Disney ou Cuba?

SÃO PAULO (Mickey ou Fidel?) – Muito bacana a reportagem sobre “turismo revolucionário” publicada em “O Globo” que me enviou o blogueiro Fábio Cordeiro.

Bacana, acima de tudo, porque o texto não emite nenhum juízo de valor babaca e preconceituoso, nem a favor, nem contra Cuba. É assim que se faz jornalismo.

E para quem está pensando em sair de férias, é uma opção.

Ah, dispensamos comentários-clichê, do tipo “por que Fidel não convoca eleições”, “por que os cubanos fogem de balsa para a Flórida”, “vai morar lá”, essas coisas de crianças.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
carretera
carretera
17 anos atrás

FG, nos anos 50 havia o GP de Cuba, que tal fazer uma corrida de superclassic lá no circuito do Malecón, en la Habana Vieja, despues tomar uns mojitos en la Bodeguita del Médio

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Engraçado…
Vocês falaram de tudo, menos do turismo !
Para o viajante, Cuba mantem algumas particularidades bem interessantes !
Aquilo é bem anos 50 ! Parou no tempo !
Apesar das tentativas do govêrno em criar diversões modernas, fica só nisto – tentativas. E vai aqui o meu conselho: Fuja delas ! De todas !
São caras e completamente sem graça !
Tente sair do circuito ! Se você conseguir, vai conhecer um povo alegre e comunicativo !
Comida boa, bebida idem, e tudo muito barato ! (lembre-se: fora do circuito de turistas).
Com us$100 você passa o mês !
Não troque os seus verdinhos no hotel, vá ao black-market.
É ! Lá tb tem disto.
Mas não espere conforto. Eles não tem !
Se você gosta do gênero resort-completo, esqueça Cuba e vá para o México.
Afinal, tem gosto prá tudo, né ?

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

O Veloz HP aqui é o único que entende a alma dos nossos blogueiros!

Ingo
Ingo
17 anos atrás

Turismo solidário, trabalhar sob o sol escaldante de Cuba em prol do socialismo caribenho.. Isso é muito bonito de ver os outros fazerem, alguem aqui acredita que o Flavio Gomes seria capaz de pagardo bolso pra trabalhar paraos outros ?? haha o cara tá todo preocupado com as milhas que ganhou na Varig ‘as custas das empresas em que trabalha.

Pegou pesado Flávio, me desculpe, tú tá mais pra Disney. amigão

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

O Veloz é uma figura…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Desculpe, Caique, mas quando eu não concordo com alguém não procuro desmerecer a capacidade da pessoa de ter uma opinião.
E não admito em hipótese alguma que façam isso comigo.
Se eu discordar do que você diz, sobre qualquer assunto, irei contra argumentar pontualmente, não partirei para sarcásmos a respeito de sua capacidade.
Mantenho minha ética, assim como espero que pessoas de caráter e personalidade forte como você tamnbém mantenham.
Abraço.

Cedar
Cedar
17 anos atrás

Moro no DFe quando vem os parentes de outro estado eu os levo para conheçer Brasília. Mostro a Catedral, a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional e os Palácios, a Esplanada dos Ministérios, a Torre de TV, o Eixo Monumental (que tem o record de avenida mais larga do mundo), etc … Eles ficam maravilhados com o que veem, realmente é muito bonito mesmo a obras de ON. Eles vão embora com a sensação que isto aqui é um paraiso (tirando os politicos que não são daqui é claro), eu nunca mostro a Favela da Estrutural onde não existe água encanada e o esgoto corre a céu aberto, que não tem escolas nem hospitais e a principal ocupação dos moradores é procurar latinhas e outras coisas no lixão. Tem mais umas 10 deste tipo espalhada pela cidade. E acho que não faço diferente de ninguém aqui do blig, afinal quem vem passear quer ver coisas bonitas e não um monte de barracos feitos de madeirite e lona preta. Acho que o turismo em Cuba é assim também, eles só mostram o que é bom. Será que permitem ao turista andar livremente pela cidade e conversar com quem quiser ?

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo,

É exatamente o que você escreveu e eu postei para o Pedro a poucos minutos em outro post. Escrevi neste post que o principal é se saber que o nosso direito termina onde começa o dos outros e vice-versa. Agora, as nossas preferências e gostos, não se discute, aliás é um ditado popular. Se você é de Direita, me parece normal que não goste de quem é de esquerda, mas se , com base em fatos este alguem lhe mostrar que é sério ou trabalha direito, sua tendência deverá se manter inalterada, de Direita, mas você não poderá desmerecer este alguém só porque detesta a Esquerda. Foi isso que quis dizer.

Também já dei uma chegada ao DOPES em priscas eras, foi terrível.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao Pedro, assino embaixo.

Ao Caíque, não sei se entendi direito. Mas, em minha opinião, o direito de expressão é sagrado e garantido pela Constituição, não só a nossa.
Incitar a violência não pode. Expressar o que se pensa, pode-se e deve-se, e se a pessoa que ouviu ou leu não gostou, ela pode argumentar com voce e usar argumentos melhores que o seu. A democracia se baseia nisso.
Posso dizer que não gosto de palmeirenses, santistas ou são paulinos, e ter os meus motivos, e expo-los. Se as pessoas não gostam de minhas idéias, que me contradigam, discutam comigo, provem que estou errado. Cordialmente, se possível, como tem sido a tônica neste blog. Nem sempre a cordialidade é possível.
O que não pode, segundo minha visão, é alguém definir a priori o que posso ou não pensar, o que posso ou não escrever, o que posso ou não dizer. Assim não se faz democracia. Assim se faz ditadura.
Já tivemos nosso quinhão, e eu já fui parar no DOPS por causa disso, então eu sei o que estou falando.

Um abraço

Caique
Caique
17 anos atrás

Pedro, Esqueci do principal: O que escrevi ao Virgo, o fiz de modo genérico, se você se sentiu atingido o problema é somente seu. A unica coisa que posso lhe afirmar é que não me passou pela cabeça o seu nome. Além do mais quando quiser me dirigir especificamente a alguem, tenha a certeza que escreverei o nome para quem estiver me dirigindo. Sempre fiz assim, aliás acho que é como deve ser feito.

Caique
Caique
17 anos atrás

Pedro,

Apenas uma coisa: Não dou lição de moral em niguém, só me dou o direito de ter opinião e de emiti-la a quem interessar possa. Quando postei o que está escrito abaixo estou sendo coerente com o que penso. Não me escondo atrás de Nicks (Caíque é o apelido de todo o Carlos Henrique que conheço), onde quer que publico uma opinião assino e dou meu endereço, seja eletronico ou o real., mas para dar a minha opinião, antes me baseio em fatos, sejam eles guias para que3 eu fique triste ou alegre, porque contra a verdade não cabe discussão, mesmo que ela vá contra o que eu penso. Não me escondo atrás de opiniôes e não xingo quem está debatendo comigo, porque isto é falta de educação. Creio que não estou errado, pois pelo menos foi assim que aprendi; Os direitos de cada um terminam onde os dos outros começam. Vaja todos os meus posts e confirme: não tento mudar a opinião de ninguém porque gosto disso ou daquilo. Cada um que se manifeste conforme queira, baseado na verdade. Simples prá caramba.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Pri, vc acaba de ganhar uma bananada, pode me cobrar o dia em q a gente se encontrar :-) Em minha defesa, quero dizer que as minhas reinvidicaçoes eram as de muitos e também ajudadas pelo fato de que esse era basicamente um espaço SÓ para F1, antigamente. OK, sem problemas, admito que gosto do formato atual. Quanto aos que se interessaram pelo turismo revolucionários, convido a todos a vir em Mardel me ajudar a construir a minha casinha, de preferência no inverno. Prometo nao tocar Guantanamera :-P

Abçs a todos!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Caique, legal você tentar dar lição de moral, e assim que perde argumeto tentar ridicularizar para não precisar responder…
É disso que eu falo… Para o mundo mudar todo mundo tem que primeiramente olhar para o que faz antes de querer ditar o que os outros fazem.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

VIRGO, concordo com seu comentário, mas não me senti ofendido com o que o FG escreveu, apenas tirei um sarro de mim mesmo ao me incluir nos argumentos que ele descreveu.
Sobre o que você escreveu, eu acho que o conceito de regime comunsta é impossível.
Pensa bem, o comunismo é mais um estado de espírito, uma respeito ao próximo. “Não vou sacanear meu vizinho”.
É, portanto, contra certas naturezas humanas, ou natureza de nossa sociedade.
O comunismo é algo que para ser instalado leva séculos, ao meu ver. Toda a sociedade tem que evoluir junto.
à força de lei, ou de ditadura não dá. Pois sempre vai ter um querendo usar o sistema para se escalar no outro, inevitável.
Poder, seja absoluto ou não, não combina com comunismo.
Então por mais romântico que seja uma revolução, ela se deve passar dentro de nossos corações e mentes, não nas regras da sociedade. Se cada um cuidasse de ser comunista individualmente, as coisas já melhoravam.
O pior são os que tem um estilo de vida incompatível com o nosso país, não fazem nada para ajudar ningué, não perdem a chance de conseguir uma vantagem e ficam esperando que um “Che” venha aqui lhes obrigar a mudar de vida para podermos virar comunistas.
Esse, na minha opinião, são o mais anticomunista que pode ter, pois sãoos que impedem a revolução lenta e interior queeu falei.

Sem Crianças
Sem Crianças
17 anos atrás

Um navio de cubanos está indo para os Estados Unidos quando chegam na metade do caminho a navio começa a afundar e todo mundo fica desesperado. E com todo aquele nervosismo um homem começa a ter um ataque do coração e vendo que iria morrer ele diz que seu último pedido seria beijar a bandeira de Cuba, mas ninguém tinha a bandeira qunado uma moça chega e diz:
_ Olha meu senhor eu tenho a bandeira de Cuba tatuada na minha bunda se o senhor quiser beijá-la.
E ele diz claro que sim.
E ele beija sua bunda.
Depois ele diz moça você poderia virar de frente, é que quero me despedir do Fidel..

Caique
Caique
17 anos atrás

Virgo,

Concordo em parte com o que você escreveu, mas existe pelo menos uma REGRA que deve ser RESPEITADA, na realidade DUAS: Gozar um ou outro, tudo bem, está dentro do contexto do Blog e do Dono do mesmo, logo, a) Gozar ou dar uma opinião…OK, agora OFENDER não; e b) O Direito de cada um a se manifestar termina exatamente onde começa o do outro e vice-versa.

Só isso. Respeitando-se essas duas bobagens pode-se ficar um contradizendo e gozando o outro até 2020 sobre o mesmo assunto, agora querer colocar goela abaixo uma opinião não. Pena é que tem alguns que não se mancam.

Abraços.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

E respoondendo ao título do post “Disney ou Cuba?”, nenhum dos dois. Amigos tem me dito que a histeria da alfândega americana está insuportável.
Vou na do meu amigo aí debaixo: 3 semans de Europa, 1 semana de Fernando de Noronha…

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Ao Pedro Jungbluth,

O autoproclamado espaço livre deste blog só merece esta designação se resistir ao teste de haver posts que contrariam frontalmente não só a simpatia declarada do dono do pedaço, como a orientação expressa nas ultimas linhas do post original. Azucrinar o FG é um ponto de honra! Assim sendo, falar mal do Fidel – e do PT – é um direito inalienável dos blogueiros do FG, enquanto este último mantiver a coerência…
Aliás, falar mal do Fidel nem tem mais graça e Cuba é como as favelas do Brasil – alguém disse aí embaixo – é pitoresco de se visitar, mas vê se alguém quer morar lá! O comunismo acabou no inícioda década de 90.
Aliás, como imaginado por Marx e Engels, nunca existiu uma verdadeira experiência comuinista; só existiram experiencias totalitárias auto-intituladas de comunismo, onde a Ilha do caribe se inclui.
Triste!

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi novamente,
Me lembrei dos meus tempos de estudante (lá se vão bons anos…): discutía-se que a vida em Cuba é tão ruim que até as universitárias tinham que se prostituir. No que respondiam os fãs de Fidel: não é nada disto ! As prostitutas é que tem nível universitário…
[ ]´s

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Fácil explicar o que o pesoal da Europa rica vai fazer lá né ? A mesma coisa que vão fazer nas favelas do Rio: observar e se encantar com o que não há em seus países.
É o mesmo efeito das férias sobre todas as pessoas: “ah… que legal se eu vivesse aqui o resto da vida, sem preocupações…” uma semana depois o cara se toca que tem que voltar prá casa, batalhar, etc. Só prá poder repetir as férias no próximo ano e sonhar novamente.
[ ]´s

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Eh um assunto que deveria ser comentado. Por que nao discutir a falta de eleiçoes e etc?

Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

O dono do pedaço não proibiu música-clichê, então:

Cuba
Caroço e Azeitona

Composição: Indisponível

O Brasil vai lançar um foguete,
Cuba também vai lançar
Quero ver se “Cuba lança”
Quero ver “Cuba lançar”.

Balnça o peitinho e o bumbum também
Põe a mão na cabecinha num gostoso vai e vem
Balança o piu-piu, balança o %!$&#pau,
Balnça o Xaropinho que é um cara bem legal
O Brasil vai lançar um foguete,
Cuba também vai lançar
Quero ver se “Cuba lança”
Quero ver “Cuba lançar”.
Vai, vem, vai, vai, vem princesa
Vai, vem, vai, vai, vem
O Brasil vai lançar um foguete,
Cuba também vai lançar
Quero ver se “Cuba lança”
Quero ver “Cuba lançar”.

Cuba lançando...
Cuba lançando...
17 anos atrás

Pensei que o FG fosse dizer que a “elite branca”, a maldita classe média prefere ir a Cancún……….

Cuba Libre, Tequila
Cuba Libre, Tequila
17 anos atrás

O Flávio ia se dar bem em Cuba…
Lá só tem carro velho….

VMagliocco
VMagliocco
17 anos atrás
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Por que estou postando aqui? O FG claramente pediu para que eu não postasse nada, no seu último parágrafo…
E afinal, minhas últimas sobre o assunto ainda estão sem resposta…

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Veloz HP, Sempre uma mente afiada!
Não resisto: Eu gostaria de juntar um dado aerodinamico a ser levado em consideração.
Suas motos com motor 2 tempos se deslocam com certeza a uma velocidade muito maior que o 96 do Flávio, declaradamente um carro gentil. O deslocamento aerodinamico é maior, provocando uma maior ventilação lobo-frontal e lobo-bitemporal que provoca um efeito deletério e evanescente na fração mais leve do oleo 2 tempos.
Resumindo, provavelmente no Flávio os efeitos são mais intensos,devido à diferença de ventilação…
E como diria CC, depois de tanta abobrinha, vou botar meu pijaminha para nanar…

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Te empresto minha Caiçara popular uma semana e a transição será completa!

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Flávio, estou elaborando uma nova teoria médico-mecânica que está me deixando muito preocupado.
Ela tem a ver com as vibrações de alta intensidade em ondas coclópicas, típicas dos motores 2 tempos e que, associado a aspiração e posterior metabolização pelo sangue da fumaça do óleo 2T,
provoque em conjunto um distúrbio neural de mega intensidade e com isso afetando nossos sentidos de qualidade, beleza, estilo, estética, prazer, e sabe-se lá o que mais.
Sou possuidor de algumas motos, algumas são 2T, rápidas, leves, uma delícia de pilotar e por isso as utilizo constantemente e então, passo a provocar no meu corpo os males que narrei acima na minha teoria.
Vendo o que se passa na sua mente e deduzindo que isso é efeito da minha teoria médico-mecânica, creio que vou aposentar as minhas 2T preventivamente até prova em contrário.
Acho que ainda não fiquei doente porque ao invéz de usar o óleo Castrol M-50 que você usa, prefiro o Motul GP-800.
Além disso, você o utiliza em competições onde a carga de adrenalina é enorme, ao contrário de mim, mais relax porém rápido.
Mas não se desespere, amigo.
Para tudo na vida há uma solução e não há mal que sempre dure.
Minhas pesquisas continuam porém, minhas preocupações aumentam a cada post.
Seja forte meu amigo, tente outras coisas, tente o budismo, fale com a Soninha que entende tudo disso, não ermoreça, você é mais forte que o seu mal, nossa mente só funciona em 10%, portanto ainda temos 90% para explorar, um universo maior que o infinito…

Pri
Pri
17 anos atrás

Eu adoraria conhecer Cuba. Sou apaixonada pela história das revoluções na América Latina. Vivo lendo livros que contam histórias de Bolívar, Tupacamaru, Che Guevara etc, etc.
Nesse sentido Cuba seria um paraíso pra mim. Apesar de acreditar que de revolucionário Fidel não tem ou tinha nada.
Ps: Rikho você é o Fábio RC que vivia insistindo pro Gomes falar mais sobre F1? Um dia a identidade secreta sempre cai. Eu sei bem disso. Hehehe

CRIANÇA
CRIANÇA
17 anos atrás

SE EU FOR FAZER TURISMO EM CUBA SERÁ QUE DESCUBRO PORQUE FIDEL NÃO CONVOCA ELEIÇÕES OU PORQUE OS CUBANOS FOGEM PARA A FLÓRIDA DE BALSA ?

Rikho (Fabio Cordeir
Rikho (Fabio Cordeir
17 anos atrás

Pô, Flávio, meio sem querer vc revelou minha identidade secreta (rs), pelo menos para os blogueiros mais (aposto que se o Pedro Junglebuth tem boa memória, vai saber que Fabio sou ;-). Sobre a reportagem em si, o que me chamou a atençao é que os entrevistados eram todos europeus e cada um tinha sua razao para participar. Chega a ser engraçado pagar 350 doletar pra trabalhar duro, quando muita gente que trabalha duro de verdade nao ganha nem metade disso. Passando por alto, acho válida a experiência de conhecer Cuba, mas eu preferiria ir apenas como mais um, sem programa de turista que vai a hotel de luxo ou que constrói escola ao som de Guantanamera (putz, ninguém merece). E, Polly, desde já vc é minha convidada a vir a Mar del Plata quando queira, já é um começo pra conhecer a AL ;-)

Abçs

Caique
Caique
17 anos atrás

Baygon

Não provoooca… me permiti não mais falar de Política no Site…vou ficar com os segundo e quarto parágrafos do Post do Flávio, porque está bem simples e direto. Pelo menos em uma coisa não cabe discussão: A ilha tem paisagens muito bonitas e eu iria lá com prazer.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

ideologia a parte, gostaria mesmo de conhecer a ilha. Alguns amigos foram e se surpreenderam com o que encontraram por lá. O filho de um amigo, tetraplégico , vitima de assalto, passou uma temporada por lá e aprendeu a viver com o problema “RODRIGOMENDES.COM.BR”grande artista com os pincéis na boca…e dá aula ainda por cima…e a gente aqui reclama pq ta frio, ta calor, ta isso, ta aquilo….sem contar que havana é um museu a céu aberto….e as ruas, um paraiso pra quem gosta de velharias …ops….carros antigos…e uma incrivel coleção de ladas….A natureza, inexoravel, irá permitir que um dia nuestros hermanos, podram hablar com nosotros por net y telefono, sin dudas…Ai sim vai ser MAIS gostoso, programar um passeio por lá.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Parece uma boa Gomes. Quem sabe você não se junta com o Caique e vão conhecer Cuba. Como você gosta de carros antigos é uma boa pedida, só não sei se por lá existe automobilismo, afinal é um dos esportes mais capitalistas que existe.

Polly Parker
Polly Parker
17 anos atrás

Ah gente… nem pela música? Pela arquitetura, belas paisagens? Sério? Pois eu adoraria conhecer Cuba… aliás, adoraria conhecer melhor toda a América Latina… nuestros vecinos!

cardeal
cardeal
17 anos atrás

Carregar pedra, colher laranja, reformar escola, dormir crucificado de cabeça pra baixo, vá lá… tá dentro do preço. Mas acordar às 5h45 ao som de Guantanamera todo dia é cruel. Aí não…

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Turismo em Cuba, passeio de Lada , jantar com o Fidel (já que tá no inferno, melhor abraçar o capeta, né ?)

Jonny'O
17 anos atrás

Pô Gomes!!
Já são 4 post sem nenhum carrinho!
Bom, , não achei muita graça nesse turismo revolucionário, mas se está dando certo …

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Bom, cada um faz o que quer com seu dinheiro… assim que acabar de pagar o ap, vou tirar 15 dias de férias… 7 no velho continente, e 7 em fernando de noronha… é isso aí!