Cortaram as asinhas

SÃO PAULO (e se chover, sai da frente) – A FIA decidiu proibir as “orelhas” dos carros da BMW, porque elas prejudicam a visibilidade dos pilotos. Prejudicam muito mais a estética da F-1, que deveria obrigar as equipes a fazerem carros bonitos. Carro feio, rua.

Os da BMW Sauber são bonitos e têm pintura elegante. Mas aquelas orelhas eram mesmo medonhas. E duvido que dessem algum resultado de verdade. Esses caras da F-1 chutam muito, também.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Obrigado FilipeW,
Lembra da Arrows A2?
Até hoje de vez em quando ,dou uma olhadinha naquela linda coisa esquisita!

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
17 anos atrás

Duvido que foi proibido por atrapalhar a visão, senão a FIA instalaria eles, ou elas, TRANSPARENTES. No acidente do SENNA, um dos sustentaculos do braço de suspenção da WILLIAMS perfurou a cabeça e o matou, nem por isso foi banido, qdo um F1 bate espalha destroços muito mais perigosos que ”aquilo'” ali, há! e era horrivel mesmo, pode até dar certo, mas não fará tanta diferença assim, e; inventa outra por favor Srª FIA.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Como já disseram alguns colegas, acho que os únicos apêndices permitidos deveriam ser os aerofólios dianteiro e traseiro… Mané asa pra desviar fluxo de ar do piloto, do escapamento, prá cima da roda, prá limpar o nome do patrocinador…
Por isso que não existe ultrapassagem em curva de alta ou entrada em reta colados…
Se fosse hoje e o Mansell tentasse aquela ultrapassagem no Berger na Peraltada do México, já estaria no céu, ou no inferno…
A carenagem tinha de ser LISA, só pra cobrir o chassi, e ponto final!!!
Freios de aço também seria interessante…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Jonny´O

concordo em genero, numero e grau antigamente, eu, assim como vc, ficava aguardando qual seriam as novidades, o que de novo iria aparecer mas hj tudo está muito nos detalhes, só um ou outro é que, aparece com um desenho mais interessante.

1GT
1GT
17 anos atrás

Se for olhar bem..até os carros protótipos q correm no ALMS são parecidos…a aerodinâmica faz dessas coisas…vá ver as diferenças entre palio gol, celta, corsa…cara dum fuçinho do outro…isso em algo fora do automobilismo…então por vezes os apêndices são uma tentativa de se sobressair entre iguais…

EuroSpace
EuroSpace
17 anos atrás

Libertem a imaginação. Fórmula 1 sempre foi tecnologia e inovação.
Sou velhaco mas não sou burro. Sou do tempo que radiadores estavam no bico, do lado e atrás dos carros, ao mesmo tempo.
Cadê a criatividade e tecnologia? Essas bicheiras que a FIA quer ver como F1 são o quê, F2000, F3000, FMundial, Indy ou que outra m3rda???????

Murillo Rei
Murillo Rei
17 anos atrás

Ainda Bem, era muito estranho aquilo. Vocês não acham que se o carro capotasse, essas asinhas não poderiam voar e atingir algum comissário, ou algum outro carro, piloto ?? Parece cena daquele filme, A Premonição
hehehehehehehehehehe

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Ah não, tiraram o único charme real que ainda restava a esses carros.
Como podem fazer isso ?
Que loucura, onde estão com a cabeça ? Nos chifres ?

amaral
amaral
17 anos atrás

é verdade o q cedar diz sobre a presença de tecnologia aeronáutica na F1, e q carro vencedor não seja necessariamente bonito, mas na minha lembrança a temporada de 78 foi a primeira q passou a sensação de tédio, tamanho o domínio das lotus.
não foi coincidencia, está claro, chapman foi genial ao desenvolver algo q o deixou acima de todos os outros.
e o modelo 79 era lindo, mesmo estático!

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Não há como negar que nos ultimos anos dá sono quando olhamos as novidades no primeiro GP.Francamente falaria pra qualquer um qual o modelo e ano de qualquer carro da história da F1.
Mas nos ultimamente o bicho tá pegando, por exemplo:
O que mudou na Toyota nos ultimos 3 anos?
Claro que mudou detalhes ,mas minusculos detalhes.Pra mim que esfregava as mãos em cada inicio de temporada, é uma frustração só.
A perfeição é algo muito chato.

Cedar
Cedar
17 anos atrás

A tecnologia aeronautica sempre fez parte da F 1, afinal quem não se lembra dos carros asa que eram imbatíveis e conseguiram ate a proeza de fazer o Andretti campeão. Costuma ate ser repassada para os carros de rua. Embora muita coisa pareça inútil e desnecessária a maioria delas tem sua serventia sim. O que irrita muita gente é a falta de estética mas se carro bonito ganhasse corridas e campeonatos a Lotus JPS do Senna e a McLaren deste ano seriam imbatíveis.

amaral
amaral
17 anos atrás

Disse tudo: deveriam obrigar as equipes a fazerem carros bonitos.

Aerodinamicistas (q palavra hórrórosa) deveriam ser deixados ao léu e levados com a ventania.

1GT
1GT
17 anos atrás

Logo, logo inventam outro apêndice aerodinâmico de funcionamento duvidoso…alguém já parou pra imaginar, se tudo o que foi inventado, prooibido e engavetado na F1 fosse liberado?

Raphael da Silva
Raphael da Silva
17 anos atrás

Acho que vou por no meu fusca…
Quem sabe não ganho alguns milessimos na Marginal!!! rsrsrs

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

O mais engraçado é que quando a FIA decide agir é uma gritaria enorme, dizem que vai atrapalhar o desempenho dos carros. Karay, vai atrapalhar todo o mundo por igual, ninguém vai ter vantagem, ou não é ? O problema é que os caras vão gastar 345 horas diárias no tunel de vento para refazer a aerodinamica dos carros, e o pessoal grita pela elevaçào dos custos. Tem milhares de horas aplicadas no desenvolvimento do bico elevado, por exemplo, e se ele for proibido (eu acho que deveria ser) lá se vai o investimento pro lixo. Mas com certeza o esporte agradece.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Na minha sempre modestíssima opinião, a FIA acertou ao arrancar as orelhas e já deveria ter aproveitado o embalo arrancando todo o resto dos penduricalhos aerodinâmicos junto, chifre, asinha e o escambau a quatro.
Ter feito uma regra dando as bases de como deveriam ser feitos os aerofólios dianteiro e traseiro e pronto.
Lugar de Eng. Aeronautico é na Embraer, Boeing, etc. e não fabricando carro.
É isso aí !!!!

Ros
Ros
17 anos atrás

Gomes,
Por acaso aquela foto da pág. inicial do Grande Premio mostra uma trica na base das orelhas?

Paulinho Leblon
Paulinho Leblon
17 anos atrás

Tanto faz com ou sem orelhas ou chifres, tanto faz motores ou pilotos, chassis ou asas móveis, quem decide mesmo são os pneus.
Pois é, o futuro chegou.

jung
jung
17 anos atrás

deviam proibir todos os apêndices aerodinâmicos.
abaixo a “apendicite aerodinâmica”
abaixo o reboque (aproveitando o embalo).

edu di lascio
edu di lascio
17 anos atrás

Acho essas orelhas um horror. Só o lado estético já justifica o banimento.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
17 anos atrás

E se chover, to f… no domingo vou a Interlagos de moto, e 300km com chuva no lombo não é fácil.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

para mim deixando de lado a questão de ser feio ou bonito, pelo menos trazia um pouquinho da antiga f1, onde os carros eram claramente diferentes uns dos outros e se tentava algumas invencionices para obter aqueles décimos a mais e bem ou mal que ficava diferente isso ficava!

Paulo Trigueiro
Paulo Trigueiro
17 anos atrás

parabéns pra FIA, q coisa horrível é aquela…

copyright by Askjão
copyright by Askjão
17 anos atrás

Como diria o Ask : Pitanguy neles !!

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

O que atarpalhava a visibilidade não eram as orelhas, eram os brincos …
Já imaginou se cortassem as orelhas dos pilotos que fazem besteira? ou que ia dar de surdinho…hein , oquê ?

Renato de Portugal
Renato de Portugal
17 anos atrás

Esteticamente são feios mas deu algum resultado na prova passada.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Orelhas???? Para mim eram chifres mesmo, coisa do demo!

cassio souza
cassio souza
17 anos atrás

Ainda bem que proibiram .
Coisa mais feia esteticamente falando , só mesmo os carros da IRL .