 70. No Brasil a Volks investiu nos fuscas no rally, principalmente para fazer frente aos 147, que a Fiat inscreveu. Tinha até um slogan da Volks, que era “Onde muita novidade não passa sem ajuda, o Fusca passa sem nenhuma novidade”.

Aqui em Goiânia temos dois bajas disputando o regional de rally. Mas falta equipamento humano para eles.

Abraços

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Minha memória não é prodigiosa como a do Ceregatti e a do Joaquim, mas se não me engano em 78 ou 79 a revista Auto Esporte fez um teste com um desses Fuscas do Rally Transchaco. Quem lembrar, por favor, confirme.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Vejam também que o valente na direção tá pisando com vontade. O pará-brisa do fusca fica a meros 20 cm do rosto talvez. Os pneus – finos, talvez para cortar a neve – são uma temeridade em longos saltos, ainda mais se o famoso problema de mudança de cambagem do fusca não foi sanado no modelo rally….Perigoso, mas que deveria ser divertido deveria, quem andou em ritmos mais elevados (!!!!) de fusca entende….o câmbio que poderia ser atirado para cima e para baixo em um átimo de segundo, a direção nem sempre precisa, passando pouca informação do que acontece com as rodas, a tração perfeita em saídas de curvas….etc, etc

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Da-lhe Fusqueta

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Isso mesmo Luciano, vários Fuscas já participaram do Trans Chaco inclusive chegando, se não me engano, uma vez em segundo atras do Toyota vencedor pilotado por brasileiros.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Até onde sei, Fuscas foram largamente usados em ralis, mas com preparação especial só para o Rali do Chaco, no Paraguai, alí pelo início dos 80. Andava muito mais que Brasilias, depois a VW passou a investir em Passats e Gols e o fusca foi relegado a segundo plano.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
17 anos atrás

Flavio:
sei que vários Fuscas disputavam o Rali Transchaco, no Paraguai, no início dos anos 80.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Essa foto eu pesquei de um site português, segundo Bob Sharp – consultado a respeito da foto – na época dele como gerente de competições da Volks, o fusca foi vetado pela montadora pois sua excelente tração traseira (motor sobre as rodas motrizes ainda), conjugada com algumas poções no motor, faria com que o gol – carro chefe da marca – comesse poeira nas estradas de terra. Em 84 inclusive, o chevette levantou o campeonato…..depois, com apoio maçico da fábrica, não teve para ninguém, o gol começou a colecionar vitórias. O fusca enfim, poderia ser um grande vencedor das especiais de rally também!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

A única coisa legal no fusca é a tração traseira… uma delícia… e bom para drift… principalmente na terra…

Rafael Prete
Rafael Prete
17 anos atrás

Bela foto, rally eu nunca vi…
mas existem as corridas de velocidade, na terra.
São fuscas na maioria, as vezes aparece um Voyage – estranho no ninho!