Foto(s) do dia
SÃO PAULO (da margarina, da gasolina) – Esqueci ontem, compenso hoje com mais duas do acervo da Joalheria Veloz-HP. Como sempre, com legendas originais, sem opcionais.
Interlagos, 1971 – Torneio de F-3 internacional. Para tirar esta
foto, deitei no chão entre as pernas de um fotógrafo inglês da
revista “Motorsport”, em meio a chutes e pisões de uma pequena
multidão que se formou no grid. Creio que valeu a pena o sacrifício,
pois acho que cliquei o melhor ângulo.
Quando a multidão espalhou um pouco, rolei para a esquerda e
bati esta foto. Note que o Wilson está intrigado comigo, certamente
preocupado com este doido perto demais de seu carro.
Caique,
O piloto carioca a que vc se refere, não estaria por acaso confundindo com o paranaense Sergio Benoni Sandri? Abs.
finalmente alguém dá o crédito ao antonio carlos scavone, simplesmente quem começou tudo, inclusive a f1.
o scavone tinha o programa autoesporte na tv paulista, depois globo. o programa era excelente e ele era um grande entrevistador. a entrevista dele com o camilo christófaro foi hilária e sensacional. ele deixou o velho lobo completamente a vontade e o camilo falou um tempão de seu projeto para ir correr na Indy500, mas sempre de maneira divertida e com grandes tiradas. pena que não existe vídeo da entrevista.
o http://www.forumfaster.com.br tem como objetivo a preservação da memória, inicialmente da f1. a enciclopédia já tem todos os pilotos e equipes desde 1906, data do primeiro GP.
a intenção é fazer uma biografia do antonio carlos scavone, mas estamos tendo enorme dificuldade em achar informações. se algúem puder colaborar me envie um e-mail ou poste no fórum.
[email protected]
Joaquim
Muito obrigado pelos votos de saúde de minha mãe.
Enviei para vc, Caíque e Flávio Gomes, a reportagem de uma página inteira sobre esta corrida e da preliminar, com algumas fotos inéditas da prova preliminar.
Quero ratificar suas palavras sobre a capacidade de organização de Antonio Carlos Scavone.
Quando tratamos com ele, quando convidou nossa equipe para participar com os dois carros desta corrida, ficou patente para nós a sua grande visão do automobilismo do futuro profissionalizado.
Lembro-me, até hoje, e , às vezes, utilizo, uma frase que ele nos falou : Prefiro ficar vermelho na hora do que amarelo o resto da vida.
Pena que faleceu precocemente naquele acidente de avião em Orly, junto com Leila Diniz e outros.
Creio que, se vivo ainda estivesse, com sua original capacidade de divulgação, as arquibancadas de Interlagos continuariam cheias como naquela corrida.
Carlos Roberto,
Não, não foi o Troncon porque ele é de São Paulo. Não me lembro do nome do Piloto.
Abraço.
Ao Caique,
Esse piloto carioca que vc se referiu, não seria o MARCOS TRONCON ?
Ao Sidney “GT-40” Cardoso,
Meus mais sinceros votos de sucesso na cirurgia e desejos de pronto restabelecimento de sua mãe.
Para os amigos Joaquim e Caíque e os demais.
Estive ocupado estes dias acompanhando minha mãe em exames pré-cirúgicos, só agora cheguei aqui. Semana que vem tb estarei fora, pois farei companhia a ela num hospital, devido a cirurgia que irá se submeter.
Quando vi a foto, pensei: Opa! Vou matar tudo, pois corri a preliminar desta corrida com o Ford GT 40. Foi minha penúltima corrida antes de parar de correr.
Logo identifiquei o grande mecânico e amigo Darci que, além de ser um excelente mecânico é, tb, um ótimo mecânico de pista. Alguns outros são bons de bancada, mas lentos em soluçóes rápidas de pista.
Ultimamente, tenho escaneado os recortes de jornais de meu álbum, passando para mídia digital, pois o tempo vem, paulatinamente, acabando com eles.
E escaneei do jornal O Globo de 11-01-71, que estava amarelando em meu álbum, sobre a preliminar desta corrida que participei.
Não escaneei, mas tenho aqui ao meu lado, a descrição desta corrida de Fórmula 3.
Se vcs quiserem, posso escanear e enviar para vcs. É só me responderem se tem interesse.
Como fiquei afastado pelos motivos explicados acima, pensei, vou deitar e rolar.
Aí, surpresa, Caíque e Joaquim – como sempre – o que é bastante louvável – já haviam destrinchado quase tudo tudo.
Joaquim, vc só se equivocou num pequeno grãozinho de areia que não é nada neste seu oceano de conhecimento.
Vou reproduzir o que diz o jornal : “O incidente mais sério ocorreu entre David Walker e Fritz Jordan, tendo o australiano jogado Jordan para fora da pista, e este o agredido a socos no box após a corrida.
Tudo ficou sanado após a entrega dos prêmios, tendo ambos se desculpado”.
Um forte abraços para todos.
Askjao, em Interlagos, nos 500 km um É-vê(?) desfilou como carro madrinha.
Tem uns perdidos por aí sim!
o sucesso desse festival internacional de f-3 por aqui é que avalizou a f-1 no país. aventureiros aqueles caras!!!!!
Pessoal:
Nada a ver com o Post mas, acabei o livro.
Desculpe, Flavio. Usei mesmo seu espaço.
Tinha que colocar tudo pra fora, e voce pediu: Desembucha !
Então, desembuchei.
Se quiserem, leiam.
Está no Post “Parla, Comendatore” de 31/07/2006 21:58Hs.
Estou inteiro lá.
Feliz como nunca.
Obrigado
É isso ai, Caique !
Aí concordo integralmente !
Categoria-escola tem que ser assim mesmo ! Com carros iguais !
Temos que acabar com este negócio de riquinho levar troféu para casa porque o bolso fala + alto !
E quem não tem PAI-trocínio dança !
Quantos bons pilotos estão sendo privados de provar suas qualidades, porque um jôgo de amortecedores, um bico ou uma asa custam, como disse o FG, zilhões de dólares ?
Abaixo a cartolagem !
D1 e FF já !
Marcos,
Concordo e digo mais, Tubular, 4marchas, pneus de rua sem desbastes nos sulcos e SEM ASAS, para a molecada aprender a regular e entender como acertar o carro. Isto além de uma coisa muito simples: Nenhum molecote, filho de papai rico poderia sair do Kart e sentar a bunda num F3 ou F-Renault. Primeiro deveriam sentar um ano num F Ford ou similar.
Oi Caique !
Eu sei disto ! Andando na frente ou em último, o monocoque nunca deveria ter sido permitido !
Nada contra o Giu, Ricardo ou o Chiquinho, mas regra é regra !
É esta mania dos brasileiros de meter a colher nos regulamentos que acabou enterrando diversas categorias.
Acredito que a sobrevivência da FF pelo mundo, deve-se a rigidez do regulamento, que já vai completar 5 décadas !
Sempre com o chassis tubular e a caixa de 4 marchas !
Grande abraço !
…quando o carro começou a ANDAR… desculpem-me.
Marcos,
No Brasil, em 75, a CBA permitiu o Polar Monocoque e o Lameirão trocou o Bino por um. Quando o carro começou a nadar e a ameaçar, os demais pilotos de Bino, Avallone, Heve e Silpo, entraram com uma reclamação na Entidade Máxima e ela proibiu a Polar, que tinha o Lameirão e mais um piloto carioca que agora não me lembro o nome. O Monocoque era permitido no brasil até este movimento.
Abraços.
Pessoal !
Na primeira foto, o cara da direita, de mão na cintura, feliz da vida, não é o PV ?
Caique,
O regulamento dos FF sempre limitou os chassis aos tubulares.
Isto valia para o mundo inteiro.
Grande fotógrafo!
Parabéns!
Só as fotos do acervo do Veloz-HP já dariam uma ótima coleção de livros sobre automobilismo…sendo rechadas por comentários de quem viveu, participou, etc…
Tá aí uma boa idéia…
Clezio,
Me lembro bem do Lameirão na Hollywood e depois na Motorádio. Na Hollywood se deu bem, mas quando foi para a Motorádio, como o esquema era bem menor, dançou, principalmente devido ao Clóvis ter saído da SHELTON F Ford (pintura linda a do carro dele) e ter substituído o Chiquinho na Hollywood. Na Motorádio o Chiquinho teve várias mudanças na aerodinâmica e quem as fez foi o Tony Bianco. O carrinho ficou parecendo uma Lotus 72. Depois ele começou a correr com o Polar e quando o carro ia detonar os Binos, o regulamento foi modificado, proibindo monocoques, aí a Polar dançou. O Clóvis é/era um cara sério e muito bom, acertador de carros e karts (foi campeão brasileiro ganhando um brasileiro com um kart construido por ele mesmo), quando parou de correr montou um esquema/equipe que o Arthur Bragantini ganhava corridas até fumando enquanto pilotava, na realidade pouco se fala do Clóvis, mas foi um dos caras mais descentes do nosso automobilismo.
Gostaria de saber se o Caique tem alguma historia do Francisco Lameirão comentando sobre a F Ford 73/74 e sobre a disputa com a equipe Hollywood com Clovis de Moraes.
Walter, vc tem razão, troquei as bolas. O Salvatti morreu no dia 07 de novembro de 71, em Tarumã, na primeira temporada brasileira e F-2, pilotando um March 712M da Scuderia Ala D´Oro. Grato pela correção.
Joaquim: o Salvatti morreu de F-2 em Tarumã, no fim do ano. Não foi na F-3 a batida, em que o guard-rail mal fixado foi removido pelo carro e degolou o piloto-promessa italiano.
caique,
acho que vc tem razão, deve ser um 59. no entanto, esses carros que vinham para cá eram alugados e montados para o show e não sei na realidade o que eram de verdade.
os f2 e f3 eram muito semelhantes e só os motores mudavam. a f3 era 1000 e a f2 1600,mas depois da fford a f3 virou 1600 também e a f2 foi para dois litros usando os Cosworth BDA.
o wilsinho nao pode ser comparado ao xuxuzinho. ele era umpiloto já consagrado e o emerson que foi na cola do irmão. aliás,o emerson sempre teve uma carreira subalterna aqui, jamais foi piloto principal de nenhuma equipe de ponta a não ser a própria de fvê.
o wilsinho ainda tem um brabham de f2 om que ganhou o grande premio de roma em valelunga, mas acho que é um carro mais moderno que esses que vieram.
Caramba! Quanta coisa para dizer:
1) O Emerson, nesse momento, era uma revelação, mas não era estrela.
2) O carro é um F3 Lotus (tá no bico do carro).
3)Foi um campeonato que manteve no Brasil a nata de uma categoria que formou grandes caras, com a diferença de que os bons iam rapidinho para a F1. Piloto bom não necessariamente vencia, mas era rápido.
4) Giovanni Salvati, um dos vencedores, morreu em Tarumã, no ano seguinte, quando despontava.
5) O capacete do Wilsinho não era com gotas ainda, que só vieram em 1972.
6) Comparar Wilsinho com Ralf: que besteira. Wilsinho chegou à F1 em 1972, fazendo F1 e F2 ao mesmo tempo em 1972 e 1973. Em 1975 cometeu a genial loucura de virar piloto de seu próprio carro. Não fez tanto como piloto para poder fazer muito como Construtor.
7) Havia duas Lotus da equipe Gold Leaf, lindas também: Dave Walker, companheiro do Emerson na F1 em 1972, e Tony Trimer.
Belíssimas fotos de uma temporada inesquecível. Foi o segundo passo – o primeiro havia sido a Torneio BUA Internacional de F-Ford em 1970 – para tentar a homologação da pista e organizadores para trazer a F-1 para o Brasil, o que aconteceria numa prova experimental em 72. Neste mesmo ano, 72, aconteceria o Torneio Internacional de F-2, ratificando de vez a capacidade de Antonio Carlos Scavone como promotor de corridas internacionais. O Caíque já falou tudo, acho que o modelo do Lotus era 59B, mas não estou certo. O italiano Giovanni Salvatti, vencedor em Interlagos, morreria poucos dias mais tarde em Tarumã ao passar reto na Curva 1 e ser degolado pela lâmina do guard-rail, colocada muito alto. Em Interlagos, Dave Walker teve uma disputa duríssima com Wilsinho e este tentou agredi-lo nos boxes por conduta anti-desportiva.
Fantásticas essas fotos !!!
Parabéns pelo ângulo inspirado (e pisoteado – rs) escolhido !
Askjao,
Estes carros corriam o campeonato do mesmo ano na Europa e nós ainda não tinhamos nem a F Ford, que começou no meio de 1971 com os 25 Binos Fabricados no Brasil e mais uns tres ou quatro que ficaram por aqui depois de Janeiro de 70.
É Uma pena, mas é verdade e eu que vi uma dessas corridas em Interlagos posso lhe dizer que estes Fórmulas eram muito bonitos.
vamos escancar logo esta joalheria, por favor
Caique, não é possível que não tenha sobrado nenhum carro no Brasil… deve ter alguns perdidos nas oficinas… tem que exisitir…
Breno: não blasfeme sobre o Wilsinho. Ele foi reconhecidamente um dos maiores incentivadores do esporte a motor no Brasil. O fato de ser irmão do Rato não diminui a importância dele. Nada a ver com o Ralf, que anda a reboque da fama do irmão.
Ayrton, Este torneio foi realizado em Jan / Fev de 71. Eis os Resultados:
Prova 1 – Interlagos.
1 Wilson Fittipaldi Jr, Lotus
2 Luis Pereira Bueno, Chevron
3 David Walker,Lotus
4 David Purley, Brabham
5 Giovanni Salvati, Tecno
6 Tony Trimmer, Lotus
Prova 2 – Interlagos
1 Wilson Fittipaldi Jr, Lotus
2 David Walker, Lotus
3 Fritz Jordan, Lotus
4 Torsten Palm, Brabham
5 François Migault , Tecno
6 Sten Gunnarson, Brabham
Prova 3 – Interlagos.
1 Giovanni Salvati,Tecno
2 Tony Trimmer, Lotus
3 David Purley, Brabham
4 Wilson Fittipaldi Jr, Lotus
5 Jurg Dubler, Chevron
6 Marivaldo Fernandes, Chevron
Prova 4 – Tarumã.
1David Walker,Lotus
2 Wilson Fittipaldi Jr, Lotus
3 Jose Carlos Pace, Lotus
4 Tony Trimmer, Lotus
5 Torsten Palm, Brabham
6 Mike Keens, Tecno
O Campeão foi o Wilsinho.
Abraço.
Tivemos F-Vê, Super-Vê, F-Ford, depois F-Chevrolet e a falida F-Renault. Até onde eu lembro. Tivemos campeões de monopostos F1, inclusive.
Hoje tem Stock, para formar os novos Pauls Tracys da vida.
Askjao,
restou nossas lembranças e nossas lágrimas.
Abs.
HP e Matuzas, qual o resultado da corrida?
Caíque… me refiro aqui no Brasil… lembro que tínha-mos F-Ford e outras categorias de monopostos… será que restou alguma coisa por aqui? Abraço pra vc!
Askjao,
Estes carros, aliás, todos os carros fabricados entre os anos 70 e 80 têm campeonatos na Inglaterra, desde F Ford, Protótipos, F2, até F1. Os carros são pilotados por Padeiros, Engenheiros, Médicos, Desenhistas, Estudantes, etc. e correm em Brands Hatch, Truxton, Sneterton, Caldway Park, Croft, Dogninton,ou seja, em todos os autódromos Ingleses. Compre uma Autosport e você verá estas corridas.
Pena que o taxista ali dentro não conhecesse o ofício. Irmão por irmão, esse aí mal dava a metade da metade de um Half Schumacher.
kara das fotos eu naum sei…….. mais como tu era feio hein………. rsrsrsrs******
Lindo demais… será que ainda existem os carros dessa geração?
Belas fotos. Ótimo ângulo. Valeu a pena os chutes, pontapés, pisadas e hematomas. Pelo menos para nós, que vemos confortavelmente diante da tela.
Ale Rocha
Poltrona.TV [ o blog sobre televisão ]
http://www.poltrona.tv
O carro é lindo e as fotos são espetaculares. Parabéns Veloz HP.
Zullino,
este carro é um F3 e o modelo agora não me vem à cabeça, pois em 1970 a Lotus lançou este carro para substituir o 59 com o qual o Emerson foi o campeão Inglês. O Lotus 69 é um F2 e desde 1970 já utilizava aerofólio e asas dianteiras.
abraço.
Marco Antonio,
Além do Emerson e do Divila, está também, atrás do Divila o Darcy, que foi o mecanico chefe dos Fittipaldis desde a F Vê até o fim da Fitti F1.
o carro é uma Lotus 69 de f2, quase o mesmo carro que mandou Jim Clark caçar passarinhos no além. não lembro se vieram com motores 2 litros ou 1600. foi uma grande temporada, estávamos em plena ascenção e tudo era legal ou dava certo.
Carlão,
F3 – Lotus , Motor Ford (preparado pela NOVAMOTOR ou HOLBAY), 1.600cc com cerca de 150 HP. Os carros eram lindos e as asas só começaram a aparecer na F3 em final de 71.
Abraços.
Que carro lindo!
O carro era LINDÃO !!!! NADA DE ASINHAS AERODINAMICAS METIDAS A BESTA …. QUAL O MODELO / MARCA / MOTOR DESTE CARRO, GOMES ????
Show de imagens !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DEMOROU .
E em pé, Emerson e Ricado Divilla, futuro projetista do Coopersucar F1.