Ferrari renasce. Até quando?

SÃO PAULO (mais fria, mais cinza, mais chata) – Passeio da Ferrari nos EUA, 19 pontos de Alonso para Schumacher. A Ferrari renasceu? Acho difícil afirmar. Teve muito a ver com a paúra da Michelin, muito a ver com o tipo de pista besta que é Indianápolis. De qualquer forma, dá algum ânimo ao campeonato.

Pitaquinhos:

– Montoya muito bem. Conseguiu tirar sete carros da corrida, entre eles o seu e o do companheiro de equipe. Deveria ser demitido por justa causa.

– Massa bem, mas a entrada nos boxes de Schumacher foi algo de sensacional. Ganhou a posição ali.

– Trulli excepcional, mas os pneus ajudaram, e a batida múltipla da primeira volta, idem.

– Rubens normal. Chega sempre atrás de onde larga.

– A Red Bull comprou a corrida. Não tenho os números, mas se alguém tiver saco de assistir ao VT e cronometrar o tempo em que apareceram carros da Red Bull e da Toro Rosso na tela entenderá o que eu digo. Até o Klien no pitwall mostraram! Vai querer vender latinha assim no inferno!

– Pelas minhas contas, terminaram andando nove carros. Quase o mesmo que no GP do ano passado, que teve seis do início ao fim.

Comentários

  • Realmente, de tudo o que já consegui ler acerca das sensacionais performances do Schumacher, a da entrada “meteórica” nos boxes foi a segunda mais peripatética. A primeira, e hour concourt, foi o “free park”, ou zona azul, em Monte Carlo. E no mesmo diapasão a explicação do acesso “quelônio” do Felipe aos “vestiários”. Ora, testículos! Por melhor que o Michael entrasse nos boxes, nunca poderia ter tirado cerca de 2s – a diferença entre eles quando do momento dos pits – apenas nessa manobra, tão somente por ter feito uma só curva pé em baixo. O brasileiro da “Scuderia” perdeu posições nos boxes nessa temporada, mas parando antes dos seus seguidores, e não depois. E nas vezes em que manteve sua posição após o reabastecimento e troca de pneus, fato que aconteceu nesse ano? Apenas a telemetria poderá desvendar se o Felipe foi lento na entrada ou saída dos boxes. Pelos dados conhecidos, se o Massa fez uma volta ruim, tendo feito, naquele momento, uma das melhores segundas parciais da corrida, pairam indícios – deduções empíricas fruto de acontecimentos passados assemelhados – de que, mais uma vez, houve uma orquestrada – brilhantemente, dessa vez – troca de posições. Por fim, afirmo: Schumachão é gênio, mas não é Deus. Ele erra, e como gênio que é, deve ser ajudado pelos inferiores, ainda mais sendo seus companheiros de equipe. Em Indianápolis, a Ferrari, para mim, consertou, sem estardalhaços, o erro – costumeiro, friso – cometido por ele na largada, quesito no qual se iguala, induvidosamente, aos simples mortais corredores.

  • Rikho,

    É mais ou menos assim:

    O carro entra na faixa de rolamento de entrada dos boxes, repare que em todos os autódromos existem duas faixas no sentido perpendicular a faixa de rolamento. A segunda faixa marca o início de velocidade controlada na área dos boxes. Na saída existe só uma faixa perpendicular, a partir dali se pode baixar a bota porque não existe mais a velocidade controlada. Assim basta você, quando os líderes começarem a reabastecer, usando seu relógio de pulso, medir o tempó gasto a partir da primeira faixa de entrada dos boxes até a segunda; e depois da saída do carro já reabastecido até a faixa que limita sua velocidade…Simples pra caramba. Faça isso em umas tres corridas do Felipe e constatarás que nesse quesito ele é lento. Além disso ele é segundo piloto e TEM que deixar o Primeiro piloto passar, isto com certeza é uma Cláusula do Contrato que ele assinou.

  • Eu acho o seguinte: pra q o Massa vai andar no cangote do Schummacher sem necessidade (isso considerando q ele seja capaz disso)? Essa de q o Massa é mais lento pra entrar nos boxes eu gostaria muito de saber como se mede isso e de onde vêm as estatísticas, essas sim delirantes. E se a própria Ferrari recém admitiu isso e todo mundo, até o Lula q nunca sabe de nada, sabe que é o que vai passar sempre. Afinal de contas, pq será q o Raikkonen nao quer correr ao lado do Dick e vice-versa? Porque os dois querem exclusividade e ponto. Nao tô dizendo q é pecado, é apenas um comentário, até bastante óbvio. Agora: admito que tive dor de cotovelo, sim, afinal ficar esperando por alguma emoçao que seja, segurando a cabeça pra nao dormir, costuma causar isso. Beijos delirantes pra vocês. :-P

  • Pitaquinhos:
    – Como larga mal o Rubens Barrichello. No fim das contas foi ele que provocou aquele enrosco na primeira curva!
    – Alonso segurou o Fisichella a ponto de inviabilizar uma pressão sobre as Ferraris. E se ferrou.

  • Eu estava em Indianápolis ontem e só digo uma coisa. FIA e Bernie, por favor, tirem a F1 dos EUA. Não faz o mínimo sentido ter corridas aqui neste continente. Vamos dar F1 para quem gosta de F1
    Só o que eu digo.

  • Caique, a Ferrari é esperta e já combinou com o Massa para fazer o dever de casa direitinho. O Jean Todd deve ter dito: Você vai para a pista para correr em função do Schumacher, se ele tiver que te ultrapassar a gente diz pelo rádio “acelera mais”. Vai ser o código para você “acelerar menos”. Entendido ? Então assine aqui o seu contrato para 2006 …

    Quando você estiver em uma grande loja ou hipermercado e ouvir no auto-falante uma mensagem do tipo “C 4 portaria” ou “José Maria, comparecer ao setor 5” é porque tem algo de anormal acontecendo na loja como alguém roubando mercadoria ou coisa parecida. Fazem isso para não espantar os clientes e ate mesmo os ladrões.

    Você acha que a Ferrari ia correr o risco de perder 2 preciosos pontos ? E o Massa ia correr o risco de ficar desempregado para o ano que vem ? Se Schumacher continuar correndo e Kimi for para a Renault ele tem chances de continuar por lá. O Jean Todd hoje já teceu ate elogios para o Massa que pode significar assine aqui novamente.

  • MAndrake,
    Eu entendi o que o Jovino quis dizer econcordo que o Massa teria duas opções na corrida: a) Dar passagem a Schumacher ou; b) Dar passagem ao Schumacher, mas como foi comentado abaixo, o Felipe é bastante lento nos seus pitstops e levou duas ultrapassagens do Fisichella e o Schumacher é justamente o oposto: é o cara mais rápido para entrar e sair dos boxes, só isso. O Jovino está certo em dizer que o Felipe ia dançar, só acho que se ele estivesse andando forte o Alemão não ia abrir 13 segundos rápido como abriu.

  • Engraçado, só esse ano o Massa perdeu posições duas vezes pra Renault do Fisico nas suas entradas nos pits. Se não me engano na Espanha e em Silverstone. Será que ele estava trabalhando a serviço da Renault “undercover”? rss

    Só quem não quis não notou que o Massa perde muito mais tempo do que devia nas entradas e saídas dos pits. E isso lhe custou e vai continuar custando posições. Se não acreditam, temos ainda mais 8 corridas. Prestem atenção e verão que tenho razão.

    É óbvio, que sem a menor chance de ser campeão o brasileiro não iria se meter no meio da disputa do Alonso e do Schumacher pelo campeonato. Dificultar a vida do alemão? Pra quê? Mas é só ver os tempos nos treinos dos dois em Indianápolis ou qualquer outra pista, é só prestar atenção na corrida do Michael ou melhor nas corridas do alemão e nas do Massa este ano pra notar a diferença entre os dois. Se o Schumacher precisasse, disputaria sim e ganharia na pista a posição do Massa. Tinha carro, conjunto e talento pra isso. Achar que o Massa poderia ganhar essa em Indianápolis é delírio. Talvez em alguma outra corrida este ano ele até tenha chance de, mas em Indy não tinha. E ele, o Massa sabe muito bem disso, porque se achasse que tinha uma chance pequena que fosse, teria no mínimo andado no cangote do alemão, e fungando isso sim. Não andou. E não tem nada a ver com o tal favorecimento de equipe. O Massa sabia muito bem da superioridade do alemão. Bem diferente de alguns que nunca conseguem enxergá-la, pois a dor de cotovelo impede. Kudos pra ele.

  • Comentários em 1e2 Meu amigo FG, —-1 porque ninguém adverte esse idiota do Montoya, ele acha que as curvas e freadas existem mas não pra ele, porque dividiu já era, o cara já foi longe demais…—-2 abandonei a corrida antes do fim, e fui para a Indy, voltei pra ver o previsível pódio….e retornei ao fim da Indy…

  • Infelizmente, perdi a largada, ao que parece o único de emocionante q passou a corrida toda. Felizmente, existe o Youtube :-) De resto, o mesmo de sempre, se bem que quem largou na frente nao levou. Afinal de contas, o gênio alemao entrou nos boxes de ladinho e descontou todo o tempo que precisava, né? Ah, recém leio que os Ferraristas assumiram, meio sem assumir, que houve uma manobra de favorecimento ao alemao. Estou chocado, surpreso de verdade!

    Abçs…

  • PITACÕES.
    APESAR APESAR DE NÃO SER UM CIRCUITO DOS SONHOS CERTAMENTE NÃO É UM CIRCUITO BESTA. ACORDA FLÁVIO!! A TROCA DE POSIÇÕES DENTRO FOI PLANEJADA COM MAESTRIA, NÃO SENDO SOMENTE MÉRITO DO SCHUMACHER

  • A corrida so valeu mesmo pela capotada da BMW. Quem se iludiu achando que Massa tinha chance de ganhar caiu na real rapidinho.
    Alonso nunca foi bem nessa pista – a sua melhor posicao de largada ate agora tinha sido 5o ou 6o entao ta na cara que ele nao gosta do tracado – aquele miolo so nao eh pior por falta de espaco (ou melhor, dependo do ponto de vista). Na proxima podem crer que ele vai deixar os outros na poeira de novo.
    Montoya… que palhaco. Ele bateu porque… todo mundo piso no freio, menos ele. Mas a culpa eh do Kimi, logico. Se fosse japones e em equipe pequena ja tinha perdido a super-licenca. Pela entrevista do Ron Dennis depois da corrida acho que ele nao ficaria nem um pouco triste se isso acontecesse.
    Fisico – ate que enfim mostrou servico. Pena que nao seja sempre assim.
    Barrichello acho que pode esquecer esse ano. Eh continuar treinando bem pra ter uma chance de terminar em oitavo na corrida.

  • Pô, Caique, pega leve com o Jovino porque ele tem toda razão. Parodiando o Edgard Mello Filho, ninguém quer dizer que o Schumacher não seja gênio, o que ele é, de fato. O que o Jovino afirmou, e que não dá para negar, é que o Massa ia ser segundo de qualquer maneira.

    Essa bronca contra o Barrichello, que você compartilha com o FG, não dá pra entender. O FG sempre sacaneia o Rubens porque ele anda pra trás durante as corridas. Talvez fosse o caso de enaltecê-lo por conseguir tirar, em 1 volta, mais do que o carro pode dar. O carro nasceu ruim e o Button tá sofrendo tanto ou mais do que o Rubens. Aliás, é óbvio que ele nem teria marcado pontos caso o Montoya não tivesse feito um strike logo na segunda curva.

    Quanto ao domínio da Ferrari… o domínio foi da Bridgestone. Basta ver o desempenho do Trulli (corridaço). A Michelin foi conservadora para evitar a repetição do vexame de 2005.

    Grande ultrapassagem do Liuzzi sobre o Rosberg. A do Fisichella sobre o Alonso foi puro jogo de equipe. Se a Ferrari tivesse feito desse jeito…

    O Alonso foi mal porque acertou mal o carro. Silverstone é um circuito complicado porque se o cara põe muito downforce se arrasta 25s pela reta. Se tira asa tem que ficar brigando com o carro no miolo, que foi o que fez o Alonso. Pelo menos ninguém passa por ele, a menos que tire o pé na reta como ele gentilmente fez pro Fisico.

    Achei a transmissão boa, mas o Luca de Montezemolo detestou. E A Ferrari vai continuar desovando sua produção nos EUA…

  • Acho que a reação vai parar por aí, na próxima prova, casa da Renault, Michelin e Zidane a Ferrari vai mostrar que a corrida dos EUA foi apenas o aproveitmento integral da unica pista favorável a seu carro e pneu.