Caíque-Cars

SÃO PAULO (eu vejo o futuro repetir o passado) – Curtos são os dias… Bem, do lote de 15 mil fotos, ou mais ou menos isso, que o arqueólogo e museólogo Caíque Pereira mandou outro dia, selecionei mais três baratas.

Todas elas vieram com legendas e explicações, mas não serei eu a dá-las. Gosto de ver quem entende de verdade aqui!

Vamos lá, mãos à obra e comecem a destrinchar estes três breves capítulos da história brasileira sobre rodas enquanto coloco no ar outra Retrovisor, enquanto levanto as informações dos 500 km, enquanto mordo um cachorro-quente, enquanto…

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julio Cesar
Julio Cesar
13 anos atrás

O primeiro carro e’ um Snob’s Corvair (mecanica), pilotado por Eduardo Celidonio e construido por Ricardo Divila (Fittipaldi-fusca bi-motor, copersucar e Toyota prototipos!)! Forte abraco e q Deus os abencoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

caique lisboa
14 anos atrás

MEU NOME ANTIGAMENTE ERA UM NOME DE UM CARRO

Sesso
15 anos atrás

Great site.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

maiores informações e fotos deste projeto e da história do fitti-alfa ou F4

http://www.obvio.ind.br/Ary%
20Leber%20conta%20um%
20pouco%20das%20historias%
20de%201968%20e%201969.htm

o links está devidamente quebrado para não abrir scrool.

abraços

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Veloz HP, Grande Mestre da Ordem dos Matuzas,
Permita que eu discorde de vc: o Snob´s foi o primeiro projeto do Ricardo Divila, ainda estudante e ajudado pelo Ary Leber. Iniciaram a construção do mesmo na oficina do Anésio Hernandez (ou Fernandes). No meio do projeto, foram convidados pelo Wilsinho Fittipaldi a construirem o Fitti-Alfa, este sim com motor Alfa Romeo 2 litros, sob uma carroceria já projetada pelo Ary Leber, que inclusive já tinha uma maquete em madeira do protótipo. Este carro foi vendido ao Sunny e creio que só fez uma prova. O Snob´s foi então terminado pelo Anésio e o mago da lanternagem Francisco Picciuto para o Eduardo celidônio. Abs.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Galera maluca, boa noite.
Gostaria apenas de acrescentar ao muito do que já foi dito por todos, que o Snob`s foi projetado e construido pelo Ricardo Divila e Wilson Fittipaldi que pretendiam instalar um motor de Alfa Romeo nele e competir na categoria até 2 litros.
Com a ida do Emerson para a Europa o Tigrão vendeu muitas coisas para ajudar o maninho, e esse protótipo foi no “feirão”.
Sorte para todos, pois o Emerson se deu muito bem, o Wilson foi no embalo, o Celidônio se divertiu de montão com a caranga e o Auto Cine teve uma propaganda maravilhosa e rentavel, pois vivia lotado na época e era ponto de encontro da turma da Zona Sul.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Caique:
Se isso acontecer deveríamos todos ficar na reta de joelhos, na saída da volta de apresentação.
Em respeito ao piloto e à obra.

Caique
Caique
17 anos atrás

Cerega,

Entrei em contato com o Chulan para saber se ele topa ser o piloto do HEVE como Carro Madrinha.
Qualquer novidade coloco para todos.

Alexandre,
Pescarolo vem aí, não se preocupe.

La fontaine
La fontaine
17 anos atrás

Claudião, depois da invenção do viagra, cialis, etc, velhinho-matuza nehum merece confiança, principalemnte para pilotar carrinhos virgens. Eu, hein !

Mefistófeles
Mefistófeles
17 anos atrás

Pela ordem, Snob´s, Pode ser Sgarbi ou Celidôneo, Heve VW do Edson Yoshikuma e Heve VW do Maurício Chulam

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi pessoal!!!!!

O primeiro é o Snobs, mas nao sei se eh o Celidonio que está ao volante. Os dois restantes sao modelo Heve. Um Heve encontra-se em excelentes condições no Museu do Trevisan em Passo Fundo, inclusive ele trouxe o carro em uma das ediçoes dos 500 km de Interlagos.

Um abraço,

Ricardo

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Dos carros já foi tudo comentado !
Mas acho que cabe bem lembrar aqui o hilário apelido com que o Keko chamava o Ferreirinha:
O Magro da Alta Desgraça !

lucpeq
lucpeq
17 anos atrás

Joaquim, diga-se de passagem um jeitinho maravilhoso, eu particularmente adoro.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Lindos, lindos.
Caique fala pra ele escrever o carro na Super Classic.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
17 anos atrás

Nâo tem como não ficarmos saudosistas, de um tempo em que nossas pistas eram inundadas de Heves, Polares, Avallones e outros em menor numero, do que hoje com essa horda de Audees, ô carrinho feio. O que é mais esporte-protótipo? um Heve, um Polar ou um Aldee? Até hoje , me parece mais atual e mais carro de corrida, um Polar do que um Aldee, que parece não saber se é um buggie ou um spider de rua… e por falar nisso, vi a nova carroceria dele, o novo modelo que chama de Aurora, mais bonitinho…com bico alto a la F1, mas ainda assim, preferi mil vezes ver na pista correndo um monte de Heves, POlares, Avallones, Bertas, de um passado recente que não volta mais. Saudosismo, fazer o que?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Caique:
Já que o HEVE do Ferreirinha (em fase final de restauração) é ainda virgem, sugiro que não seja entregue em mãos inábeis, de pilotos de competição da antiga que reviverão seus velhos tempos, acelerando a barata e judiando da criança…
Entregue para certos velhinhos inofensivos, para estrearem a barata lentamente, em ritmo de passeio dominical com o devido carinho, respeito e amor que carros virgens merecem.
O problema: Tem velhinho demais por aí. Estavam todos sumidos, tristonhos e enclusurados em seus asilos com seus arquivos preciosos.
Na estréia do HEVE, devemos produzir uma cerimonia digna da história dessa dupla de irmãos que construíram parte do automobilismo brasileiro.
Vamos armar a bagaça?
Vai ter Matuza com piripaque generalizado. O Ferreirinha merece. É um lutador e um sobrevivente dos tempos que criávamos livremente.

walter
walter
17 anos atrás

Quanto ao primeiro, é fácil: não tenho a menor idéia. Sem patrocínio, capacete parcial, sem nenhuma característica…
O segundo é um Heve(tá escrito no bico do carro), Div. 4, em Goiânia ou Brasília (pista com terra em volta e plana), piloto Edson Yoshikuma, que identifico pelo patrocínio e pelo nro. 99, pq não lembrava do capacete,
Terceiro, Mauricio Chulam, que só dá para identificar pelo número, pq não lembrava do patrocínio da colorado.

Velocet
Velocet
17 anos atrás

Pessoal, como é que eu mando uma ou duas fotinhos velhas de carros idem pro FG? Acho que ele (e vocês) vai gostar e até publicar.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caíque, Grande Mestre da Ordem Primeira dos Matuzas.
Após o seu envio da foto, confirmo e ratifico as minhas suspeitas. É, sem a menor sombra de dúvida, o protótipo Ok Pneus, futuro (vá lá…) AMOK, do Luis Estêvão. Essa foi a segunda prova deste protótipo, a primeira foi as 200 Milhas de Brasilia, coisa de um mês antes, vencida pelo Toninho da Matta com aquele Opalão 3800 da Motorauto. Desculpe, LucPeq, mas não resisto, é o meu jeitinho…Abs. a todos.

Julio Cesar
Julio Cesar
Reply to  joaquim
13 anos atrás

Olha mano, esse primeiro carro e’ o Snob’s corvair de Eduardo Celidonio.Esse carro foi um dos primeiros projetos de Ricardo Divila; bem antes de treabalhar com os Fittipaldi aqui no Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Caique
Caique
17 anos atrás

Juca,
vou lhe enviar a Foto , porque acho que não é o AMOK, tá muito retilíneo para ser, e é amarelo. Alguma lembrança?

amaral
amaral
17 anos atrás

olá patota jovem guarda, permitam-me marcar presença esta vez.
não q eu realmente consiga me lembrar quais os pilotos nas fotos, mas eu lembro de ter visto o protótipo n. 77 c. patrocinio colorado RQ. em interlagos, sempre.
pelo capacete, me faz pensar mauricio chulam ou tite catapani.
da JG para FG: caro flavio, andei procurando uma foto de um carro recente q correu nos 500 kms de interlagos em 2003, o problema é q fiz o backup do material mas não chequei o q fiz na ocasião; resultado: o cd gravou pastas vazias, então parece q perdi o registro dessa prova (ainda uma esperança de te-lo em zip disks).
o carro acho q era uma réplica porsche-chamonix, spyder, mas tinha uma carenagem alongada tipo le mans, era azul e lembrava os alpine-renault 63/64. foi criado pelo chico lameirão, então talvez seja o caso de perguntar a ele sobre o carro; não lembro quem pilotava e nem se chegou ao final.
abs a todos
amaral

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Catso, Caíque, que saia justa!!
Como vc sabe não tenho acervo, só recorro à memória. Lá vai o chute: Protótipo Amok do Luis Estêvão?
Veloz HP, o Heve 77 salvo engano é do mauricio Chulam, pré-Equipe Hollywood. O outro Heve é sem dúvida o Edson Yoshikuma. O primeiro, não precisa nem falar, o Filipe W já matou, e bem, a charada: Sob´s Corvair do Eduardo Celidônio. Abs a todos, Zurquim incluso.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Caro Zuquin,
O negocio aqui é simples, cada um entende mais de uma coisa que o outro, uns de prototipos, outros de kart, outros formula, outros como os Matusas de TUDO, enfim, fique tranquilo, esse é o melhor lugar do Brasil para se falar e ler sobre carros! Abraço

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Mestre

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Master Jo’ (Joaquim)
Putz, depois dessa, já me sinto outra pessoa, Afinal, blogaiada, mereci um post do metre. Quem não chora não mama.

Caique
Caique
17 anos atrás

Grão Panther Master Joaquim,

Estava sumido. Agora a festa está completa. Tenho uma charada para o Mestre: Qual o carro (protótipo) que usou o numeral 6, nos 1000 km da Guanabara em 1969?
A pergunta é válida para os Grão Minister, Grão Conde e Grão Duque e todos os súditos.

Alfredo
Alfredo
17 anos atrás
joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Roberto Zuquim,
Não se sinta excluido ou diminuido, ou qualquer coisa que o valha. A brincadeira aqui é exatamente esta, acertar, juntar conhecimentos, esclarecer dúvidas, relembrar. Alguns sabem bastante, outros um pouco menos, mas no fundo estamos todos aprendendo e nos divertindo. Seja benvindo, rapaz.

Caique
Caique
17 anos atrás

Felipe,

O Polar tinha um ar mais moderno que o HEVE, mas também era inspiradi no Chevron e tinha algo que lembrava o March,não me lembro o quê.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

alguem ai sabe a diferença do Polar para o Heve ? pois eles são muito parecidos o Herve parece ser baseado no Chevron já o polar parece meio que baseado na lola t260, alguem confirma ?

Caique
Caique
17 anos atrás

Comendatore,

este HEVE do Ferreirinha nunca correu, é virgem, sabia?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Opa no meu só tinha aparecido a foto so Snob´s , só agora apareceram as fotos de um Heve nº 7, mas não sei quem pilota, a outra foto é outro heve nº 77 pilotado pelo Milton Amaral Netto.

R Zuquim-Floripa
R Zuquim-Floripa
17 anos atrás

É, chefe… Exclusivou mesmo.
Mergulhei na minha ignorância.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

O Ferrerinha está restaurando o HEVE, já tá tão pronto que só falta o logotipo…
O carro tá mais lindo do que nunca, maravilhga de obra e homenagem merecida a seu irmão.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Putz, não é Polar, é Heve mesmo.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Snob`s Corvair do Celidônio, Heve do Yoshikuma e Polar ( esqueci o nome do piloto, me ajuda aí Joaquim )

Roberto Zuquim
Roberto Zuquim
17 anos atrás

RZ (introspectivo, meditativo e dedutivo).
Só pra constar:
1/2 down, porque o FG se referiu a quem entende de verdade.
A inferência óbvia me diz que é, quase que exclusivamente, dirigida aos nossos caros Mat Boys e(felizmente)recentes agregados, mas me senti excluído. Afinal, os que entendem falam alguma coisa, os pavões despenam todas e eu, só gosto muito de tudo isso.
Ahá!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Snob´s Corvair com Eduardo Celidônio (ou Jorge Mascarenhas ?).
O carro tinha motor corvair 6 cilindros, boxer 2.600 cc com 145 hp, carburador Weber quadrijet, comando Iskenderian e a famosa caixa 3 Puma, esse carro foi o primeiro projetado pelo Ricardo Divilla “o inglês”.
O motor desse carro foi doado de um projeto anterior que era um KG-Corvair que por ter capotado acabou cedendo a mecânica para o Snob´s.
O nome Snob´s é do drivein de propriedade do Do Eduardo.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Não sei, o que são, mas já que são carros de corridas são lindos.

1GT
1GT
17 anos atrás

Um deu pra perceber que é um Heve…o primeiro é muito bonito, linhas suaves, bem bonito mesmo…seria o snobs?
Abraços!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Meu voto é pro Snobs.