História à venda
SÃO PAULO (Because the wind is high it blows my mind) – O blogueiro Márcio Batista foi quem mandou a dica. Está à venda no Mercado Livre um Maverick de Turismo 5000, 1975, que teria sido de Camillo Christófaro. Pela foto, até parece ser, mesmo. Sem motor e câmbio.
Bem, é parte da história. Algum abnegado há de levá-la para casa.
esse carro foi do renee e nao do camillo, da pra ver pelas fotos do site,apenas foi preparado por ele.
acabei de achar um site que tem uma antiga matéria sobre esse carro. http://www.blogmulsanne.blogspot.com/ pelas fotos,pode até ser que esse carro seja o do camillo , mas ele esta bem diferente.
Revendo minha coleção de antigas revistas de carro, encontrei uma Motor 3 no qual o saudoso Expedito Marazzi fazia uma avaliação de uns Mavericks de T5000, e nos 2 primeiros anos da categoria os carros não eram muito mexidos não. Depois passaram a ter um regulamento mais liberal, os custos subiram astronomicamente e a categoria foi para o beleléu. SE esse foi um carro de corrida, deve ter sido do princípio da bagaça, mas tudo leva a crer que é uma réplica. Nada contra réplicas bem feitas (vide a recriação da Brasília do Ingo), mas tenho dúvidas quanto a esse.
Sim Denis, é verdade, hoje ele tem esse Lincoln horrendo, mas antes teve um Camaro branco lindo e é aí que começou a “lenda”.
Pobre Camaro, não merecia isso.
Abraços.
DIGO, O VELOZ, O CARRO DO SILVIO É UM LINCON.. BRANCO DE CAPOTA VERDE, ALIÁS, POSSIVELMENTE ÚNICO MESMO…
ôô, DENIS
OCARRO DO SILVIO SANTOS É UM LINCON …
Só mais umas coisas que lembrei a respeito dos Mavericks do Camilo.
O primeiro Div. 1 dele foi preparado para o filho dele, Camilinho, era na cor laranja e tinha o nº 181. Por coincidência mandei umas fotos para o Flávio na semana passada e entre elas tem uma foto dele que tirei em 1974.
No ano seguinte prepararam outro, de cor branca e o número passou a ser o 19, que foi então adotado pelo Camilinho e o primeiro carro o Camilão o preparou para a Div. 3, e ficou lindo, voltando a ter o nº 18.
Nessa época eles tiveram o patrocínio da Caltabiano e depois da Bengalinha TBF.
Com a crescente piora no estado de saude do Camilão, eles passaram a só preparar carros para clientes, infelizmente.
O Camilinho ainda participou de algumas provas de Stock Car e Mil Milhas, mas com o falecimento do grande Lobo do Canindé ele ficou apenas na preparação de ótimos motores para clientes.
Portanto, esse carro aí da foto para mim não passa de um amontoado de alusões à grande carreira do Camilão, como o número 18, a cor bege e os Turismo 5000.
Mais um querendo faturar em cima do nome, esforço, trabalho e fama alheia.
No mínimo pode ser considerada uma liberdade poética.
Para mim, poesia de balcão de boteco de favela.
acompanhei a categoria T5000
desde o inicio , treinos , corridas tudo e acho impossivel este carro ter sido do Camilo, pois na epoca ele preparava os carros para tres piloto , joannis (grego) , rene denigris e ricardo , sendo o numero 18 do rene bem modificado em relaçao ao da foto
Bem amigos da Rede Gomes, boa noite.
Acho que não. Meu faro diz que não.
Nem do De Nigris, o último Maverick que o Camilo preparou para a Turismo 5000, esse carro foi.
Pela foto se vê que esse não foi um carro de corrida, parece mais um coitado que passou na mão de muita gente que tiraram tudo o sumo que podiam dele até ir parar no fundo de um quintal qualquer e ficou por lá até o preço desses carros subirem vertiginosamente em São Paulo, seja no estado em que estiver.
Digo isso olhando essa foto, pois vendo o carro ao vivo é facil saber se foi ou não de corrida.
Os Turismo 5000 eram muito modificados, partes aliviadas, paralamas rebatidos e sem a cobertura interna, pontos de fixação do feixe de molas com furos a mais para regulagem longitudinal, reforços soldados anti-torção, espigão das molas traseiras de caminhão Mercedes, torres da suspenção dianteira com reforços no monobloco, buchas maiores nas bandeijas, barras de torção na frente e atráz mais grossas e com múltiplas regulagens, enfim, um monte de pequenas coisas que são impossíveis de se retirar sem deixar pistas.
Por isso aqueles carros ou estão apodrecidos e esquecidos por aí, ou estão guardados em alguma oficina, ou pior, já viraram sucata a muito tempo pois pouca coisa, além da mecânica, dava para aproveitar deles para um hipotético uso “civil”.
Olhando a foto se vê claramente as molduras dos vidros originais no basculante traseiro, e isso era a primeira coisa que se tirava neles para começar o alívio de peso na carroceria e a colocação de plaxiglass no lugar dos vidros laterais, fora os bancos e seus suportes e trilhos, além do “X” traseiro, atráz do banco.
Enfim, se foi um carro de corrida por participar de apenas uma delas, sinceramente não vale de nada.
E dizer que esse foi um carro preparado pelo Camilão é o mesmo que dizer que todo Camaro branco em São Paulo foi do Silvio Santos.
Ridículo nos dois casos.
Ao Joaquim :
E aí irmão, tudo bem ?
Só para te ajudar, quero te lembrar do Maverick Div. 3 do Camilo que era muito competitivo e às vezes dava um calor no Maverick do Greco quando não pilotado pelo Paulão.
Era o carro que começou como Div. 1 com o Camilinho e depois fizeram ele para a Div. 3 com o patrocínio da Caltabiano, que creio que foi o maior patrocínio que eles tivram na vida.
Era um carro muito bonito e colorido, e quando o Camilão estava a fim de andar forte o bicho vinha colado no carro do Grecco, com o Mário Prata fazendo o diabo mas o “véio” firme alí, dando um calor danado e certamente morrendo de rir.
Se ele não estivesse já meio doente e em fim de carreira, meu amigo, aquele carro andaria bem mais.
Abraço a todos.
Buscando no fundo da memória, o Camilão andou sim de Mavericão V-8 Quadrijet, não sei se Div-1 ou Div-3. Teve uma prova, acho que os 500 km de Interlagos, que ele vinha liderando em dupla com o filho Camilinho, quando resolveu fazer uma gracinha com o Toco Martins. Perdeu o controle da máquina e deu uma panca na antiga Curva Três, perdendo uma corrida certa. Acho que foi isso, agora é trabalho pro Caíque, Veloz, Mefistófeles, Filipe W, Jonni Ó, Marcos, essa turma toda confirmarem a história. Abs.
Lamento estragar a festa mas provavelmente este carro pertenceu ao Camilo Christófaro Jr, filho do Camilão, que andou de Turismo 5000 (entre outras coisas) aí pelo inicio dos 80. O Veloz HP, que era habitué da categoria podia confirmar pra gente. Abs.
Pelo jeito a foto real do carro é essa:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=40773279_2195.jpg&v=O
Bem diferente da primeira foto.. ehehe
Ask, para dar poeira no noventa-e-seis e seu intrépido piloto nào precisa muito, um patinete t’á de bom tamanho ! Bom final de semana! BTW, a mega vai ser minha!
Vale a pena dar uma olhada nos outros carros deste mesmo vendedor…tem um Galaxie 68 vinho…que realmente…caberia fácil fácil aqui em casa…
Infelizmente a probabilidade desse carro (em se tratando de realmente ser o carro que foi do Camilo) parar nas mãos de alguém que vai tunar o carro para fazer um veículo de arrancada é imensa… espero que algum historiador se interesse por ele.
Engraçado.. a última foto do anuncio é que mostra o real estado do carro… tem várias aplicações de massa ou fundo sei lá.. fico me perguntando se o carro foi bem restaurado.. ou se o cara jogou um monte de massa na carroceria.. . O mesmo cara ianda tem o “lendário número 11 do Batista”. que tem o numero 16 pintado na lateral e tem rodas diferentes, além de uma frente inteira remontada. Pergunto… Charlatanismo?
Se eu ganhar na mega neste final de semana, compro o carro e reformo ele todo… e depois, vou a interlagos da poeira no #96… promessa de Askjao!
FG, pessoal…
Desculpem o local inadequado…
Peço que acessem o post do FG lá embaixo, do dia 29/06/2006 às 14:02 “FARNEL DO DIA 15″…
O Brandão começa a revelar os segredos do próximo dia 15…
noticia velha … o “tio” aqui já tinha postado a noticia lá no http://www.fnva.com.br
http://forum.topmark.com.br/viewtopic.php?t=5198
Caramba, que maverick lindo. E eu que sou apaixonado pelos V8, gostaria muito de ter este carro para sentir novamente o ronco de um V8.
É uma pena que está sem o motor, mas quem estiver aí por São Paulo poderá se aventuar a adquirir o mesmo, com rodas palito e tudo.
Jovino
Gomes ,vc podia avisar o Trevisan(aquele do Carcará) pra ele adicionar este belo carro em seu museu.