Mas antes…
SÃO PAULO (aos 45 do 2º) – …mas antes, como eu dizia, entrem neste link espetacular enviado pelo amigo-blogueiro-arqueólogo Paulo Guedes.
Aos que não têm paciência para desvendar pequenos mistérios, dou só a palavra-chave: Lola.
SÃO PAULO (aos 45 do 2º) – …mas antes, como eu dizia, entrem neste link espetacular enviado pelo amigo-blogueiro-arqueólogo Paulo Guedes.
Aos que não têm paciência para desvendar pequenos mistérios, dou só a palavra-chave: Lola.
um pouco de tinta e boa vontade operam milagres.
não sobrou muita coisa, mas a indústria inglesa de restauração é excelente.
um dos fatos mais interessantes é sobre a qualidade das ferraris GTOs. foram fabricadas umas 30, a ferrari deu um golpe na Fia e não fez as 50 exigidas. no entanto, existem quase 200 em perfeito estado e rodando. um carro durável e que dá cria.
Nas fotos coloridas do site Lola Heritage, a primeira da esquerda, é realmente a última da sequëncia. Os bombeiros já estão apagando o fogo e dá para perceber que o carro não está totalmente destruido como nos fazem supor as outras fotos. Gravemente ferido mas não morto.
Todo carro de corrida que se presa já sofreu algum tipo de avaria, mais ou menos grave, e boa parte são recuperados. Vejam o exemplo do 96. Muitas vezes andam melhor depois.
Pois é, nosso querido Norman Casari também perdeu sua Lola T-70 num incêndio, em Interlagos… parece até que a pista não gostava do carro… sobraram apenas as rodas traseiras, as quais tive oportunidade de ver e tocar em 2005: Uma o Norman guardou como “mesinha de centro” em sua casa em Petrópolis, outra foi por ele presenteada à esposa do Paulo Scali (autor de “Circuito da Gávea”, “Chico Landi de ponta a ponta”, “Interlagos: 1940 a 1980” e “Circuitos de Rua”).
Alguém terá fotos da Lola do Norman no incêndio?
Roberto Fróes
PS: O Tony Casari – filho do Norman – me falou de sua intenção de transformar a casa do pai no “Museu Norman Casari”. Material para isso não falta! Alguém sabe como está o andamento dessa idéia?
sem dúvida é legal o carro ter sido restaurado, era um grande carro.
deve ter sobrado a plaquinha do chassis que devia estar no box.
nem lembrava que o carro era monocoque de alumínio.
Em e-mails trocados, quando enviei as fotos coloridas do Lola pegando fogo (escaneadas da revista Auto Esporte da época),com Mr. Gerard Swan que responde pelos arquivos e site Lola Heritage, o carro é considerado o original, mesmo restaurado.
Muito e muitos carros foram restaurados a partir de apenas algumas peças. realmente não podemos cosiderar como “original”, mas que importa. Prefiros ve-los assim restaurados do que não ve-los de jeito nenhum. Desculpe a falta de jeito, mas realmente do Lola não deve ter sobrado nenhum tubo do chassis, pois o chassis é um monocoque em chapas de duralumínio e não tubular.
não me admira que a Lola esteja restaurada, afinal, tem Ferrari dos anos 50 que requereu o número do chassis só por que o carro foi feito aproveitando os cabeçotes e algumas peças do original.
esses carros ficaram muito valiosos, isso justifica fazer o carro praticamente de novo e a Inglaterra tem uma indústria disso, vide os Auto Unions encomendados e feitos lá.
do original só deve ter alguns tubos do chassis, não sobrou muita coisa.
Este Lola pegando fogo era o carro do Avallone – chassis SL76-153. O carro tinha sido vendido para Marinho Antunes. Apesar da estória de que foi totalmente destruido neste incêndio o carro está restaurado e muito bem nas maõs do ingles Nigel Hulme. Veja este link:
http://www.lolaheritage.co.uk/news/news036/036_old.htm
O lola Roxo e laranja é o próprio. Podem babar, pois o carro é lindo mesmo.
Ufa!!!
Ainda bem que não foi em Belo Horizonte como afirmaram alguns sábios Matuzas. Ou será…
maiores informações sobre a Lola na F1 podem ser obtidas na Enciclopédia do http://www.forumfaster.com.br
link: http://www.forumfaster.com.br/nuke/modules.php?name=Encyclopedia&op=content&tid=1068
entre os herdeiros da Lola de Eric Broadley está o Ford GT 40 que era baseado numa Lola em sua primeira versão.
voltando ao link da Lola T70 incendiada. o acidente foi com o falecido piloto Marinho Antunes, se não me engano um dos herdeiros da antiga casa de ferragens Antunes Freixo.
foi num treino e não havia muita gente, além dos equipamentos de combate à incêndio serem os da época, ou seja, muito próximos de nada.
eu sei por que estava exatamente no lugar e fui um dos que apenas pode ficar olhando enquanto a maravilhosa Lola se consumia em chamas.
o piloto saiu ileso, mas que me lembre encerrou a carreira nesse exato dia.
veio a falecer bem mais tarde de causas naturais.
Renato Chedid:
Agradeço o elogio. O que fica dificil é ensinar e mostrar a essa moçada, que tem muita coisa boa além da janela do computador. Meu filho de 24 anos, formado ano passado na Poli, por exemplo, é um desastre com qualquer ferramenta na mão. Grande teórico. O negócio dele é video game…um ás em qq jogo e em seus desenvolvimentos. Em compensação, guiando seu carrinho pela marginal…..credo em cruz…sabe como é? VOCE reza pra td qto é santo para que ele saia e chegue ileso….Aprendeu “na marra” a andar de bicicleta pq foi passar uma temporada em Cambridge num intercambio, e lá, era recomendável que os alunos tivessem a sua para locomoção. Ele conseguiu (palavras dele) estragar duas!!!! Defeito : a corrente saia da catacra….dificil de consertar né?Maior exercicio que faz?…levantamento de copo de refrigerante…É opção pessoal e eu respeito, mas lamento muito a escolha….O caminho do meio é sempre o melhor né? abraços
Reinaldinho Baptista ,
Vou mandar o indy 500.
Grande post, Reginaldo…Faço minhas as suas palavras…
Abs
Ao Mefistófeles e ao Reinaldinho:
deixa eu dar meu pitaco aqui:
Mesmo andar de bicicleta hj, não tem muita graça não…com o aparato que, qq delas possui, não dá tesão. Antes, sem quase tecnologia, era VOCE que tinha que consertar ou encontrar soluções fora do script para que as coisas funcionassem. Construir um carrinho de rolimã então, era uma aventura…conseguir os rolamentos em alguma oficina mecanica, “no papo”, montar os eixos, serrar o chassi (de madeira viu?), planejar os freios e suprema alegria, despencar morro abaixo, em uma rua asfaltada sem transito (tem dessas por aí ainda?)…ganhando a corrida com os outros moleques que também tiveram o mesmo trabalho para fabricar seus carrinhos…não tem play station ou video game das 500M que supere….simplesmente não tem emoção, por comparação nas vezes, em que vc se ralava qdo perdia o controle…no comp vc reinicia…qual a graça disso?…eu me lembro da agua oxigenada e do mercurio cromo…eram os troféus!..Eu faço questão ainda hj de levar minha filha pra praia (12 anos) e ensina-la a empinar umas pipas estranhas que eu mesmo faço…e olha: tem um monte de barbado que chega perguntando onde eu comprei pq aquele modelo nunca viram….só o tradicional com cerol….invenção dos que querem levar vantagem em tudo….relaxa, e e tente visualizar e, se possivel, vivenciar isso…O Mefistófeles sabe do que estou falando….nós, com certeza, sabemos….penso que foi isso que ele tentou passar e vc não pegou o “espirito” da coisa. desculpe o post meio extenso…Abraços cordiais
Olha, sei não…mas acho que LOLA me diz alguma coisa……puxa…tá didficil………hehe
Bom fim de semana a todos !
…
MEFISTÓFELES,
sei q estamos na tarde de sexta, mais uma semana corrida se acaba mas, novamente: MUITA CALMA NESSA HORA.
Vendo o link que o Flavinho deixou por aqui, apenas me recordei de um joguinho que era muito bom, no qual eu corria de LOLA e relatei.
Isso não quer dizer q eu seja um bitolado, um maníaco ou um sei-lá-mais-o-que você quiz dizer.
Ah, vc esqueceu de me mandar andar de bicicleta…rolimã não é o meu forte.
Abrass,
ww.papelgrafite.zip.net
…
Jonny’O
Ae: apareceu um ‘matuza-game’ por aqui! Alguém entendeu o que eu queria dizer, enfim![rs]
Eu tb só consegui ganhar nas 10voltas, e preferia correr com os Lola (se bem que os Penske eram, tb, muito bons). O March realmente era uma lástima…
POR FAVOR, vc poderia me enviar o jogo tb?
[email protected]
Abrass,
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AO MEFISTÓFELES:
eu lembro desse dia…fiquei tão desesperado quanto…minha vontade era entrar na tv e ajuda-lo a desvirar o carro, e socar aquele guarda que queria impedir que ele fizesse maiores esforços nesse sentido. A cena dele balançando os braços impotentes, com a cabeça baixa, atravessando a pista, quase sendo atropelado por outras baratas é emblemática…Jamais esquecerei….Soube depois que ele recebeu uma medalha de heroísmo pela tentativa….putz..o carro queimando e o socorro que demorou uma eternidade pra chegar..que tristeza….no dia seguinte mostraram no JT (jornal da Tarde – Estadão – SP) uma foto de um sujeito apoiando o capacete da vitima, quando estavam tirando o corpo do carro….De um sadismo insano. Isso é jornalismo?
caro mefistófeles, sem querer ser chato mas já sendo um pouco, vc contou os fatos de modo certo mas houve algumas trocas de personagens:
roger villianson (desculpe, estou sem o dabliú(!!) no meu teclado) era protegido do Tom Vheatcroft, o dono do circuito de donington pk e do belo museu de bólidos q fica dentro do circuito.
o protegido de Graham Hill era o Tony Brise, q foi ferrenho adversário do Alex Dias Ribeiro na F3 na Europa, metade dos anos 70. foi famosa a encrenca entre os dois na prova preliminar da F1 em monaco, não sei bem q ano, o Brise subiu na traseira do Alex na Mirabeau, disputando a liderança, os dois saíram da corrida e a vitória acho q ficou com Renzo Zorzi.
Brise era tido como um talento excepcional pelos ingleses, mais até do q o villianson, tinham certeza q se tornaria um campeão mundial.
realmente, a família
Hill afundou-se em dívidas pelo acidente, o chefe não havia feito seguro para os membros da equipe e choveram processos de indenização no colo da viúva.
Brian Henton dominou a F2 na europa no final dos anos 70, e andou (pouco) na F1 no início dos 80.
eu também lembro de assistir ao vivo o acidente, na globo em preto e branco, só não lembro se ainda era Júlio Delamare o locutor, q morreu no acidente do 707 da Varig em Orly, França, naquele mesmo ano, 1973.
abs
amaral
O papo vai bem, mas kd o patrão???
Sexta a tarde é fogs…
Quando crescer vou ser jornalista!
Vou mandar o jogo pro Mefistófeles !
Reinaldinho Baptista,eu joquei ,mas só ganhei na opção de 10 voltas ,com lola e com penske, o March era muito ruim.
Este jogo em termos de realidade virtual é o melhor; era um verdadeiro simulador.
Abraços.
Reinaldinho Baptista, O que vale é a vida real, não games, experimente empinar pipa, construir carrinho de roleimã., jogar pelada em campinho de vila, ou no colégio, o mundo eletrônico, a net não vale nada,
tire a bunda da cadeira e experimente viver na sua plenitude, sem playstatiuon, games por dowload e ponha seu quadril na tábua de um carrinho de roleimã, aí, estaremos falando a mesma linguagem, da rua, do campo, real, operacinal e não apenas da net virtual e irreal, abraços, e vale a pena experimentar viver!!!!!
…
o q eu quis assim, comentar, foi sobre o jogo. Se alguém se recorda e/ou tem ainda este jogo.
Era um jogo em DOS!
Abrass,
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Olá Amigo Filipe W , tenho na minha coleção de modelos 1/43 O Embassy-Lola da Corgi Toys. O que mais me impressiona é que assisti ao vivo em preto e branco pela TV a tragédia em 1973, a cores só veio em 1974 e era tão fácil aqueles policiais ajudarem Purley ou ao menos deixassem mais de 100 expectadores tentarem ajudar Puley na sua empreitada, mas como no exército, forças armadas em geral, vale apenas siga o o manual, cumpra a rotina estabelecida para o seu posto de trabalho, se eles tivessem resolvido brincar de bombeiros, e deixado a turba invadir a pista, Roger Williamson estaria vivo e seria quem sabe um Matuza aqui neste blog, Sinceros Abraços!!
…
Mefistófeles,
Muita calma nessa hora. O LolaBuick q venceu INDY500 no caso: foi no joguinho..não me lembro o ano deste joguinho…era um joguinho de 1994/1995/? que só tinha, obviamente, indianápolis e, vc podia escolher entre um Penske amarelo, um March azul e um Lola vermelho. Eu sempre jogava c o Lola.
Ah, qdo vc ia para o modo ‘jogar’, podia escolher desde 10voltas até as 200…
Abrass,
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Oi Mefistoles,
realmente a morte de Hill, Brian, e outros membros da equipe foi uma pena, pois o carro que eles estavam desenvolvendo (eles corriam com chassi Lola como vc falou) por conta própria para o ano seguinte que segundo se consta prometia muito, podendo reverter o quadro de crise que a equipe vivia.
Lola Buick nunca venceu Indy 500 !
motor V6 derivado do bloco de série, com comandode válvulas único, central, acionando as válvulas por varetas, como um muscle car. O regulamento permitia a esses motores pressões absurdas no turbo, consumiam muito, paravam muito e quebravam muito, só apareciam em INDY 500 , o restante do campeonato não. Em 93 após o acidente que lhe deixou im pé 39 e o outro 41, Piquet novamente com o patocínio da Arisco volta a Indy. e antes de 100 voltas explode o motor.
O Motor Buick era alegoria para fazer Pole, só isso.
O único motor a se enquadrar nesse regulamento de mais pressão no turbo para quem usa bloco de série e um comando de varetas foi o Ilmor-Mercedes que Emerson usou na sua segunda vitória em INDY 500
David Purley foi herói mesmo, embora não tenha atingido o objetivo de salvar o amigo Roger Williamson, protegido de Graham Hill no fatídico GP da Holanda em Zolder. Williamson capota seu March privado. e este se incendeia. Purley, também de March privado, ao ver a cena, estaciona e tenta desvirar o March pegando fogo do amigo, desesperadamente ele consegue sacolejar e até inclinar o carro a 40° graus, mas faltava ao menos mais uma pessoa para a empreitada. Haviam Policiais suficientes com cachorros pastor alemão para ajudar ele, mas os policiais estavam preocupados apenas em não deixar os expectadores alucinados por ajudar Purley a invadirem a pista e salvar o piloto. Mais de 6 minutos depois chega caminhão dos Bombeiros na contra mão, Deus ajudou a não terem pego nenhum carro. Mas era tarde, a grande promessa do Reino Unido morre queimada.
Algum depois, Brian Henton outro protegido de Hill que a essa altura tinha equipe própria, a Embassy-Hill ( Cigarros Embassy) Chassis Lola e motores cosworth Morre junto com Hill no acidente de avião com todos os mecânicos a bordo.A viúva Beth Hill foi trabalhar como recepcionista de hotel e o filho Damon teve carreira tardia, pois só herdaram dívidas.
…
quem já jogou o Indy500, de 1994/1995/?, e venceu indianápolis com uma LolaBuick vermelha?
Abrass,
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Pra complementar…se alguém não viu..fotos da Lemans Classic 2006:
http://www.supercars.net/gallery/119513/866/1.html
FG, me diga porque sua coleção de carros reais que se aproxima de duas dezenas ainda não tem um Malzoni, peça obrigatória para fechar a série, como costumamos dizer no colecionismo de miniaturas, são muito caros? O Serginho da feira do MASP (domingo) e da Benedito Calixto (sábado) tem um em mau estado com motor de Escort, abandonado na casa dele , em meio a pedal cars, chevy 55. Talvez seja uma missão para Indiana Gomes o Protetor dos Carros Antigos Abandonados!
Foram Duas as Lolas Chevrolet T-70 que tiveram acidente com incêndio e perda total em Interlagos, esta das fotos, naquela curvinha que fica depois dos boxes antigos e a outra na freada da curva 3, treinos também, poucos bombeiros e perda total. a da curva 3, o Edgard Mello Filho, chegou a pegar emprestada a pick-up C-10 da Escola de Pilotagem Bardhal, do Professor P.V. De Lamare, com todos os extintores que haviam na escola, mas era tarde, o magnésio presente em rodas, mangas de eixo e vários componentes tem elevada e rápida combustão. As T-70 não vingaram
Apenas a Spider do Dan Gurney ganhou a primeira edição do campeonato CAN-AM em 1966. John Surtees chegou a vencer provas de CAN-AM com T-70 spider e motor com webers horizontais, de fluxo cruzado.As fechadas, seja com motorização chevrolet, aston martin (Scuderie Filipinetti) em Le Mans
sempre foram pesadas e meio caminhão prá tocar. No Brasil a que deu certo foi a T-210 motor 4 cilindros de F2 do Brian Hart, que venceu a primeira Copa Brasil pilotada por Emerson. Era grudada no chão, no miolo passava tudo. Wilson Fittipaldi trouxe uma T-70 Amarela Limão para a Copa Brasil,
mas valeu a dirigibilidade da Lolinha de 2.0 litros.
Tohmé, a diferença entre eles e nós foi definida espetacularmente por Fernanda Lima, em seu Blog, que só não nos casamos ainda porquê meu compromisso com o Brandão vem sempre em primeiro lugar. Que é: “O Brasil em campo nesta copa não foi nada além de nós brasileiros em campo: dispersos, preguiçosos, passivos, sem atitude diante da vergonha de aceitar as coisas como são ou como estão.
A diferença é que eles tem um refúgio seguro, fora do campo de origem, do outro lado do oceano, com tolerância zero e com suas chuteiras de ouro sem pátria.”
E nós o que fazemos?
Ah, claro, com licença do patrão:
http://www.fernandalima.com.br/
blog.html
Pode falar o que quiser dos gringos, mas eles sabem guardar, aplaudir, comemorar, enquanto que nós somos realmente (em geral, claro), um povo sem memória e imediatista.
Mudei meu Kart, mudei meu nick.
Antes de ver o que é, o patrão já deixou dica, mas ao abrir o link, o endereço do site começa com lola… bela ajuda!!!
Se vc mora (ou vai morar) num apê, onde vc guarda a frota ??
O cara saiu na hora certa!
Foi o David Purley(bração) que virou heroi na F1 ou tô enganado?