E deu!

SÃO PAULO (que se persigam todas as marcas) – E na terceira tentativa em Bonneville, a Honda passou dos 400 km/h com um carro de F-1 sobre o piso de sal. Um recorde histórico, que deve ser aplaudido pela tenacidade. Foi por muito pouco. Detalhes e fotos estão no site oficial da empreitada, que curiosamente ainda mantém um logo da BAR.

A Honda vai tentar ampliar a marca amanhã.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
17 anos atrás

Esse objetivo do recorde é coisa antiga: lembram do Blue Flame? Quebrou a barreira do som!
Também acho besteira a velocidade pura e simples: prefiro os GP de Monza de 71 e 84, com médias beirando 290 km/hora.
Prefiro também o Carcará, bem lembrado aí embaixo.
E prefiro (aliás, adoro!) as comparações entre categorias e carros: isso é competição.

ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

CONCORDO QUE VELOCIDADE MÁXIMA É BESTEIRA POIS NÃO PODE SER ATINGIDA DURANTE UMA CORRIDA. VALE MAIS FAZER CURVAS RÁPIDAS E ACELERAR NA SAÍDA PARA TENTAR ULTRAPASSAR. E A MESMA COISA NO DIA A DIA DO TRANSITO DAS GRANDES CIDADES. MORO EM BRASÍLIA E COMO O JOVINO PODE CONFIRMAR AQUI TEM UM PARDAL A CADA KM (CONTROLADOR ELETRÔNICO DE VELOCIDADE COM MULTAS APARTIR DE R$ 122,00) NÃO SE PODE PASSAR DE 60 OU KM/H DEPENDENDE DA PISTA. DE QUE VALE UM CARRO QUE PASSE DE 200 KM/H ? AGORA TER UMA CARRO QUE ACELERA RÁPIDO FAZ MUITA DIFERENÇA PARA SE ENTRAR EM UM RETORNO OU EM VÁRIAS SITUAÇÕES. ATE MESMO NAS RODOVIAS ISTO FAZ DIFERENÇA NA HORA DE ULTRAPASSAR.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Donizete

Se compararmos uma moto da categoria Gp500 que é a F 1 de duas rodas você vai ver que a velocidade final é quase a mesma com leve vantagem para o F 1, nas curvas a diferença é gritante, assim como na aceleração e na média dos tempos as motos perdem. No outro post tem um link comparando a moto do Rossi com a Ferrari de Schumacher e do Rubinho. Nada anda mais rápido que um F 1 seja Indy ou categoria semelhante pois a velocidade final só é importante no final da reta pois na maioria do circuito não é possível atingir. Em uma volta com duração de 1 minuto você anda mais rápido por 5 segundos e mais lento nos 55 segundos restantes. Não precisa nem dizer o resultado.

Carros de arrancada são um espetaculo a parte mas duram apenas alguns segundos e não 300 km como uma corrida normal. Nem mesmo são capazes de fazer uma curva. Assim como os ovais são coisas que os americanos adoram, eu particularmente não tenho nada contra mas prefiro corridas tradicionais.

E me perdoe por discordar de você Veloz-Hp mas a F 1 não é arrogante pelo menos neste ponto, pois eles realmente fazem o carro de corrida mais rápido que existe, mesmo que não seja a categoria mais emocionante.

Caique
Caique
17 anos atrás

Baygon,

Vá ao site da obvio, via grandepremio.
É um link no lado esquerdo do monitor, onde está escrito a memória do Brasil nas pistas é na Óbvio. Clica ali e torne-se graduado em Matuza.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

O melhor de tudo isso é vêr cair a soberba e arrogância da F1 em sempre se achar o topo do mundo da velocidade, o melhor dos mundos em tecnologia de aceleração em curvas, achando que isso é o mais dificil e andar em retas ou ovais é facil, coisa que “eu faço a hora que quiser”.
Não faz não, e levou mais de um ano para conseguir só uma passagem, que não vale para efeito de recorde.
Além do mais, essa história de se comparar categorias diferentes é sempre muito enfadonho e sem utilidade nenhuma.
Carros feitos para curvas de baixa e média velocidade são uma coisa, carros para retas e curvas de alta são outra.
Comparar coisas incomparáveis é sempre um erro idiota mas nesse caso, quem quis comparar tecnologias diferentes foi a própria Honda F-1, achando que era facil e primário.
Ah, ah, ah, como é bom vêr a arrogância tropeçando e caindo de boca no “sal”.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Onde encontamos a história do Carcará ? Se lembrem de cortar o link para não atrapalhar o post.

Por mais que se critique a Honda foi uma boa ideia e vai gerar muita propaganda para a equipe. Não deixa de ser interessante umF 1 a 400 km/h.

Donizetti
Donizetti
17 anos atrás

No post de baixo acabou virando esse lance de F1x Indy… O fato é que todos tem a curiosidade de saber quanto o carro corre…. agilidade? Frear?acelerar? Talvez um Kart seja o campeão…Disse que tenho mais respeito pelos Indy porque guiar um carro de baixa tecnologia em que em outras epocas(na era turbo) era
mais forte me impressiona…Alguem ja viu um teste de velocidade de um Indycar em Talladega?Acho que foi o Rick Mears de Penske…Alguem tem esse video?
Outra fato interessante foi o engenheiro falando no site da Honda que os pneus são responsáveis por 70% do arrasto…
Ou seja uma moto carenada em linha reta anda mais que o F1…O paraquedas no Honda tambem é legal pacas…Quem tiver a oportunidade de ver os Dragster nos EUA vai se impressionar…a barata faz o chão tremer….

Solberg
Solberg
17 anos atrás

O Carcará é sem comparação. Não há dúvidas.

Pena que tão pouca gente saiba o que foi e que isso representava na época. Se hoje achamos espetacular, o que era na época?
De outro mundo!!!

Caique
Caique
17 anos atrás

Sinceramente?

Acho ese recorde uma porcaria. Motor V10, 900 HP, Chassi de Kevlar, Fibra de Carbono e o escambau, Aerodinâmica em túnel de vento, cambio de 7 marchas, caixa automática, 585 kg.: 400 km/h…PORCARIA.

BOM foi o Carcará. Motor 1.1, 3 Cilindros em linha, 2 tempos, pneus diagonais, 4 marchas originais da linha de produção, 400kg: 215 km/h

ESPETACULAR.

Solberg
Solberg
17 anos atrás

Além disso, só uma das passagens foi com média superior a 400km/h. A média das das passagens ainda ficou abiaxo dos 400… 397,360km/h

Solberg
Solberg
17 anos atrás

Vamos do começo…

A própria Honda já atingiu velocidades máximas maiores, se não me engano 413 em uma pista de pouso na California.

O problema, e todo objetivo deste projeto era de ter os recordes de velocidade. O objetivo declarado era ter o recorde acima dos 400Km/h, o que para ser atingido, envolve 2 passagens em sentidos opostos em uma mesma pista, onde a velocidade média, medido em uma distância de 1 milha, deve ser superior a 400km/h nas duas passagens e elas devem ser feitas em menos de 1 hora.

400 km/h de MÉDIA é bem diferente de se atingir 400 de MÁXIMA.

E como disse o Flávio, não é tão simples assim.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

se fosse um motor vw, refrigerado a ar, passava fácil dos 400 km/h ….

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

É feito no campo de sal para que eles sintam o gosto doce da vitória.
Ou o amargor do fracasso na F1.

Serginho RJ
Serginho RJ
17 anos atrás

agora, alguem pode me explicar pq isso tem q ser feito num campo de sal? isso não atrapalha?

Airton
Airton
17 anos atrás

De Honda, digo, de BAR 007 V10 do ano passado não vale.

Dot
Dot
17 anos atrás

Harerton

Na era turbo com motor de classificação com mais de 1.000 cv um F 1 passaria desta marca facilmente pois maior potência sempre será sinônimo de maior velocidade, em lina reta é claro. Quero ver é freiar, fazer as curvas e acelerar novamente como em uma pista normal. Os carros da Indy são feitos para ovais e são verdadeiras carroças em termos de tecnologia, nem câmbio semi-automático eles tem.

Wag
Wag
17 anos atrás

Ví as fotos pelo uol e deparei com uma que mostra algo parecido com um leme na traseira…
é a solução pros honda na F1?
e o motor de popa, qdo vem?

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

Em 1991, Fábio Sotto Mayor pegou 315 km/h – na melhor passagem – de opala stock com 400 cavalos…

Helder
Helder
17 anos atrás

Espero que haja algum retorno para a Honda. Aparentemente, estão gastando dinheiro à toa. Enquanto isso, na F-1 estão uma negação.

Fabio Edo
Fabio Edo
17 anos atrás

Passou dos 400 é???
Puxa!!!!
Isso sim é importante. E passaram 18 meses neste projeto é???
Caramba!!!

Ahhh… acho que vou no mantra que o VELOZ sugeriu abaixo

Lucas
Lucas
17 anos atrás

Tá chegando a 400 “esgoelado” né

Harerton Oliveira Do
Harerton Oliveira Do
17 anos atrás

Bah…. nos anos 80 os carros da Cart chegavam a 415 em Indianápolis!

do contra
do contra
17 anos atrás

A Honda despencando ladeira abaixo na F1…e gastando um ano e meio de trabalho neste projeto que não vale nada.
Alguém aí imagina o Briatore metendo a Renault numa roubada dessas?

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Beleza!
Quem sabe levanta um pouco o moral da Honda.Senão vai começar a esquentar a cadeira do Gil,o que é uma pena pois o cara é serio.

g
g
17 anos atrás

ahhh!!! que pena que não da para assistir.