The ultimate Lada
SÃO PAULO (onde fica o escritório da Aeroflot?) – Não pensem que qualquer mortal terá acesso a eles. São vendidos apenas na Mãe Rússia, e importá-los deve custar uma fortuna. Felizes os moscovitas! Mas há de chegar o dia em que uma revenda da marca será aberta na Cidade Jardim ao lado da Porsche ou flanqueando a Maserati.
Babem, babies. Não Veloz-HP, não estão à venda aqui, o mundo é injusto, fazer o quê? Mas pode ver em detalhes clicando aqui.
Já o Niva estamos fazendo um Chevy Niva tb aqui na oficina, este com motor 2.2 da S-10 e roda livre na dianteira para deixar os pesadões na poeira
O Laika correu na Argentina como Fiat 124 IAVA, creio que com o motor do Tempra 1.6 8 válvulas por volta de 1975, então dá para andar na Superclassic com um pouco de boa vontade dos comissários técnicos.
Concordo com o colega abaixo. Tb teve a questão das intrigas….a galera dos Jeeps. Bands…Lands…se mordiam de ver um carrito de minobloco e diferenciais tão pequenos e custando BEM menos que o brinquedos deles…ai já viu….qualquer parafuso do autofalante que soltava era motivo para dizer que o carro russo não presta!!! O que não falta nos carros Lada é estilo, seja lá qual for. E viva a CCCP! Modismo é para acomodados….to ficando puto e vou acabar comprando um Laika para dar pau nos Golzinhos da vida!!!! RSSSSssssss
O Niva antigo, esse da foto, só que com 2 portas, porque o novo é totalmente diferente , parece um Grand Vitara, e se chama Chevy Niva, enfim, esse aí, não está sendo importado pelo Uruguai, está sendo montado no Uruguai com o lindo e sugestivo nome de Bognor Diva. Houve uma tentativa dos Russos de relançá-lo por aqui mas não encontraram interessados nem em representá-los nem em comprar o carrinho. Seria um modelo com motor diesel e ficaria na casa dos 50 mil reais. Nunca vi ou soube de nenhum Bognor Diva por aqui. Agora quanto a colocação do pneu estepe dentro do motor não é fruto da engenharia Russa mas sim da Italiana, pra quem não sabe, assim como o Laika, o Niva também é um projeto Fiat de um jipinho que ele desistiu de lançar nos 70`s e então vendeu a planta pros Russos. E pra terminar, o Niva na trilha é show, sabendo usar não vai ficar. Tem seus pontos frágeis como todo 4×4. Por exemplo, ao romper ou subir um barranco na saída de um rio, você tem que vir com uma certa velocidade, nem muito nem pouca, pra ter inércia pra romper o obstáculo. Não pode encostar no barranco e acelerar, tem que tomar uma certa distância e acelerar. Quando a frente romper ela vai subir, quando aterrisar, se você continuar acelerando vai quebrar o diferencial do Niva. Tem que aterrisar sem acelerar. Depois que aterrisar acelere, mas não aterrise acelerando, senão, bye bye diferencial dianteiro. É um de seus pontos frágeis. Mas em geral na trilha e na areia, é show, é leve e valente, traciona bem, só não tem mordomia. Sem dúvida um carrinho que caia como uma luva no mercado nacional e que deixou muita saudade.
Acho mesmo que só falam e desdenham que não teve um ou que não soube cuidar ou achou que era mais esperto que os outros e comprou barato…do tipo…”se dei bem”. Estes carros foram feitos para durar, mas todo e qualquer carro necessita de reparos preventivos, preditivos e corretivos. O Niva então…nem digo! Já passei onde Lands e Bands ficaram….http://nivaverde.flog.oi.com.br!!!! Neles!
Pessoal:
Ainda bem que o Veloz HP só escreve de noite…
Se tivesse lido tudo isso que escreveram, já tinha chutado o computador de RÉIVA.
FG: É uma grande maldade com nosso ainda ilustre (des)conhecido.
Ao Tohmé e Bianchini,
Tava brincando ,tava brincando!!!!!
Vai que o Gomes TRABANT Mor, leva a serio essa brincadeira ,vai ter gente aqui passando mal!
Jonny, sua idéia para um Laika de competição foi ótima, se o regulamento da Classic permitisse (afinal é um projeto de 1964), seria o bicho-papão da categoria… enquanto não quebrasse. Veja bem, ele tem o motor no lugar certo (frente) e tração no lugar certo (traseira). O motorista fica à esquerda e o tanque de combustível original fica à direita. O bicho teoricamente é um veículo equilibrado!
Os Niva nas trilhas era repeitados pelos donos de Defender, etc.
Já Range Roves, Hummer, Mitsubishi são os carros que originais não podem enfrentar trilhas, não sem quebrar um monte dos pinduricalhos estéticos inúteis que eles têm.
O maior problema do Niva era o motor, mas nem isso era muuuito problemático. Alguns colocaram APs Diesel, com um turbinho, e ficou muito forte.
Jonny, agora se deu a idéia de um Laika…….pra mim.
Aliás, estou à caça de um, pode inclusive estar necessitando de reparos.
Porém tive um Niva e de robustos estes carros não tem nada. Era uma m….rda. Quebrava trinco, máquina de vidro, etc. É que os russos não podiam reclamar (he, he)
Flávio Gomes é sensacional, sabe tudo. Quem fala que os carros da Lada não prestam, nunca andou num deles. São robustos, valentes e não dão oficina. A Mãe Rússia continua competente na mecânica. Estive lá em novembro passado e vi muitos desses carros cruzando as ruas de Moscou e S. Petersburgo
Pô Tohmé !! Num fica dando dicas pro Gomes ,senão ele põe um Laika lá na Classic.Se bem que se isso acontecer vai virar bagunça pois o bendito carro não se enquadra no regulamento .
Imagina só , um Laika cor cinza chumbo (igual os aviões de guerra)com a foice e martelo cruzados ,com patrocinios de KGB,NOVOSTI,Rostvertol e o numero pintado em vermelho com uma estrela igualmente vermelha hemorragia .
Ai meu São Longuinho, lá o Flavio com eese negocio de carroça russa.
Você já ouviu falar em Range Rover? Ah, não serve porque a rainha usa? então um Hummer? tá bom, o Bush usa. Então um Toyota ? Jipe Wrangler?
Este caso do Flavio parece encosto de egun, cruz-credo.
Olá F.G.
Sou apaixonado por essas máquinas Stallinianas. Se ainda fosse vendido no Brasil, compraria um Laika 0Km sem problemas.
Um abraço
Vander
Para os loucos de plantão, uma concessionária no Uruguai está importando o Niva (curto) com motor 1.7 e injeção eletrônica. Ou seja, tem peças de reposição por lá.
Flávio,
sempre achei esse Niva simpático e bom de serviço. Andei em um anos atrás, numa trilha. O carro anda muito bem na terra, um pouco duro mas muito bom de serviço. E esse modelo esta lindo, e olha que eu não gosto de carro prata.
Beijos
O pessoal que critica o Niva devia perguntar para algum jipeiro para saber a verdade.
E fico imaginando o que os Russos aprontaram com essa versão que além de mais longa é mais larga.
Devia sim ser importado, o pepino é que o preço ia ficar alto mesmo.
Mas se resolvessem fabricar aqui com certeza a Troller faliria.
Quem fala mal de Niva certamente é do tipo que acha CrossFox chique…
Gostar de antigos é uma coisa, gostar de Lada é demais. Ademais a Rússia não é mais comunista. A China sim, por enquanto.
O Nivazim dá pro gasto legal…se fosse comercializado aqui seria uma excelente (mais em conta) para rallyzeiros. Um Troller, por exemplo que é uma solução nacional para o referido mercado sai na casa dos 80 conto (carinho, hein!). Não acredito que o Niva chegasse aos 40 mil. Não é Fg???
Ah, e tem mais, ele é valente!!!
Felizes os moscovitas? Por quê?
Porque podem comprar esses lixos?
Bebeu?
Tive de arrancar um comentário porque o link estava muito grande, prejudicando a leitura dos demais. Quem quiser colocar links deve quebrá-los, ok?
O velocimetro do Niva vai até 180… Alguem acredita?
AI MEU DEUS… hehehehe
Lá vem o Flávio Gomes com seus LADAS…
Socorro
Para mim o Laika continua sendo um dos carros mais feios que já vi, todo quadrado. O Jipinho Niva ainda vai, está bem melhor e mais bonito.
Jovino
Minha Nossa Senhora do Design ! Só falta a tarja vermelha :
“VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA”
Abs
Conde
N ão sei, mas gostei mais do Niva “nacional” que o de lá. “Os Nivas que aqui gorjeiam não gorjeiam como os de lá”.
Têm charme os dois. No NIva, o que chama a atenção é o ressalto na capota (necessário para dar a rigidez para a carroceria alongada) e os pneus com faixa branca. Clássico.
E no Laika as rodas de liga (quem disse que ele é pé-de-boi?
Pô!
são iguaizinhos aos que vieram pra cá no século passado e que custavam (segundo um bam bam bam de uma montadora qualquer) o mesmo que uma camara fotografica…..Na verdade não precisa importar nada….é só pegar um por aqui mesmo e dar “aquele trato” que fica zero bala…
Gostei do Niva.
Admito que não gostei da grade dianteira do Laika, mas esse Niva longo é muito interessante… FG, vc não quer montar uma importadora desses veículos?
Puxa, o Laika está pior que o modelo que foi vendido na Brasil. Essa grade dianteira destoou e o deixou mais longe do belo modelo FIAT original.
Mas o Niva…
Sensacional!
Lono desse jeito, com esses aparatos “adventure” ficou demais!!!
Esse eu queria ter.. Será que usa o motor 1.6 do Niva importado pra cá?
Puxa, o Laika está pior que o modelo que foi vendido na Brasil. Essa grade dianteira destoou e o deixou mais longe do belo modelo FIAT original.
Mas o Niva…
Sensacional!
Lono desse jeito, com esses aparatos “adventure” ficou demais!!!
Esse eu queria ter.. Será que usa o motor 1.6 do Niva importado pra cá?
Eu compraria um… deixa o meu Marea na garagem, só para as viagens… e para o dia a dia… dava Lada neles… pelo menos os bandidos eu não teria que me preocupar…
Flavio,
A Aeroflot parou de voar para o Brasil há uns 3 anos atrás, ela fazia um vôo SP-Moscow com escala em Tunis toda quinta-feira.
Por causa disso não há mais escritório da Aeroflot no Brasil, para comprar passagens tem que ser pelo site da empresa.
eu quero um niva desses pra mim…
Eu quero um niva desses pra mim….
É Flávio, o Jipinho é bonito, mas o Laika, continuo achando um dos carros mais feios que vi, muito quadrado.
Jovino
A colocação do estepe do Niva é uma obra -prima da engenhria russa…..
Um Nivazinho desse dava pra fazer um estrago bacana nas estradas de terra batida. Até que valeria a pena, se não fosse tão caro trazê-los….
O laikinha eu dispenso, mas o Niva tá muito lindo, eu quero, eu quero…
Não força, FG! O jipinho ainda vai, poderia ser uma mão na roda para alguns jipeiros aqui.
Mas o Laika, esse poderia tranquilamente disputar um concurso de feiúra, com chance de vitória. Já dirigi um. O motor é uma %!@$&@# o câmbio é muito bom, e a suspensão parece aquelas suspensões de charrete do interior! Quem já andou sabeo que estou falando, parece que o carro não tem amortecedor. Pra fazer curva então, inclinava mais que os antigos Penha-Lapa da CMTC lotados na hora do rush….
Ainda assim, a importação não sairia tão caro, porque os produtos russos são baratos no mercado internacional. E ninguém quer, o que por si só já é um indicador seguro…
bom dia flavio, parabens pelo seu excelente trabalho em prol do automobilismo de sp , gostaria so de um favor o email do veloz hp , meu pai correu de turismo 5000 com ele , e com di genova muito obrigado
Bah eu queria um desses, com banco de tecido e tudo…
Gostei !
O Laika, com esta nova grade, ficou até parecido com o Audi A6 !
Vocês não acham ????
Hahahahahahhh….
Essas bombas num são os antigos Lada?!
Eca!!!
Adorei….
E o Niva está sendo importado por uma concessionária no Uruguai. Aí não fica tão complicado trazer.
O Niva é quase interessante. Engraçado, por causa desse blog peguei a me imaginar esses dias dirigindo por uma estrada do leste europeu. Explico: comprei um carrinho para o pessoal trabalhar – um uno 93 vermelho flamante, lindo e conservado – e o peguei para visitar alguns clientes em meio as estradas vicinais de esfalto que percorriam alguns vales e montanhas. Sentindo o câmbio claudicante, o aro fino da direção, o contato quase que direto com o piso, tudo muito mecânico e franco (e o carro não pode ser chamado de antiguidade), pude viajar um pouco na imaginação e sonhar que estava conduzindo um Laika pelas estradas desabitadas de algum canto comunista, curtindo a paisagem de um belo dia de sol, apontando a frente do carrinho nas curvas sentindo todas a limitações dos pneus muito finos….enfim, curtindo de verdade, tendo certeza que a vida pode ser muito boa sendo apenas simples, sem floreios desnecessários, sem apêndices tecnológios em profusão, música Aquarela no “tape”, perfeito, perfeito! Culpa do Blog, valeu Gomes!
O NIVA ALONGADO AINDA PASSA , MAS, TEM UMA CARINHA DE ¨REFORMADO ¨
AGORA O LAIKA TÁ AINDA MAIS FEIO.
TEM COISA MELHOR NA RUSSIA , NAO TEM ?
O Niva tá legal, exceto pelas Rodas e Bneus com mini-banda branca. O que dá tristeza em comparação com os nossos carros é o acabamento, pelas fotos parecem carros de luxo fabricados por aqui.