Fusca, 60

SÃO PAULO (alguém foi ao encontro de Fuscas domingo?) – O Fusca não é apenas o carro de maior sucesso da história da indústria automobilística universal. É, também, aquele que tem mais datas ao longo do ano para comemorar algo a respeito de sua história. Tem sempre um aniversário para apagar velinhas: a encomenda de Hitler, o primeiro rascunho, o primeiro protótipo, o primeiro produzido, o último alemão, o último brasileiro, o último mexicano, a volta com Itamar, o fim do Itamar…

E tem também este, resgistrado pelo CarSale: 60 anos do início das vendas do Sedan na Alemanha. O legal da história é que os primeiros vendedores sobreviveram e são, hoje, a maior revenda VW do país.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZELÃO
ZELÃO
17 anos atrás

Não tem nada de sangue judeu na história do Fusca e da VW. No final da guerra a Alemanha estava demolida e suas industrias também. A VW nasceu das cinzas da guerra e se teve judeu trabalhando por lá (com certeza teve) eram remunerados. Se pensarmos assim o café do brasil só cresceu graças ao sangue dos negros escravos e por ai vai.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

só não tiro o meu Fusca 69, original, da garagem, porque aqui no sul do país tá a maior chuva…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Na verdade, o Fusca até entrou em produção antes da Guerra, mas as primeiras unidades todas foram para membros do Partido Nazista e para forças de segurança (SS e Gestapo). Cumpre lembrar que a Raposa do Deserto (Erwin Rommel) usava um Fusca para se deslocar nas areias do Norte da África. Quanto ao sangue de judeus, TODAS as fábricas alemãs da época se utilizaram de mão de obra proveniente de campos de concentração: Ford, Opel, AEG, Krupp, Siemens…

Claudio Lacet
Claudio Lacet
17 anos atrás

Alguém poderia me explicar por que fusca só começou a ser vendido depois da segunda guerra? Pois o projeto foi provavelmente de antes da guerra começar, não é?

Willian
Willian
17 anos atrás

Fusca pra cá…………Fusca pra Lá……….Festa aqui………Festa acolá…………………mas ninguém lembra que esta grande Estatal Alemã (WV) criou seu império graças ao sangue dos judeus derramado por Hitler.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Alguém, dia 30, lá em Interlagos, tem que lembrar que já são três anos sem Fuscas Okm no mundo, meu pai vai pilotar o dele na prova de regularidade, é Flavio, não vai ser na sua categoria, que pena, quem sabe um dia meu pai corra na SuperClassic e deixe você passar como o Senna fez com o Gerard B., sabe, por consideração a você, pelo Bligg etc, afinal torcemos para DKW e ele merece um pódio as vezes, não é?

M.MOMESSO°
M.MOMESSO°
17 anos atrás

Eu estive lá com meu PASSATINHO,
um pouco frustrado, pois não deixaram os proprietários de veículos
antigos participarem da voltinha no circuito. Somente os sócios.

mas faz PARRRRTE

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Já tive alguns Fuscas na minha vida, e apesar de reconhecer que não é o veículo mais confortável da face da terra, não tem como não admirar a confiabilidade mecânica absurda do carro. Se você não se lembrar que ele existe só na hora de encher o tanque, o carro não te deixa na mão de jeito algum! Assim que puder, compro outro!

Clay
Clay
17 anos atrás

Aliás, eu fui, sim ao encontro… me sentí um pouco “excluído” da maioria das atividades por não ser do Fusca Clube (mas também não tenho paciência nem idade pra´ficar indo a pescarias e almoços no Demarchi e só…), mas Interlagos ficou um charme com tantos Sedans e Kombis tão coloridos e lindos.

Clay
Clay
17 anos atrás

E o Hugh, meu 1963, está fazendo 43 anos mês que vem…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Pior q não fui… to até envergonhado de não levar o meu prá passear…..

jovino
jovino
17 anos atrás

Tenho dois fuscas, um 66 todo original e outro 95 com uma preparação de leve. Adoro o motor boxer e o seu ronco, pois foi com os fuscas que comecei a dar os meus primeiros pegas pelas avenidas de Brasília e tenho recordações muito boas desta época. Parabens para todos que curtem o carrinho.

Jovino

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Bem, hoje faz 24 anos e 4 meses (e alguns dias) que vi um Fusca pela primeira vez!