Foto do dia

SÃO PAULO (berrando na subida) – Ontem esqueci, mas como a de hoje tem dois carros, compensa. Da Joalheria Veloz HP, este belo retrato de belos automóveis, com legenda do próprio.


Interlagos, 1974 – Divisão 3: essa foto é antológica. Paulo Gomes, antes de usar
o famoso número 22, sendo perseguido por Tite Catapani na saída da Curva do Mergulho
(a verdadeira). Ele pilotava muito mais que o Tite, mas o Maverick da Hollywood era
um foguete. Com esse carro, até eu dava pau no Paulão…

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Leandro Sanco
Leandro Sanco
17 anos atrás

Essa espera pela próxima foto da Joalheria é sempre uma tortura. Mas quando apacere…que fotos! que carros! que tempo aquele que eu nem vivi, mas que encantou a tantos…
Fico aqui pensando…será que daqui a 30 anos vamos estar postando fotos das nossas corridas atuais, com nossos pilotos atuais? Será que em 2036 o FG, ou o filho dele, vá lá, estará colocando uma foto que o filho do Veloz HP mandou dos stocks multibolhas do Cacá e do Losacco fazendo o S do Senna? Ninguém sabe. As corridas de hoje, os tempos de hoje, darão saudade sim, mas acho que dificilmente será algo como foram as corridas com Opalas, Mavericks, Fuscas, etc. Mesmo os monopostos. V, Super V…
Que corridas…
Vamos lá FG, mande mais fotos, se possível duas, três por dia. E acabe com essa tortura!!! Que preciosidades.

fred
fred
17 anos atrás

Linda foto! Parabéns, Veloz HP! Li na Bíblia dos Matusas (Grand Prix)
que os demais competidores reclamaram do aerofólio estar fora do regulamento da D3, e a Equipe
Hollywood foi obrigada a tirar. Parece que depois liberou geral, porque até o Opalão do Pedro Victor
(o amarelo) tinha um.
Veloz HP, se você está atendendo a pedidos, posta pra gente o Bertão da
D4 da Equipe Hollywood, please. Um Manta também não seria nada mal…Abraços, Fred.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
17 anos atrás

Belíssima imagem!

Eu gostava demais desse Maverick da equipe Hollywood. Quando eu tinha por volta de 12 anos, meu pai me deu de presente a miniatura de um Maverick GT de fricção, escala 1/24. Não tive dúvidas: utilizando minhas habilidades de plastimodelista, desmontei o carrinho inteiro, modifiquei-o todo e deixei-o igualzinho ao do Tite Catapani, copiando tudo das Revistas 4 Rodas da época. Até no interior eu fiz uma gaiola e utilizei ainda as rodas, o painel, banco e instrumentos de uma McLaren CanAm que eu tinha desmanchado.
Ficou maravilhoso, mas as empregadas fizeram o favor de destruir tudo…

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Ah, esqueci
O nome da figura era Pedro Querioz Pereira

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Ceregatti,
Isso mesmo. Ele andava em rally de velocidade na europa. Ouvi um comentário certa ocasião que dizia que ele era banqueiro.
Pouco importa, ele podia bancar a brincadeira e era bem divertido ver ele pilotar.
Mas depois disso a stock adotou slicks. Advinha, começou a andar certinho senão saía da pista.

vitào
vitào
17 anos atrás

Sem contar que a máuina da frente tá na mão do nosso amigo Pesca que vive na ex-cidade maravilhosa.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Lembrei sim, Zé Clemente…
Não era um piloto portugues, que andou a vida inteira de rally, e por isso barbarizava no asfalto?

.
.
17 anos atrás

O Tite-flexa não ficava devendo nada para o Paulão.
Com qq um dos dois carros, o Sr. fotógrafo iria mesmo é carimbar a caixa d’água.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Pôxa, que foto mais linda !!!
Sou apaixonado pelos Mavecos !
Muito obrigado ao Veloz e ao FG por compartilhar essas pérolas conosco !
Pergunta: como infelizmente não pude ver essas provas ao vivo (tb nasci alguns poucos anos atrasado) eu gostaria de saber se existem algumas fotos que permitam ver em maiores detalhes esses Mavecos, principalmente o tão citado da equipe Hollywood.

Valeu !!!

1GT
1GT
17 anos atrás

Obrigado Veloz-HP!
FG…qual o tamanho que essas fotos fora passadas para o computador…seria uma ótima disponibilizar a joalheria em versão digital.
Abraços.

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Ceregatti,
Boa lembrança aí no teu texto. Pode ser que a gente já tenha se esbarrado alguma vez lá. Eu gostava muito de ficar no sargento.
Os dois lugares que eu adorava eram o sargento e a freada da hum.

Pelo que tenho visto ultimamente interlagos melhorou. Hoje uma coisa dessas como esse cara aí, acho que não aconteceria.
Mas o sujeito foi de uma ingenuidade só. Os opalas, se eu to certo, faziam a ferradura em terceira pé no fundo. E nessa condição não daria mesmo pro cara desviar. Pancada certa.

Lembrança minha de uma coisa que eu gostei de ver.
Lembra do PQP???
Lembra quando a stock usava radial de rua e o PQP punha o carro de lado no laranja??
Nossa, a primeira vez que eu vi fazendo isso tive a mesma impressão dos outros – não faz a curva, vai rodar.
Ele fazia o laranja inteiro totalmente atravessado. De proposito mesmo porque tinha muita gente ali naquela arquibancada vendo tudo.
Tempo bom, tempo bom

Abraço

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Só quero saber quando vão inventar uma máquina do tempo?????
Vcs que têm 50 anos, não lamentem a idade, dêem graças a Deus que pegaram a melhor fase deste mundo.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Zé Clemente:
Essa cena não vi, mas vi uma outra barbaridade…
Não sei precisar o ano, talvez 1979 ou 1980, teve uma prova de Divisão 3 e ficamos na antiga curva do sargento, longe dos boxes antigos.
Depois do treino de sábado, um Opala Stock-Car saiu para dar umas voltas no fim da tarde… Porem havia um carro, acho que um Voyage, passeando pela pista com tres caras dentro, todos meio perdidos. Nem imagino quem eram e o que estavam fazendo lá…
Pois não é que o cara não viu a aproximação a pleno do Opala, bem no “cheirinho” da curva da ferradura? Quando o Opala foi desviar do tonto, o cara puxou para o mesmo lado… Pois do jeito que o Opala vinha, acertou a traseira do Voyage… Parecia o lançamento de um míssel… O carro decolou, foi pro meio da ferradura e capotou… Assistimos tudo de lá da curva do sargento, de camarote…
Vimos a aproximação, alguem cantou a bola e não deu outra… Os caras saíram bem machucados, e não ficaram ainda mais porque seguraram o piloto do Stock, que tava muito a fim de terminar o serviço…

Zé Clemente
Zé Clemente
17 anos atrás

Saudade dos mavecos
Tive um vermelho. Tinha dia que eu achava que gostava mais dele do que de mim mesmo.

Ceregatti,
Talvez voce ou alguma outro blogueiro tenha presenciado essa cena emocionante e hilaria.
Quando o Paulão tava na stock com patrocino coca-cola, a equipe tinha 3 carros. Dois pilotos e um carro reserva.
Naquela época era muito comum os pilotos alugarem a pista depois do treino de sábado, fosse para simplesmente treinar ou dar um acerto no carro.
Num treino desses eu estava no box encostado na mureta.
O Paulão saiu com o reserva para dar um volta,provavelmente de teste.
Chegou lá na saída a cancela estava fechada e o fiscal não abriu porque não tinha recebido ordem para isso provavelmente.
Eu vi que começou uma discussão. Todo mundo sabe que o Paulão era sangue quente. Do jeito que ele inicou marcha à ré deu pra sentir os nervos do cara.
Mas olha só. O cidadão manobrou o carro e veio na contra mão do box. Rasgou primeira segunda e terceira. Acho que deve ter passado na minha frente a uns 150.
Saiu pela entrada que estava aberta e deu 3 voltas com o pé na lona.
O pessoal do autodromo fazia sinal para ele parar. Voce acha que a fera iria obedecer isso???
No fim voltou para o box, estacionou o carro e saiu de mão no bolso tranquilo e sossegado, tipo ´tá tudo certo, tudo bem´.
Essa cena ficou marcada para mim, nunca vou esquecer. Ria um bocado com o show impagável.

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Uau! 16 cilindros roncando alto, empurrados pelo Paulão e pelo Tite, e clicados pelos Veloz HP em 1974…não tem preço.
Só no blog do Gomes…
Obrigado aos envolvidos.

Doug
Doug
17 anos atrás

Obrigado Veloz, obrigado Flavio, por disponibilizar e compartilhar conosco parte desta história do automobilismo nacional.
Não era nem projeto de vida neste ano, mas estes relatos só demonstram que tivemos campeonatos divertidíssimos.

walter
walter
17 anos atrás

aÊ fLÁVIO! dIV. 3!
O Veloz: além de tudo você fotografa bem! Que bela foto!
Eu não achava o Tite Catapani nada de mais, embora só o visse vencendo. Sempre achei que era mérito do carro, não dele.
Já o Paulão se consagrou e sempre foi dos bons.
Quanto aos carros, andavam muito mesmo e nem por isso as corridas perdiam interesse, porque dava para sentar na arquibancada e entender que tinha a Classe ‘A’ e a Classe ‘C’ e que dentro de cada classe tinha os rachas especiais. Equipe Gracco contra Equipe Hollywood era um desses rachas.
Será que não tem uma foto de primeira volta? Queria ver o bolo de carros e lembrar de tanta gente que a gente nem menciona aqui nos comentários.

Conde
Conde
17 anos atrás

Quantos sentimentos nos depoimentos sobre as fotos da Joalheria . É emocionante .
Parabéns Veloz , Parabéns FG .
E viva nóis !

Zuquim implicante
Zuquim implicante
17 anos atrás

Na primeira maverickada da dupa Gomes/Veloz eu declarei meu amor pelos Opalão. Calaram por um tempo, mas parece que deu uma recaída. Quantos campeonatos mesmo ??? Hummmmmmm…

Ibá
Ibá
17 anos atrás

VELOZ-HP, não havia ainda agradecido pelas fotos que vc partilhou com todos nós, mas fica registrado… Nota 10 para as fotos e para vc.
Abç.
(e manda mais…)

Edison Guerra
Edison Guerra
17 anos atrás

Mais uma vez arrepiei-me ao ver esta foto.Estava lá neste dia.Observem que na foto não aparece nenhum outro competidor.Ficaram anos-luz para trás!O Paulão,como sempre,deu um show,liderando a primeira volta,tentou acompanhar mas foi ficando gradativamente para trás.O Tite neste dia pilotou no lugar do Luís Pereira Bueno,e como o VELOZ disse,ganharia de qualquer jeito.Este Maverick foi o melhor D3 classe C de todos os tempos.
Minha grande frustração foi não ver um embate entre o Maverick Berta e o Opala 44 cupê do Cyro Cayres.
VELOZ,vc teria alguma foto do Hollywood-Berta D4?.Carro que só competiu uma temporada,pois a categoria foi extinta.
Abraços….

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Galera maluca, boa noite.
Hoje eu quero agradecer muito a todos pela atenção que vocês tem demonstrado pelas minhas fotos.
Vocês nem imaginam o prazer que isso me dá em compartilhá-las com todos e ajudar a difundir a história do nosso automobilismo.
A finalidade única de tudo isso é essa, promover a cultura e o conhecimento daquilo que mais amamos na vida, pois essas fotos nos fazem lembrar de fatos, histórias e momentos que nós, os mais velhos, temos obrigação de contar aos mais jovens para não deixar tudo isso se perder e fazê-los tornar pessoas mais críticas e conscientes de tudo o que acontece no mundo da velocidade.
Portanto obrigado a todos vocês e, principalmente, um obrigado especial de todos nós ao Flávio Gomes que generosamente abriu as portas da sua casa para isso se tornar possivel.
Grande abraço.

Vitão
Vitão
17 anos atrás

Certametnte o Tite jantou o Paulão na reta dos boxes. FG, pra cada foto desta você tem direito a 2 Ladas.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
17 anos atrás

Cara essa fot é o momento magico do profissional. rss
Veloz voce é fotografo profissional ? Foto linda demais.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

joias sem diamantes, linda foto.
esse conta gotas das fotos é um sofrimento.
que tal pelo menos 4 por dia ?

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Speed Arosi é o novo nick de Anselmo SBC, pois tem outro Anselmo no Blig, portanto para não confundir…. tenho um pequeno site de pequenos carros que depois divulgo aqui.

A foto é linda, eu fui e vi esta curva ao vivo, quando dei uma volta com meu Fuscão 1500 70 Azul Pavão, fui ser banderinha de prova de rally. Que saudades, obrigado Veloz, obrigado FG.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Obrigado pela foto, Veloz!!!
Até que enfim uma foto do Maverick do melhor piloto de turismo que meus olhos tiveram a alegria de ver correr nesse Brasil, Paulão! Quando eu era pequeno (década de 70), meu pai tinha um poster do Maveco do Paulão na parede da garagem. Majestoso. Depois pude ver ele correr com os Opalas na Stock, pondo o carro de lado, trazendo no braço onde faltava suspensão, dando show sempre. Ótimas lembranças! Uma vez o encontrei num Salão do Automóvel e fui conversar com ele. Super gente boa, acessível, deu-me um autógrafo com a maior boa vontade… até parece umas “revelações” do automobilismo que aparecem por aí que nunca ganharam nada de importante e já andam de nariz empinado. Paulão foi, é e sempre será meu ídolo.

adonis
adonis
17 anos atrás

Grande Veloz Hp.
Você sabia que o Maverick original utlizado para fazer o Hollywood, era um GT? Há alguns meses tive o prazer, por obra de um grande amigo, de almoçar com o Luís Pereira Bueno e ele me contou que o carro era um GT vermelho cádmiun, original e okm e ele próprio foi com o carro rodando para a Argentina

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

A imagem é linda. Fico imaginando o som que o Veloz HP estava ouvindo quando tirou estas fotos.
É…, nasci alguns anos, talvez décadas, atrasado.
Valeu!

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Blz FG… finalmente um pedido meu atendido… e lindo os carros… tem alguem com algum vídeo de Maveco em interlagos, que não seja aquela do Emmerson?

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Que beleza, que beleza….
Os carros:
Dois monstros, dois animais encapetados. O urro dessa dupla de motores era tão alto e tão forte que voce não ouvia nem o que estava pensando….
Os pilotos:
Outros dois monstros sagrados. Andaram de tudo que existiu com quatro rodas, pilotaços. Destaque óbvio ao Paulão, o Rei dos carros de Turismo. Tocada inacreditável, domínio total, sempre além do limite do carro. Sobrava na turma… Está aposentado, cuidando da carreira dos filhos. Poderia pilotar até os 99 anos de idade. Mesmo com a queda natural dos reflexos, daria um nabo em metade do grid de qualquer categoria…
A pista:
Templo Sagrado.
Maravilha das maravilhas.
Similares, apenas Spa (original com 14 Km) e Nurburgring (Norte, com 22 Km e que ainda está lá….).
Reparem no final da Curva do Mergulho, aquele descidão alucinante e a verdadeira curva da Junção onde estão os carros.
Na curva original se aliviava e se trazia no braço, a traseira indo embora… Se não era a traseira, a frente queria visitar o barranco e acertar aquele muro externo…
Hoje mataram a curva, tem freada forte e depois retoma na subida do café… O motor fazia a diferença, mas não como hoje, que a reaceleração é na usina, e não no braço…
Acreditem: E fizeram mais essa barbaridade apenas para ser possível ver das arquibancadas e favorecer a transmissão pela TV…
A propósito: A Curva da Junção original ainda está lá, inteirinha… Só a saída dela é que tem um guard-rail no meio, separando a saída do anel externo que é usado como pista de rolagem…
Mas dá sim pra vir socado e contornar a curva original… O probleminha é se escapar… Um abraço, pancão pra não esquecer nem em dez encarnações e vamos recolher os cacos…
Obrigado, Veloz HP
Obrigado, FG.

3=6
3=6
17 anos atrás

como sempre ótima foto e hoje a legenda é um pouco mais picante.

rpastor
rpastor
17 anos atrás

Acho que o nome correto é Tite Catapani…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Ué o maveca da da hollywood está sem aerofólio traseiro ?

nunca tinha visto ele com essa coinfiguração !

Foto primorosa !

Rafael Prete
Rafael Prete
17 anos atrás

Bela curva, o Mergulho.
Legal o humor suave da legenda!

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
17 anos atrás

Coisa linda ver um mavekão na pista!!!
Parece que escuto o ronco do V-Oitão!!!