Caíque-Cars
SÃO PAULO (3 em 1) – Lembram que outro dia falei da batelada de fotos que o camarada Caíque mandou? Pois vou começar a desovar aos poucos (e levarei uns dois anos para terminar).
Fiquemos na linha protótipos, que é o que nosso colega carioca mais aprecia. Nomes, datas, endereços, telefones, marcas, motores, pneus, autódromos e namoradas de cada um, isso deixo com Vossas Senhorias, que terão bastante assunto para conversar.
E a gente vai aprendendo do lado de cá…
O Flavio: por falar em Avallones parecidos com Lola e Heve parecido com Chevron, vê você nos brinda com alguma coisa de aerodinâmica. Nisso a F1 mudou muito dos anos 70m para cá e os protótipos nem tanto.
Tive o prazer de ver / ouvir ambos, Bragantini e Lameirão em Interlagos.
Chega de suspense, vou engordar o coro : desova, desova, desova
Amigos Matuzas e aprendizes de Matuzas.
O FerAva tem a foto de Primeiro Avallone. Também era muito bonito, mas o inspirado na T220 era mais.
O Snob´s pegou fogo e desapareceu. Mandei junto cos os outros protótipos pelo manos uma foto do Snob´s sendo pilotado pelo Celidônio.
Come escreve o Reinaldinho,
Abrass…
Mais um leitor que se revela…
E aí, irmão byLG?
Gostei do codinome, tudo a ver.
Porque voce não despeja seu conhecimento aqui tambem, pô?
Lembro o quanto voce era apaixonado por esses carros, eram demais. Até já falamos sobre isso outro dia…
Pusta abraço, e seus livros estão comigo.
Nooosssaa…..acho que preciso disponibilizar mais fotos e infos dos Divisao 4…abracos
http://www.copabrasil.blogspot.com
Joaquim, meu mestre!!!
Walter, sabe-tudo!!!
Caíque, gasta!!!
Jonny, qdo crescer quero ser igual à você.
Quequeeutofazendoaqui!!!
Valeu Joaquim!
Olha ,daqui a pouco vai dar uso capião pra nós neste post.
Jonni ´O, o Snob´s-Corvair foi o primeiro projeto do Ricardo Divila, quando ainda estudante de engenharia, junto com o Ary Leber, acho eu. Feito para seu proprietário Eduardo Celidônio (dono do auto cine Snob´s, daí o nome), utilizava um motor Corvair a ar, seis cilindros boxer, coisa de uns 150 hp estimados. Estreou nos Mil km de Brasilia de 69, em dupla com Carlso Alberto Sgarbi. Sim, só foi feito um. Abs.
Obrigado Felipe W,vou dar uma olhada.
Jonny`O dê uma olhada no
http://www.banderiraquadriculada.com.br
lá fala alguma coisa sobre o Snob´s corvair, acho que pelo que li em QR antigas, só foi feito um mesmo.
mas posso estar errado.
abraço
Ó Joaquim,sem querer abusar, você sabe alguma coisa do Snob’s ,foi feito só um?
Na segunda foto, a do Lameirão, arriscaria dizer que o autódromo parece ser o de Goiânia. Inauguração do dito cujo, 1974? Eu estava lá, Curva Um, na companhia dos mais tarde pilotos Laercio (já falecido) e Ananias Justino. Bons tempos, rapazes.
Joaqui e Jhonny ‘O estão dando um show!
aproveitando estas imagens, estou procurando algum prototipo Avalone para restauração, por favor se alguem souber de algum me informem
[email protected]
Joaquim , no blog do Rodrigo Mattar fala do Heve do Chulan ,tem foto também.
Por falar em Heve, o melhor deles era o da Hollywood, pilotado pelo Mauricio Chulam, três vezes campeão brasileiro da categoria. Embora tivessem um rojão by Orestes Berta, usavam mesmo era a receita Roger Resny de “modestos” 146 hp. Abs.
Jonni ´O, hoje estamos quase on-line, né? Vi sim a foto do Porsche, obrigado, vc matou mais uma. Concordo com vc, o Heve era, estilisticamente, quase uma cópia do Chevron B-16 do John Hines. Abs.
Por falar em Heve ,ele era bem parecido com o Chevron né?
Grande Joaquim!
Pena eles não fizeram mais nenhuma tentativa .
Por falar em velharias ,você viu o Porsche 16 cinindros?
Grande Mestre Caique, da Ordem Primeira dos Matuzas, não é que esqueci do Mufatto? O homem foi campeão brasileiro com o carro. Tem mais gente, mas a cabeça não ajuda. A propósito, aquele primeiro protótipo do Avallone, do filme do Roberto Carlos, não era o A-1? Não confundir com o Casari A-1, por favor. Abs.
Jonni ´O, foi nas Mil Milhas de 93, alinhou o Avallone que era do Dimas de Melo Pimenta (ou parte dele, segundo o Marcos Sacoman), com o filho do próprio, Antonio Carlos Avallone Jr, hoje piloto de Spyder.
Valeu Caíque, eu também gosto mais do Heve, com aquelas linhas mais retas e um pouco menor. Também fazia mais curva que o Avallone.
Amigos e Matuzalém Grão Panther Master Joaquim, O Avallone realmente, apartir da segunda carenagem executada no Brasil (se não estou enganado), passou a ser uma derivação do Lola t 220, eu eo Bifulco conversávamos no sábado sobre isso porque importamos via eBay Lolas T220 para fazer uma réplica em escala 1/28 do Avallone. Eu farei o carro Oficial do Avallone, aquele que tinha o logo Janda e Havoline com o numero 6, e o Bifulco vai fazer um outro que me foge a lembrança neste momento.
Grão Panther Masther Joaquim, você esqueceu uma figura que foi campeão com o Avallone e que tem o carro até hoje em suas propriedades: Pedro Mufatto.
Toty, Conde e Amigos, o Flávio recebeu tudo que eu tinha de protótipos,: Heve, Furia, Bino, Polar, Manta, Salvatore, Snob´s, etc. Ele vai postar em doses homeopáticas. O Heve era o que eu mais gostava.
Caíque,
Belas recordações com estas máquinas. Não dá nem tempo, o mestre Joaquim decifra tudo.
Mande mais fotos para o nosso deleite.
Jovino
Heve do Ferrerinha !
É maravilhoso saber que em breve este bichano vai acordar.
Anos atras ,teve um Avallone nas mil milhas e fez tempo em todo mundo(acho que não correu) nos treinos, não é mole não!
aos apaixonados/amantes destes prototipos , sugiro prepararem suas bombas de combustivel(corações) o Ferreirinha está com o HEVE restaurado , nas cores da Hollywood (sem a marca devido à lei) prestes a começar a rodar de novo , aliás só falta o logotipo que se alguem puder ajuda-lo a fazer …
tel Ferreirinha : 11 5661 9262
ESTOU ME SENTINDO COM 17 ANOS QUANDO EU ESPERAVA MESES PARA VER AS MATERIAS DAS PISTAS .
OBRIGADO FLAVIO .
.
O Avallone era u protótipo baseado (copiado) da Lola T-220 (ajuda aí, Caique) Grupo & Can AM., torneio este muito disputado aí pelo final dos 60 e inicio dos 70 no Canadá e EUA. Teve relativo sucesso nas mãos de John Surtess, creio. Aqui no Brasil, andou nas mãos de Avallone, Bragantini, Jan Balder, Pedro Victor Delamare, Lameirão, Antonio Castro Prado, Nilson Clemente (irmão do Bird), Kid Cabeleira (Luis Pinto da Fonseca) que eu me lembre. Usou motorização Chrysler, Ford V-8 e GM 6 cilindros (Delamare). Nas fotos acima, já dá pra notar uma pequena diferenciação no aerofólio traseiro. Depois, em 74, o Avallone apareceu com uma versão do Fórmula 5000 com rodas cobertas, mas não emplacou. Fez um segundo lugar na inauguração do Autódromo Internacional de Goiânia e foi só. Abs.
Sem comentários Caíque!!!
Como dizem o Caique (e cia) são impagáveis
“Aleluia, salve irmãos” !!!
Chega… Ninguém merece…
FG, faço questão que você “desove” o mais breve possível o Heve-VW(Hollywood) pilotado pelo grande Mauricio Chulan – o cara andava junto com os carros de 5 litros. A “Div. 6” deixou muitas saudades…
Juro que nunca mais escreverei após a meia-noite.
A não ser que…
Depois de ver tão belas fotos…pergunto..que dia teremos novamente uma categoria de protótipos que seja formadora de novos talentos nas pistas e nos boxes? Quando?
Pelo tamanho, abrigavam nervosos V-8 dos Dodge Dart/Charger, Ford Galaxie ou algum “gringo”.
PS: E esse paralama dianteiro, não é o mesmo carro? Que parece…
http://www.prototipos.com.br
Imagina um saite desse, com a valiosa colaboração do Caique, Joaquim, Veloz HP e tantos outros Matuzas que frequentam aqui.
Vamos fazer um multirão. Infelismente não tenho dados ou fotos desses fantásticos bólidos, m\\s me comprometo a registrar o domíonio e mantelo o site (publicamente).
Essa história tem que permanecer viva!
Me desculpem a falta de nexo… Antes de uma básica revisão (não sou um talentoso escriba como o FG e os colegas) sai isso…
Mas é mais ou menos o que está escrito. Algumas regras mas sem padrão burro e enfadonho.
Assim a F-1 vai acabar!!!
PS: Tomara que não.
Caique pegou pesado. que fotos…
Os Matuzas Veloz HP, Joaquim & cia devem estar apreciando. Que maravilha se ouvesse algum lugar com a história dos fantásticos protótipos e F-VW, F-Ford e etc…
Empiricos, valentes e telentosos projetistas. Essse é o espirito da coisa. Sou nais mil Patinhos Feio, AC`s, Avallones, Heves e tantos tantos outros que minha nenória não alconça. Real motivo de orgulho aos talentosos projetistas, mecânicos, pilotos & cia. A Stock Car, perfumada e abastada pelos laboratórios, não convence, apesar da força da mídia.. Minha nenória não alconçou
Já afirmei em outro post : Este Caíque manda muito bem ! Manda mais FG !
Puxa, o capacete do piloto do carro de baixo parece com o do Moco…
Cacilda!
Lembro dessas fotos, de ficar babando com esses super carros, bom demais.
O Avallone de cima é o Artur Bragantini, o de baixo o Chico Lameirão.
Os caras faziam aerodinâmica empírica, pondo o aerofólio aqui ou ali, num tentativa-e-erro, sem túnel de vento.
Muito legal e pena que acabou: queria poder levar minhas filhas para ver uma corrida com tanto RPM no grid, disputas e emoção.
Caramba Caíque. Mostra esse acervo pra nós… Abs.
Esse Caíque é um cara 10 !
Zuquim,
não posso falar, pois o legal é a gente ficar tentando se lembrar, mas o Matuzalém Grão Panther Master Joaquim Lopes e seus fiéis escudeiros Matuzaléns Grão Duque Brandão, Grão Minister Ceregatti e Grão Conde Veloz-HP, poderão dar todas as dicas e resultados, melhores voltas, etc e etc.
Voc~es pediram, lá vai: primeira foto. Protótipo Avallone, não sei precisar se Artur Bragantini ou Marinho Amaral, motore Ford V-8. Segunda foto, CXhiquinho lameirão, sem dúvida, Avallone motor Chrysler V-8. Volto daqui a pouco, rapazes
Caíque:
humilha, humilha…
(não não “seque” a fonte)
Tovarich Flavianov,
Só estarei neste blog para dirimir duvidas relativas aos carros e motores. Informações adicionais, tais como Volta mais rápida, colocações, quantidade de Combustível gasta e quantos quilos o piloto perdeu durante a Prova deixo com o Matuzalém Master, Joaquim Lopes.
Gomes:
desova, desova…