Será que voou?

SÃO PAULO (explicações neste guichê) – Dia desses o Caíque, vemagueiro e arqueólogo, me mandou um lote de fotos incríveis de protótipos nacionais que, aos poucos, será apresentados aqui. O primeiro é esse aí da foto, em reprodução de alguma revista.

Alguns saberão do que se trata, outros não terão a menor idéia. Mas é um bom primeiro exemplo da criatividade de preparadores e projetistas dos anos 60 e 70.

Com a palavra, quem souber…

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Henri Toivonen, concordo com voce, tanto que falei que em 1969 a humanidade chegou no seu topo e isso envolveu uma passagem terrivel e sangrenta na sua história.
O que eu quis enaltecer é que naquela época nossos espíritos tinham atingido também esse topo, e isso nos permitia sonhar grande, sonhar como evolução e não como hoje, sonhar em sobreviver, sonhar em se isolar em grupos, sonhar em pertencer a alguma classe ou facção de eleitos pela sorte e não pelo mérito do talento, esforço ou trabalho.
O que quis dizer, em resumo, é que podíamos sonhar sonhos mais nobres, desejávamos conquistas mais elevadas, queríamos ser animais melhores do que nos tornamos.
Mas saudo e me regozijo com sua esperança, tomara que eu esteja completamente errado naquilo que creio como futuro de todos nós.
Um grande abraço.

Caique
Caique
17 anos atrás

La Fontaine,

Semana passada troquei informações com o amigo Thiago aqui no Blog (não é o Thiago Azevedo) e discordamos de maneira super legal. No meu ponto de vista , falava exatamente sobre o trabalho desagradável que a Imprensa esportiva fez com relação a Fittipaldi F1. Sempre que podiam desancavam os Fittipaldi e era sempre gente vinda do Futebol. Isso diminuiu muito, mas ainda é um setor que em muitas vezes denigre o Jornalismo e os meios de comunicação, pois para eles só existe um esporte.
Um abraço…Blanc, Bordeux et Vert.

Caíque.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

FG, pessoal…

Desculpem o local inadequado…

Peço que acessem o post do FG lá embaixo, do dia 29/06/2006 às 14:02 “FARNEL DO DIA 15″…
O Brandão começa a revelar os segredos do próximo dia 15…

LA Fontaine
LA Fontaine
17 anos atrás

Caique, sobre a inexistência de cobertura da imprensa, principalmente jornais, às provas nacioanis , já ouvi da boca de diretor de redaçào : “corrida de carro é cisa de rico, então que paguem para a gente divulgar. Pobre gosta de futebol” . Com esta mentalidade não podemso esperar outra coisa. abraços blanc-rouge-blue .

Roberto Anticoli
Roberto Anticoli
17 anos atrás

Vamos lá :
Não sei o nome do protótipo nem quem o contruiu, mas como bom quarentão tenho certeza que este “bolido” foi inspirado no carro do corredor X irmão secreto do Speed (Mach 5)da famosa série de desenho animado Speed Racer , quem viu os desenhos sabe do que estou falando !!!!

Abraços.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

jcesar,

Nenhum Campeonato Regional é divulgado. Existe endurance também no Nordeste e acho em Londrina. O Campeonato Paulista tem as arquibancadas vazias exatamente como o do Rio, quando nós tínhamos autódromo. Seja em Sampa, P. Alegre, Rio, Curitiba, etc, não existe divulgação, veja pelos jornais. O que existe é um bando de malucos que gosta muito de carros e competição, e nós nos reunimos aqui por exemplo.
A única verdade que existe no nosso automobilismo é que o centro dele está em São Paulo.

Paulo Garcia
Paulo Garcia
17 anos atrás

Acorda seu Gomes!!!!!
Já é 12:43 do dia 07 e não foi postada nenhuma nota?
Tô ficando mal acostumado!
Mas como este foi a última janela aberta, aí vai:
PARA O MUNDO PRÁ NOIS DESCÊ!
OS GRANDES, MARAVILHOSOS, ESFORÇADISSIMOS, INSUBSTISUÍVEIS… CRAQUES(?) DA NOSSA BRIOSA SELEÇÃO, VÃO RECEBER PREMIAÇÃO??????? PELO COMPARECIMENTO, DEDICAÇÃO ETC NA COPA DA ALEMANHA!!!!
CERCA DE 90.000 PAUS PRA CADA PERNA DE PAU.
%!$&#QUE NOS %!$&#

Campes
Campes
17 anos atrás

Amigos ex-escoteiros do blig, “Sempre Alerta”.
Também fiz parte do movimento escoteiro, e apesar de ser considerado piegas por alguns, conforme já relataram abaixo, garanto que muitas pessoas tiveram ali noções de cidadania, respeito ao próximo e as leis e sentem-se frustradas ao ver em que pé está boa parte de nossa sociedade.
Voltando ao nosso foco principal, o automobilismo, fico feliz em acompanhar aqui no blig, como nossos projetistas eram criativos e colocavam as mãos na massa para produzir carros incríveis.
Abraço a todos!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Jcesar, acompanhei a construção do ultimo protótipo tubarão desde o começo no fórum autoracing, quem derá que o pessoal hj tivesse mais iniciativas como essa.

Jonny'O
17 anos atrás

Eu lembrei jcesar,do Tubarão lá no começo ,vc é quem não viu.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

é Leo… Aqui no RS temos um campeonato de endurence … inclusive os prototipos MCR (da empresa do Moro) são projeto gaúcho… Temos os prototipo “tubarão” que tem patrocinio/apoio da Petrobrás para desenvolver combustivel de competição. Mas como é RS, ninguém lembra …

Airton
Airton
17 anos atrás

….”E o FG, coitado… Trabant, tranqueira, Lada… “….

Rapaz, re demais deste comentário…
Como dizem os mais jovens “dei pala”!
Valews!

Jonny'O
17 anos atrás

La Fontaine ,na minha opinião lembra mais os modelos seguintes ao Birdcage,que é o tipo 63 de motor traseiro ,os Birdcage tipo 61 são de motor dianteiro.
Dá uma olhadinha no site da maserati ,na galleria que tem toda historia esportiva da fabrica.
(maserati.org.au/gallery)

Abraços

La Fontaine
La Fontaine
17 anos atrás

Os matuzassauros já mataram o assunto. Mas que ele tem uma quesinho de Maserati Birdgcage lá isso tem. abraços a todos .

Fabiano
Fabiano
17 anos atrás

Sou fã de seus textos, me divirto bastante com seu blog, acompanho diariamente. Você é o responsável por eu voltar a ver fórmula 1, pois não achava mais graça depois que só sobrou o Schumacher. Bem, gostaria de dizer que fiquei muito feliz ao ler sua coluna Warm Up do dia 06, pois você menciona o Brinco de Ouro como um palco importante do futebol brasileiro. Ultimamente, devido aos fatos, nem nós bugrinos conseguimos nos lembrar desse passado que, ao que parece, não será reeditado.
Um abraço.

Léo
Léo
17 anos atrás

Da a impressão que a 30, 40 anos atrás a criatividade dos projetistas era maior, ou será que o que falta hoje é dinheiro. Sei que existe um capeonato brasileiro de endurance, que corre principalmente no sul do pais, deveria ser mais divulgado. Falando em antigamente, esse final de semana tem festival de Goodwood e o Gomes ainda não postou nada, alias, que tal um especial no Limite, niguém aguenta mais tanta copa do mundo!

Thico
Thico
17 anos atrás

Nossa…vcs falando essas coisas de 19e minha vó era menina e eu aqui só imaginando.
To vendo que eu vou ser o caçula dia 15.
To cada dia mais ansioso para ouvir grande histórias.
Abraços

Henri Toivonen
Henri Toivonen
17 anos atrás

VELOZ-HP, sobre o que comentaste na tua descrença na humanidade: felizes que somos por estarmos vivos nessa era, na idade média, antiguidade em geral, tenha certeza que 90% da populaçao mundial apenas sobrevivia, as atrocidades ao pesquisarmos com mais afinco a odisséia terrestre, eram inomináveis. A crueldade não aumenta e nem diminui com o passar das gerações, apenas modifica-se seu modo de se manifestar devido as circustâncias de cada época. O avanço humano tornou a sua, a minha, a vida de muita gente melhor apesar da degradação da natureza….há 30 ou 40 anos a vida poderia ser melhor, mas não há 150 ou 200….acredito ainda que a humanidade achará uma saída, mesmo que longe daqui.

Hilario Alencar
Hilario Alencar
17 anos atrás

Por que não tem mais a janela “…comentários” para podermos lê-los sem fazê-los?

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Não sei qual o carro, mas que tem inspiração no carcará , isso tem…
Principalmente a parte frontal…
bela referencia.
Carros e aviões , uma bela parceria.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Cláudio e Principalmente Veloz HP:
Este blog já beira as raias do inacreditável.
Eu e minha mulher fomos chefes escoteiros, quando moramos em Curitiba e meus três filhos participaram do movimento. Dá para entender a liga, mesmo virtual.
Ah! Esse Blig do Gomes….

Pablo
Pablo
17 anos atrás

Muita coisa que não vivi, e que lamento não ter vivido…

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Bah alguém no salvem, poooooo LADA COM CARA DE MAL SÓ PODE TA DE BRINCADEIRA…

huahahuauhahuauhahua

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Putz, Veloz…
Tambem fui escoteiro, de 1969 a 1973.
Grupo Escoteiro 8 de Abril, Santo André, no antigo Clube da GE, atual Parque Prefeito Celso Daniel.
Como voce bem disse, tempos diferentes – onde princípios de Baden Powell não soavam piegas, ou utópicos.
Olho para trás e não me reconheço… Não sou eu ali, era outro cara, muuuuiiiiiittttoooooo melhor…
Abraço, camarada.
Hoje, todos ganhamos o dia.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sidney, mil perdões, onde lê-se Sérgio, entenda-se Sidney. Desculpe, mais uma vez o ato falho. Abs. Joaquim

Sidney  Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Para o Claudio e Joaquim
Claudio, seria um prazer enorme ir dia 15 em SP, como vc falou, não só pela corrida, mas para conhecer pessoalmente os amigos virtuais.
Daqui, só conheço pessoalmente o Caíque, mas sinto que todos são maravilhosos.
Infelizmente, moro no Rio e já assumi um compromisso intransferível para esta data.
Joaquim pode estar certo que a recíproca é verdadeira.
Agora, quanto vc ver meu irmão nos 1000 Kms de Brasília em 70, só se ele baixou em um terreiro, pois faleceu em 21 de julho de 68, naquela corrida de Petrópolis.
Brincadeira, vc deve ter feito uma pequena confusão, quem correu este 1000Kms fui eu em dupla com Heitor Peixoto de Castro.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Pois é Ceregatti, estamos chegando ao fim da reta.
Nesse dia do pouso da Apolo 11 na Lua eu estava acampado com um grupo de escoteiros ao qual fazia parte no sítio do meu pai em Mairinque, e escutamos no rádio do Jeep a narração do feito histórico e logo após, fizemos uma cerimônia específica em homenagem aos feitos humanos relevantes, toda ela com roteiro criado por Baden Powell, muito simples e comovente.
Faz muito tempo isso cara, mas o pior não é o tempo que passou, o pior é a constatação de que antes se podia ter orgulho das conquistas humanas, antes se podia ter esperança de um mundo melhor, antes se podia sonhar com coisas melhores sem parecer ridículo, sem ficar com cara de otário alienado, sem que as pessoas em volta o chamassem de trouxa por desejar o impossivel.
Antes, sonhar e ter esperança de uma humanidade melhor e mais inteligente não era utopia de filmes banais, era uma visão do possivel.
Creio que nessa época a humanidade chegou ao topo de sua história, e daí em diante foi só ladeira abaixo.
As injustiças só aumentaram, os crimes só pioraram, a fome já atinge mais de meio planeta, a miséria agora é endêmica, a poluição corroeu a camada de ozônio e neurônios, as águas potáveis se secam e a estupidez mental florece na maior parte das pessoas.
Parece que essa alunissagem foi um ultimato de Deus para nos dizer que ainda é cedo para voarmos para tão longe, se ainda mal nos toleramos de tão perto.
Boa noite a todos, e desculpem o clima mas algumas lembranças antigas e boas me trazem para uma triste constatação do presente de todos nós.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Claudio e Flávio!!!!

Aproveitando o gancho de um post antigo do Flavio, sobre carros famosos de filmes hollywoodianos…

Mandei a você e ao Flávio imagens sexys do uma Ferrari 250 GTO PRETA…

Pena que me falta pena…POIS IMAGENS SEM HISTÓRIAS NÃO SÃO IMAGENS!!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Sid Cardoso:
Porque voce não aparece no dia 15?
Se não for pela corrida e amigos virtuais (parte reais), que seja pelo bem do FG…
O rapaz precisa de ajuda, voce sabe como poucos… Lorena Porsche, GT 40 e outras baratas…
E o FG, coitado… Trabant, tranqueira, Lada…
Venha e ajuda a gente, please.
O Veloz HP agradece, junto dos matuzas do asilo…

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ia me esquecendo: em abril de 1970, Mil km de Brasilia, conheci Sérgio Cardoso. Ou melhor, o vi, na sua batalha para levar até o fim daquela dramática corrida o seu famoso Lorena-Porsche. Andou muito e bem naquela madrugada chuvosa e foi recompensado com um quarto lugar, acho. Na minha timidez de adolescente não tive coragem de abordá-lo, tinha tantas perguntas que ficaram 36 anos sem respostas. Através desse blog tive a oportunidade d entrar em contato com o Sidney. Atencioso, cortês, educado, que dispende parte de seu precioso tempo para responder minhas velhas indagações. Descobri, além do piloto, um gentleman, na verdadeira acepção da palavra, qualidades raras nos dias de hoje. Obrigado, Sidney.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Quer dizer, enquanto estou junto com o Brandão e o Ceregatti o dia inteiro em Interlagos ultimando os preparativos para o dia 15, vocês estão aqui fazendo a festa sem mim? Nem pensar: protóptipo Geraldes Special, construido pelo Comandante Neudy Geraldes, motor DKW traseiro. Fêz uma prova como Norman, foi testado pelo Bob Sharp. Depois vendido para o Luiz Moraes (Speed Motors, RJ), quando foi equipado com motor VW e batizado de MIrage (tenho a foto, cortesia do caique). Andou participando de algumas provas em Interlagos aí por 70/7. Satisfeitos, rapazes?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Pessoal, veja só como é HISTÓRIA o que se escreve aqui…
O Sid Cardoso cita, logo abaixo, a corrida no dia 27 de julho de 1969…
Exatamente uma semana depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisarem na Lua, com o módulo Eagle da Apollo 11… Foi no dia 20…
Dio Mio, assisti pela TV o primeiro passo…
Tô ficando velho, moçada.
Preciso me cuidar pois quero ver o pouso em Marte… E assistir uma barata da Superclassic em 2036…

Caique
Caique
17 anos atrás

Felipe W.,

Já confirmei… e respondendo a outros amigos:
. Primeiro as Damas: A foto publicada na Auto Esporte está invertida, pois o volante é do lado esquerdo como os nossos carros, logo o carro não possui *mão inglesa*.

. R. Mattar: a foto foi publiocada em junho de 69, você tava certo.

. O local da foto foi Icaraí em Niteroi, pois o Neudy mora lá , de frente pra praia até hoje.

Este carroa está guardado, pintado de amarelo speed motors, desde 1973 e a família que tem o carro não pensa em vende-lo…espera o carro acabar, o que é uma pena.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

É Filipe W
Botei a cabeça para pensar mais e vc está com a razão.
Este carro que o Norman correu, é o Mirage.
Filipe, foi bom encontrá-lo aqui.
Vc havia me enviado uma mensagem no orkut me dando seu e-mail, para eu te enviar algumas fotos.
Acontece que quando fui te responder, por aqueles erros do orkut, sua mensagem foi deletada.
Deixei, então, um recado na minha página de recados, para vc me mandar outra mensagem para que eu pudesse pegar seu e-mail.
Estou aguardando. sem ele não posso enviar o que vc quer.
Certo?

Ibsen
Ibsen
17 anos atrás

Estou com vontade de sair de Belo Horizonte e ir a São Paulo no dia 15 para ver a corrida da Superclassic. Gostaria de mais informações como programação, roteiro, o que levar, etc. Estou tentando convencer mais alguns amigos.

Sidney  Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Joaquim
Não sabia que não era dele, pra mim era.
Acabei de enviar duas fotos dele que capturei, agora do dvd, para o Caíque.
Vou enviar pra vc também.
Uma é na Segunda etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo, 27 de julho de 1969.
Nesta corrida a Lola T 70 com Márcio de Paoli ganhou.
Eu estava com o Lorena-Porsche, cheguei em segundo.
Infelizmente, nessa, o A-1 quebrou.
Na foto, ele aparece na curva do S, já com problemas.
A outra foto é no III Mil Kilômetros da Guanabara, 14de dezembro de 69.
Ele aparece na curva norte, junto comigo no Gt 40 e com o Enio garcia com o Elgar.
Aproveitando que vc está aí, recebeu meu e-mail que enviei depois?

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Sidney,

esse carro do Norman o A1 com motor Galaxie era laranja esse da foto é o Geraldes Especial com motor DKW traseiro e o Norman tb pilotou, mas não era dele era do Neudy Geraldes.

Joaquim, Caíque confirmem ai pra mim ! hehehe

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Opa, deixa eu retificar aqui.
Mataram a charada nada.
Este carro do Norman, idealizado por ele, chamava-se A-1 e usava motor Ford do Galaxie de 4.500cc.
Quando falaram aí embaixo o nome do Norman, pensei que tivessem matado a charada, mas relendo vi que pensaram que o motor era de DKW.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

Eu tinha essa Auto Esporte com a reportagem que apresenta o protótipo – se não me engano um exemplar de 1969. Esse carro com certeza faz recordar o Casari A 1. Só não lembro qual era o motor desse protóipo quando ele foi mostrado na revista.

Sidney  Cardoso
Sidney Cardoso
17 anos atrás

Grande Caíque!
Já mataram a charada.
Foi o primeiro protótipo baixinho que o Norman Casari correu, claro, não contando o Carcará, pq com ele foi em reta.
Depois o anísio Campos deu uma força e transformou-o em AC.
Inclusive, tenho um filme que, após o final da Copa irei editar com Ricardo Machado, onde ele aparece numa corrida que eu tb participava, correndo com o Norman.
Aliás quero informar a vcs que este e vário outros filmes de corrida dos anos 60, ficarão disponíveis a todos no site obvio.ind.br.
Aguardem, falta pouco pra vcs matarem saudades

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Hahahaha,,,
Perfeito..é o carro da Penelope.
Bem que as corridas de protótipo e endurance podia ser melhor difundidas.
Esse blog e as pessoas que o frequentam formam um movimento parecido com as Cruzadas, já que defendemos o automobilismo romântico.
E olha que eu tenho apenas 21 anos e não vi nada disso que vcs comentam, mas leio muito e imagino as corridas
Abraços pessoal.

LUIZ CARLOS CARDOSO
LUIZ CARLOS CARDOSO
17 anos atrás

se botar um guarda-sol em cima vira o carro da Penelope Charmosa da Corrida Maluca.

parece niterói

oswaldo
oswaldo
17 anos atrás

Isso parece o carro do Corredor X, irmão secreto (que coisa?) do Speedy Racer.

Jonny'O
17 anos atrás

Pelo amor de Deus ,Gomes!Não demora muito pra colocar os demais,quer matar a gente!
Quanto ao carro ,tô esperando os matuzas com os detalhes!
Por isso que citei o Tubarão num post anterior,talvez seja o ultimo maluco beleza a ter coragem de colocar em realidade um sonho brasileiro.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Joaquim, olha o bicho aí de novo !

e nessa foto tá bem melhor que a anterior.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Esse é fácil, já até apareceu aqui em um post anterior, é o Geraldes Special, protótipo DKW com motor traseiro, construido pelo ex-comandante da Varig, Neudy Francisco Geraldes daí o hangar no o “reclame”.

Só não consigo deizer de onde é a foto, seria na praia do flamengo ? ou seria em niterói em são-francisco ?

Rafael Linhares
Rafael Linhares
17 anos atrás

Casari Ax ….. Bob Sharp acelerou a Bagaca sem bancos, somente com uma tabua. Detalhe para o Satantonio, parece cano de 3/4.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

não lembro de construtor nem de hangar em Niteroi

Martinho
Martinho
17 anos atrás

É o carro do corredor X, irmão do Speed Racer do desenho animado.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Askjao, desde já essa da cama será insuperavel. Realmente igualzinho a uma cama.