De babar

SÃO PAULO (arte pura) – Blogueiro e artista, Ricardo Bifulco nos brinda com esta obra de valor incalculável. Ele constrói carrinhos de autorama, mas faz apenas clássicos, especialmente dos que estiveram nas pistas brasileiras nos anos 40-50-60-70.

Acabou de terminar a carretera do Camillo em 1/32. E já avisa: “Dia 15 vou a Interlagos para te encher bastante, torcer pelo seu 96 e conhecer os blogueiros!!!!! Eu vou levar a carretera Gordini do Luizinho e talvez o Gordini 40 do Lameirão (de autorama claro…). Se você conseguir levar esta dupla lá… A #18 foi o carro mais dificil que já construí. Eu tomei como referência o período
dela de 1967-1970. Esta pintura é a das 12 horas de Interlagos de 1967, onde o Camillão e o Celidênio terminaram em segundo. Espero que goste das fotos. Se quiser colocar no blog para a blogaiada ver, será um prazer. Estou começando agora a BMW “esquife voador” do Jan Balder/Cayres. Lá vamos nós…”

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilario Alencar
Hilario Alencar
17 anos atrás

oi

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

FG, pessoal…

Desculpem o local inadequado…

Peço que acessem o post do FG lá embaixo, do dia 29/06/2006 às 14:02 “FARNEL DO DIA 15″…

O Brandão começa a revelar os segredos do próximo dia 15…

Caique
Caique
17 anos atrás

Ricardo,

Se eu fosse você só levaria pra Interlagos as Fotos. Se eu estiver em São Paulo no próximo dia 15, não leve nem as fotos,

abraços.

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Bifulco, todos já falaram, qualquer coisa que disser aqui é chover no molhado… Maravilhoso é pouco. Mas um grande motivo para esperar dia 15 chegar rápido.
Parabéns!

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


BICULFO está de PARABÉNS!
A união destas duas paixões (autorama+autosClássicos) com tanta perfeição e capricho: é um bem INCALCULÁVEL!
Valeu Flávio

Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net

Airton
Airton
17 anos atrás

Como Michelangelo, diante da estátua de Moises (…fala!, fala!…), Biculfo deve ter dito, ao terminar o carretera: …Acelera! Acelera!…
Ficou linda demais! Parabéns!

Marcelo Borges
Marcelo Borges
17 anos atrás

Eu tinha que ter nascido antes de 72 para ter aproveitado essa época de outro do nosso automobilismo.

Teo
Teo
17 anos atrás

Fantástico, fantástico, fantástico.

Ricardo, você é um artista de primeira linha. Parabéns!

Paulo R. Guedes
Paulo R. Guedes
17 anos atrás

Bifulco, Parabens pelo trabalho. Eu tive oportunidade de assistir as Mil Milhas de 66 que foi vencida por este carro. Apesar dos 40 anos, não me esqueci do ronco e da tocada na subida dos boxes. Eu e meu filho somos praticantes de automodelismo radio controlado e tambem procuro preservar a memoria do automobilismo nacional. A alguns anos montei um Alpine A110 da Tamiya com pintura da Equipe Willys que ficou muito proximo da realidade. Nos proximos dias enviarei algumas fotos dividir com voces. Um abraço a todos.

Maurício Morais
17 anos atrás

Todo mundo já disse tudo…só me restou dizer: m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.o.

faria
faria
17 anos atrás

Aproveitando o tópico, alguem sabe informar em que evento recente, essa carreteira ficou em exposição?
As fotos mostravam a carreteira cercada por uma fita amarela e preta. Se não me engano, deve ter sido em Interlagos, num evento da Stock.
Ando procurando pacas e não consigo achar mais o site.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
17 anos atrás

Eu sou colecionador de miniaturas de metal e/ou resina em escala 1/18. Tenho pra lá de mil carros, só esportivos ou de corrida. Não preciso dizer que meus favoritos são os esporte prototipos, tipo Le Mans ou Can Am. O mercado de miniaturas, em especial, metal em escale 1/18 cresceu muito nos ultimos 10 anos, vivendo um verdadeiro boom mundial, tanto em numeros de colecionadores quanto em numero de fabricantes e modelos disponíveis. Você não cogitaria fabricar essas carreteiras em escala 1/18?

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Caramba, isso aí é miniatura? Por um instante esperei aparecer o Camilão trocando de posto com o Eduardo Celidônio, Mil Milhas de 66…Parabéns Bifulco, uma prova incontestável que a perfeição existe. Magnífico trabalho!!

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Veloz!
Este carro foi um parto….
A carroceria que eu utilizei como base é de um Chevrolet 1937 da firma Pyro fabricado na decada de 60 que garimpei no Ebay durante anos e acabei encontrando um cara no canadá com 3 lacradas na caixa. Advinhe…

As rodas sao de fabricacao artesanal Italiana e vendidas somente na Inglaterra. Todos os componentes delas (exceto os pneus) sao de metal e cada roda tem aprox 10 peças para montar.
O chassis foi feito com varetas de eletrodo de solda de funileiro, varetas de aço e latão.
Os escapamentos sao em arame de latão moldados e soldados um a um em uma base que simula o bloco do motor. Esta base é parafusada no chassis e os escapamentos percorrem o chassis do carro até unirem-se nos bocais de saida atras das rodas. Os aros dos farois sao fios de telefone desencapados, moldados e soldados. Os globos cromados foram retirados de um outro carro doador. A pintura é em laca acrilica automotiva . Na foto nao dá p ver mas o carro tem 2 amortecedores, barra estabilizadora e outros detalhes.

As fotos foram tiradaas pelo Osvaldo Pace, primo do Jose Carlos Pace, um grande amigo que tem(creio) a maior coleção de carros de autorama do mundo. O Flavio já falou dele por aqui.

Veloz, este carro levou aprox 4 meses. Eu tenho tb a Carretera do Andreatta/Fornari(MM1956) a do Orlando Menegaz e Italo Bertao (MM1961) entre outros. A proxima carretera será a do Justino de Maio /Azzalin (MM1965) Esta carretera foi amaciada no quarteirao da minha casa no Tatuapé!!! Meu irmao mais velho lembra até hoje que na semana anterior a corrida, escutavam o carro acelerando de magrugada no Tatuapé . Depois da corrida eles levaram a carretera na Praça Silvio Romero para todo mundo ver, tal qual como acabara a corrida. Bons tempos!!!
Aliás, se voces tiverem mais fotos deste carro e outros da epoca, por fvr me mandem!!!! voces nao imaginam o quanto me ajuda ter a referencia visual em detalhes.

Putz, hoje voi dormir feliz de ter conversado com todo mundo!!!!!!

Abraços,

Ricardo

Romeu
Romeu
17 anos atrás

HP então você tambem conheceu o italiano Felicio Cavalli da Mobral, que eu já tinha comentado aí em baixo.
Ele realmente era uma figuraça,(as vezes mal humorado).
E o jaguar E Type, realmente era o do Roberto Carlos que se incediou dentro da oficina Rodatécnica, na rua Martim Francisco.
Depois ficou por um bom tempo nesse estacionamento.
Eu comecei a ser um “tifoso” ferrarista exatamente no ano que a Estrela lançou o autorama e o John Surtees ganhou o campeonato em 1964.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Bifulco meus parabéns, você é um artista, escultor de verdade.
Estou imprecionado com a precisão dos detalhes numa escala tão pequena como essa.
Eu não teria coragem de colocar essa caranga para detoná-la numa pista de autorama, tá linda demais.
Digo isso por experiência própria pois curti por quase 15 anos essa maravilha que é o automobilismo de fenda.
Eu modificava as carrocerias da linha da Estrela, todas em plástico duro, usando todo tipo de material possivel e as que eu achava mais bonitas acabava não usando para correr, deixava num chassis sem motor só para exposição e deleite pessoal.
Nessa história toda cheguei a ter 51 carrinhos montados e prontos para correr e mais de 200 carrocerias decoradas que guardava numa caixa pois não havia mais lugar no meu quarto para tantos carros.
O Sr. Felício da loja Mobral em São Paulo me adorava, pois praticamente todos os dias eu ia lá comprar alguma coisa.
Quando eu entrava na loja ele já anunciava o prato do dia :”Guarda italiano, que bella Ferrari qui”, e lá ia eu para casa com uma Ferrari nas mãos.
Uma vêz ele me levou num estacionamento do outro lado da rua para me mostrar o Jaguar Tipo E incendiado do Roberto Carlos, que ficava no fundo do pátio, coberto com uma lona.
Se era verdade ou não que o carro era do Rei da Jovem Guarda eu não sei, mas naquela semana comprei mais de 10 carrocerias “bolha” do Jaguar e tentei reproduzir um incendiado igual aquele, tacando fogo nela de todas as formas possiveis.
Desnecessário dizer que não deu certo e quase pus fogo no meu quarto, então parei de tentar reproduzir a caranga queimada do Rei.
Portanto, como tenho uma boa experiência nisso e sei bem das dificuldades em se modificar uma carroceria já pronta, posso afirmar que o seu trabalho é primoroso pois voce constroi a carroceria inteira e com detalhes de acabamento incriveis e nas proporções corretas.

Parabéns de novo, Michelangelo Bifulco.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

E por falar em dia 15…
Hoje eu, o Brandão, o Joaquim, o Wagner, o Issamu e o Marcello Borg (Pusta cara dez) do Autódromo acertamos algumas coisinhas…
Amanhã postaremos, pois faltam detalhes mínimos…
O que podemos garantir é que esta arte do Bifulco, anos 60, vai se misturar com outra arte dos anos 60, ao vivo e em cores e não é arte de pilotagem…

Mil Milhas 66/67.
Carretera 18.
Talvez Jan, Bueno, Bird, quem sabe?
Superclassic.
John, Paul, George e Ringo.
Aguardem…
Amanhã ou depois vamos contar tudo…

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Ricardo, tua carreteira tá simplesmente perfeita. Como sugestão, tenta fazer o Porsche 908 do Luizinho Pereira Bueno, e o Avallone Crysler do Antônio Carlos Avallone. Ficariam show de bola!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

E a pensar que a verdadeira está aí, guardada na oficina…
Precisava trazer pra uma etapa da Superclassic, só pra ela respirar, só pra reconhecer aquele asfalto, aquelas curvas que restaram…Tão conhecidas, tantas e tantas voltas…
Só pra esticar as pernas, alongar a musculatura daquela usina de histórias…
Quem ouvir o ronco daquele motorzaço novamente, vai precisar de assistencia médica…

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Do Ricardo Bifulco p o pessoal!

Olá pessoal!!! Oi Flavio!! Muito obrigado por postar as fotos. Fico muito contente que voces gostaram. Eu estou me dedicando muito em manter a memoria do automobilismo brasileiro e esta é a maneira que eu encontrei de prestar homenagem aos meus idolos. Preciso dar um jeito de contatar o Celidonio para ver se ele pode autografar a carretera e gostaria de mostrar para o Camilinho tb. Pena que o velho Camillo já não está entre nós.

Todo dia aprendo algo novo com os matuzas e todos os blogueiros. O espaço que o Flavio concede para nós é muito bem aproveitado. (Flavio voce é 10!)

Eu nao tenho site (ainda) mas quem quiser pode me mandar email que tenho varias fotos de alguns carros finalizados.

Dia 15 vou atormentar o Flavio e todos voces em Interlagos. Vê se alguem consegue levar o Luizinho e o Chiquinho…

Sidney, estou honrado com suas palavras.

PS* voces precisam ver o que esta carretera anda…

Um abração

Ricardo

alexandre nacca
Reply to  ricardo bifulco
11 anos atrás

Ricardo,parabens pelas miniaturas,sobretudo das carreteras,que na realidade as
conheci de dentro dos boxes,quando então diretor da APVC,para quem não lembra
Associação Paulista dos Volantes de Competição.
Para contatar Eduardo Celidonio,entre em contato com a telefonista de Maringà,PR.
Tenho interesse em uma igual ao do Camillo e Celidonio,numero 18.
Abs
Nacca

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Parabéns!
Vi este carro de perto quando corri as Mil Milhas em 67 e numa outra Mil milhas que não participei, acho que foi em 68.
Este carro é um ícone do automobilismo nacional.
Quem não viu e não ouviu seu ronco, não sabe o que perdeu.
A réplica está perfeita. Parabéns!

3=6
3=6
17 anos atrás

PERFEITA .
TENHO UMS AMIGOS QUE PARTICIPAM DE PROVAS DE AUTORAMA EM VARIOS PAISES.
VAO ADORAR.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Nossa…
Que saudades do tempo que eu corria de autorama.
Costumava correr nas pistas do Tataupé. Monaco e Red Fox eram as pistas se não me engano.
Teremos várias histórias dia 15.
Abraços e parabéns pela réplica.

Caio / Curitiba
Caio / Curitiba
17 anos atrás

Bifulco, parabens pela carreteira do Camilo. Leve mais alguns no dia 15 pra gente ver.
Abs Caio

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Alem da Aero-Brás, na mesma região (Rua Marques de Itu – Vila Buarque) existia tambem a Mobral, cujo proprietário Sr. Felicio Cavalli, alem de dar assistencia e fornecer peças para os carrinhos de autorama era musico e entendia muito de música classica.

Zé Maria
Zé Maria
17 anos atrás

É isso aí Caique:Aerobrás.A pista da Sebring,na Augusta era o máximo.

ingo hofmann
17 anos atrás

Simplesmente perfeita está miniatura do carro dos meus sonhos. Este foi uma dos mais legendários carros de corrida do Brasil.
Parabéns.

Caique
Caique
17 anos atrás

Ze maria, a AEROBRÁS é que é a loja da Major Sertório.

Bifulco,
precisamos trocar umas idéias sobre estes carros. Não falo de Slot, mas do Modelismo, pois meu negócio são miniaturas em Plástico e resina. Vou postar umas perguntas e parabéns pela carreteira, tá muito bonita.

Caique
Caique
17 anos atrás

Ze Maria,
embora carioca e morando no Rio, conheci bem a AEROBRÁS, loja de modelismo em geral. Comprei muito Revell e Tamiya, além de uns tres Aeromodelos. Em autorama, sempre comprei na Sebring.

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Tinha aquela chamada Monza, acho q era perto do Ibirapuera….

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Belo carro. De vez em qdo, ainda corro de autorama na Parolu.. mas bolhas de réplicas são raras hoje em dia…. por falar nisso.. o camarada que fez esse carro, poderia pensar em fazer moldes pra bolhas de lexan em escala 1/24 (q são padrão para pistas profs). Se fizer, tem comprador garantido!

Zé Maria
Zé Maria
17 anos atrás

Como chamava a única loja especializada em autorama de SP,na R.Major Sertório?Algum arqueólogo ,como diz FG, lembra?

Jonny'O
17 anos atrás

Salve ,salve,vida longa a estes artistas ,que de sua arte ,imortaliza nosso esporte querido.Parabens meu chapa,é divino!

Jorge
Jorge
17 anos atrás

Coloca o link do blog dele…

José A. Matelli
José A. Matelli
17 anos atrás

Dispensam-se palavras…

Luis Fernando
Luis Fernando
17 anos atrás

Espetacular!!! Putz, parabéns!! Q saudades do meu autorama com a Lótus JPS 85….

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

VCS ESTÃO ME JUDIANDO…

EU AQUI EM CURITIBA E VCS VÃO SE DIVERTIR NO DIA 15…. rsrsrsrsr

[ ]’s a todos…

Máximo
Máximo
17 anos atrás

autorama é a primeira escola de automobilismo. é ali que os garotos aprendem que não dá pra acelerar o tempo todo, tem que saber dosar. meu filho (5 anos) já pegou o jeito e está adquirindo base teórica para se viciar em corridas…
as réplicas são lindas

anselmo
anselmo
17 anos atrás

aguardo ansioso o esquife

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Maneirissimo, podem ter certeza meus filhos irão brincar de autorama, as crianças de hoje só querem Video Game.
Não sou contra os videos games, só acho que dá para conciliar as coisas.

Mandrake
Mandrake
17 anos atrás

Parabéns pelo trabalho excepcional!!! Um verdadeiro artista!

Que tal fazer uma Berlineta Interlagos?

[]s

jcesar
jcesar
17 anos atrás

esses carrinhos podem ser usados nas pistas dos Autoramas da Estrela, p.ex. o série super curva do Piquet ???? Qual o valor dos carrinhos ?

Ico
Ico
17 anos atrás

Lindona mesmo a carreteira do Camillo!!! Será que o colega Ricardo teria tb algum modelo pilotado pelo Chico Landi? Manda fotos pro Flavinho publicar se tiver, por favor! :-)

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Meus honestos e sinceros PARABENS !!!!
Quem me déra ter este talento…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Lindo demais… os carrinhos de autorama são lindos… parabéns pelo talento… na minha infancia, eu e meu irmão brincavamos com um autorama da séria Emmo/Wilson da estrela… ele vinha com dois carros (lotus e mclaren) e posteriormente meu pai comprou para nós uma brabham bt-52 (minha) e uma Liggier (meu irmão)… a gente inventava cada coisa naquilo… poções milagrosas para o pneu grudar na pista, etc, etc… grandes tempos aqueles…