…e boa viagem
SÃO PAULO (dirijam-se ao portão) – Hoje são computadores que reproduzem a voz de alguém nos aeroportos, em intrincadas combinações de números, vôos, companhias, portões. Mas em 1971 não era assim, era uma voz aveludada que anunciava, ao vivo, o avião que ia sair, o avião que acabara de pousar.
E quando chamavam seu vôo em Congonhas, era nesse ônibus que o passageiro embarcava primeiro. Foto enviada pelo blogueiro Marcelo Ferreira, foto belíssima que faz com que me pergunte: existirá algum desses esquecido em algum lugar? Porque, sem querer parecer nostálgico, é lindo pra cacete! Notem o farol na escada, que coisa mais charmosa.
Gosto de ônibus, depois vou caçar uns tróleibus para colocar aqui, aqueles da CMTC em que eu descia a rua Augusta para ir andar de autorama na Sebring…
Flavio, reparou na lanterna dianteira?
era a lanterna traseira do Aero Willys
Acho que 68 ou 69 .
Delícia de programa – pegar o elétrico e descer na Sebring. Eu ainda incluía um beirute no frevo e uma tortinha de morango numa doceira que tinha lá do lado, acho que chamava Mignon.
saudade dos estrelas, mabuchis (nem sei como escreve isso) e muras 20…
Juntando o útil ao agradável, esse ônibus é do tempo do avião do presidente?
Quando o nosso presidente vem visitar São Bernardo do Campo e para o sucatão na pista e faz o aeroporto parar por um tempo, será que é esse ônibus que vai buscá-lo?
Eita. Eu nem sou tão velho, mas andei um bocado de tróleibus da CMTC. Pegava no Tucuruvi para ir ao Clube Espéria.
Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv
E esse bumba tinha cockpit nos dois lados, completo, com direção, freio, acelerador dos dois lados.
Pra não precisar manobrar…
Grande Flávio, eu também frenquentava a Sebring.
Talvez até já tenhamos disputado um racha naquela pista.
Ou, talvez não.
Em 1974 você era muito criança, mas se já andava por lá, talvez se lembre da história de um louco que um dia parou o seu Jeep Divisão 4 naquele terreno vazio ao lado da loja que era usado como estacionamento, e que na hora de ir embora saiu arrastando as rodas e derrapando de lado até fazer o 360° completo “a la Zanardi” e jogar uma chuva de pedras e terra por todos os lados e arrebentar várias vidraças da loja na manobra.
Fui eu.
Pra ganhar do Opala do mafioso CC eu desligo um cilindro.
O sítio http://www.toffobus.com tem muita arqueologia busófila como eles mesmos dizem. Quem gosta de busões e ainda não conhece vale a pena.
CC, amém ! dá uma olhada o que postei ai embaixo (foto da gavea) sobre estilos de pilotagem.
La Fontaine:
1- Não, não trabalho no Banco Central, bem que eu gostaria com o salário que eles tem…
2-Se vc diz que era o transformador, acredito, não entendo NADA de motores elétricos, sei que no inverno era muito bom viajar último banco do ônibus.
3-No Museu Gaetano Ferolla (Av. Cruzeiro do Sul, perto do CMTC Clube e do estádio da Portuguesa), em São Paulo, têm alguns exemplares interessantes de ônibus, bondes, para quem gosta de transportes públicos é um local bem legal de visitar. De vez em quando bate aquela “puxa, estou ficando velho, já andei neste ônibus que tá no museu”, mas nada grave.
Abraços!
Ao Hulk e ao Vitão:
Arreguei porque tenho noção do perigo…
Manda quem pode e obedece quem tem juízo… Ou voces dois esqueceram que o sábado já tá aí ???
Depois a gente recomeça, mas agora não… Tira a concentração.
Já pensou se ele cisma de jogar pra platéia, entra atravessado no S do Senna e detona a bagaça?
Bem debaixo do nariz da torcida #96, toda socada no bico do Paddock?
E a cara da pilotaiada da antiga… Que decepção…
Sabem o que ia acontecer?
Iam me linchar na porta do Box 21, o tonto aqui seria eleito o responsável pela tragédia…
Portanto… Concentração total antes da prova, num mexe com o homem que ele despeja um monte de tranqueira russa na gente…
pô…hj eu to postando bastante…
é isso ai pessoal…cansei de andar nessa coisa esquisita…pra quem não sabe o busão tinha duas cabinas independentes…o motorista virava uma alavanca e transferia de uma para a outra a condução…os dois eixos eram esterçantes, mas só funcionava o que era operado pela respectiva cabine….não tinha marcha a ré….era um bancão comprido de cada lado e o resto do povo ia em pe mesmo….do pé da escada até a porta de saida…ou vice-versa….sei não…não acredito que tenha sobrado algum…pelo menos em congonhas não tem…mas a voz da iris dando os voos , mais parecia um chamariz para uma noitada daquelas ESFUZIANTES…bons tempos…..É CC…tamos todos ficando velhos….pelo menos, temos histórias pra contar….pq essa molecada só entende mesmo é de play station…abraços
Hoje o único 6 bocas que usa é para esquentar o chá de camomila sem açúcar kkkkkkkkkkkk
CC, a gente te perdoa sim. Você deve estar recebendo muito a visita do seu amigo alemão, Al….Zeimher .
E o pior é que você afinou no desafio com o FG. Enquanto o Fangio dava um ralo no Brabham , você se recolhe ao seu croche e trico. Triste, triste, muito triste mesmo, para quem já acelerou um seis bocas com vontade na curva do sol.
OK, o ônibus tem 2 frentes.
Mas seriam todas as rodas esterçantes?
E a tração ?
Desculpem minha ignorância, mas não entendi.
PessoalRetiro tudo o que disse.
Fui no site, reconheci aquela senhora da voz…
É que a foto é já muito antiga, não me lembrava do nome…
É… O tempo pesa pra todos, para ela tambem… Pra mim, então… Tô ficando caduco de vez…
Que coisa maravilhosa, eu adoro ônibus também, muito lindo, tenho um carinho especial pelo mercedez, que coisa linda…
Fica realmente a pergunta, será que existe ainda um desses repousando por aí, será que a Infraero não tem um museu??????
COISA LINDA MESMO
Mas Cláudio, ela foi atriz, modelo, garota propaganda, cantora, manequim, radialista… Dá uma olhada no site dela. É muitíssimo provável que você tenha a encontrado mesmo. Afinal, a voz dela e o Galeão são inseparáveis!
Vitão:
O FG acaba de postar a foto.
Não é essa moça, tenho certeza.
A mulher que falo era já uma senhora, e era atriz, ou fazia comerciais da TV, não sei…
Seu rosto era bem conhecido…
Tenho certeza: Existe mais do que uma, e essa outra era o tal “modelo padrão” de suavidade…
CC, essa era a Iris Lettieri .
Bianchini (vc trabalha no banco central?) , não sou espacialista em onibus (inliais, em nada) muito menos em elétrico, mas esses onibus tnham os motores colocados junto às rodas , não era um motor central. Provavelmente o calor que vc sentia era do trnasformador, que pegava a corente alternada do pantógrafo e convertia em corrente continua para o motor.
O meu preferido eram os mais antigos, americanos, fabricados em 1.948 , meio arrendodados. Acho que tem um no museu da CMTC.
Pessoal, acho que tinha outra mulher, que fazia a voz do Aeroporto do Galeão (desculpem: Tom Jobim) no Rio… Não lembro o nome, caramba… Tô velho…
Acho que era uma atriz dos tempos da Tupi… Alguem aí lembra?
Ou então liga pro Aeroporto e pergunta, pô…
Uma voz eu diria assim… Absurdamente sensual… Maravilhosa…
Quem era essa mulher? Qual o rosto atrás da voz?
Pô, ninguém lembrou que esses ônibus eram reversíveis, o motorista nunca manobrava de ré, êle mudava de cabine, eram duas completas, uma em cada extremidade do veículo.
Nossa, o “elétrico” marcou minha infância. Td dia pegava no ponto final da Gentil de Moura e descia na Av. Nazaré, onde estudava no “Maria Imaculada”. Meu pai ia junto, mas descia no centro, já no ponto final. Isso nos anos 80… Já não moro + em Sampa… será q essa linha ainda existe??
Sim, em tal onibus existiam duas frentes, andei muito neles. Vcs repararam nas lanternas, que são as do Aero Willys 1967.
Grande abraço a todos.
Muito bacana mesmo esse ônibus. Não é possível que não tenha sobrado nenhum. Deveria estar em exposição…
Meu patrão Wilson o chama de “Jaca”. Brincadeira, uma coisa linda dessa…
FG, eu pegava os elétricos (trólebus para os menos íntimos) aquí no Tucuruví para chegar ao Centro de São Paulo ou até os cinemas da região da Paulista, pra economizar o do Metrô… Até uns 10 anos na linha 107T ainda existiam alguns daqueles elétricos modelo mais antigão, que a parte traseira lembrava uma salinha de reunião. Infelizmente nesta linha hoje em dia só existem ônibus a diesel, sem personalidade alguma. Lembro-me bem das luminárias internas desses velhos elétricos, com tamanho para lâmpadas incandescentes e uma “capa” de vidro mesmo, nada de plástico. Justiça seja feita, o teto do ônibus era meio baixo para pessoas de 1,83m como eu, mas era compensável com o conforto oferecido no inverno, onde sentávamos no fundão do ônibus para se aquecer junto ao motor elétrico.
Bons tempos aqueles sem PCCs e quetais…
Amigos, Gostaria de abrir campanha pela educação, respeito e cordialidade no Blog, O Titular FG seria o responsável por censurar posts inadequados, como já fez em certa ocasião em que contumazes detratores de Rubens Barrichello mandaram post absurdo sobre ele. Abraço a todos e educação apenas desenvolve e refina todos nós!!
O bom é que se o motorista atropela alguém, o cara já vira passageiro.
Pessoal acessem:
http://www.irislettieri.com.br/
para relembrar…..
Lindo ônibus. Mas fico imaginando algo semelhante circulando nos dias de hoje, principalmente por causa do detalhe do farol na escada. Numa época de espíritos de porco predominando neste país, seria um farol por dia. Só ia dar aqueles “mano” embicnado o farol.
Íris Lettieri!!! Não falta nada mais nesse blog, do que o Romeu foi se lembrar!! Conheci a própria num aniversário de um amigo em comum e, ao contrário daquela imagem comportada, clean, contida, revelou-se uma mulher de um senso de humor admirável, grande contadora de causos e piadas, onde brotavam os impropérios e as imitações com aquela voz belíssima de travesseiro. Grande Íris, por onde andará?
Autorama na Sebring…isso duro épocas. Eu tinha meus “estrelinhas” adesivados! rs Vou ver se o pai tem alguma foto guardada!
abraço a todos!
Rick… talvez seja mesmo poético… mas continuo mesmo achando um lixo… E o Jonny´O tem razão… parece ter outra frente…
Caramba, temos que admitir, é impraticavel um unico assunto em qualquer post deste Blog….
O dono da bagaça SR FG posta a foto de um onibus e de repente vira um post de Iris, a fabulosa, doce e apaixonante voz e mulher Iris
É impressão minha ou tem outra frente na traseira?
Ah, a Iris Letieri ( não só a voz, ela toda; imagina essa voz rouca e quente no seu ouvido de manhã cedo, na cama)
Não diga assim, Askjao, esse ônibus é poético…
chamar esse onibus de bonito é sacanagem… isso é um lixo… prático pra caramba… mas um lixo!
Oi pessoal,
Prá me redimir:
http://www.irislettieri.com.br/
[ ]´s
AH, AQUELE INESQUECÍVEL…. “FARIG FÔO…..”.
Esse ônubus eu não conheci.
Simplesmente ESPETACULAR.
Isshh! Tá cheio de pistoleiro sacando rápido aqui.
Bobeou, leva chumbo…
Era muito legal esse onibus, com essa entrada frontal, dos tempos em que não existia essa passarela/tunel de embarque de hoje em dia.
E só lembrando que a voz aveludada mais famosa do Aeroporto pertencia a Iris Lettieri, que vez ou outra fazia aparições na TV, compondo o juri do programa do Flavio Cavalcanti.
Ah, a voz da Íris Lettieri…