Xerox
SÃO PAULO (quem veio primeiro?) – A pedidos do mestre Caíque, retratos do Jensen Interceptor, que para muita gente foi uma cópia do Uirapuru. Para outros, coincidência. Para outros ainda, o Uirapuru que era cópia, embora tenha sido lançado antes (alguém teria tido acesso aos desenhos do Jensen).
Como não sei qual é a verdade verdadeira, deixo as fotos e o espaço para uirapuristas x jensistas discutirem.
E acrescento uma foto da traseira do Uirapuru, para fornecer mais elementos comparativos.
Olha, eles são muito parecidos para não ter havido uma “influência” no desenho…
…
Continuo achando o Uirapuru mais bonito. As linhas são mais elegantes.
…
O que fizeram com o #1053 deveria ser proíbido pela convenção de Genebra…
Caíque:
Sei não.. Acho que vcs estão confundindo estilos de época com imitação. A única similaridade é o corte do vidro traseiro, que se vc reparar bem é o mesmo do Puma DKW, que é o mesmo da Maserati da época. Qto as saídas de ar laterais, foram usadas nos Ford americanos antes de qualquer um dos dois.
Os designers eram da mesma escola, por isso a similaridade. Além disso, o Soler já tinha feito vários esboços de carros hacht. Assim é um estilo e não cópia. Para mim a traseira do nacional é mais bonita, mas no todo o Jensen é mais harmônico. Além disso tinha motor V8 e não motor de caminhão adaptado.
Uma coisa q não se faz é tentar descobrir ou discutir quem copiou que detalhe de quem quando o assunto é design de carros….
Quando o carro tem um estilo inovador e único, nem se discute… Só vai aparecer uma cópia parcial ou total do seu desenho tempos depois, quando aparece…
Como por exeplo o Corvette Sting-Ray 1963-67, houve alguma cópia? Se houve eu não conheço, não vale réplica…
Sinceramente, o Jensen tem um estilo mais “próprio”….
Para mim o Uirapuru tem uma frente ( traseira tb) com jeitão de BMW.
É isso aé!!!
T+
Acho o Uirapuru ligeiramente mais bonito.
Disputa vencida no disco final por uma cabeça, ou mellhor, pelo respiro da lateral do carro…
Dúvida:
Utilizava mecânica de que carro?
É verdade “engate é para” faltou esse detalhe valeu pelo adendo !
Nem todos os Jensen Interceptors eram 4×4, só a versão FF. O normal era mecânica Chrysler big-block, tração traseira e câmbio automático.
Também sou mais o nacional.
O Uirapuru é mais bonito.
A cópia nunca fica melhor que o original.
[http://blog.ericmartini.com.br]
para Edgar SC: concordo… mas é que deu %!@$&@#aqui no trabalho e não durmo desde terça… Prometo que amanha eu coloco uma rima… melhorzinha…
detalhe interessante do Jensen era a tração integral, acho que feita pela Fergunson, esse era um dos detalhes do carro, isso, e é claro o desenho clone do Uirapuru, se foi copiado eu não sei, mas que as linhas gerais e os recursos estilíscos são praticamente os mesmo isso são.
Caso de inconsciente coletivo ?
Sou mais o seresteiro cantador do meu sertão!
Se alguem disser que o Jensen foi o primeiro, será expulso deste blog.
Brincadeiras, o carro tb é lindo.
Olha a roda de mustang o azulzinho… que mimo como diz o chefe.
O Askjau essa foi de doer…
Cesar,
Dá uma olhadinha no site do Uirapuru que o Flãvio colocou a umas 15 mensagens atrás e compare a tampa do motor, o Vidro traseiro, a saida de ar atrás das rodas dianteiras e as lanternas traseiras…quem é o clone de quem?
Mas nem a banda branca do pneu é parecida!!!
Igual mesmo… mas sou mais o nacional… AU, Au, au, viva a industria nacional (perdoem a rima, mas to com sono e não consigo fazer nada melhor que isso!)