Revirem seus baús
SÃO PAULO (nossos ídolos ainda são os mesmos) – Seguinte, blogaiada: o Antonio Apuzzo da Automodelli, maior e melhor fabricante do Brasil de miniaturas de carros nacionais, começou a produzir o Simca Chambord. Mas ele faz modelos especiais, e está atrás de referências de um carro em particular. Os Matuzas paulistanos hão de lembrar.
Eram os Simcas de uma frota chamada Expresso Luxo, que levava os bacanas para Santos, saindo do centro da cidade, acho que da Avenida Ipiranga. Todos vermelhos, com alguns detalhes que só fotos de época poderão desvendar.
Revirem seus baús! Prometo (por conta) que quem mandar algo aceitável ganha uma miniatura.
Desculpe, FG…
A corrida já foi…
Além do que, assim como a FIAK e NÓIS NA FIKA, trata-se de evento VID(Very Important Driver) reservado, exclusivo para pilotos de ponta, como eu…
Piloto da ponta de trás, bem entendido… Ontem foi um fracasso, por isso desconto em voce… Só eu sei como é duro ser braço-duro desde criancinha…
Por iso informo: BRAÇO-DURO SIM, PÉ DE BREQUE JAMAIS !!!
Como hoje é terça feira, dia da minha terapia (Sambódromo) cheguei atrasado, nesse tópico.
Os matuzas já decifraram tudo, com detalhes de carros, cores, motoristas, etc.
Só lembro aqui, que os Simcas nos anos 60, substituiram os Fords 51 da Zefir, que eram pretos e beges e os Mercurys 51 do Expresso Luxo, vermelhos e pretos.
Os motoristas pilotavam muuuuuuiiito, e era uma delicia descer a Anchieta (a descida da serra é maravilhosa até hoje) à bordo daqueles carros.
E um detalhe, os Mercurys e Fords tinham o mesmo motor 8BA (Flathead) que equipavam os Simcas Chambord.
Bons tempos.
Xiii! Andei em todos eles…
Tinha sim, na mesma época o mesmo serviço da Empresa Expresso Zefir
Expresso Luxo, que ótima lembrança.
Andei algumas vezes neles com a minha avó quando íamos durante a semana para o apartamento que tenho até hoje na Ponta da Praia em Santos, em frente ao Aquário.
Esses carros eram pintados de vermelho com o teto e detalhes nas laterais em preto, e ainda trazia escrito bem na curva da tampa do porta malas os dizeres “Expresso Luxo” em amarelo.
O interior era na cor bege com o estofamento do tipo plastificado, liso e brilhante.
Atrás do encosto do banco dianteiro tinha aquela alça enorme fixada nas duas extremidades e que servia de apoio para os passageiros entrarem e sairem, igual aos Impalas e Cadillacs.
Na verdade era uma corrente de elos comum encapada e acolchoada.
O motorista usava terno,gravata e quepe com uma tarja de metal no centro com seu nome e número.
A minha avó Antonieta, italianíssima de Castel San Lorenzo, não gostava de dirigir, mas andar de ônibus, nem morta e então lá íamos nós para Santos a bordo do Sinca vermelho e preto.
Grandes anos 60, se vivia com classe e segurança e não custava caro não.
Igual a hoje, certo ?
O mundo evoluiu, a sociedade se modernizou, tudo é sofisticado, tecnológico e futurista não é ?
Em que maravilhosa desgraça atual nos metemos, heim ?
Mas ainda restam para mim pelo menos as lembranças de quando o Brasil era um país de terceiro mundo com tendências de segundo e não como hoje, de terceiro com certezas de quarto.
Quanto as fotos desse carro vou procurar nos livros históricos e nas revistas de época que tenho.
Vou começar pelo ótimo e recém lançado livro da História da Sinca, se lá não tiver vou para as 4 Rodas e lá certamente haverá algo.
Quando encontrar levo as fotos imediatamente para a Automodelli, e não quero ganhar nada, faço por amor á cultura automobilística.
Grande abraço.
Lucas Pacce, é verdade, meu pai teve um Cadillac (ou foi um Bel-Air?) que veio com um toca-discos desses, tinha uma fenda na frente por onde se enfiava o disco, parecido com os toca-CD de hoje. O diabo é que o bicho só tocava compactos 45 rpm, com aquele furo no meio, padrão americano. Aí ficou só como decoração… Abs.
Por falar em coisas antigas, acho que so eu tive a oportunidade de ver (toca disco) DE VINIL para carros.Por volta de 1963/65, era semelhante a um toca cd, tinha que ser ligado no radio do carro.Por favor se alguem ja viu, ou tem alguma foto gostaria de ver
Rápido Zefir…
Ora, ora, CC, e por que não me convidar para esse evento kartístico? Dependendo da hora, vou com prazer, para passar por cima de V.Sa.!
Não tinha o Expresso Zefir?
Agora o Expresso Luxo é uma frota de Zafiras. Não tem o mesmo charme, lógico, mas quem sabe um dia a Zafira vira um clássico? Mas eles ainda tem um Simca da época, em perfeito estado!
Nos futuros lançamentos vai ter Uirapuru,Malzoni,Onça, é brincadeira!!!!!!!
a garagem do expresso luxo fica aqui em santos na av. são francisco, logo no começo ,vou me informar do numero
Gomes:
Voce quer me matar?
Primeiro os papa-fila, depois Electra II, e agora as Simca do Expresso Luxo (que depois viraram Opala?)
Só não escrevo mais poque estou de saída pra uma corrida de kart com amigos na Granja, senão…
Pusta abraço.
Era só o que me faltava….
E tinha o outro expresso concorrente,que tinha carros pretos com teto e faixa amarela. Romeu, como chamava mesmo ?
Falando nisso, vc conhece este sítio, Gomes: http://www.topmark.com.br/forum/index.php ?
Esse tb é legal: http://www.topmark.com.br/forum/viewtopic.php?t=2193&sid=a1b6386050810c83e48ebd9091515a63
Justo aí, vi as fotos, de uns simcas vermelhos
Na pág na Expresso Luxo tem umas fotos bacanas:
http://www.expressoluxo.com.br/noticias.asp#
Abçs