Seis Horas em cinco fotos

SÃO PAULO (e colorido!) – Raríssimas são as fotos de corridas dos anos 60 em cores, e graças a um amigo de Don Ceregattone por ele levado a Interlagos sábado, o Américo Vespúcio Neto, algumas pingaram na minha caixa postal. Conta Américo que ao chegar do autódromo encontrou-se com outro cabra, contou o que viu, e o sujeito sacou de um exemplar de “Fatos&Fotos” com a cobertura das Seis Horas de Interlagos de 1967.

No grid, cerca de 20 carros, que é o que temos hoje na Superlassic. Com boa variedade: Willys Interlagos, Belcar, DKW Mickey Mouse, Alfa Giulia, Alfa GTA, Simca, mais de uma carretera, Gordini, Karmann-Ghia.

Gosto muito da “F&F”, por seus textos curtos e diretos e pelas fotos rasgadas. Bela cobertura, texto correto, jornalismo muito moderno para aquela época (ainda seria hoje).

Ótima referência visual para quem quiser fazer réplicas de alguns carros, como esse Karmann-Ghia Porsche lindo dos irmãos Fittipaldi (que venceram a corrida, incrível, apesar da presença de alguns DKWs no grid).

Patrocínio da Bardahl, marca que acompanhou Emerson ao longo de sua carreira e que ainda hoje tem presença nos autódromos com sua inconfundível bandeirinha quadriculada sobre fundo amarelo e preto.

Há até foto noturna do trabalho de box, o Luiz Pereira Bueno ao lado da #46 da Willys, mais a Alfa de Ciro Cayres na pista (em que ponto, Matuzas?).

Falando nos Matuzas, é bem possível que alguns deles que frequentam este caótico blog tenham estado nessas Seis Horas de 1967. Eu mesmo pode ser que tenha ido. Diz uma lenda caseira que fui atropelado em Interlagos por um Gordini quando tinha três anos, portanto em 1967, e que tiveram de parar a corrida para a ambulância atravessar a pista e me levar para o hospital. Quase morri, tomei dez pontos na cabeça. O cara do Gordini estava trafegando naquela área junto às arquibancadas, onde o pessoal parava seus carros para ver as corridas, escapei das mãos do meu avô e o sujeito passou por cima do loirinho aqui.

Sobrevivi.

Houve vários duelos na prova, um deles entre a GTA de Zambello e Lolli e o Alpine, ou Willys, ou Mark, sei lá como “os outros” chamavam nossos adversários. Na foto acima, o cara perseguindo a Alfa é nosso querido Bird Clemente, que, me confidenciou um blogueiro sábado, ficou espantado com o estilo “de um DKWzinho branco número 96” e teria dito que “esse menino poderia ser meu parceiro em algumas corridas longas que eu teria ganhado”.

Pelo que entendi lendo a matéria da “F&F”, a largada das Seis Horas foi lançada, depois de uma voltas com a Galoxona de pace-car. Até nisso a Superclassic está parecida, em algumas corridas temos um Galaxie de pace-car, mas nunca vejo direito de quem é nem como é, porque sempre largo lá atrás (para dar chance aos outros).

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Medeiros
Medeiros
3 anos atrás

Assisti corrida em Interlagos, no tempo da carretera de Camilo Cristovam, Gordines, DKV, Alfa GTA, etc.
Sou aficionado por carros de corrida, e pratico modelismo. Tive correspondências com Emerson Fitipaldi, e mandei pra ele, réplicas do Fiti – Vê e do Fiti Porsche.
Frequentei a oficina da Alfa Romeu na 14 de Júlio, na Bela Vista, em 1967

Americo
Americo
17 anos atrás

Paulo, Infelizmente não tenho esta informação … na materia da revista F&F não menciona o nome dos pilotos nesta largada … sorry !

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Américo, na primeira foto tem um Simca vermelho. Vc sabe de quem era esse carro?

Americo
Americo
17 anos atrás

Joaquim, eh essa mesmo… Chevy 3100 Step Side 1955 6cc , câmbio 3m na coluna , vulga ” Marta Rocha” pelas suas laterais humm… digamos… mais avantajadas ! mande seu e-mail que te envio algumas fotos . Abs.

Americo
Americo
17 anos atrás

Fala Ceraga ! Derepente não eh sonho … vamos conversar… quem sabe ! Já tem o Opalão em vista ? Abs !

Caique
Caique
17 anos atrás

Sidney e Felipe W,

Os carros Bi-motores que já ouvi falar foram:

Protótipo JAMARO, feito aqui no Rio pelos Irmãos Uruguaios Jair e Jairo (também fizeram o Já-Já Vê) que tinha dois motores VW, logo foi lançado antes do Fusca 2 Motores do Emerson/Wilsinho, que é o segundo carro. O Terceiro foi o mais doido de totos pois tinha tudo duplicado e era feiro pra cacete, o Protótipo de Cascavel pilotado pelo Pedro Muffatto, com motor e caixa DKW na frente e Motor e caixa VW atrás. Acho que o Flávio tem uma foto do Monstro, que segundo me falou, estava sendo restaurado.

Abraços.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Para Filipe W
Caro Filipe,
Nunca vi nem ouvi falar de Lorena com dois motores.
O carro do Ricardo Achar era uma Berlineta adaptada, por sinal, linda, com um só motor Simca entre-eixos.
O que tinha dois motores foi o Fitti-Fusca que já te envie várias fotos.
Hoje, lendo o livro que Jan Balder me presenteou, por sinal, ótimo, ele fala de um carro que uma vez usou um motor DKW na frente e um VW atrás.
Não me lembro o nome deste carro agora, o livro está bem distante, e vou ter que sair.
Te prometo que amanhã pegarei o livro de novo e te passo a informação.
À você e a todos aqui, os virtuais e os pessoais, deixo meu abraço pelo dia do amigo.

acsmithcoutinho-barb
acsmithcoutinho-barb
17 anos atrás

O piloto ao lado do 46 é o Luiz Fernando Terra Smith, meu primo.
Ele normalmente corria na 47 em dupla com o Mestre Luiz Pereira Bueno, nesta prova não me lembro se correu com o Bird.
Talvez a foto seja mesmo de alguma 12 Horas.
É um pouco de chute, mas acho que as GTAs só vieram em 68.
Caique tu és uma verdadeira enciclopédia, grande abraço.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Américo amigão véio:
Quando vejo aquelas baratas maravilhosas sendo transportadas por esses caminhões com guincho estranho um pouco…
Será que a gente não podia fazer um bem bolado?
Que tal meu (ainda em sonho) Opalão Branco 44 CC+CC sendo puxado na carreta pela Martinha 6 canecaços???
Que belo par, hein?
Imagina os suspiros no paddock, e o ranger de dentes do FG…Voce sabe, motorzinhos…
Opala 6 + Martinha Linda 6 = 12 cilindros…Mias de 8 litros de puro prazer, coisa de louco.
Só essa dupla tem 4 vezes mais cilindros que a Deka…
Será que aquele senhor vai levar um nabo 4 vezes proporcional?
Aguardo respostas educadas de ambos, Américo Vespúcio e FG…
Por favor, FG. Não fique alterado… A vida é mesmo assim.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Joaquim, Caíque, Brandão, Sidney e outros

Já que estamos falando de Lorena e afins alguem tem alguma foto do Lorena de dois motores cujo piloto piloto agora me foge o nome (será o Ricardo Aschar?).

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Américo, se vc está se referindo a uma Chevrolet 55 Marta Rocha, 6 bocas, três marchas em cima e pneus faixa branca, meu pai teve uma. Quero ver a foto também, uai. Abs.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Para Caíque
Cheguei agora e estava lendo os comentários.
Caíque, vc como sempre, acertou tudo. Houve, porém, um pequeno engano, o que é natural, visto estarmos falando de carros que foram vendidos há 36 anos.
O seu único equívoco foi em relação ao motor Porsche do Karman-Ghia número 2 do Moco.
Ele veio com motor dois litros. E cheguei a correr com este motor.
Depois, como havia dificuldades em obter peças, usamos as dos dois motores do 7 e do 2 para o Lorena e colocamos um motor VW 1.600 no Karman-Ghia.
Vc está com a razão,quando vendemos o Karman-Ghia, ele estava com este motor VW 1600, mas ele veio com Porsche 2000cc.
Um forte abraço.

Caique
Caique
17 anos atrás

Matusalém Joaquim,
Esta foto é de 67, pois o KG do Emerson só correu com ele neste ano, pois em 68 apareceu o Fitti-Porsche e as Alfas GTA chegaram em 67 também. Não sei qual é a prova, isso é para o Matusa Ceregatti e par o Matusa Brandão.

Abraços do além,

Matusa Caíque.

Americo
Americo
17 anos atrás

Pois eh Cerega ! Marta Rocha não eh o nome da minha esposa mas eh outra paixão 1955 c/ 6 canecos, com 4 pneus faixa branca, caçamba e tudo mais ! enxutona ! Depois te mando fotos dela… a Martinha eh claro !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

A memória já não ajuda muito, vou pedir a assist~encia de outros Matuzas: ao que eu me recorde as Seis Horas era uma prova diurna, não seria essa uma 12 Horas, essa sim com imagens noturnas? Alfa GTA em 67? Não eram só as Giulia TI? Onde estão as GTA´s na largada na foto? Dúvidas, dúvidas…

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Vc levou 10 PONTOS ????? Nossa !!!!! e o Gordini ???? Pelo menos levou um TROFEU ?????

HAHAHAHAHAHA

Caique
Caique
17 anos atrás

Ricardo, Quem vai mandar é o Sergio Enoch. A dele é linda, parece de verdade. Sérgio, te coloquei numa Fria, pode mandar pro blog.

Paulo R.Guedes
Paulo R.Guedes
17 anos atrás

Fotos fantasticas. Bifulco, voce precisa fazer uma miniatura do Alpine (berlinte bocuda conforme disse o Felipe W) do Bird ou de um Interlagos. Estes carros são muito bonitos.

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Sei não…
Porrão com a Deka na sexta, o carro fica todo desalinhado, e dá uma chacoalhada nos miolo – todo porrão dá!
Aí no sábado, faz volta mais rápida(dele), chega em 5o…
Se o porrão foi do lado esquerdo, então melhorou bem as curvas para aquele lado; só lembrando que as curvas mais importantes de Interlagos são para aquele lado: Entrada do S, final da reta oposta, mergulho e junção, tudo para a esquerda. A Deka melhorou tanto que a bobagem a que nos referimos anteriormente, o quase estupro do Fusca foi no meio do S e a curva é para a direita. resumindo, melhor não mexer na Deka…
Agora o piloto: Reconhecidamente foi atropelado há 39 anos atrás, sexta deu uma panca e chacoalhou os miolo tudo, sábado chegou em 5o (o que não é normal) e tres dias depois começa a delirar: que o Bird quer convidá-lo a ser parceiro dele na década de 60…
Sei não, essa sequencia toda (atropelamento, porrão, melhor corrida da carreira, convite do Bird) tá tudo muito inususal; alguma coisa me diz que algo no va benne, vero?

ricardo bifulco
ricardo bifulco
17 anos atrás

Oi Caíque, oi Flavio, oi pessoal!!!

Caíque ,manda as fotos do KG Bardhal para o pessoal quando estiver pronto!!!

Se nao for abusar… manda a do Lorena tb….

Já tô sem sono…

Abraçao!!
Ricardo Bifulco

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Catso, Caíque, não é que vc tem razão?Fui dar uma checada nos emails do Sidney Cardoso e fiz confusão com o KG-Porsche. Sorry, falha minha. Obrigado Caíque pela correção.

Caique
Caique
17 anos atrás

Romeu,

Para terminar: Os chassis Dacon tinham reforços para as suspensões e freios a disco nas 4 rodas com cubos Porsche de cinco furos. Além disso só foi feita a abas nas caixas de rodas da parte de trás e este KG tem abas nas caixas dianteiras também. Basta examinar se tem concerto no teto e se asuspensão e cubos de rodas e freios são Porsche.

Caique
Caique
17 anos atrás

Romeu,

O carro foi comprado em Jacarepaguá. O dono da oficina é que comprou om carro em Nova Iguaçu, para onde o Sidney vendeu a Carroceria.

Caique
Caique
17 anos atrás

Romeu,

Bastará ver o Teto e o Chassi, porque a carroceria do KG do Emerson que foi vendida para N.Iguaçu deu uma bela capotada na Curva do Sol em 68 (a foto está no site da obvio- o carro capotado) e o Chassi precisa ter os 5 Furos nas rodas de Porsche (este chassi eu tenho certeza que não é o do KG, pois tenhos as fotos do carro, feitas por mim e tenho a reportagem que foi publicada no Globo). O KG usava rodas de Fusca. Porém uma coisa eu tenho certeza absoluta: a carroceria era da Dacon, só que a do Emerson e não do KG, nº 2 do Pace.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Hummmm! Quer dizer Caique, que o KG que foi comprado aí na baixada, não é o que foi do Moco?
Está sendo apresentado por aqui, como sendo…

Edgar SC
Edgar SC
17 anos atrás

JA descobrimos de onde é proveniente esta careca. Há de ser dos dez pontos…
Também ja é de conhecimento de todos esta estranha mania de ser passado pelos outros (carros), a diferença que agora (depois de velho) é que abre passagem, não fica mais na frente atrapalhando os competidores(também se não aprendeu com uma dessa).

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Meu avô contava que ele atropelou um moleque loirinho em interlagos… Belissimas fotos..

Quer dizer então que o Caique tá preparando um carro para a superclassic… fotos, caique.. .fotos!

Caique
Caique
17 anos atrás

Amigo Joaquim,

O KG que virou Lorena era o do Emerson. As FIGAS da sorte que o Emerson usava penduradas no retrovisor inclusive foram passadas para o Lorena. O KG do Moco era 1600 e ficou com o Sidney até que ele vendeu para um rapaz que iria correr e desistiu depois de fazer uns testes no Autódromo. Este KG foi vendido depois ao falecido Nelson Balestieri (campeão de F. Fiat) que o vendeu ao Vicente Domingues, que deixou o carro na oficina que tinha com o Edu, seu irmão. Alguns anos depois eles tiveram um desentendimento e este KG foi vendido e sumiu. O KG e o Lorena, tiveram os motores Porsche vendidos antes de serem também negociados. O KG do MOCO até hoje não foi encontrado, pois aquele que foi comprado a tres meses atrás aqui no Rio é na realidade uma Carroceria Dacon restaurada,é a carroceria que estava no Lorena e foi vendida depois das Mil Milhas de 68 a uma pessoa de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, de onde confirmei, veio o KG vendido para o rapaz de Sampa, além disso, o KG do Pace tinha as rodas e freios de Porsche e o KG vendido ao rapaz é todo VW, com rodas de Fusca (a furação é completamente diferente). Prá terminar, depois que o MOCO começou a Correr de Alfa, o Sidney passou a usar o numeral 2, que era o mesmo do MOCO, mas o KG era Branco, com faixas Azul e listras Vermelhas.

Abração Comandante Juca.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Maravilhosas, absolutamente fantásticas estas fotos. Algumas observações, se me permitem: o Lorena -Porsche foi montado em cima do KG que era do Môco e não dos Fittipaldi; essa bocarra doas berlinetas (na verdade Alpines A-108 ) foi a solução encontrada por Toni Bianco para um renitente superaquecimento. Mais tarde se tornariam nos Mark I, reforma do próprio Toni Bianco. O piloto ao lado da brlineta Alpine 46 parece ser mesmo o Carol Figueiredo e não o Luisinho. Enfim, maravilha…

3=6
3=6
17 anos atrás

SABIA QUE NAO COMPARECENDO NO SABADO NAO FICARIA NA MÃO .
GRANDE MATERIA DA F& F.
ACHO QUE A MATERIA VALE MUITO MAIS HOJE QUE NA EPOCA .
ESTOU AGUARDANDO MAIS MATERIAS
ALGUEM AI TEM ALGUMA FOTO DOS PORSCHES DA EQUIPE ¨OLEUDE ¨ ANTES DE SEREM DA EQUIPE ?
ME LEMBRO DELES PINTADOS DE VERDE E BRANCO . PODE SER ?

Fubyth
Fubyth
17 anos atrás

FG, vc levou 10 pontos, e o Gordini? Não era esse q se desmanchava ao bater?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Amigo^s:
Zero hora e 26 minutos de Quarta-Feira…
O Américo éw fera, velho companheiro da ETI e de tranbalho na Monydata…
Teve que ir embora mais cedo, com uma tal de Marta Rocha, lindíssima…
Ué…
Não me lembro (discurpe) o nome de sua esposa, mas tenho certeza que não era Marta Rocha…
Conta aí pra gente, Américo… Uma nova paixão?

PS: Estou fora do ar por esses dias, muito ocupado fazendo travessuras por aí. Nem pensar, não conto.

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Alguém sabe que Simca era aquela vermelha? Era do Marazzi/Roberto Argentino?

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

explicado o amor aos Ladas, deve ser efeito da panca no telhado. O problema vai achar um Gordini para dar outra e desfazer o feitiço.

Sergio Stanislauskas
Sergio Stanislauskas
17 anos atrás

Ampliei a foto e este DKW ao lado da carretera 18 me pareceu uma carretera curta da Vemag que chamavam de Mickey Mouse… será que alguém confirma???

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Ácho que esse acidente do Flávio explica muita coisa ” hehehe

ney prates
ney prates
17 anos atrás

O piloto ao lado do Mark I não é o Luizinho. Não deu pra identificar, mas parece o Carol. Os Mark não eram Interlagos, eram adaptações, com motor Renault importado, 1.100cc, 100HPs, (depois 1.300cc), pare conseguirem fazer frente aos Malzonis.
A carreteirinha Mickey é a da Vemag, pilotada pelo Mário César.
Também acho que o trecho é entre o Laranja e o S.
Eh, tempinho bão…

Caique
Caique
17 anos atrás

Legal de ver as largadas daquela época é ver como o alfalto dos autódromos eram um *tapete*.

Caique
Caique
17 anos atrás

Jonny*O,

Este é o KG Dacon que era do Emerson, repintado nas cores dos Fittipaldi. O Fitti-Porsche tinha o Motor do KG do Wilsinho. Este KG do Emerson, virou Lorena Porsche depois que o Varanda capotou com ele nas Mil milhas de 68.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Essas berlinetas “bocudas” do Toni Bianco são muito legais, o KG dos Fittipaldi tb é lindo.
Pergunta, alguem sabe se aquela Déka ao lado da carretera do Camilo é o volante 13 ?

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Presentão ! Até que enfim!
Adoro essas fotos tiradas das largadas,dá para ter uma vizão global dos participantes,lindo!E coloridas então!
As Willys Interlagos são divinas,quando será que vai aparecer uma replica na classic?
Bem que o Berinjela poderia transformar o layout dele para o FG da Bardahl,quem sabe pinta um patrociniozinho?

jcesar
jcesar
17 anos atrás

se a L.F Restaurações desenvolverem um chassi (até mesmo tubular) para aquela carroceria de fibra de vidro que eu seu que eles tem pronta… sou um forte candidato em fazer uma replica do Karmann-Ghia dos Fittipaldi …

jcesar
jcesar
17 anos atrás

Parabéns Flávio …uns dos melhores textos que vc já escreveu nas ultimas semanas….

selecionei alguns trechos que achei excelente…

“Quase morri, tomei dez pontos na cabeça. O cara do Gordini estava trafegando naquela área junto às arquibancadas, onde o pessoal parava seus carros para ver as corridas, escapei das mãos do meu avô e o sujeito passou por cima do loirinho aqui.

Sobrevivi.”

———————

“Bird Clemente, que, me confidenciou um blogueiro sábado, ficou espantado com o estilo “de um DKWzinho branco número 96” e teria dito que “esse menino poderia ser meu parceiro em algumas corridas longas que eu teria ganhado”.

———————

“…porque sempre largo lá atrás (para dar chance aos outros).”

Franco
Franco
17 anos atrás

Ih pronto. Só faltava essa. Agora o sucesso subiu à cabeça do intrépido motorista (rsrsrs… essa foi de propósito!) do #96. Até delirar, acreditando que recebeu elogios do Bird Clemente, ele já está. Daqui uns dias ficará se comparando a Nelson Piquet, Gilles Villeneuve, Fangio, Jim Clark e etc. Como diriam nesses tempos de babaquice e de atentados ao português, diriam: Menas, bem menas… Brincadeira viu!? Grande abraço e, mais uma vez, parabéns pelo blog.

Caique
Caique
17 anos atrás

Flávio e Bifulco,

O meu KG Tamiya com Mecânica do Porsche 904 da Revell já está pronto e eu estarei recebendo o Decalque da Bardhal na próxima semana, pois o fabricante me passou as coordenadas ontem à tarde.

Caique
Caique
17 anos atrás

O Alfa do Cayres está entreo Laranja e o Esse.

Americo
Americo
17 anos atrás

Ola pessoal ! Eu sou o Americo Vespúcio ( apelidado pelo Flávio) que enviou as fotos … em breve teremos mais … aguardem. Flávio, Obrigado !

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Tive o prazer de estar diversar vezes em Interlagos nessa epoca, um primo mais velho me levava, eu tinha 10 anos. E depois de muitos anos, tive o prazer de ter uma parceria de negocios com o Sr. Emilio Zambello e com o Sr. Piero
Gancia, os matuzas vao lembrar com certeza. Como eles tem historia pra contar;

André Buriti
17 anos atrás

Flávio, parece que tem uma foto que não abre, o resto é um belo documento da época.