Fim de feira

SÃO PAULO (sim, tudo acaba) – Está no Grande Prêmio: consolidado o divórcio entre a F-3 Sul-americana e a F-Renault & adjacentes.

A F-3 é conduzida por Carlos Col, o Bernie Ecclestone da Stock. A Renault, por Pedro Paulo Diniz tendo como braço direito André Ribeiro. Juntaram as panelas neste ano, mas não deu certo. Não há milagres. Duas coisas mais ou menos, quando unidas, podem dar numa boa. Duas coisas ruins unidas resultam em algo pior ainda.

Já falei várias vezes aqui da F-3, um campeonato fraco e caro. Que não serve para nada. A F-Renault, que deveria servir como escola e foi muito bem em seu ano de estréia, 2002, desandou. Por má gestão, preços abusivos, início de defasagem tecnológica, vaidades e frescuras.

Aliás, que ninguém se surpreenda se a F-Renault acabar no fim do ano, porque o contrato de Diniz com a montadora francesa termina agora. E parece que ninguém está interessado em renovar.

O que vai ser feito desses chassis e motores, não sei. O que está sendo feito das categorias de monopostos no Brasil, isso eu sei.

E a CBA, serve para quê?

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Beto Traballi
Beto Traballi
17 anos atrás

Vocês estão sendo injustos!

A CBA serve para deixar os autôdromos vazios para depois construir piscinas…..

…..CBA, CBF, CBJ, CBB… Flávio, por favor, não abra nenhuma empresa que comece com CB alguma porcaria….

João LK
João LK
17 anos atrás

Lamento muito o que está acontecendo com a Fórmula 3. Tenho saudades dos grandes ‘pegas’ que ela proporcionava nos anos 80 por nomes como Leonel Friedrich, Nestor Furlán & Cia. Não havia Stock(Nas)Car que se comparasse àquelas corridas. Minha humilde opinião é que além de problemas com organização, política, etc, uma coisa que vem matando a F-3 é a própria evolução técnica do automobilismo, que o vem tornando exorbitantemente caro. Hoje um F-3 é feito de fibra de carbono, tem uma eletrônica sofisticada e utiliza pneus igualmente caros (isso considerando que por aqui se utilizam ainda chassis de geração anterior às do resto das F-3 pelo mundo). O automobilismo de ponta hoje é assim. Sofisticado e caro. E a F-3, como escola que é para quem almeja degraus mais altos do automobilismo, não poderia ter deixado de acompanhar essa evolução. Resultado: em um continente que sofre historicamente de falta de dinheiro crônica, a coisa começou a se tornar inviável. Já a Fórmula Renault nunca conseguiu ocupar a lacuna deixada pela Fórmula Ford, em minha opinião, por motivos semelhantes. Ela chegou muito sofisticada e cara para os padrões nacionais. Some-se a isso questões como fornecedor único de chassis e peças e os preços vão ainda mais alto (tem alguns medalhões que posam de heróis do automobilismo nacional, mas que são de fato é alguns de seus vampiros, mas, deixe pra lá…). Deu no que está dando: mais uma boa categoria começa a mostrar sinais de naufrágio. Não ando muito otimista ultimamente (talvez um pouco nostálgico), mas acho que os tempos de ouro do nosso automobilismo já se vão…

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Ah, falo de João Pessoa, Paraíba.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
17 anos atrás

Moro em um estado pobre. Automobilismo aqui não existe. Alguns nomes até despontaram no cenário nacional, como Valdeno e Fechine (esse último me parece que corria de turismo na Europa). Bom, quem não tem cão, caça com gato. Ao invés de esperar que alguém colocasse a tampa no caixão (até o kartódromo daqui, onde já vi Nelson Piquet e o filho correndo, não existe mais), a federação local fez um negócio interessante, incentivou as corridas de Jeep (do que, aliás, não sou muito fã). Campeonato nacional de 4X4. Tem de tudo, Willis, Troller, S10, L200. E não tem essa de muita lama, trancos e barrancos não. Pistas rápidas, carros lado a lado. É bem bacana, sempre que tem etapa aqui fica lotado. Falta estrutura, mas é interessante e serve como exemplo. É a prova de que se pode adequar o automobilismo a realidade local e trazê-lo para perto de quem gosta da coisa e não tem um rio de dinheiro. Se não tem um Troller, corre de Willys (e eles são vários). Poderia ser a Fórmula Speed, mas aqui, como dito, não tem sequer kartódromo ou autódromo.

1GT
1GT
17 anos atrás

Daqui um tempo…se não é o de agora…tudo vai ser absorvido pela Stock e suas categorias satélites…monopostos…só correndo fora…diante da infinidade de marcas e motores na mesma faixa de cilindrada…falta uma categoria monoposto que seja escola e celeiro de novos talentos…não só de pilotos, mas mecânicos, preparadores, fiscais…toda a estrutura que movimenta o automobilismo…mas do jeito que a CBA “trabalha”…daqui a pouco nem GP do Brasil teremos…

Thomas Moraes
Thomas Moraes
17 anos atrás

um bom exemplo da falta de competencia da CBA é o super publico dos 500 km…tudo bem q o tempo nao tava legal…mas nao tinha ninguem pow!!

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
17 anos atrás

Em tempo, a FAERJ também não serve para NADA !

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
17 anos atrás

Para que serve a CBA ??
Para nada!
Absolutamente nada!!
Vide o que está acontecendo aqui no Rio de Janeiro; preciso dizer mais alguma coisa???
Abraço.

Airton
Airton
17 anos atrás

Eu gostava, no início, dos caras acelerando as bagaças igual a Kart, e porrando os guardrails em Vitória.
Depois disso, nunca mais ví…

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

CBA = Cobrando Bilhões dos Associados.

Carlos Maciel
Carlos Maciel
17 anos atrás

Não me recordo se foi mesmo FG quem disse isso, mas disse a coisa mais certa que poderia dizer… o último grande talento revelado pelo nosso automobilismo ( que na minnha opinião nem é tão grande assim) foi mesmo Nelsinho Piquet, pois é o último brasileiro que pode entrar na F1. O resto, é Cart ou ficar em categorias de acesso.

Nosso esporte tá uma m*** só

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


a F-Renaut ia mal mas: agora teremos na RenaulSpeedShow(!?)
a SuperClio!
Agora vai![rs]

p.s.: se bem que já iniciamos agosto e, ainda não conseguiram acertar a turbina dos SuperClio;
p.s.: é: acho que nem agora vai![rs]

Abrass,
http://www.papelgrafite.zip.net

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Realmente, a F-Renault arrebentou em seu primeiro ano.
Foi uma pena o desfecho que teve. Acho que o útimo grande campeonato da F3, foi aquele que o Zonta foi campeão (não me lembro o ano). De lá para cá, a curva do gráfico foi descendente.
Este negócio de Federação tem que ser repensado, pois não defende os interesses da categoria como deveria (Jacarépagua, por exemplo), termina de limpar quem se aventura no automobilismo, aliás as taxas inviabilizam a participação de vários pilotos. Além dos inúmeros erros que cometem.

Sam
Sam
17 anos atrás

O negócio da CBA é o número em baixo do traço. R$.

Com essa politicanalhagem (política feita por canalhas) num futuro próximo, ficaremos sem bons representates nas principais categorias do automobilismo.

A não ser, que o piloto tenha dinheiro e corra na europa. Mas isso é para poucos, muito poucos.

Lucas
Lucas
17 anos atrás

O futuro do automobilismo brasileiro é negro!

cassio souza
cassio souza
17 anos atrás

Nunca gostei da F-Renault .
Saudades da F-FORD !!!!!!lembram ?????
Lá passou um boa geração ….
Barrichelo , Tony , Cristian Fittipaldi e etc …
E a F-3 quem diria ??? chegou ao fundo do poço !!!!!
Se houvesse interesse mesmo de todas as confederações sul-americanas, acho que poderia ser realizado um campeonato de Formula ( monoposto ) e um de Tuismo ( com corridas simultaneas ) entre todos os países da America do Sul .
O que falta é alguem olhar com mais carinho ( cuidado ) para o automobilismo ..
A F-Renault já vai tarde !!!!
Fale – me o nome de 1 piloto ( talentoso ) que tenha sido revelado neste campeonato fraco feito para filinho de papai correr !!!!

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Acho que os resultados não estão atendendo aos intere$$es, das partes.

Abraço!

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

A CBA, como qualquer federação é o orgão maximo de corrupção do automobilismo brasileiro, se serve para alguma coisa? só quem trabalha lá dentro é que sabe, uma pena, dinheiro e polica combinação perfeita para, a longo prazo, acabar com qualquer coisa que se denomine como esporte transformando tudo numa grande palhaçada de cartas marcadas e resultados montados, pena, não deveria ser assim, mas o que não é assim hoje em dia quando se envolve dinheiro… pobre de nós!