Tristeza não tem fim – I

SÃO PAULO (será que ainda decola?) – Andei passeando pelo JetSite e as imagens dos aviões da Varig estacionados são de chorar.

Uma delas está aí. Sem emitir nenhum juízo de valor sobre o que levou a Varig a isso, é triste ver a agonia de uma empresa-símbolo. Eu olho para esses aviões largados no Galeão, penso que já devo ter voado na maioria, e dá dó.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
walter
walter
17 anos atrás

A Varig plantou e colheu.
Os que apostaram na sua recuperação esqueceram o ditado capitalista: concorrente bom é concorrente morto.
Não sei se é uma pena, salvo pelo fato de que essa “lição” da Varig tenha custado tanto subsídio estatal e tanto imposto não arrecadado.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

Pode até ter politicagem por trás mas a Varig tinha mentalidade de estatal…
Era muito grande, muitos funcionários, extremamente burocrática, pra fazer vôos comerciais, de cargas e manutenção em aeronaves…
Quando entrei, em 97, um funcionário tinha direito a 5 ou 6 passagens de graça por ano pra qualquer parte do mundo, só pagando tx de embarque… O funcionário e sua família, ou à quem ele quisesse dar as passagens. E sem ter de esperar vagas em vôos.
Era uma questão de tempo isso acontecer, infelizmente.

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Uma empresa como a Varig só quebra se a diretoria fizer muita besteira ou não se preparar para o futuro. Tem que ser agressivo o tempo todo, não dá pra ficar durmindo em berço explêndido. A VW tai para provar isso, pois de 1º lugar nas vendas deixou a peteca cair e ate ameaça fechar fabricas. A quanto tempo ela não acerta com um carro bom de vendas. Apenas o Fox e o novo Gol estão se salvando. Ela lançou o Pointer, o Logus, o Apolo, o Polo, remodelou o Santana para pior e por ai vai. A quantos anos a Fiat fabrica aquela Fiorino furgão e ate hoje eles não lançaram a Saveiro daquele jeito ? Só para perder mercado. Vivemos num mundo capitalista onde não há lugar para amadores e bom samaritanos. A Gol e a Tam vão dominar o mercado e mandar nos preços também.

Junior
Junior
17 anos atrás

Jogada politica a quebra da Varig; o PT esta por tras disso; os caras tem ações na TAM; quem viver verá.

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

E eu saí da Varig tem 4 meses… Quem está lá vai sair e não vai receber, isso que é duro. Quem se aposentou, teve a aposentadoria diminuída… Tá brabo. Ontem dois colegas me ligaram pra me enviar currículos para eu apresentar na minha empresa. E vem mais por aí.
Essa foto foi tirada no pátio de manobras da VEM (Varig Engenharia e Manutenção – que junto com a VLOG foram separadas da Varig por serem as únicas rentáveis) na Área Industrial do Galeão. Até uns 6 meses atrás, no mesmo lugar, tinham vários aviões de outras companhias que estavam em manutenção (daí a rentabilidade da VEM) e inclusive o jato presidencial do Lula…
Muito triste…

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Thiago, tem razão. A Lab é o espólio da estinta Vasp, por isso dá na mesma. Fora que nesta foto de lá tem um 737/300 da VASP ao lado da frota Varig. Continua a premonição Orloff…

http://www.jetsite.com.br/fotos/VRG-GND-48.jpg

Abs,

Renato Corrêa Portug
Renato Corrêa Portug
17 anos atrás

A Panair foi morta para que a Varig decolasse. Segundo um irmão de meu pai, que era comandante na Panair. Segundo ele, jogada política

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Berger

Aquele não é um Airbus da Vasp. Todos os Airbus da VP ( PP-SNN, PP-SNL e PP-SNM) se encontram completamente W/O (written out) . Dois se encontram em Guarulhos, (SNN e SNM) e o SNL está completamente canibalizado em Congonhas.
Aquele é um Boeing 767 da LAB ( Lineas Aereas Bolivianas) que estava lá pra fazer manutenção. Apenas isso

mas que a imagem é triste é…..
tal como a panair em 65! Só que a panair foi morta por asfixia e mutilada, e a Varig é um doente em coma, que, entubado, está em morte cerebral, mantida por aparelhos….

Sad but true.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
É, vi estas imagens (e outras) no mesmo site. São bastante fortes para nós. Me lembra tambem a Pan Am, Braniff, TWA, e tantas outras que se foram.
Enfim, agora agüentemos o “duopólio” aéreo: apertem os cintos que o desconto sumiu! Os preços das passagens já subiram 30% em +/- 2 meses.
[ ]´s

Baygon
Baygon
17 anos atrás

Ver esta imagem realmente da dó. Deveriam ter vendido esta empresa a mais de um ano, mas ficaram esperando que nos contribuintes pagassemos a conta, como o governo tomou uma decisão sensata (talvez a única) de não colocar dinheiro público no lixo, a Varig foi para o buraco. E já vai tarde.

Arthur Berger
Arthur Berger
17 anos atrás

Emblemática a presença do aibus da Vasp, ao fundo…

Efeito Orloff. Eu sou vc amanhã…