Avus

SÃO PAULO (mas olhem para a lua, que é bela) – Aproveitando a deixa do “No comments” de hoje, foto impressionante de Avus, o Mat-Boy Marcos Bonilha caçou no YouTube um breve, mas de ótima qualidade, vídeo dessa pista que, sobre mim, exerce certo fascínio. São imagens de antes da Segunda Guerra, 1937.

Estive lá no ano passado e rabisquei algumas linhas. Adoro Berlim.

Avus está lá. Do alto, com algum esforço, dá para ver. No círculo, a torre com o logo da Mercedes no alto, hoje um hotel meio fajuto. Na seta da esquerda, as arquibancadas de madeira preservadas e tombadas pelo patrimônio histórico. Já a seta da direita mostra onde ficava a curva inclinada.

Se um dia for a Berlim, vá a Avus.

Se quiser achar no Google Earth, as coordenadas são 52º30’01.47″N – 13º16’37.40″E.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kako
Kako
17 anos atrás

Sou fascinado por Avus. Mas era um circuito de coragem, não de técnica, não?

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Faz bastante tempo que a DTM não corre em Avus. A última corrida no circuito é de 1998, se não estou enganado.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Veloz, essa etapa DTM em Avus não foi só até o meio dos anos 90? Pelo menos no calendário do ano passado e no deste, não me lembro de a ter visto. Se tiver esse ano, dá para ver pelo Bandsports (TVA).

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Ô Veloz, vc precisa colocar essas loucuras num site!

Kapetta
Kapetta
17 anos atrás

Babei de ver estes antigos DKWs em fantástica carreira pelo autódromo germânico… lembra até do saudoso Carcará, inclusive com a inclinação das parabólicas de AVUS, pode considerar-se o circuito como uma reta infinita, o bólido não precisava ser bom de curva, era só ter um peso apropriado, aerodinâmica em forma de gota e rezar muito … coisa pra macho !

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Vixe Maria, o que houve com o Ricardo ?
Se for gozação está fora do prumo e do nivel, se for prá valer esse cara tá doente mental.
Que Deus o tenha, mas acho que o diabo o pegou antes.
Quanto a Avus, quero só lembrar-los que existe uma etapa do Campeonato DTM que é realizado nessa pista e utilizando esse trecho em curva onde antes havia a maravilhosa Curva Inclinada.
Essa curva, inclusive, faz parte de um desenho que fiz unindo todos os trechos de circúitos que eu mais admiro no mundo, formando um circúito único que batizei de Adrenalina Racing.
Curvas inclinadas são lindas e nesse desenho coloquei todas : Avus, Monza, Daytona, Taladega, Montlery, Curva 3, e por aí vai…
Minhas “viagens” são muito loucas e o melhor, não preciso de “aditivo” nenhum, minha loucura própria me basta….
Abraços.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Ricardo, que má educação! FG, essa pista é do tempo em que carros eram carros e homens eram homens… duvido que as mocinhas de hoje em dia da F-1, IRL, etc. tivessem coragem de guiar lá.

Gomes
Gomes
17 anos atrás

Boa viagem.

ricardo
ricardo
17 anos atrás

Gomes , vc é baba ovo !! fica protegendo esses idiotas prá garantir acessos no seu blog !! pode ficar tranquillo !! eu não venho mais aqui nesse lixo de blog tedencioso !! pensei que vc fosse mais imparcial !! sempre gostei de vc como comentarista !! acho que vc fa falta !! mais caiu na de fazer média com a viuvada !!! pq vc tb nã odeleta os coments que chamam o alemão de dick ? não é falta de respeito tb ? seja imparcial !! fui

Rick Lucas
Rick Lucas
17 anos atrás

Sei que é off-topic, mas sábado tem Superclassic. Quem vai? O #96 vai correr? O Flavio vai correr de Lada Laika com o rosto do Fidel pintado nas portas traseiras? Alguém sabe de alguma coisa?

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Falando em Nuvolari, este magnifico piloto não participou da corrida por que a equipe Alfa Romeu se retirou da prova, outra ausencia foi Hans Stuck , que veio correr no Brasil .

Minino
Minino
17 anos atrás

E tudo isso, sem cinto, capacete, banco concha… célula de sobrevivência?! Que será isso?!
Imaginar que esses carros existiram é uma coisa… outra é imaginar que existiram pilotos para eles.
Alguém lembra de uma propaganda da Audi em revistas, uns anos atrás, que eles mostravam o streamliner V16, aludindo ao evento dos 400km/h atingidos na Indy?! Eles diziam algo do tipo “Nós fizemos isso. Em 1937”.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Sobre a Lua, e não Avus…
Ia saindo de Interlagos ontem às 8 da noite. Cheguei no Portão 7 e… não saí.
Virei à direita e fui até as arquibancadas vazias, sem nenhuma iluminação.
Tudo azul-escuro. Tudo.
A lua estava sobre o retão, uns dois palmos de altura.
Nunca vi nada igual. Dava para ver o circuito inteiro, maravilhoso…
Se fosse dia de mil milhas ou 24 horas, daria para andar de faróis apagados. Coisa linda. Demais.

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Realmente fantástico, imagine a coragem necessária, sem ganhar milhões como hoje, com um risco incalculável.
Da mesma série tem o GP de Nurburgring de 1939. Imperdível. Imagine controlar aqueles monstros naquelas curvas, e na chuva!
Acho que o melhor piloto de todos foi algum dos anos 30. Muitos dizem, a sério, que foi Nuvolari.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Oi Pedro,

Já vi que vc ganhou no GT4 o Streamliner da Auto-Union ! hehehe

realmente esse jogo é muito bom mesmo, e já que não dá para comprar os de verdade para ter na garagem o GT4 serve para imaginar bem como seria pilotar uns bichões como esse.

Pena que essse Auto-Union eu ainda não consegui pegar.

Só juntei dinheiro e peguei um Pescarolo !

Marçal
Marçal
17 anos atrás

ovopodre,
show esse seu post. vou procurar todos esses circuitos…:o). Já tinha mapeado 1 ou 2 na minha lista, mas agora vou fazer a temporada completa…rssss

Abs.

Marçal
Marçal
17 anos atrás

ovopodre,
show esse seu post. vou procurar todos esses circuitos…:o). Já tinha mapeado 1 ou 2 na minha lista, mas agora vou fazer a temporada completa…rssss

Abs.

ovopodre
ovopodre
17 anos atrás

algumas coordenadas que “catei” na net, de circuitos:
Circuitos Automovilisticos
40 27 10.75N,3 41 18.10W Fórmula 1, Silverstone, Reino Unido
-34.694571,-58.460316 Autodromo Oscar Galvez, Buenos Aires
23 42 4.83S, 46 41 48.59W Interlagos
44 20 31.39N, 11 42 49.49E Imola
45 37 27.73N, 9 17 4.03E Monza, Italia
39 47 34.96N, 86 14 5.32W Indianápolis, EEUU
41 34 11.76N, 2 15 28.80E Montmeló, España
34 50 39.40N, 136 31 52.21E Suzuka, Japón
36 42 30.40N, 6 01 53W Jerez, Cádiz, España
40 37 02.69N, 3 35 13.91W Jarama, Madrid, España
50 26 11.29N, 5 58 19.33E SpaFrancorchamps, Bélgica
46 51 48.05N, 3 9 59.64E MagnyCours, Francia
2 45 21.37N, 101 44 09.03E Malasia
45 30 07.78N, 73 31 24.59W Montreal
43 44 12.94N, 7 25 34.61E Monaco(hay que imaginarselo)
41 34 11.81N, 2 15 20.22E Catalunya
37 51 06.92S, 144 57 40.99E Melbourne
26 02 32.31N, 50 30 58.92E Bahrain(no existia al tomar la foto)
47 34 56.85N, 19 14 59.53E Hungaroring
40 19 16.22N 17 50 05.94E Nardo, Italia
38 45 07.16N, 9 23 36.71W Estoril
49 12 20N, 16 27E Autódromo de Brno (República Checa)
50 20N, 6 56 30w Circuito de Nurburgring
41.238, 1.78 Uno de los primeros en España, de los años 20. El óvalo de Sitges (Barcelona)
41.3675, 2.152333 Montjuich. Antiguo circuito urbano en Barcelona, en la montaña de Montjuïch
41.382, 2.102 Pedralbes. Circuito urbano en la zona alta de Barcelona. Años 40 50
39 29 10N, 0 38W Cheste de Valencia, llamado Ricardo Tormo en honor al corredor de motos

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Nossa! Esse vídeo é de chorar!
Tudo é lindo.
Os carros, o traçado (aquela curva!!), a torcida acompanhando a passagem dos carros no retão (quem não for bom de pescoço, tá frito!), as mulheres de chapéu, e o vencedor recebendo a coroa de louros…maravilhoso.
Agora, o que me revolta é quando alguem (como o Jungbluth) posta os dados técnicos dessas corridas, com as velocidades média e maxima daqueles carros, e o desempenho dos pilotos.
Dá vontade de me filiar ao PCC e sair incendiando os atuais F-1, Mercedes, Renault, BMW, Honda e seus sensíveis e delicados pilotos…
Menos a Ferrari e o Shummy, lógico…

Ricardo Jungbluth
Ricardo Jungbluth
17 anos atrás

No momento estou abobalhado … Talvez mais tarde divague algumas palavras, mas o que já não foi dito pelos nobres colegas Matuzas… poetas que são, não me resta mais nada… a não ser desejo de contemplar novas pérolas como essas…

Marçal
Marçal
17 anos atrás

Pessoal, alguem me ajude, por favor. Não consigo achar essas coordenadas do Google Earth. Devo escrever exatamente como o Gomes colocou no texto dele? Ou existe algum macete?
Quem puder me ajudar, eu agradeço.
Abs

jonny'O
jonny'O
17 anos atrás

Fantástica, espetacular, fabulosa, formidável e inacreditável , o presentão que é este post,valeu Gomes!
Esta prova vale lembrar ,foi realizada nas regras da formula livre, e não valia pontos para o cameonato europeu que se enquadrava na Formula 750kg.
Era na verdade a reestreia de Avus que passou por uma reforma em 1936.
Vale lembrar que a velocidade maxima foi de 390km/h, e a melhor media foi de 276km/h.
A prova foi realizada em 3 baterias ,duas classificatorias e uma final.
A equipe Mercedes participou com 4 carros diferentes:
Caracciola correu com um novo W125 streamliner de 8 cilindros em linha.
Von Brauchitsch ,com streamliner de 12 cilindros com monstuosos 700 cavalos.
Lang usou um w125 streamliner de 1936 e o quarto carro foi usado por Seaman um w125 normal.
A Auto Union utilizou 2 streamliner ,
para Rosemeyer e Fagioli , e 2 tipe C normais (da para ver no video) de Von Delius e Hasse (aquele que atravessou em monaco).
As demais marcas eram apenas figurativas na prova.
As equipes tiveram muitos problemas de pneus durante a corrida , e os principais favoritos foram eliminados por problemas mecanicos, e o unico streamliner que chegou sem problemas no final da corrida , o carro de Lang , foi o vencedor.

mauricio morais
17 anos atrás

Aquelas mercedes carenadas pareciam barcos offshore, o tamanho da frente é impressionante.
E o peso do volante como era?
Tinha sistema hidráulico?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Olha, fantástica a qualidade do vídeo…
Isso em pleno 1937, me fica a impressão que ele foi editado depois, tamanha a qualidade.
Sobre o ronco, o jogo GT4, do playstation 2, emula o som, e nos faz imaginar que o som do V16 devia ser fantástico.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Espero poder conhecer o circuito de Avus. Por enquanto, fico com a lua em São Paulo, que está de fato maravilhosa

Elton
Elton
17 anos atrás

Ficou estranho as coordenadas … vou postar no meu blog e deixo la certinho pra vc copiar e olhar, tem coisas muito legais …. o blog é esse mesmo que deixei … valeu …

Elton
Elton
17 anos atrás

Como vi que você gosta de bases militares e sempre coloca fotos do Google aki, vou te mandar algumas coordenadas …

28°26’49.44″N, 80°33’44.83″W – Bases de Lançamentos de Onibus Espacial
28°35’14.26″N, 80°39’7.02″W – Predio de Lançamento dos Onibus Espaciais
34°54’45.32″N, 117°55’14.26″W – SR- 71 Blackbird
34°57’5.93″N, 117°53’21.70″W – SR- 71 Blackbird 2
30° 3’59.29″N, 85°34’47.43″W – Caça Stealth F-22
37°14’17.93″N, 115°48’37.81″W – Pista de Pouso de Onibus Espacial 2
21°23’2.76″N, 157°59’19.38″W – Pearl Harbor
38°48’34.74″N, 76°52’37.36″W – Air Force One e Two
47°33’5.00″N, 122°39’20.84″W – Porta Aviões Americanos
22°53’36.88″S, 43°10’16.08″W – NAel São Paulo
28°31’39.66″N, 80°46’59.36″W – Nasa
29°21’3.78″N, 47°31’29.41″E – Caças – Kwait
29°42’12.07″N, 47°25’35.36″E – Base Militar Kwait
41°17’52.09″N, 29°27’13.86″E – Avião com Fumaça
23°32’47.28″S, 46°38’41.43″W – Dirigivel GoodYear

Abraços … Elton

Bonilha
17 anos atrás

Realmente não entendo como essa pista não tem um evento do porte de Indianapolis ou Monte Carlo. Ela é fantástica! Não vejo curva parecida em qualquer outro circuito.
É uma pena!

Airton
Airton
17 anos atrás

Dá para encontrar a pista também se digitar Avus, Germany, na ferramenta Local Search.
Por curiosidade: digitando Mercedes-Benz, Germany; Audi, Germany; Porsche, Germany; e BMW, Germany, dá para localizar as respectivas fábricas.

pensata
pensata
17 anos atrás

Gomes, conheco um senhor, já de idade avançada, alemão, que assistiu corridas lá quando era pequeno

mas aí vei 2a guerra, e ele veio pro BR com a familia dele, diz ele que o que mais impressionava era o barulho dos Mercedes e dos Auto Union