Dekas na África

SÃO PAULO (rasgando em Luanda) – Não foi só a Vemag, no Brasil, que meteu as Dekas nas pistas. Recebi via José Umaras, grande amigo, essas fotos que ele recebeu do escritor português Carlos Guerra, um historiador do automobilismo na terrinha. São da década de 60 de corridas em Luanda, Angola.

DKWs correram também, e muito, na Nova Zelândia, África do Sul, Austrália, Inglaterra, Áustria, Bélgica, Holanda e, claro, Alemanha.

Portanto, o #96 tem uma história a zelar…

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sim, Sérgio, em 1971 Jan Balder e Norman Casari participaram das 6 Horas de Nova Lisboa, Angola, com uma Lola T-70 da Equipe Brahma. Em 1972, participaram novamente, desta vez com um Porsche 906 alugado de uma equipe suíça. Abs.

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
17 anos atrás

Relamente alguém citou o que eu acho que é um fenômeno estranho. Havia um movimento automobilistico muito intenso nas chamadas “colonias ultramarinas”. Não era só em Angola, mas em Moçambique, e em Macau, lá do outro lado do mundo. E pelo que me lembro muitas corridas de rua também. Alguém se lembra se teve algum piloto brasileiro andando por estas plagas?

Nóis da FiKa
Nóis da FiKa
17 anos atrás

Jonny, vc é impagável!!! Vai ser Matuza assim lá no… no… de onde vem o Matusalém mesmo???
Gomes, os Dékas sempre atrás né!!!

Jonny'O
17 anos atrás

Esse Austin Healey me lembrou do prototipo que correu em Sebring em 1957, era lindo , e é dificil achar uma foto dele.Foi impressionante como na decada de 60 a unificação das fabricas inglesas acabou tudo.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Cararca pela fumaçla eu diria que o deka ligou o pós-combustor !

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Já que o assunto é DKW (Deutscher KinderWagen, hehe), tem um link que o FG deve conhecer bem:
http://www.dkw-autounion.de/index/
index.html
No site achei uma propaganda do tempo do onça tambem:
http://www.dkw-autounion.de/
DKW_Fundsachen/Furgonetas20.
mpg
Dividi os links prá caber aqui.
[ ]´s

Alexandre/Jlle
Alexandre/Jlle
17 anos atrás

Pois é, o 3=6 comentou um negócio curioso: Eles usavam óleo “AERO SHELL” no tanque ??

Alexandre/Jlle
Alexandre/Jlle
17 anos atrás

Pois é, o 3=6 comentou um negócio curioso: Eles usavam óleo “AERO SHELL” no tanque ??

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Sem querer ser chato, mas pelo jeito na 2ª foto os DKW estão tomando couro do Austin Healey e do Triumph TR2 (o segundo é provavelmente o mais feio esportivo que os súditos da rainha fizeram na história)

jo
jo
17 anos atrás

se portugal é terrinha, o q será o brasil, nossa colónia???

3=6
3=6
17 anos atrás

BOAS FOTOS
NA PRIMEIRA ( ESTA ¨LEVANDO¨ UM STUDBAKER ), TEM MUITA POEIRA , OU TEM ÒLEO DEMAIS NA MISTURA ??

jovino
jovino
17 anos atrás

Grande José Umaras. Para quem não o conhece, ele escreveu um livro eletrônico contando a história da Indústria Vemag onde ele descreve com muita precisão a ância de fazer parte do quadro de funcionários da empresa e os horrores que era conviver com os chefes alemães da Vemag. Me parece que a DKW esteve presente em todo canto do mundo.

Jovino

Jonny'O
17 anos atrás

He Gomes, esta foto é covardia ,so mais o Austin Healey!

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Valeu Joaquim, muito interessante tuas informações. Então a Angola tinha um autódromo que rivalizava com a excelente pista de Kyalami (a antiga) é?! Legal, vou procurar saber mais…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Flávio, no Uruguai e Argentina também.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Leandro, Angola tem uma tradição no automobilismo que remonta aos anos 70 que me lembre. Luanda teve, na época, um dos mais modernos autódromos, rivalizando com Kyalami, África do Sul. Houve também uma geração muito boa de pilotos portugueses, quando Angola aida era colonia. Aí veio 1975, Agostinho Silva, MPLA e a história mudou.

Leandro
Leandro
17 anos atrás

Gomes, tu já assistiu algum vídeo da série Havoc? Sabe, aquela série que mostrava todos os acidentes ocorridos no esporte a motor durante a temporada?
O Sportv exibiu essa série a alguns anos atrás, e eu gravei alguns episódios. Pois o primeiro, que eu acho que é de 1978, mostrou um incidente numa corrida de protótipos nas ruas de Luanda. Pelo jeito, a Angola tem alguma tradição no automobilismo. Me chamou atenção esse teu “post” sobre os DKW’s em Luanda…e me bateu uma curiosidade em conhecer a ligação de Angola com o automobilismo, tu tem mais alguma informação sobre esse assunto?
Ah, o incidente mostrado no Havoc, foi que uma passarela de espectadorers construída sobre a pista desabou bem na hora da largada, quase em cima dos carros. Diz o narrador do vídeo que essa foi uma ação do MPLA, que teria retirado alguns parafusos da passarela para ela desabar e chamar a atenção para a causa que lutavam..tenho minhas dúvidas…mas o que me chamou mesmo a atenção foram as corridas em Angola…