Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (o Brasil está seco) – Avião da Northwest Airlines indo de Amsterdã para Mumbai, na Índia. A tripulação acha que uns cabras estavam com atitudes meio suspeitas. O avião volta a Schipol e a polícia holandesa prende 12 cabras.

Suspeito é um vôo Amsterdã-Mumbai operado por uma companhia americana, isso sim.

Seguindo.

Cai uma antena de rádio em São Bernardo do Campo. Matou um.

O Ministério Público mandou a Anac licitar 132 rotas que a Varig abandonou. As companhias que ganharem terão de contratar ex-funcionários da Varig.

Voar no Brasil virou um inferno com o caos da Varig.

Spike Lee rodou um documentário de 4 horas sobre o Katrina. Estreou nos EUA.

Não sei se chega aqui.

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Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Esse negócio de Katrina, não sei não. Mas aqui teve um furacão Catarina e assustou. Nenhuma estrutura, demora, nada foi feito para minimizar outro fenômeno similar. Parace que em algumas coisas estamos ao mesmo nível dos americanos do norte, não te parece?

Lucio Cavalcanti
Lucio Cavalcanti
17 anos atrás

Só para complementar o post do Ricardo, a Northwest tem acordo operacional (code-share) com a KLM (empresa de bandeira holndesa) para todos os vôos operados por ambas as empresas.
Isso quer dizer que você pode comprar uma passagem pela KLM e viajar no avião da Northwest e vice-versa.
Esse mesmo acordo (porém somente em alguns vôos) foi utilizado pela TAM e a VARIG há algum tempo, como uma tentativa frustada de se chegar a uma fusão entre as duas empresas.
Abraços.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Acordos bilaterais regem sim as frequencias dos vôos. E eles existem.
Veja quantos vôos entre Brasil e Estados Unidos existem, e quantos são operados por empresas daqui.
Acordo existe, só que o Brasil não usa a cota dele, os USA usam.

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Oi pessoal,
FG: o avião americano estava prosseguindo sua rota desde os Estados Unidos até a Índia. Amsterdã foi somente uma escala. Este processo se chama “5th freedom rights”, e permite que um holandês compre uma passagem da Holanda até a Índia tambem. A Lufthansa tem um vôo diário de Sampa até Buenos Aires pelo mesmo motivo.
A ausência da Varig está complicando muita coisa mesmo, mas daí a dizer que a falta de concorrência, etc. é culpa dela vai um longo caminho. As rotas e freqüências internacionais não pertencem às companhias aéreas e sim são provenientes de acôrdos bilaterais entre governos.
Acho que é isso.
[ ]´s

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

A Varig atrapalha todos há anos, desde que essa crise começou. Como explicar a dificuldade de conseguir um vôo para a Europa quando a Varig voava? Simples, não deixavam a concorrência crescer para não ameaçar a “estrela brasileira” e seu semi-monopólio. Ou seja, se a Varig não tinha mais vôos por incompetência própria, então ninguém podia ter. Que se danem.
Agora só piorou, deixaram a caca feder, e juízes e agências reguladoras não tiram da Varig nem os balcões ociosos dos aeroportos…
Com a Vasp e a Transbrasil a coisa foi bem diferente.

Rodm
Rodm
17 anos atrás

Quero ver achar piloto bom, uma vez que muitos já foram para a China….