Foto do dia

SÃO PAULO (este baú não tem fundo) – Seguindo com o acervo da Joalheria Veloz-HP, faço agora justa homenagem a um carrinho que adoro (tive um, 69, mas vendi para comprar um Passat 74; está em ótimas mãos, é meu consolo…). O Zé do Caixão, ou Fusca 4 portas, ou VW 1600. Hoje temos um maravilhoso andando na Superclassic, o do Gildo, que não fica devendo nada a esse aí embaixo.

A legenda original não esclarece muita coisa, portanto Monsieur Leandrô, convocado estás para as explicações. Hasta mañana.


Interlagos, 1974 – Outro dia você pediu no blog fotos do Zé do Caixão
de corrida. Seja feita vossa vontade, chefe.
Nota do editor: vontade
satisfeita, mas quem seria o cabra ao volante?

PS: sobre a Rosie, dos Jetsons, de fato, parece…

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Qual era a preparação dos D3 em freios e suspensão???

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Os dedos não acompanham a mente. VELOZ-HP, claro.

Zuquim, em Floripa.
Zuquim, em Floripa.
17 anos atrás

Velos HP: humildemente, por primeira vez me dirigindo a tal ícone, solicito tua colaboração à Blogaiada: o Marcos, postou abaixo que iria soterrar o Joaquim e o Comendador com alguma fotos !
Disse ele: “Eles estão cutucando… ”
Agora o (…não sei mais como chamá-lo) Flávio Gomes deverá publicá-las neste sítio, certo?
Reverências humildes, caro Veloz-HP. Vive la France! Nelsinho na Renault em 2007 e au revoir…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Malucos amigos, boa noite.
Que me.rda, só chego à noite e o melhor da festa já acabou.
Pois é Flávio, o Super Caique já respondeu a sua pergunta, é a caranga do Montenegro.
Ao Felipe W : Cara, eu tenho, ou tinha, fotos dos SP-2 de corrida junto aos Karmman Ghias e TC´s que correram nos idos de 73/74 nas provas de estreantes e novatos categoria esportivos. Estou procurando que nem louco essas fotos, mas não estou achando. Já envolvi até parentes próximos, ex-cunhados, tias, o escambau.
Não sei onde foram parar, mas quando aparecerem mando direto para o Flávio postar para a galera.
Eu me lembro que eram provas preliminares de várias categorias e essas fotos tirei nos boxes e no barranco da Curva do Laranja.
Me lembro também que os Karmman Ghias ganharam todas.
Abraços a todos e aguardem, vem mais fotos por aí.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

MARAVILHOSO esse Zé!!!!

gildo - Zé34
gildo - Zé34
17 anos atrás

Muito brabo…gostei! Ficou heavy-metal.
No meu fiz mais clean, mais original, mais Super-Classic,…é a minha cabeça para a categoria.
But, Dá vontade de fazer um Força-Livre, tala 10′, pneus slick,225×30, wide-body ,cortado nos paralamas,48…
Não tenho adrenalina para segurar, acho que desmonta no final da reta!!!
Valeu! 

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Burgão,

fotos de SP2 de corrida são extremammente díficeis de encontrar, pois o carro além de ser pesado, não tinha boa estabilidade se comparado a pumas e afins, então segundo os matuzas SP2 em autódromo só em provas de estreantes e novatos ou no estacionamento.

um abraço

Burgão
Burgão
17 anos atrás

Não teria fotos de SP2 de corrida ??? nunca vi.

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Soterra, Marcos, soterra.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Fala Marcos,

O Zé deve estar assim pq ou acabou de fazer uma prova com algumas resfregas, ou então o $$$ tava apertando para mante-lo zero-bala.

Quanto as fotos pode mandar que a galera gosta ! hehehe

abraço

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Grande Filipe !

Hahahahah…
Eu sei que vc não colocaria a mão nesta cumbuca !

Tem razão ! O spoiler é regulável !
Coisa finíssima !
O bocão do radiador é outro apêndice lamentável !
É estranho, porque pelo o que lembro, originalmente este carro era muito bem feito !
E nesta foto, aparece detonado, meio boca, né ?

Acho que vou soterrar o Joaquim e o Comendador com alguma fotos !
Eles estão cutucando…
O que vc acha ?

Abraços !

VIRGO
VIRGO
17 anos atrás

Pra ficar a Rosie completa, só faltava a buzina fazer “blip-blip”

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

hahahahaha,

putz Caíque, realmente é a Rosie dos Jetson´s escrita !

Se botar duas anteninhas ia ter que pagar direito autoral a hanna-barbera !

reparou bem hehehehe !

um abraço

Caíque
Caíque
17 anos atrás

olhe somente na frente, os farois são os olhos e a entrada de ar do radiador a boca, só falta uma voz metalizada….

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Felipe W.,
Sem s.a.c.a.n.a.g.e.m., a frente deste VW não está igualzinha aquela empregada doméstica robot,dos Jetson´s, aquele desenho animado da Hanna & Barbera?
Putz, igualzinho a ela…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Reaparei melhor no spoiler agora e parece que o negócio tinham umas dobradiças regulaveis, procede ou estou viajando ?
Agora para mim o detalhe do carro é a tomada de ar na dianteira, provavelmente para o radiador de óleo, parece que o carro tá fazendo bico ! hahahaha

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Fala Marcos, hehehehe !

ainda bem que no meu post eu falei a fonte e como sei que geralmente o pessoal da QR pinta o pavão mesmo, não botei a mão no fogo !

senão iam cair matando em cima de mim ! hahahaha

Lagarto
Lagarto
17 anos atrás

Desculpe, sei que o topico não se refere a esse assunto, mas como sei que a grande maioria é entusiasta do automobilismo nacional, acabo de ler no Jornal da Tarde (Jornal do Carro) que a edição de sabado terá uma reportagem com “Bird Clemente”. Tá dado o recado ! ! !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Grande Cerega,
Pesquise Marcos Sacoman, em Div-1, Div-3, Div-4 e, salvo engano, F-Vê 1300. Arriscaria dizer de 74 a 79. Esse é o nosso Marcos. Sds.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

%!$&#Dinho, conserta logo esse micro, caceta. Abre a mão…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Marcos, Marcos…
Quem é voce que não se identifica?
Está fechando um boxer agora, tem dinamometro, banco de fluxo, todos os melhores desejos que todos tínhamos há 30 anos atrás e agora voce realiza?
Imagine o Amador, o Giba, o Toninho da Motorgirus, o Tide da Auto Run, o Renato de São Bernardo voltando à carga nos dias de hoje, e com os novos materiais e produtos disponíveis, mais a Internet…
Quem é voce, Marcos???

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Desculpem, quis dizer em 72. Em 1970, não existia a Div-3 e sim a TFL, Turismo Força Livre. Grato pela correção, Caique.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Bom Dia À Todos,

Este Fusca, como escreveu o Joaquim foi para a D3 em 72, mas antes da D3 existir aqui no Brasil, ele era 2150 cc. Quanto a Potência, não tenho a menor idéia de quanto era, mas o Fusca é o que foi do Montenegro, pois foi o unico Vw Zé do Caixão brabo que correu naquela época.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

O Grande Mestre Caíque já matou a charada. Sem dúvida, o VW 1600 do Silvio Montenegro, o melhor que já apareceu na Div-3. Chegou até a participar de uma Copa Brasil, creio que a de 1970. Silvio Montenegro teve outras passagens no automobilismo, incluindo uma temporada brasileira de F-2. Walter, tenho umas fotos de Div-3, talvez essa do seu interesse, é só entrar em contato via email. Abs. a todos

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

OK, tudo bem, se você mexe com isso eu me calo. Mas achei que você estava sendo menos específico com a potência…
Realmente, o valor deve ser (super) estimado apenas pela revista.
Abração!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pedrão,
Estou fechando um boxer 2.0 agora.
Sem pretensão de ser um full-race !
Mas com os internos MUITO melhores do que os disponíveis na época.
E com o fluxo trabalhado das cornetas dos carburadores, até a ponta do escapamento !
Se encostar nos 170 CV, ficarei muito satisfeito !
Abraços !

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pedrão,
Nem com reza brava !
Pode botar no dyno e conferir !
Cansei de fazer estas coisas, e os melhores encostavam nos 180.
Mas com coisas que o pessoal da MM nem sonhava existir !
E tem mais ! Eles nunca tiveram um dyno ! Muito menos um banco de fluxo ! Portanto…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Vixe Marcos, desculpe, mas imaginar 200 cv num boxer 2.15 l não é difícil, considerando que é de competição…
podem até ter sido otimistas, mas 150 tira fácil fácil num motor assim para se andar na rua, imagina nas pistas.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Oi Pessoal !
200 cavalos neste sabonetinho ????
Só se forem bem pequenininhos !!!!
Talvez uns poneys, né ?
Quanta lorota…
A sorte do declarante é que mentira não paga imposto !

Atenção para o spoiler-bala !
Deve ter sido desenvolvido em túnel de tempestades !
O cérebro do inventor foi usado para desenvolver o protótipo da primeira tomografia !

1GT
1GT
17 anos atrás

Eu nem comento mais as fotos do Veloz-HP…não somente pela beleza, ou pelo inusitado, mas por seu valor histórico…bobeia ele deve ter as fotos da primeira corrida de velotrol no Brasil…
Abraços.

Doug
Doug
17 anos atrás

Ta vendo, o Veloz-HP, rapaz de gosto fino e apurado, que sabe apreciar os carros de verdade. E não aquelas coisas que tem invadido este lugar. eheh
Matuzas, em qual categoria ele corria?

Rodrigo Ruiz
Rodrigo Ruiz
17 anos atrás

O carro tá bem invocado!!!

O Gildo vai adorar essa foto!!!
Ele deve estar viajando agora e não sei se terá a oportunidade de ver..
fica pra próxima

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Tão de sacanagem! Olha os paralamas traseiros do bicho!

Panda
Panda
17 anos atrás

O piloto é o Amadeu Campos. Estive com ele há umas duas semanas e ele me mostrou uma foto desse carro. O ano? 1973 ou 1974.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

S esse, como disse o Caíque é o mesmo carro da Marinho veículos, só que com outro patrocínio, segundo a QR da época devia ter algo em torno de 200 CV, mas se a informação procede ai eu já não sei. hehehe

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Qual seria a potência de um carro desse?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Felipe W,
Este era o azul calcinha re-paginado, pois o Patrocínio mudou. O VW Correu com o carro azul diamante só em 71 e 72.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Dinho,

Aquele Protótipo é o AMOK. O Grão Panther Joaquim matou na hora.
Ia lhe responder o e-mail, mas já o faço por aqui.
Abs.

walter
walter
17 anos atrás

Um desses correu na Copa Brasil, junto com Lolas, Porsches e Ferraris. Foi um fiasco, porque andava menos do que os Fuscas.
Nada contra o ‘musdini’ (um dos apelidos desse carro), mas queria ver umas fotos de fuscas e brasílias, com mavercks e opalas, lotando o retão, antes da curva 3: 40 carros, 40 linduras.
Tem aí, ô seu flavio?

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Até que enfim um post mesmo, sem LADAS, LADAS E MAIS NADA…

Dinho
Dinho
17 anos atrás

Caique.sabe.tudo.mas.mandei.uma.foto.de.um.prototipo.que.ate.agora.deve.estar.remoendo.os.seus.miolos…..
abs
Dinho….

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Eu falei deste Volks no Post que o FG cita agora.
O piloto é Silvio Montenegro, VW 2150 cc, preparação MM.
Fui.

barrica
barrica
17 anos atrás

Lindo, simplesmente lindo. Se a superclassic tivesse apenas uma qualidade, seria a de proporcionar ver joias desse estilo na pista nos dias de hoje. E ela ainda é bem mais que isso…

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

Putz !!!! esse é um senhor Zé do Caixão !!!! Mais invocado que o da Marinho Veículos que era meio azul calacinha e com detalhes em preto se estou bem lembrado.