Creighton Brown, o descobridor de Senna

SÃO PAULO (um minuto de silêncio) – Morreu domingo em Edimburgo, na Escócia, Creighton Brown, um dos sócios da Project 4 com Ron Dennis, dono da McLaren. Ele tinha câncer e era casado com uma brasileira. Passou os últimos anos vivendo em Santa Catarina. Era muito amigo de Tarso Marques e de seu pai, Paulo de Tarso.

Brown foi quem convidou Senna para correr na McLaren, ainda na época em que o brasileiro estava na F-Ford inglesa. Teve uma equipe de F-2 e um de seus pilotos foi Chico Serra.

Em 1988, quando Ayrton finalmente foi para a equipe, tornou-se grande amigo de Creighton, a ponto de ser padrinho de sua filha Allie.

Brown juntou-se à P4 em 1978. Ele, Dennis e John Barnard assumiram a McLaren em 1980. Foi diretor da equipe até 1992. Em 1990, com Gordon Murray, foi encarregado de montar a McLaren Cars, que deu no espetacular McLaren F1, um protótipo de rua caríssimo que chegou a fazer algum sucesso nas pistas.

As informações acima e a foto abaixo foram passadas por Carlos Eduardo Ramoa, amigo de Brown, que nos últimos anos vinha desenvolvendo o projeto de montar uma fábrica de carros esportivos fora-de-série no Brasil.

Conheci-o bem. Era uma doce pessoa.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RonaldoBrochado
4 anos atrás

Tb entrei nessa:
– “…a fábrica seria em Farroupilha—RS, num galpão da GRENDENE…”

Barbara
Barbara
9 anos atrás

Filho de Creighton Brown . vivo reconhecido pelo pai antes de morrer!!!!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
17 anos atrás

Relembrar esse tempo é sempre muito bom ! Posso estar enganado, mas acho que os aficcionados por F1 que não viveram e respiraram a fase “SENNA” não conseguem compreender bem o motivo de muitos sempre recorrerem às suas façanhas como termo de comparação. O fato é que naquel época a F1 ocupava o centro do jornalismo esportivo, e AYRTON era muuuuiiiiito popular. Talvez isso explique tudo … quem sabe !

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Alguém explica? Claro que não.

Por que os bons vão cedo, os bons que ficam acabam um dia pisando no tomate, e os verdadeiramente ruins não morrem nunca?

Tem alguma coisa que esta aí e eu não sei? Claro que sim.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Esta é a canalhice da triste ironia humana.
Pessoas descentes e honestas como o Brown se vão cedo demais, e na sua ausência ficam coliformes fecais do tipo Bernie Eclestone e quadrilha.
Pobre F1. Já foi melhor, muito melhor.
Que Deus guarde muito bem o Brown porque da F1 Ele se esqueceu a muito tempo.

Maria Aparecida
Maria Aparecida
17 anos atrás

Hei, seu sumido a última rádio que acompanhava seus comentários de F1 era a bandeirantes e agora tem um outro, até parei de ouvir os comentários do Odnei(é assim que escreve?) porém voltei para os comentários do Cláudio Carsugui.
Abração

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

O McLaren F1, ou “Big Mac”, ganhou quase tudo que disputou…

Eliezer
Eliezer
17 anos atrás

É sempre comovente ouvir notícias que envolvem Senna. Este foi um dos poucos brasileiros que dignificaram o Brasil lá fora!! Senna é uma unanimidade no Brasil; todos os brasileiros, independente de raça, cor, credo, torcida, etc, admiram este que foi o maior brasileiro do Sec. XX. Viva Airton Senna do Brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sergio Falque
Sergio Falque
17 anos atrás

E a fabrica de foras-de-série seria em Joinville…

celina
celina
17 anos atrás

Não o conheci.Que pena para mim agora quando nã ha mais essa possibilidade de conhecer uma pessoa debom carater ,e doce ponto de referencia e credito de que issi é possivel sim e existe.Sinto muito a perda de voces ,amigos.

Marcelo Battistuzzi
Marcelo Battistuzzi
17 anos atrás

Creighton foi a pessoa mais correta e decente que conheci dentro e fora do “mundo” automobilistico.
Tive o privilegio de morar na casa dele durante uma das temporadas que competi na Inglaterra e vou levar sempre comigo tudo que aprendi com ele.
Creighton vai deixar muita saudade…

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Pois é… no comments…

Gabriel Izar
Gabriel Izar
17 anos atrás

Essa escada seria aquela que leva ao Hospitality Center de Interlagos ?
Lá de onde participei do primeiro farnel pró #96 ?