Xerox

SÃO PAULO (quem veio primeiro?) – A pedidos do mestre Caíque, retratos do Jensen Interceptor, que para muita gente foi uma cópia do Uirapuru. Para outros, coincidência. Para outros ainda, o Uirapuru que era cópia, embora tenha sido lançado antes (alguém teria tido acesso aos desenhos do Jensen).

Como não sei qual é a verdade verdadeira, deixo as fotos e o espaço para uirapuristas x jensistas discutirem.

E acrescento uma foto da traseira do Uirapuru, para fornecer mais elementos comparativos.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sor
Sor
17 anos atrás

Olha, eles são muito parecidos para não ter havido uma “influência” no desenho…

Continuo achando o Uirapuru mais bonito. As linhas são mais elegantes.

O que fizeram com o #1053 deveria ser proíbido pela convenção de Genebra…

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Caíque:
Sei não.. Acho que vcs estão confundindo estilos de época com imitação. A única similaridade é o corte do vidro traseiro, que se vc reparar bem é o mesmo do Puma DKW, que é o mesmo da Maserati da época. Qto as saídas de ar laterais, foram usadas nos Ford americanos antes de qualquer um dos dois.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Os designers eram da mesma escola, por isso a similaridade. Além disso, o Soler já tinha feito vários esboços de carros hacht. Assim é um estilo e não cópia. Para mim a traseira do nacional é mais bonita, mas no todo o Jensen é mais harmônico. Além disso tinha motor V8 e não motor de caminhão adaptado.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

Uma coisa q não se faz é tentar descobrir ou discutir quem copiou que detalhe de quem quando o assunto é design de carros….
Quando o carro tem um estilo inovador e único, nem se discute… Só vai aparecer uma cópia parcial ou total do seu desenho tempos depois, quando aparece…
Como por exeplo o Corvette Sting-Ray 1963-67, houve alguma cópia? Se houve eu não conheço, não vale réplica…
Sinceramente, o Jensen tem um estilo mais “próprio”….
Para mim o Uirapuru tem uma frente ( traseira tb) com jeitão de BMW.
É isso aé!!!
T+

Sor
Sor
17 anos atrás

Acho o Uirapuru ligeiramente mais bonito.
Disputa vencida no disco final por uma cabeça, ou mellhor, pelo respiro da lateral do carro…

Dúvida:
Utilizava mecânica de que carro?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

É verdade “engate é para” faltou esse detalhe valeu pelo adendo !

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Nem todos os Jensen Interceptors eram 4×4, só a versão FF. O normal era mecânica Chrysler big-block, tração traseira e câmbio automático.

Daniel Carlos Nava
Daniel Carlos Nava
17 anos atrás

Também sou mais o nacional.

Eric Locatelli Marti
Eric Locatelli Marti
17 anos atrás

O Uirapuru é mais bonito.
A cópia nunca fica melhor que o original.

[http://blog.ericmartini.com.br]

Askjao
Askjao
17 anos atrás

para Edgar SC: concordo… mas é que deu %!$&#aqui no trabalho e não durmo desde terça… Prometo que amanha eu coloco uma rima… melhorzinha…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

detalhe interessante do Jensen era a tração integral, acho que feita pela Fergunson, esse era um dos detalhes do carro, isso, e é claro o desenho clone do Uirapuru, se foi copiado eu não sei, mas que as linhas gerais e os recursos estilíscos são praticamente os mesmo isso são.

Caso de inconsciente coletivo ?

schucrute com cervej
schucrute com cervej
17 anos atrás

Sou mais o seresteiro cantador do meu sertão!

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Se alguem disser que o Jensen foi o primeiro, será expulso deste blog.
Brincadeiras, o carro tb é lindo.

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

Olha a roda de mustang o azulzinho… que mimo como diz o chefe.
O Askjau essa foi de doer…

Caique
Caique
17 anos atrás

Cesar,

Dá uma olhadinha no site do Uirapuru que o Flãvio colocou a umas 15 mensagens atrás e compare a tampa do motor, o Vidro traseiro, a saida de ar atrás das rodas dianteiras e as lanternas traseiras…quem é o clone de quem?

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Mas nem a banda branca do pneu é parecida!!!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Igual mesmo… mas sou mais o nacional… AU, Au, au, viva a industria nacional (perdoem a rima, mas to com sono e não consigo fazer nada melhor que isso!)