O gordo e o magro

SÃO PAULO (nas asas da Panair) – Já que estamos em momento aéreo, o Leonardo Engelmann fez a gentileza de procurar vídeos sobre o Antonov 225, jóia soviética, e aproveitou para mandar um simpaticíssimo clipe sobre o fim da era do Concorde, com trilha sonora do Queen, neste Dia Mundial do Rock.

O Concorde saiu de operação depois de um acidente recente em Paris. O Antonov segue na ativa.

Diferentes, mas ambos frutos da mesma engenhosidade do homem, que quando quer faz coisa boa.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge
Jorge
17 anos atrás

Flávio, esse vídeo é o máximo! Mostra duas maravilhas: uma da tecnologia e outra da arte. Aproveitando a minha 1ª mensagem, segue outra sugestão de integração aviação / rock’n’roll. Bom proveito!
http://www.youtube.com/watch?v=P3v9b10xBA4

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Aí Thiago, este é o espírito do blog.
[ ]´s

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Como diria Nelson Rubens

OK OK!

então tá. Mal ae, desculpa!

A protuberancia frontal de uma aeronave , no seu eixo longitudinal tem o nome de nariz, ao contrário de bico.

Sorry. Sds!

EuroSpace
EuroSpace
17 anos atrás

.
Tem bico mas ñ bica
Tem nariz mas ñ cheira
E mexe o focinho:
Concorde

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Thiago

No meu comentário eu disse que não entendia nada de aviões por isso chamei o fucinho, ou melhor o nariz de bico. Se estou errado e você quer corrigir esteja a vontade mas tenha delicadeza ao fazer isso pois ninguém é obrigado a saber o nome correto se não é do ramo.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Ih Thomé ,
o K. Noviretchenko pelo visto é denfensor ferrenho da mãe russia e só se pode falar, sem strees, sem querer impor visão, só pelo prazer de bater um bom papo só se tivermos a mesma opinião que ele !

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

Esse TU-144 emprestado/comprado/alugado para a NASA foi usado em medições aerodin?âmicas, visando o programa do supersônico americano, que foi cancelado novamente.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Sr. Noviretchenko, é muito desagradável falar em ignorância, pois aqui tem muita gente que sabe de aviação e automobilismo.
Os aviões SÃO SIM realmente bem parecidos, seja asa, seja fuselagem, Leme e inclusive o nariz móvel. Até o trem de pouso é bem parecido.
Vá no dia 15 em interlagos para ver o quão é agradável bater um bom papo sobre tudo que tem motor.

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Rapazes, nem tanto ao céu, nem tanto à terra…

O TU-144 operou regularmente apenas entre 1977 e 1978, entre Moscou e Alma-Ata (Uzbequistão). Todos os outros vôos foram de testes, e nenhum dos aviões fabricados eram iguais uns aos outros.
Na década de 80 ou no começo da década de 90, não me lembro, um aparelho destes foi enviado à NASA, onde realizou diversos testes. Fotos do TU-144 com as cores da Aeroflot e a bandeirinha americana na cauda são facilmente encontrados na internet. Por mais incrível que isso possa parecer…

K. Noviretchenko
K. Noviretchenko
17 anos atrás

Muita ignorância aqui sobre aviação. Avião não é carro de corrida, tudo bem.
O TU144 é BEM diferente do Concorde. O formato é parecido, mas supersônico é assim, queria o que, casco de navio? Olhem bem.
Além disso, foram fabricados 16 TU144, que voaram muito na enorme União Soviética, especialmente entre os atuais Cazaquistão e Rússia.
Leiam, leiam, leiam muito, leiam mais.

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

Pro Leonardo – pequena correção – Santos Dumont suicidou-se em 1932, no inicio da revolução constitucionalista de 1.932, em 23/07. Ele não suportava ver o avião utilizado como arma de guerra.

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


CONCORDE e ANTONOV têm uma aerodinâmica assustadora e linda. Pena que o tempo vôa; já nos levou um deixando o russo por apenas mais alguns anos…

Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net

Nosophorus
Nosophorus
17 anos atrás

Hallo, Pessoal!!

Aqui está algo bastante interessante também sobre os Soviéticos:

The Soviet Exploration of Venus

http://www.mentallandscape.com/V_Venus.htm

Muito, muito bom o site! Vale a pena dar uma conferida. :D

Auf Wiedersehen!

Nosophorus

Lucas
Lucas
17 anos atrás

O Concorde é o meu “plane” preferido. Com sua aposentadoria, acabou o meu sonho de um dia fazer a ponte “Nova York – Londres”.

Outra Jóia soviética é o rival do Concorde, que nunca entrou em operação, o supersonico, Tupolev TU-144.

Abraços.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi,
Aí Thiago, nem todo mundo lê “qualquer livrinho de piloto privado”, né ? É a mesma história de “pé-de-pato” e “nadadeira”: qualquer “mergulhadorzinho” sabe disto…
Sds.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Gente, pelo amor de Deus, Santos-Dumont, Ícaro, etc e tal..

Avião não tem bico……..Avião tem NARIZ!

Qualquer livrinho de Piloto Privado tá ensinando…..

por favor.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Já ia esquecendo:
http://www.technik-museum.de/

Ah, sobre o Santos Dumont: pena ele não ter feito o mesmo que Alfred Nobel (inventor da dinamite) fez…
[ ]´s

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Falando em museu, em Sinsheim, na Alemanha, tem, lado a lado, tanto o Concorde quanto o Tupolev, abertos a visitação. Só que o Concorde não tem o mesmo espaço do 737: o 737 é muito mais espaçoso.
Já foi dito aqui sobre a viabilidade econômica dele: tambem, com a passagem a +/- 10.000 dólares em contraste com menos de 500 num vôo regular, só assim mesmo para ser viável.
[ ]´s

Leonardo Engelmann (
Leonardo Engelmann (
17 anos atrás

Povo, pitacos…

Um Concorde faz Paris – NY em quatro horas. Se pudéssemos vê-lo do espaço, ele fica parado num ponto enquanto gira mondo. Ou seja, o Concorde consegue, na latitude de Paris e NY, a velocidade de rotação do planeta.

Alberto Santos Dumont se suicidou no final da primeira guerra mundial, depois de passar por grave depressão. O motivo da depressão: Dumont percebera que os homens estavam usando um invento dele para matar, destruir, guerrear.

Duca bala
Duca bala
17 anos atrás

Pessoal,

O Concorde é realmente uma máquina espetacular…é impressionante como conseguiram achar tantas soluções inteligentes com a tecnologia daquela época, e ainda construiram fazê-la com tanta beleza…

Tive a felicidade de visitar essa máquina há alguns anos atrás…infelizmente estava parada, mas ainda assim foi uma visita emocionante…deixo aqui a dica para quem for aos EUA, eles tem um Concorde aberto para exposição no Museum of Flight de Seattle. Prepare a câmera fotográfica…fiquei horas por lá…

Uma curiosidade : Nas fotos parece ser um avião grande, mas na verdade não é…é mais ou menos do tamanho dos Boeing 737 que voam aos montes por aí (sem a mesma graça, é claro…)

Outra curiosidade, agora a respeito dos Antonov e seus irmãos russos : Todos os instrumentos de vôo estão no sistema métrico (altitudes em metros, velocidades em Km/h…) ao contrário de toda a aviação “ocidental”. Isso dá “nó” na cabeça de muito piloto e controlador de vôo por aqui…

Abraços,

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
17 anos atrás

…e, por falar em Concordes e Soviéticos, achei uma comparação interessante entre o Concorde e o seu “primo comuna”, o Tu-144, em
http://theunknownaviator.blogspot.com/2005/01/binge-drinking-tupolev-144-and.html

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Só um comentário a respeito do bico: Como todo aparelho com asa em delta, o Concorde fazia a aproximação para o pouso meio cabrado, mostrando a barriga. Como o nariz era afilado e comprido, tiveram que bolar um mecanismo para abaixar o nariz na aproximação, aí sim para os pilotos terem algum tipo de visão na aproximação…
Abraço a todos.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Gostaria de lembrar que o concorde e o 144 esram idênticos. Os ocidentais sempre alegaram que o concorde foi copiado pelo seu irmão vermelho, mas dizem os entendidos que foi o contrário. Aliás, o 144 foi derrubado por um míssel lançado de um Mirage, quando ia estreiar no salão de Le Bourget e soltaram boato de queda por problemas técnicos. Só para matar o 144.

Quanto ao Grande Antonov, a OTAN acaba de firmar um contrato para utilizá-los.

Virgo
Virgo
17 anos atrás

La Fontaine,

Complementando seu post, pode ser que as companhias americanas fizessem tudo isso. Já os pilotos, como nós, com certeza também se encantavam com o aparelho…
Estava – vou dar uma de Flávio – no O’Hare uma vez, em uma daquelas filas para decolagem que se formam nos maiores aeroportos americanos, quando o piloto fez questão de chamar a atenção dos passageiros, principalmente os do lado esquerdo da aeronave, para a aproximação do Concorde para pouso. E realmente o Concorde pousou, veloz e elegante, com uma certa aisance francesa, aquele nariz apontado para baixo que dava todo um charme.
Para o piloto americano ter chamado a atenção dos passageiros a respeito, imagino o quanto ele, que era do ramo, também curtia o avião esse avião. Como disse o CC lá embaixo, finalmente um avião bonito!

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
Ai Baygon, o bico prá baixo ele só mantem quando está em terra, para que os pilotos possam ver algo a frente (e abaixo, lógico). Em vôo eles o alinham com o perfil do avião por motivo aerodinâmico.
Mudando um pouquinho de assunto, acabei de saber que o aeroporto de Beirute foi novamente bombardeado, só porque a MEA (cia. aérea libanesa) conseguiu levar seus aviões para Chipre usando a pista de taxiamento. O que a raiva de ter sido passado para trás não faz…
[ ]´s

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Realmente o Concord é lindo. Apenas uma pergunta de quem não conheçe nada de aviões, porque o bico dele tem aquela curva para baixo ?

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Senhores que metem o pau no Antonov. Não é preciso ser gênio pra entender que estamos diante de um paradoxo: Um é a beleza, a arte em forma de asas, o outro é a funcionalidade, praticidade…
um é paixão, o outro é pragmatismo.

Quanta asneira querer comparar um com o outro, tenham dó…

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

O triste da história do Concorde é que interesses comerciais da Boeing mataram-no, porque o consumo era alto e não as emrpesas americanas nã otinham grana para opera-lo ,então deram um jeitinho para ninguém ter. Até o estrondo supersonico foi usado (o concorde só podia passar de Mach ! fora das águas territoriais americanas) . Inveja, ganancia , incapacidade empresarial, tudo matou o Concorde no mercado americano. Hoje só os japoneses continuam as pesquisas para fazer um avião supersonico. Estão prevendo para o mesmo ano em que o deca 96 obter uma vitória, lá por 2 mil e fumaça . Me lembro de ver uma entervista do presidente da BritishAirways em que ele dizia que o Concorde era rentavel na rota Londres – New York.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

No vôo inaugural do Concorde para o braZil, a Air France convidou um pessoal para umas voltinhas.
Tive o prazer de participar desta festa !
Mas o que não esquecerei nunca será da aeromoças.
Foi banquete para 400 talheres.
Se o Celentano estiver lendo isto, vai lembrar do perereco que foi !

Armando Vieira
Armando Vieira
17 anos atrás

É, na minha opinião o Concorde é a Prima Donna da aviação, a mais bonita máquina que o homem colocou para voar.

Sua retirada de serviço deixa uma lacuna que nunca será preenchida. Sucumbiu, entre outras coisas, à pressão americana, que chegou a proibir seus vôos nos Estados Unidos sob a alegação de que não era seguro, após seu acidente em Paris.

O interessante é que, em todos seus anos de serviço, nunca havia registrado um acidente sequer. E a grande ironia do destino, é que seu acidente foi provocado pela peça caída de um DC-10, americano, que perfurou seu tanque de combustível.

E são tão hipócritas que se esquecem que Boeings caem todos os anos.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Vi na TV (NG, Discovery ou THC?) num programa sobre o Concorde, quando estava a 20.000 m e Mach 2.05 (2500 Km/h) o avião aumentava 20 cm, a estrutura de titânio dilatava sob condições extremas. O figura mostrou um equipamento colado no outro quando estava no chão, e voando ele enfiava os dedos entre eles. Mucho loco, me impressionou.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Thiago
e ainda fazia um pit stop em Dakar pq bebia pra dedeu…
sou fissurado nessa máquina….já voei em quase td que tem asa , mas meu sonho dançou…o que eu queria mesmo era sentar naquela poltroninha (pq era pequena mesmo) e sentir o coice no traseiro….rsrs

Pedro Leite
Pedro Leite
17 anos atrás

Então, Reginaldo, o bichão veio de Viracopos, não havia Guarulhos e a pista de Congonhas tem só 1800m.

Puts, que lembrança você trouxe, já tinha esquecido. Faz tempo…

Tiago
Tiago
17 anos atrás

Eu estava dentro do Boeing 737 da Vasp no Galeão, na pista auxiliar, quando ouvimos um estrondo, e vi bem de perto um Voncorde decolando.
Cara, aquilo era um foguete, aliás saíam labaredas das turbinas, tipo avião de caça……..Que avião. Rio-Paris em 7 horas.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

^Pedro Leite
Eu fiquei me perguntando onde diabos aquela maravilha ia descer, pq em Congonhas, nem com para quedas no rabo…Havia esquecido da Feira Francesa no Anhembi…Mas que foi bom te-lo visto, foi..né não?
abraço

Imarinho
Imarinho
17 anos atrás

O concorde…ah o concorde….
é o avião dos aviões….a ferrari da aviação….
sem comentários….não fazem mais um avião bonito como ele….nunca mais….

Pedro Leite
Pedro Leite
17 anos atrás

Reginaldo, eu lembro desse dia. Havia uma exposição da França no Anhembi, e o Concorde veio de brinde. Voou sobre SP toda, eu estava no Pacaembú e o danado passou devagarzinho.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

O Antonov parece até aquela piada do Super Avião Português, que tinha 4 campos de golfe, 2 piscinas olímpicas, 6 capos de futebol oficial e 1 shopping. O piloto, após terminar de apresentar o avião disse: – Senhores passageiros, corto meu saco fora se essa P..O..R.R_A sair do chão… Cara, ele vai subindo lentamente e parece que não vai dar…
Já o Concord, não é preciso nenhum comentário… só a beleza deste avião já diz tudo… lindo…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

eu o vi , aqui nos céus de sampa, (bairro do jabaquara) pelas 8,00h da manhã de um dia muito bonito e ele, todo branco, M A R A V I L H O S A M E N T E desfilando com o nariz arriado, lentamente , para que todos pudessem ve-lo na sua magestatica aparencia….isso foi em 1971 num mes de fevereiro…..confesso que fiquei parado olhando, lagrimas nos olhos…pura emoção….depois eu vi um parado no Tom Jobim….no chão não teve muita graça não…mas “aquele” voo, que maravilha….

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Agora sim, avião bonito…
Russo é tão ruim que até a cópia saiu mal feita, credo…
O Concorde é uma obra de arte de tecnologia e design.
É o máximo da ousadia e criatividade.
Maravilhoso produto.
Lindíssimo até hoje, quase 40 anos depois.
Limite extremo entre a forma e função, perfeição materializada.
Sonhei uma vida inteira em voar nele, desde que o vi pela primeira vez… Mas não deu, mais um sonho pra lista.
Se alguem aí voou nele, antes de postar contando se benza, porque vai derreter com a minha inveja…
Ô avião lindo… Ver o mundo tão alto, a curvatura terrestre, quatro horas de um continente a outro…