Do asfalto ao mar
SÃO PAULO (oblongo?) – O BestCars traz hoje bela matéria sobre os Simca Abarth, que foram criados na década de 60 e, claro, a Simca trouxe para cá para parar de levar couro da Willys e da Vemag. E deu couro em todo mundo.
O texto fala sobre a lenda de que os dois carros, que vieram como importação temporária, foram atirados ao mar Adriático por problemas de papelada. Será que isso é verdade?
Abaixo, o modelito que veio para o Brasil. A paisana.
Nunca entendi porque os simca aqui no Brasil corriam de vermelho,o azul tipicos dos franceses ficava mais legal,ou melhor ,mais caracteristico.
Pessoal, este carro era lindo. Os carros da equipe Simca eram vermelhos. Tive a oportunidade de assistir os 500 Km de Interlagos de 65 (inesquecivel porque foi a primeira corriga que assisti inteira) quando o Jaime Silva ganhou com este carro, em segundo chegou o Wilsinho Fittipaldi com o Willys Gavea Formula 3. Coisa inpensavel nos dias de hoje, GT correndo com formula.
Jogadas no mar?
Putz, vou fazer uma dessas procuras ao tesouro, se eu achar alguma coisa, uso de forma para uma bolha de fibra, meto-lhe um AP e me inscrevo na Superclassic!!!
Em 64, cansado de ser derrotado pelos Alpine da equipe Willys comandados pelo Grecco, o eng. Pasteur, presidente da Simca do Brasil, resolveu importar em comodato duas unidades da Simca-Abarth, que se tornaram os bichos papões daquele ano pelas mãos de Jaime Silva, Ciro Cayres e Toco Martins. Em 65, descontente com os resultados, Grecco fez gestões junto às autoridades para que as Simca-Abarth fossem devolvidas. O grande imbroglio se deu no Gp do IV Centenário, realizado no circuito de rua na Barra da Tijuca. Camilo Chritófaro, sobrinho de Chico Landi, venceu a prova com uma Ferrari GTO e foi protestado por Landi. Camilo retaliou, insuflado por outros chefes de equipe, descontentes com a supremacia das Abarth. Até que “alguém” denunciou as Abarth por estarem com a permanência vencida no Brasil. Assim foram devolvidas para a Itália. Consta que foram jogadas ao mar pois não compensava pagar taxas alfandegárias para reentrada dos carros na Itália.
Reparem nas linhas arredondadas, sensuais…
Tomada de ar dianteira mínima, apenas o suficiente…
Espelhos aerodinamicos… Para lamas teaseiro alargado.
Pura obra de arte… As semelhanças com as Berlinetas e Porsches não é proposital ou acidental…
Essa receita é o resultado natural de 50 anos de desenvolvimento automotivo.
E com um conjunto motor + cambio bem esperto…
Adicione-se ao volante Ciro Cayres e Jayme Silva… Está feita a história.
Era o limite do design da época. Coisinha linda.
Meu comentário também não foi jocoso,
o Karmann ghia tc é muito parecido com os porsches 911 e 912, sendo este último de desenpenho e motor muito, mas muito mesmo parecido !!!!!
Brandão,
Vi esta Abarth e o Tempestade, que inclusive venceu a corrida na Barra da Tijuca (fizeram 1-2). O Tempestade também era interessante de se ver, mas o Abarth era e ainda é muito bonito.
Vi essa fera correr, acredito que em sua corrida inaugural, com Ciro Cayres ou o Jayme Silva. Deu um banho em todo e, verdadeiramente era lindo.
Me lembro de ter assistido essa corrida lá no mergulho e subida dos boxes. Outros tempos.
O comentario sobre o cruzamento não foi jocoso, longe disso, são dois carros muito bonitos, e este ficou a altura dos outros dois.
O carro é LINDÃO ! Mas verdade que jogaram no mar mesmo ??? Etâ povinho maluco…..
Cruzamento de Karmann ghia com Porsche é o TC!!!!!
eram lindos os carros nesta época
Pois é Caique, o mais engraçado é que eu era um ferrenho torcedor CONTRA as Simca Abarth.
Torcia em primeiro lugar pelos DKWs, depois por Gordinis, Berlinetas Interlagos e Malzones.
E sempre contra a Simca.
Primeiro porque eu tinha Aero Willys e a rivalidade era grande, e depois pelo fato da Simca ter importado os Abarth e acabado com a brincadeira dos “pequenos” que de vez em quando davam pau em Simcas e JKs.
Depois de dois anos correndo e ganhando por aqui, começaram as ameaças da Receita para devolverem o carro, a Simca algumas vezes não podia correr, pois poderia ter o carro apreendido, etc. E eu torcendo contra, achando que deviam levar embora mesmo.
Até que não tiveram mais jeito e mandaram os carros de volta para a Italia, e a versão que nos chegou foi essa mesmo, os carros foram para o fundo do mar…Foi a solução mais barata encontrada…
Hoje eu lamento muito, gostaria mesmo que isso não fosse verdade…
Pois é, vez por outra, surgem algumas boas lembranças… Flávio, eu tinha mais ou menos uns 8 anos quando meu pai me levou para assistir uma corrida, talvez os 500 Km de Interlagos, pois seu cliente era o Bica Votnamis e iria correr com um Sinca Chambord…e então lá no final do grid, surgem dois Abarth, com Cyro Caires e Jaime Silva….deram um banho…Boas lembranças…Matusalens de plantão!!!!!, obrigado pelo resgate….
Pq as montadoras não fabricam um carro deste tipo ?????????
Seria muito caro? Acho que se entrar no mercado, esse carro vai estar vendendo muiito AHAHAHAH
Êita carrinho porreta !
Nos tempos das calças curtas e do autorama, fiz uma funilaria em uma berlineta da Estrela, com ferro de soldar, lixa e muita paciência.
Ficou perfeita ! Deveria ter guardado…
Romeu,
O mais triste é saber, segundo se conta que o Abarth da Equipe Simca foi afundado na Itália porque era mais barato sumir com o Carro que voltar com ele e pagar a Aduana. Essa é a história que sei. Eu pelo menos estou fazendo um Scretch numa Miniatura e terei a minha Simca, 26 do Jaime Silva.
…
ALGUÉM por aqui tem o ‘adress’ de um site, que foi publicado num post do Flávio, de uma ‘corridinha de fuscas’?
Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net
Tava esquecendo ,na materia do site ,fala de um Abarth com motor simca V8.Alguem sabe mais detalhes?
felipe massa assinou com ferrari por mais uma temporada dara uma festa em comemoração em florianopolis hoje
Não é o cruzamento de Karman ghia com porche não?
Lindo ,lindo,lindo!Um puro sangue!Carros esportivos de 55 a 65 pra mim ,foi o periodo mais marcante em design ,onde o carro esportivo e de corrida era igual,e bonito!
O site BestCars é uma referencia,onde se tem respeito pela memoria do automobilismo.
Lindo carro, elegante e sem apêndices desnecessários para comprovar a sua estirpe.
Muito lindo esse Simca Abarth, dá até para perdoá-lo por ser francês – e sou daqueles que acha que na França existem duas marcas de carro: a Citroën e o resto.
Hummm…Sei não.
Em se tratando de “brasucas” e “carcamanos” sempre desconfiei dessa versão.
E sempre “sonhei” tambem com a possibilidade de um dia, um desses Abarth ser encontrado casualmente, esquecido no fundo de algum quintal…