Caíque-Cars
SÃO PAULO (eu vejo o futuro repetir o passado) – Curtos são os dias… Bem, do lote de 15 mil fotos, ou mais ou menos isso, que o arqueólogo e museólogo Caíque Pereira mandou outro dia, selecionei mais três baratas.
Todas elas vieram com legendas e explicações, mas não serei eu a dá-las. Gosto de ver quem entende de verdade aqui!
Vamos lá, mãos à obra e comecem a destrinchar estes três breves capítulos da história brasileira sobre rodas enquanto coloco no ar outra Retrovisor, enquanto levanto as informações dos 500 km, enquanto mordo um cachorro-quente, enquanto…
O primeiro carro e’ um Snob’s Corvair (mecanica), pilotado por Eduardo Celidonio e construido por Ricardo Divila (Fittipaldi-fusca bi-motor, copersucar e Toyota prototipos!)! Forte abraco e q Deus os abencoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MEU NOME ANTIGAMENTE ERA UM NOME DE UM CARRO
Great site.
maiores informações e fotos deste projeto e da história do fitti-alfa ou F4
http://www.obvio.ind.br/Ary%
20Leber%20conta%20um%
20pouco%20das%20historias%
20de%201968%20e%201969.htm
o links está devidamente quebrado para não abrir scrool.
abraços
Veloz HP, Grande Mestre da Ordem dos Matuzas,
Permita que eu discorde de vc: o Snob´s foi o primeiro projeto do Ricardo Divila, ainda estudante e ajudado pelo Ary Leber. Iniciaram a construção do mesmo na oficina do Anésio Hernandez (ou Fernandes). No meio do projeto, foram convidados pelo Wilsinho Fittipaldi a construirem o Fitti-Alfa, este sim com motor Alfa Romeo 2 litros, sob uma carroceria já projetada pelo Ary Leber, que inclusive já tinha uma maquete em madeira do protótipo. Este carro foi vendido ao Sunny e creio que só fez uma prova. O Snob´s foi então terminado pelo Anésio e o mago da lanternagem Francisco Picciuto para o Eduardo celidônio. Abs.
Galera maluca, boa noite.
Gostaria apenas de acrescentar ao muito do que já foi dito por todos, que o Snob`s foi projetado e construido pelo Ricardo Divila e Wilson Fittipaldi que pretendiam instalar um motor de Alfa Romeo nele e competir na categoria até 2 litros.
Com a ida do Emerson para a Europa o Tigrão vendeu muitas coisas para ajudar o maninho, e esse protótipo foi no “feirão”.
Sorte para todos, pois o Emerson se deu muito bem, o Wilson foi no embalo, o Celidônio se divertiu de montão com a caranga e o Auto Cine teve uma propaganda maravilhosa e rentavel, pois vivia lotado na época e era ponto de encontro da turma da Zona Sul.
Caique:
Se isso acontecer deveríamos todos ficar na reta de joelhos, na saída da volta de apresentação.
Em respeito ao piloto e à obra.
Cerega,
Entrei em contato com o Chulan para saber se ele topa ser o piloto do HEVE como Carro Madrinha.
Qualquer novidade coloco para todos.
Alexandre,
Pescarolo vem aí, não se preocupe.
Claudião, depois da invenção do viagra, cialis, etc, velhinho-matuza nehum merece confiança, principalemnte para pilotar carrinhos virgens. Eu, hein !
Pela ordem, Snob´s, Pode ser Sgarbi ou Celidôneo, Heve VW do Edson Yoshikuma e Heve VW do Maurício Chulam
Oi pessoal!!!!!
O primeiro é o Snobs, mas nao sei se eh o Celidonio que está ao volante. Os dois restantes sao modelo Heve. Um Heve encontra-se em excelentes condições no Museu do Trevisan em Passo Fundo, inclusive ele trouxe o carro em uma das ediçoes dos 500 km de Interlagos.
Um abraço,
Ricardo
Dos carros já foi tudo comentado !
Mas acho que cabe bem lembrar aqui o hilário apelido com que o Keko chamava o Ferreirinha:
O Magro da Alta Desgraça !
Joaquim, diga-se de passagem um jeitinho maravilhoso, eu particularmente adoro.
Lindos, lindos.
Caique fala pra ele escrever o carro na Super Classic.
Nâo tem como não ficarmos saudosistas, de um tempo em que nossas pistas eram inundadas de Heves, Polares, Avallones e outros em menor numero, do que hoje com essa horda de Audees, ô carrinho feio. O que é mais esporte-protótipo? um Heve, um Polar ou um Aldee? Até hoje , me parece mais atual e mais carro de corrida, um Polar do que um Aldee, que parece não saber se é um buggie ou um spider de rua… e por falar nisso, vi a nova carroceria dele, o novo modelo que chama de Aurora, mais bonitinho…com bico alto a la F1, mas ainda assim, preferi mil vezes ver na pista correndo um monte de Heves, POlares, Avallones, Bertas, de um passado recente que não volta mais. Saudosismo, fazer o que?
Caique:
Já que o HEVE do Ferreirinha (em fase final de restauração) é ainda virgem, sugiro que não seja entregue em mãos inábeis, de pilotos de competição da antiga que reviverão seus velhos tempos, acelerando a barata e judiando da criança…
Entregue para certos velhinhos inofensivos, para estrearem a barata lentamente, em ritmo de passeio dominical com o devido carinho, respeito e amor que carros virgens merecem.
O problema: Tem velhinho demais por aí. Estavam todos sumidos, tristonhos e enclusurados em seus asilos com seus arquivos preciosos.
Na estréia do HEVE, devemos produzir uma cerimonia digna da história dessa dupla de irmãos que construíram parte do automobilismo brasileiro.
Vamos armar a bagaça?
Vai ter Matuza com piripaque generalizado. O Ferreirinha merece. É um lutador e um sobrevivente dos tempos que criávamos livremente.
Quanto ao primeiro, é fácil: não tenho a menor idéia. Sem patrocínio, capacete parcial, sem nenhuma característica…
O segundo é um Heve(tá escrito no bico do carro), Div. 4, em Goiânia ou Brasília (pista com terra em volta e plana), piloto Edson Yoshikuma, que identifico pelo patrocínio e pelo nro. 99, pq não lembrava do capacete,
Terceiro, Mauricio Chulam, que só dá para identificar pelo número, pq não lembrava do patrocínio da colorado.
Pessoal, como é que eu mando uma ou duas fotinhos velhas de carros idem pro FG? Acho que ele (e vocês) vai gostar e até publicar.
Caíque, Grande Mestre da Ordem Primeira dos Matuzas.
Após o seu envio da foto, confirmo e ratifico as minhas suspeitas. É, sem a menor sombra de dúvida, o protótipo Ok Pneus, futuro (vá lá…) AMOK, do Luis Estêvão. Essa foi a segunda prova deste protótipo, a primeira foi as 200 Milhas de Brasilia, coisa de um mês antes, vencida pelo Toninho da Matta com aquele Opalão 3800 da Motorauto. Desculpe, LucPeq, mas não resisto, é o meu jeitinho…Abs. a todos.
Olha mano, esse primeiro carro e’ o Snob’s corvair de Eduardo Celidonio.Esse carro foi um dos primeiros projetos de Ricardo Divila; bem antes de treabalhar com os Fittipaldi aqui no Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Juca,
vou lhe enviar a Foto , porque acho que não é o AMOK, tá muito retilíneo para ser, e é amarelo. Alguma lembrança?
olá patota jovem guarda, permitam-me marcar presença esta vez.
não q eu realmente consiga me lembrar quais os pilotos nas fotos, mas eu lembro de ter visto o protótipo n. 77 c. patrocinio colorado RQ. em interlagos, sempre.
pelo capacete, me faz pensar mauricio chulam ou tite catapani.
da JG para FG: caro flavio, andei procurando uma foto de um carro recente q correu nos 500 kms de interlagos em 2003, o problema é q fiz o backup do material mas não chequei o q fiz na ocasião; resultado: o cd gravou pastas vazias, então parece q perdi o registro dessa prova (ainda uma esperança de te-lo em zip disks).
o carro acho q era uma réplica porsche-chamonix, spyder, mas tinha uma carenagem alongada tipo le mans, era azul e lembrava os alpine-renault 63/64. foi criado pelo chico lameirão, então talvez seja o caso de perguntar a ele sobre o carro; não lembro quem pilotava e nem se chegou ao final.
abs a todos
amaral
Catso, Caíque, que saia justa!!
Como vc sabe não tenho acervo, só recorro à memória. Lá vai o chute: Protótipo Amok do Luis Estêvão?
Veloz HP, o Heve 77 salvo engano é do mauricio Chulam, pré-Equipe Hollywood. O outro Heve é sem dúvida o Edson Yoshikuma. O primeiro, não precisa nem falar, o Filipe W já matou, e bem, a charada: Sob´s Corvair do Eduardo Celidônio. Abs a todos, Zurquim incluso.
Caro Zuquin,
O negocio aqui é simples, cada um entende mais de uma coisa que o outro, uns de prototipos, outros de kart, outros formula, outros como os Matusas de TUDO, enfim, fique tranquilo, esse é o melhor lugar do Brasil para se falar e ler sobre carros! Abraço
Mestre
Master Jo’ (Joaquim)
Putz, depois dessa, já me sinto outra pessoa, Afinal, blogaiada, mereci um post do metre. Quem não chora não mama.
Grão Panther Master Joaquim,
Estava sumido. Agora a festa está completa. Tenho uma charada para o Mestre: Qual o carro (protótipo) que usou o numeral 6, nos 1000 km da Guanabara em 1969?
A pergunta é válida para os Grão Minister, Grão Conde e Grão Duque e todos os súditos.
Olha ai o Flávio correndo….
http://www.youtube.com/watch?v=rVlVd3TsxGE&search=interlagos
Ao Roberto Zuquim,
Não se sinta excluido ou diminuido, ou qualquer coisa que o valha. A brincadeira aqui é exatamente esta, acertar, juntar conhecimentos, esclarecer dúvidas, relembrar. Alguns sabem bastante, outros um pouco menos, mas no fundo estamos todos aprendendo e nos divertindo. Seja benvindo, rapaz.
Felipe,
O Polar tinha um ar mais moderno que o HEVE, mas também era inspiradi no Chevron e tinha algo que lembrava o March,não me lembro o quê.
alguem ai sabe a diferença do Polar para o Heve ? pois eles são muito parecidos o Herve parece ser baseado no Chevron já o polar parece meio que baseado na lola t260, alguem confirma ?
Comendatore,
este HEVE do Ferreirinha nunca correu, é virgem, sabia?
Opa no meu só tinha aparecido a foto so Snob´s , só agora apareceram as fotos de um Heve nº 7, mas não sei quem pilota, a outra foto é outro heve nº 77 pilotado pelo Milton Amaral Netto.
É, chefe… Exclusivou mesmo.
Mergulhei na minha ignorância.
O Ferrerinha está restaurando o HEVE, já tá tão pronto que só falta o logotipo…
O carro tá mais lindo do que nunca, maravilhga de obra e homenagem merecida a seu irmão.
Putz, não é Polar, é Heve mesmo.
Snob`s Corvair do Celidônio, Heve do Yoshikuma e Polar ( esqueci o nome do piloto, me ajuda aí Joaquim )
RZ (introspectivo, meditativo e dedutivo).
Só pra constar:
1/2 down, porque o FG se referiu a quem entende de verdade.
A inferência óbvia me diz que é, quase que exclusivamente, dirigida aos nossos caros Mat Boys e(felizmente)recentes agregados, mas me senti excluído. Afinal, os que entendem falam alguma coisa, os pavões despenam todas e eu, só gosto muito de tudo isso.
Ahá!
Snob´s Corvair com Eduardo Celidônio (ou Jorge Mascarenhas ?).
O carro tinha motor corvair 6 cilindros, boxer 2.600 cc com 145 hp, carburador Weber quadrijet, comando Iskenderian e a famosa caixa 3 Puma, esse carro foi o primeiro projetado pelo Ricardo Divilla “o inglês”.
O motor desse carro foi doado de um projeto anterior que era um KG-Corvair que por ter capotado acabou cedendo a mecânica para o Snob´s.
O nome Snob´s é do drivein de propriedade do Do Eduardo.
Não sei, o que são, mas já que são carros de corridas são lindos.
Um deu pra perceber que é um Heve…o primeiro é muito bonito, linhas suaves, bem bonito mesmo…seria o snobs?
Abraços!
Meu voto é pro Snobs.