Babaqbrás
SÃO PAULO (assunto não faltará) – Os mais jovens talvez não saibam, mas um dos mais importantes jornalistas brasileiros dos anos 60, Sérgio Porto, mais conhecido pelo seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, era já àquele tempo um inconformado com as bobagens brasileiras. Criou, então, o Febeapá, Festival de Besteira Que Assola o País, que virou livro. Mais de um.
Pois acabo de criar a mais nova estatal nacional, a Babaqbrás – Babaquices Brasileiras S/A, para não deixar passar algumas coisas.
Como, por exemplo, para começar:
– A Globo, hoje na transmissão do GP da França: Montoya vai correr numa categoria de carros de turismo nos EUA. Nascar? Pelo jeito não pode falar. Como não podia falar IRL, ou F-Indy, naquele GP em que Barrichello usou o capacete do Tony Kanaan, “que corre numa categoria nos EUA”.
– Comercial do Astra, ou do Vectra, um desses da GM: a loira entra no carro cheio de fumaça, e pergunta para o maridão se ele tem de fazer todo aquele espetáculo “tuda” vez “mismo”. “Tuda”? “Mismo”?
– Candidato a uma vaga na Babaqbrás: Luciano Burti, que não consegue fazer um comentário sem dizer “ou seja” e “porém”.
Podem esperar que vem mais. Por aqui, o que não falta é matéria-prima.
Nunca comento, sobre nada neste blog do qual adoro mesmo!
Mas faço aqui uma defesa em nome do Luciano Burti! Pô, pega leve Gomes, o cara não é, nem nunca foi jornalista ou escritor. O negócio dele é dar as informações técnicas, o que, na minha opinião é bem melhor que ficar ouvindo o besteirol do Galvão.
Valeu, abraços!
Acho essa discussão sobre os jornalistas uma coisa complicada demais
Antes de mais nada tem que lembrar que o Galvão e o Reginaldo são funcionarios
da globo, e são pagos para exercer papel de funcionário.
Conversei uma vez com o Reginaldo. Pessoa atenciosa, gentil.
As coisas são um pouco diferentes do que imaginamos.
Por falar em jornalismo, o Reginaldo tá na F1 desde o inicio do Emerson.
E sabe muita coisa de F1, publicavel ou não.
Mas na globo tem uma batuta que rege o que a orquestra pode ou não fazer.
Quanto ao Edgard, tem estilo sim. E alem disso conhece o assunto na pratica.
O Edgar torcia pelos pilotos brasileiros, Senna e Piquet na época.
Lembro bem de uma corrida ganha pelo Piquet em que o Edgar teminou a intervenção dele dizendo que “ele ia pegar o carro dle e ouvir um pagodinho pelas pistas da Austria, até a Alemanha…”
Quanto a ser mala, eu achava o Prost um mala. Depois, para reconhecer um mala facilmente, tem que ser mala também. Só reconhece quem conhece….
O Galvão pode ser tudo, menos idiota. Ele sabe de todas as criticas e também sabe que não pode mudar seu estilo. O problema dele é que narra a F-1 como se narra futebol e são coisas bem diferentes. .
Falo de dignidade, amigos. Não há grana ou regalias que comprem isso.
COM CERTEZA.
Putz!!!
DUVIDO , também.
Se vc ganhasse o que eleas ganham, se tivesse as regalias que eles têm e tantos outros etceteras, DUVIDO que cairia fora dessa mamata.
1) Se eu trabalhasse numa emissora que me proibisse de falar o nome correto de uma instituição, eu pediria o boné. Galvão e Reginaldo são dois bundões deslumbrados deitados em berço explêndido.
2) Não os ouço faz tempo; acompanho as corridas no rádio.
3) Edgar Mello Filho é um mala. Chamava Alain Prost, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, de mau-caráter, só porque dava canseira no marqueteiro do Ayrton. Que mala!
O Galvão & asseclas não podem falar os nomes das equipes corretamente pelo mesmo motivo que não podem citar outras categorias: seguem ordens da cúpula da emissora.
Simples.
Edgar é daqueles comentaristas que criam um estilo e marcam uma época. Se voces acham que o Magdo Bueno fala bobagem hoje, imagina há dez ou quinze anos! Época boa. Ouvir o Edgar era o antídoto. Botava os pingos nos ii
“O fulano se arrumou um porrão no muro… ” (No ar pela Rádio Bandeirantes)
IIIIIIHHHHH (quando presenciou um acidente pelo monitor…) ah! não.. tudo bem, é um dos mesmos de sempre (se referindo a um Nakajima ou Salazar da época)… eram tiradas dele.
Qualquer transmissão do Edgar seria o antídoto perfeito para aquela chatice da Globo.
Edgar de Mello Filho neles!
Quando Lula veio a 1ª vez em Brasília ele foi do aeroporto par o hotel e no caminho comentou com um companheiro: o zé que empresa é esta tal de EMOBRAS que esta escrito naquelas placas amarelas? Eu conheço a Petrobras, Portobras, Eletrobras e mais um monte de estatais, tal mas esta eu nunca ouvi falar. Ai o companheiro do lado disse bem baixinho: disfarça Lula ali esta escrito EM OBRAS …
Ao Engate é para Imbecil,
Concordo em genero numero e grau… o rapaz salva a transmissão da RG, porque largar o GB só com o RL para segurar a onda não deve ser mole. Ele pode não saber se expresar direito, mas as explicações técnicas dele me parecem convincentes. Posso estar enganado…
Com as devidas desculpas aos demais blogueiros, blogueiras e pessoas sensíveis…
Mas, se é mesmo o Edgar de Mello Filho, piloto de carro e aviões, literalmente, brilhante comentarista de automobilismo, então me permiteo soltar alguns palavrões: %!@$&@#Edgar, que prazer do %!@$&@#ter voce aqui comentando neste blog. Ao fim e ao cabo, sou seu fã do %!@$&@#desde a época de Band. Bons tempos aqueles…
Gomes,
Acho que estes toques que você está dando em relação ao Burti são ótimos, pois ele realmente tem o vício de falar “porém” e fica bastante repetitivo e chato. Mas acredito que a transmisão da Globo ganhou muito com a chegada dele, que é um cara que viveu a formula 1 e entende muito bem do que está falando e diz coisas bastantes interessantes e desconhecidas por nós telespectadores.
Edgar Melo Filho, você é o melhor narrador de automobilismo que vi e me lembro bem quando transmitia o DTM Alemão na extinta rede manchete, era um show.
Deve ter algum imbecil ao quadrado que impede o Galvão de falar os nomes corretos das equipes, pois não acredito que seja opção dele.
Jovino
a Globo está fazendo a versão do
Falando de Sexo com Sue Johanson
em horário nobre; pelo menos no GNT ela passa de madrugada..
Não concordo com as críticas ao Burti, acho que ele salva a transmissão (da corrida).
Agora a velha na novela dando detalhes de suas masturbações foi demais da conta, o cúmulo do absurdo, fiquei estarrecido.
Acho que no próximo capítulo vão mostrar uma velha contando detalhes de quando deu o fiofó, se doeu etc.
Mandrake, perfeito o seu comentário. ‘Só lembrando que o imposto de importaçào é de 35%, o que inviabiliza a concorrência com a industria local, que tem reserva de mercado.
Quanto aos carros da Honda e Toyota, acho-os bonitinhos demais, certinhos demais, igualzinho comida japonesa; visual bonito, mas o gosto…
Carro tem que ter personalidade, para você curtir a viagem; carros japoneses são para quem não gosta de dirigir. Como disse um amigo, japones não fabrica automóvel; eles fazem eletrodomésticos para mobilidade horizontal.
Grande Sergio Porto, que, na minha opinião, é, junto com o Rubem Fonseca, um dos maiores autores nacionais.
Antes de usar o pseudônimo Mandrake, do livro A Grande Arte, eu usava Altamirando, o Mirinho, grande personagem do Sergio Porto.
Que, entre outras, cunhou a frase genial e definitiva:
“Água morro abaixo, fogo morro acima, e mulher quando quer dar… NINGUÉM SEGURA!”
Volte sempre, Edgard!
Coitada da gringa… isso é coisa do pessoal de criação, que quer associar o Vectra a uma imagem “sofisticada”.
Acho uma estupidez comprar um vectra, que tem um motor menos potente e mais guloso do que a concorrência. Sem contar que é um produto adaptado, não é um carro mundial.
Neste ponto: palmas para a Honda e Toyota.
No entanto, TODAS AS MONTADORAS tratam o público consumidor brasileiro de uma forma humilhante.
Somos obrigados a engolir carros de entrada em outros mercados como carros de luxo.
Civic e Corolla são carros de universitários, recém-formados, 2o ou 3o carro da casa. Aqui são top de linha.
A VW vai trazer o Jetta a um preço aviltante!!!
Nossos carros estão caríssimos em dólar! Prejudica as exportações, mas o mercado interno paga a fatura.
Sem mencionar a carga tributária: a maior do mundo nesta categoria.
Pode ser que a idéia de comparar F1 com Copa do Mundo não tenha sido do Galvão. Ele narra com o diretor enchendo o saco dele no ouvido o tempo todo pelo ponto, dando idéias “geniais” que “enriquecem” a transmissão. Pensem nisso.
E eu me lembro bem do Edgard de Mello Filho no dia 2/5/1994. Ele passou o dia todo ao vivo na TV Manchete respondendo a dúvidas dos telespectadores sobre “o que matou Senna?”. Ele parecia um pastor daquelas tele-igrejas: “Meu amor, qual seu nominho? Ah, sim, Dona Julieta. Dona Julieta, o que matou nosso Beco, eu não sei…”. Tava impagável. Eu curto o Edgard pra caramba, é um mestre!
Bem-vindo ao time!
Até o Edgar veio dar pitaco por aqui… Isso que é gerar polêmica! Quanto à discussão dos carros serem iguais, não é exclusividade da Chevrolet. A Ford e a Volks também o fazem. O que é o Fiesta, senão um Focus diminuto. O Golf um Gol esticado, aproveitando seu chassi no A3, Polo, Fox, etc. A Fiat ainda escapa porque seus carros não são tão parecidos assim.
Ponto para a Honda, que vendo que seu Civic estava idêntico à Vectras, Astras, Corollas, etc. Reformou totalmente seu visual.
Quanto às babaquices da Globo, não vi a corrida e nem a novela, então não tenho porque criticar.
Abs e, Edgar, vê se aparece mais.
RGT foi ótima!!!!! E vou engrossar o coro: Volta Edgard, volta Edgard, Volta Edgard…
Grande EMF, você faz uma falta danada. Vê se pelo menos entra aqui e avisa quando vai transmitir Trofeo Masserati e Pickup.
Quanto à Babaqbras, acho uma ótima, o problema que daqui a pouco vai ter político querendo nomear diretor, conselheiro,sangiessuga.
Quanto à RG, simplesmente deixei de assisti-la, e só volto quando demitirem o bestalhão Bueno. Isto também é culpa da direçào que “acha” que o público não sabe o que é a NASCAR, e depois vai ver o Didi, o Fautão. Tudo pasteurizado, tudo chapado, tudo uma mesmice.
Quanto ao comercial da GM, deve ser uma daquelas idéias que o pessoal de criaçào acha engraçadinha , sem perguntar como o consumidor vai entender. É piadinha interna, da “tchurma”.
Insuportável a comparação com a Copa do Mundo no último GP!
Galvão, suma da face da terra!
Me lembro de uma coisa bem interessante do automobilismo.
O Edgard é o único jornalista de automobilismo que já transmitiu um trecho
de uma mil milhas de dentro do carro, que se não me engano era um opala.
Muito legal.
Alguem aceita uma sugestão pra assistir F1???
Faz assim:
Liga a tv mas sem som e sintonisa o radinho na band news.
Aí vc assiste uma corrida de F1 com os comentários do meu chapa Jan Balder.
E de lambuja a gente ouve o que vem depois da corrida. A transmissão do rádio
se prolonga por uns vinte minutos alem da corrida.
Vale a pena
FG, FELIZ ANIVERSÁRIO
Vamos tomar providencias, a partir de agora vamos chamar a REDE GLOBO DE TELEVISAO DE – “RGT”
Se o Burti, tem cargo na babacobrás, o Galvão o que é ? líder supremo ? nessa volta dele as narrações de f1 o cara comparou a ferrari e renault com a final frança x itália umas 300 vezes e continuando suas comparações futebolísticas falou mais umas 400 vezes que a McLaren é que nem otime da inglaterra , bonitinho, bem vestido mas não faz nada, se formos contar com a transmição dos treinos pode botar aí mais umas 500 repetições , OHHHH cara CHATO !!!!!!!!!!!!! È muito mala mesmo ! PQP !
GRANDE EDGAR! FAÇA USO DESTE ESPAÇO. A BLOIGAIADA DO GOMES FICARÁ EM ÊXTASE.
NÃO PERMANEÇA “SUMIDO”.
APAREÇA AQUI.
MAIS UM CANDIDATO. FLÁVIO GOMES METENDO O PAU NOS OUTROS EM VEZ DE COMENTAR O ACHA QUE SABE.
bah eu gosto do Vectra- a propaganda é um porcaria mais, pena também que ficaram tudo igual, celta, astra, vectra…
Mais também não podemos esquecer que a GM não deu uma plataforma nova para os engenheiros brasileiros desenvolver o carro tiveram que partir da do Astra, e sem falar no motor que também tem uma concepção mais antiga igualzinha a dos modelos anteriores (soh aumentaram a cubagem e abraço), até acho que o carro ficou muito bom pelas limitções financeiras e técnicas que a gm disponibilizou.
O Burti é um estrangeiro que fala português com muita defeciência…
Soh isso, mais não é tão ruim…
Agora o bobão bueno é de lascar, ninguém mais aguenta falar de copa do mundo e ele inventa copa do mundo até na F1, será que ele esqueceu que o Brasil perdeu e perdeu feio, portanto, ninguém quer mais fala nisso.
O Projeto da BABAQBRAS já foi encampado pelo Padrinho do FG, o Lula. Vejam o decreto no site da presidencia:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
DECRETO Nº 5.837, DE 10 DE JULHO DE 2006.
Dispõe sobre a criação da Babaqbras S/A – Empresa Brasileira de Babaquice.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea “a”, da Constituição,
DECRETA:
Art. 1º Fica criadas a Babaqbras, a Medalha da Babaquice Brasileira, a Medalha de Aplicação e Estudo da Babaquice e a Medalha da Carreira de Babaca, na Agência Brasileira de Babaquice do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Art. 2º O Presidente da República será o Grão-Mestre da Babqbras.
Art. 3º A Ordem do Mérito da Babquice constará de cinco graus:
I – Grã-Cruz;
II – Alta Distinção;
III – Distinção Especial;
IV – Distinção; e
V – Bons Serviços babacas.
Parágrafo único. A condecoração a que se refere este artigo fica incluída na alínea “d” do art. 2º do Decreto nº 40.556, de 17 de dezembro de 1956, a seguir à “Medalha do Mérito Mau há”.
Art. 4º A admissão, promoção e exclusão de agraciados na Ordem do Mérito da Babaquice far-se-á em ato do Presidente da República.
Art. 5º Cabe ao Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República baixar os atos complementares necessários à implementação do disposto neste Decreto.
Art. 6º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 10 de julho de 2006; 185º da Independência e 118º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Jorge Armando Felix
Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 11.7.2006
Pôrra cara , o Edgar por aqui é demais da conta !!!!! GRANDEEEEE EDGAR DE MELO FILHO !!!!
Belas palavras , sempre conciso e inteligente !!! Um abraço de um fã !!!
Sem falar na Copa do mundo da F1 criada pelo Galvao. Péssimo.
E agora Gomes, o Edgar defendeu o Burti. Saia justa hein …
Gosto dos comentários dele também, são bem esclarecedores. Aquele rádio dos engenheiros pra os pilotos só ele para conseguir traduzir.
Grande Edgar, que faz tanta falta narrando as corridas. Já está na hora de voltar…..alicatou…..olha o tamanho da usina…….!!!
A propaganda do Vectra é muito fraca mesmo, pra não dizer ridícula. Mas também faz tempo que não fazem nada de bom. Deve ser a agência. Mas o carro tá vendendo, sinal que não é muito ruim
Fora Galvão, fora Burti. O Burti é muito fraco, igual a muitos que já estiveram lá e não fizeram nada. Nem na Stock vai.
Eu não vi a tiazona dando declaração no final da novela mas o strip da Ana Paula Arozio, isso sim eu vi. Aproveito pra deixar um recado, Aninha, guarda minhas coisas que depois eu pego!!! rsrs
Flávio, ve se arruma e faz a funeca no carro. Amassado fica feio. E o reforço no banco….vi que veio em boa hora.
Como disseram e concordo: orkut é um lixo.
Abraços.
Caro Flávio
Concordo com voce, no entanto quanto ao Luciano Burti, acho que ele é a salvação das transmissões daF1 da Globo.
Flavio
Vc esqueceu de comentar sobre a mania do Galvão querer comparar a F1 com a Copa do Mundo.Que ridículo!
Abraços
Atenção para quem não viu: Edgard de Mello Filho escreve e tem comentario dele ali embaixo.
Fala mais, Edgard!
Manda fotos dos teus carros, conta histórias das tuas corridas!
Bom..
Eu acredito que o Burti comenta bem, a respeito dos aspectos técnicos da transmissão. Dificilmente erra, compreende as gírias dos Engenheiros, chefes de equipe, etc, e , principalmente, ESTEVE LÁ!!!!! Como diria o E.M.Filho : ele tocou a barata, e entende do riscado.
Vicio de linguagem, tudo bem..atire a primeira pedra, quem nunca contou o número de vezes que um professor falou a interjeição ” né”….
Então beleza, pode falar 3000 vezes ou seja e porém, que, se ele mandar bem na técnica, eu to pouco me f…….. pros adjuntos adnominais, pras metonímias, pras aliterações, pra qualquer tipo de analise sintática que fizerem. Não falando ” nóis foi”, ta mto bom.
Pessoal acha de pegar no pé do GB até com o que ele não tem culpa: Po, ele e o RL cometem aquelas patuscadas por ordens superiores….
Lema de quartel, que serve que nem uma luva pra vida civil: Um acrônimo chamado M.Q.P.O.Q.J.F.O.R.
Manda
Quem
Pode
Obedece
Quem
Tem
Juizo
E
Fo….
O
Resto!
Ah, e dane-se a pronúncia da gostosa gringa do filme de As… oops, Vectra: não me impotaria se ela falasse “fódi meo quí”, hahahaah.
O Burti é bom. Se ele não entende de fonética, entende de F1, e é pra isso que ele está lá.
O Galvão e o Reginaldo não tem culpa nenhuma.
Trabalho em emissora de TV e sei o saco que é, por mais contrário que vc seja a determinadas regras, ter de segui-las. Não citar os nomes das outras categorias não é escolha dos narradores, eles são meros peões. As ordens vêm de cima, e há duas opções: ou segue, ou cai fora.
Culpa da Globo e sua política duvidosa.
Um alemão de quase dois metros entrou num bar e foi dizendo: Aqui não tem homem só tem maricas.
Um inglês foi pra cima do alemão e levou uma piaba. Depois foi um russo, a seguir um português, um chinês, um …… , e todos o alemão massacrava.
Então, levantou um brasileirinho, magrinho, cheio de ginga, capoeira, e foi pra cima do alemão. Vai pra lá, vem pra cá, levou uma panca no meio da fuça e desmontou.
(Não é isso, mas é quase isso)
Grande Sérgio Porto !
Deviamos fazer uma campanha para o Luis Roberto narrar as corridas, nas 3 que ele narrou esse ano a quantidade de besteiras faladas atingiu o menor nivel do ano e ainda ouvimos quase todos os rádios. Em releção aos comerciais sobre carros, o pior é o do corolla, 2 comerciais sem pé e nem cabeça, com textos ridiculos e atuações infames….
Edgard Mello Filho na área também… O blog é realmente fantástico. Saudades dos seus textos no grandepremio, vez ou outra leio alguns novamente.
Abrirei essa semana uma filial do PCC: Pastel e Caldo de Cana.
Ou por não: PCCdoB
Paslel e Caldo de Cana do Bão.
Abraços.
O que deixa claro o comercial da GM é que aquele carro queima óleo pra cacete……..
GOSTARIA DE SABER SE UM DIA O CACÁ BUENO CHEGAR A DISPUTAR A NASCAR, QUAL VAI SER A POSTURA EDITORIAL DA REDE GLOBO?
– VAI PASSAR A TRATAR A CATEGORIA PELO SEU NOME CORRETO = NASCAR
– OU VAI INSISTIR NA IMBECILIDADE DE CHAMÁ-LA DE “UMA CATEGORIA DE TURISMO AMERICANA QUE CORRE EM OVAIS”
Grato pela lembrança, caros amigos.
Volta e meia dou uma passeada aqui para matar o tempo e em algumas oportunidades tenho um desejo incrível em soltar meus desvaneios pessoais:
em relaçao ao Luciano Burti penso que esse rapaz, que já viveu o moderno(!) e emocionante(?) mundo da F1, está apto a expressar suas opiniões devido sua grande experiência em carros de corrida.
Resumindo: o cara manja do babado, do que fala, já tomou uma tremenda panca, explica aos pobres mortais (o estafeta que vos escreve devidamente incluído nessa) as peculiaridades da F1, dos carros, das equipes (especialmente da 1A e 1B). Não bastasse, corrige até a dupla de narradores oficiais de plantão! Rapaziada, já pensaram uma transmissão sem um ex- piloto de F1 dando seus pitacos? Lembram-se do PPD, no GP Brasil deeeeeeeeee (faltou MB de memória)? Nós precisamos desses caras , que ajudam a quebrar um pouco o “gelo”, se é que me entendem. Também sou obrigado a dar um palpite sobre nosso glorioso Miguel: esse é o ano, a grande chance de provar que é um grande campeão, ganhando com uma barata realmente inferior ao carro azul do Fernandinho. E dar um ponto final. Façam suas apostas.
Abraços
Até a próxima.
Vamos aos fatos:
1- Zé Rainha se encontra com Lulla
2- Lulla se reune com Zé Dirceu
3- Zé Dirceu viaja pra Bolivia
4- O irmão do Marcola é Deputado na Bolivia
5- Alckmin sobe nas pesquisas
6- Os ataques recomeçam
MUITA COINCIDENCIA, MAS EU NÃO ACREDITO EM COINCIDENCIAS