Gira mondo, gira (segunda)

SÃO PAULO (esta semana mudo!) – Rápida olhadela pelas manchetes dos pasquins.

O Líbano rejeitou o plano de trégua da dupla EUA-França. Motivos: o texto desobriga Israel de tirar suas tropas do território libanês; nem obriga Israel a cessar o fogo, enquanto disser que se defende do Hizbollah. Aí, até eu.

França, Canadá, Austrália e Nova Zelândia registram aumento no número de pedidos de vistos de brasileiros para estudar. Cai o número de interessados em estudar nos EUA. Bom sinal. Todos os citados são bem mais interessantes que a terra de Bush.

Aqui em SP, faz dez anos que o então prefeito Pitta inventou um tal de Fura-Fila, um ônibus aéreo ligando nada a lugar nenhum. Os testes devem começar em outubro. Testes. Como se joga dinheiro fora, em SP… Já gastaram 675 milhões de reais nessa bomba.

Nos EUA, notícia interessante para quem se liga em coisas da mídia. A rede de TV ABC fez experiências com programas via internet e o recall dos anunciantes foi de 87%, contra 24% da TV convencional.

Dá vontade de dizer “anuncie aqui”. (Para salvar um #96 da extinção!)

No Iraque, extremistas islâmicos estão matando homossexuais. A legislação local assegura impunidade para tais crimes. Saiu no “The Observer”. Ainda há muitos selvagens no mundo. Muitos mesmo.

A Kodak, que parou de fabricar filmes de película na maior parte do mundo, inventou uns quiosques para revelações digitais na hora. Vi a propaganda no jornal.

Cuba: os EUA se preparam para a morte de Fidel. Os EUA têm uma comissão governamental para tratar de Cuba. Os EUA dizem que querem Cuba livre. Livre de quê? Os EUA dizem que querem eleições em Cuba. Os EUA dizem que vão minar o processo de sucessão de Fidel. Os EUA dizem que os cubanos é que têm de definir seu futuro. Os EUA dizem que Cuba tem de ser uma democracia.

Por que os EUA não cuidam de seu nariz?

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caíque
Caíque
17 anos atrás

Um Ano não, UM SÉCULO.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Pedro,

Você falou TTTUUUDDDOOO!!!!

A coisa de uns 20/25 anos atrás, o Jornal Hoje da Globo, num sábado, mostrou uma reportagem sobre o sistema carcerário em Estocolmo:
Era um quarto com calefação (claro né?), TV a cores de 14 Pol., Pia e vaso sanitário. Cama com coberta e travesseiro limpo e uma mesa com cadeira – isso num espaço do tamanho de um quarto (ou dormitório como se fala em Sampa) de empregada. A reportagem mostrava a cela em comparação com a imundície daqui do Brasil eterminava falando o mais importante – O preso tinha tudo, podia estudar, ver TV, ouvir rádio, mas não tinha a coisa mais importante para um cidadão, sua LIBERDADE, seu direito de ir e vir. Por isso não gosto de regimes autoritários, e antes que venha um daqueles que vão pérguntar, Caíque , porque você gosta do Fidel?…., não nutro nenhum tipo de simpatia pelo Fidel, só acho que ele teve muitos acertos num país que se libertou no final do século 19 e quase um ano depois continuava sifu na parte sociial. Quanto a Liberdade, não existe nada a ser discutido, pois é ruim, como é MUITO RUIM nos Estados Unidos, que vivem falando que lá se pode falar à vontade, mas depois você tem que tocar um piano com os dedos sujos de tinta e fazer um Book com fotos de frente e de perfil, e ai de você se tiver o azar de por exemplo se chamar Paulo José Pereira da Silva Fuad, vais virar imediatamente possível integrante infiltrado da Al Qaeda.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Bem, presidiários no Brasil tem três refeições diárias, ele sim então levam uma vida digna…
Vida digna é quando as pessoas são tratadas com respeito.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Nilton Lopes,
Quanta besteira !!!!
Onde foi feita a sua pesquisa ?
Sabe o que significa dignidade ?
Café da manhã, almôço e jantar !
Qualquer infeliz de Porto Rico vive muito melhor do que os nossos amigos cubanos !
Mas não acredite em mim ! Corra !
Aproveite a companhia e vá com o Xuxu até lá, para conferir !
E na volta, conta prá nóis como estava a fila do pão !
Boa Viagem !

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Onon Nono,

Já disse isso aqui, mas como você me mandou estudar matemática, preciso repetir, sou graduado em Engenharia e Administração de Empresas, acho que sei somar, dividir, multiplicar e subtrair, além de todos os cálculos do ciclo básico de engenharia, embora ache isso chato pra cacete.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Onon Nono,

Cheguei agora a pouco e vou responder o que fizeram com aquele rapaz: Prenderam ele, tinha 18 anos na época. Hoje está vivo, tem, obviamente 30/32 anos e é um homem Preso. Cumpre pena até hoje, segundo uma reportagem da Globo News.
Outra coisa, a China abriu que mercados além dos carros e dos McDonald´s? Lá a economia funciona da seguinte maneira:
O Governo estabelece um sa´lário de fome e exige uma produção para x peças de relógio (exemplo). Não se ganha Horas Extras e os professores universitários, depois da aula montam uma barraquinha de Camelô para aumentar a renda, ficando P…tos da Vida com os Professores Estrangeiros que ganham mais de 3 vezes o que eles recebem por um período de no máximo 2 anos, porque depois voltam aos seus países de origem.

Caro Onon, esta é a economia aberta da China. Quem me contou essa foi um professor Universitário que viveu numa Província mais ou menos no lsete do País por 20 meses. è meu primo de 1º grau. Dava aula de Literatura Portuguesa.

Assim é que a roda roda na China e é por isso que você compra uma caneta ou relógio mais barato que uma caixa de fósforos feita aqui. Da mesma forma, é por isso que nos EUA a gente só encontra roupa Made in Asia, principalmente Taiwan e China.

Abraços.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

É verdade. A melhor é a de que o Fidel ligou do inferno para Cuba , falou um tempão e a ligação ficou baratinha porque era ligação local . . .

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Grão Panther Master – Presidente VITALÍCIO da Ordem Primeira dos Matuzaléns,

Obrigado pela aula de História.

..
..
17 anos atrás

Gostei do que o luis inacio escreveu, mas a piada é do Zé Simão, folha da ultima sexta-feira.
Para quem gosta de piada de CUBA, a veja desta semana tem algumas.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – Final.
Entre 17 e 21 de abril de 1961, cerca de 1500 exilados cubanos, financiados e treinados pela CIA, tentaram uma invasão na Baía dos porcos, plenamente frustrada pelas forças de Fidel Castro e por amplo apoio popular.
Em 1962, devido à aproximação das relações do regime cubano com a URSS – que estva no auge da Guerra fria com os EUA – Cuba seria protagonista de um dos mais tensos momentos da Guerra Fria. O chanceler russo Nikita Kruschev decide implementar secretamente em Cuba 40 silos para mísseis nucleares apontados para os EUA. Diante da ameça russa presente em Cuba, o presidente americano Kennedy pondera em invadir Cuba e destruir as rampas de lançamento. No entanto, opta por decretar um embargo militar contra a ilha, impedindo o acesso dos cargueiros e aviões russos. Por treze dias, tempo em que durou a crise, o mundo prendeu a respiração. por fim, Kruschev acabou por ceder, renunciando á pretensão de manter os mísseis em Cuba.
Inconformado com o fracasso da operação da Baia dos Porcos e assustado com o episódio dos mísseis soviéticos, os EUA decidem por um bloqueio econõmico a Cuba, ameaçando cortar relações com qualquer país que fizesse comércio com Cuba. Aparece então em cena a União Soviética, comprando toda a produção cubana destinada aos americanos por preços acima aos do mercado. Com o fim da União Soviética, Cuba acabou por reabrir economicamente o país para o mundo, pois já não dispunha do subsídio soviético e sua economia encontrava-se em franco declínio. Porém, dada a força do bloqueio econõmico americano, o país continua a viver isolado economicamente, passando sempre por enormes dificuldades.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Rikho:
Acho que nosso políticos representam a população, considerando também certos poderes propagados faz várias décadas.
Temos que mudar nossa atitude, amaneira como nos relacionamos com o meio, se somos honestos ou não, para apenas depois podermos cobrar esse tipode atitude dos demais.
É aquela passagem do GodSpell: precisamos tirar o cisco do nosso olho para poder enxegar melhor antes de querer tirar o cisco do olho dos outros.
Portanto é isso que eu quero mudar, a mentalidade do meu próximo, não vou cruzar os braços e ficar indignado com coisas que não posso mudar.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – take 7
A ditadura cubana atingiu também os artistas que se opunham ao regime. Ernesto Padilla, escritor e revolucionário, acabou por abandonar Cuba em 1970, após ter sido obrigado a fazer sua “auto-crítica”. Após dez anos de vida errante, Reinaldo Arenas deixou Cuba definitivamente, entre outros.
Em julho de 1959, um parente de Castro, o comandante da Força Aérea Dias Lanz, demitiu-se e passou para o lado dos EUA. Em agosto, iniciava-se a onda de prisões aos opositores do regime. Em 1956, Huber Matos ajudava os golpistas de Fidel na Sierra, trazendo armas e munições da Costa Rica, em um avião particular e ajudou a libertar Santiago de Cuba. Matos se tornou governador da provincia de Camaguey e, por não concordar com os rumos da ditadura, foi acusado de conspiração. Sofreu o chamado “Processo de Moscou à moda Cubana”, onde o próprio Castro interveio pessoalmente frente ao tribunal, intimidando-os e proibindo as testemunhas favoráveis de se manifestarem. Matos foi condenado a 20 anos de prisão, cumpridos até o último dia. Todos os seus familiares foram encarcerados. Após a demissão do min. da Agricultura, Humberto Sorin Marin tentou criar em Cuba um centro de luta armada. Preso e julgado por uma tribunal militar, foi condenado à morte. Sua mãe implorou perdão junto à Castro e este prometeu poupar-lhe a vida. Alguns dias mais tarde, Sorin seria fuzilado.
Pedro Luiz Boitel candidatou-se à presidência da Federação Estudantil Universitária. Antigo opositor de Batista, ele também era um ferrenho adversário de Fidel. Rolando Cubella, o candidato do regime, foi eleito com o apoio dos irmãos Castro. Boitel foi condenado a 10 anos de prisão e encarcerado em Boniato. Fêz, ao longo dos anos, várias greves de fome em protesto às condições e o tratamento desumano a que os detentos estavam sujeitos. Em 23 de maio de 1972, após 53 dias de greve de fome, Boitel morreu. As autoridades cubanas recusaram à mãe o direito de ver o corpo do filho.

rapidinho
rapidinho
17 anos atrás

Caro Flavio,
aconselho a vc a evitar o Iraque por enquanto e ir para Cuba (sem ba) cuidando do seu na reta e deixa de propagar seu antiamericanismo, que de politica vc ñ entende NADA.
Incentivar ódio e preconceito é coisa de otário.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – take 6
Como em toda ditadura, independente da coloração ideológica, em 1960 sairam do país as últimas figuras de oposição, política ou militar. Willian Morgan e Humberto Sorin Martin foram fuzilados no principio de 1961.
Manolo Rey, Ministro das Obras Públicas, Enrique Oltitusky, Ministro das Comunicações, deixaram a ilha. Iniciou-se assim a primeira onda de evasão, com cerca de 50 mil pessoas oriundas da classe média, que haviam apoiado a revolução e preferiram o exílio. Uma das causas diretas deste êxodo foi a imediata car~encia de médicos, advogados e principalmente professores.
Os sindicatos rebelaram-se contra o novo regime. David Salvador, dos sindicatos do açúcar, rompeu com o PSP quando este se recusou a combater a ditadura de Batista. Em 1955, Salvador organizou as grandes greves gerais das centrais açucareiras, foi preso e torturado pela polícia de Batista. Apoiando Castro, liderou a greve de abril de 1958 do movimento 26 de julho. Eleito secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores Cubanos em 1959, David Salvador rapidamente foi relegado ao ostracismo ao ser-lhe imputado dois adjuntos. Passando para a clandestinidade em junho, foi preso em agosto. Condenado, recebeu uma pena de 12 anos de cadeia.
Depois de sua prisão em 1953, Castro foi salvo das garras de Batista pelo Arcebispo de Santiago de Cuba, Mons. Perez Serantes. O clero havia respirado com alivio a saida de Batista.
Alguns padres chegaram a acompanhar alguns guerrilheiros durante a campanha na Sierra Maestra. A Igreja protestara contra os julgamentos expeditivos dos batistianos. Desde 1959, a Igreja vinha denunciando a infiltração comunista. Em maio de 1961, todos os colégios religiosos foram fechados e os edifícios confiscados, incluindo o Colégio jesuíta de belém, onde Fidel estudou. Em 17 de setembro de 1961, 131 padres diocesanos e religiosos foram expulsos de Cuba. A ditadura de Castro marginalizou as instituições religiosas. Embora cada cubano fosse livre para expressar sua fé, muitos sofreram a proibição de acesso à universidade e as carreiras administrativas.

Rikho
Rikho
17 anos atrás

Che, Joaquim, vc que parece ser experto em História, nao saberia me explicar, tim-tim por tim-tim, como foi que começou essa briga entre judeus e árabes? Refiro-me, claro, desde muito antes de Cristo. Pra nao encher o saco da galera, poderia me mandar via email (esse aí de cima)?

Pedro, costumo ler que o povo brasileiro nao sabe votar. Acho que essa é uma meia-verdade. Claro que existe gente que vota naquilo que lhe parece mais conveniente, de maneira individual e, às vezes, até coletiva. Mas, em geral, acho que as pessoas simplesmente acreditam nos seus candidatos e eles decepcionam. Um exemplo? Eu sempre votei na direita, daí decidi mudar o voto em 2002. O cara fez tudo diferente do que disse que ia fazer! Logo, pra mim, foi uma decepçao. A questao é que nao podemos controlar o que neguinho vai fazer depois de empossado. Por outro lado, de certa maneira concordo contigo, há que ter uma mudança de atitude. Mas nao do povo e sim dos caras que se candidatam…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Democracia é uma %!$&#

Mas ainda não inventaram nada melhor. não é apontando os defeitos da democracia que podemos esquecer os defeitos mais graves de outros métodos.
Os EUA só tem um sistema democrático tão estável por causa das suas regras eleitorais que restringem os partidos menores.
Consegue estabilidade pois lá, para presidente, só se pode eleger ou republicanos ou democratas.
Direita ou Direita, em suma.
A nível menor, nas eleições localizadas para cargos menores a eleição americana é boa e justa, e isso dá uma falsa sensação de liberdade para o povo americano, que se mantém cordeiro do sistema deles, que limita a aparição de novos rumos para os americanos.
Eleger um presidente nos EUA é tão válido quanto eleger um em Cuba. Em Cuba só vale se for do partidão, nos EUA tem duas opções: seis ou meia dúzia.

Aqui no Brasil se contruiu um sistema muito bom, pós ditadura, que permite o reforço de todos os partidos e ideologias. Isso se deve ao fato de nossa democracia ter sido construída sem nenhuma revolução, e sob influência de todos os poderes (podres ou não) da esquerda, direita, frente e trás.
Mas temos uma democracia onde reina o marketing e a demagogia, problema antigo, vale lembrar de Platão, um desencantado com a Democracia, onde segundo ele quem mandava era a oratória, não o bom argumento.
São coisas que tem que mudar, e acho que atualmente já sabemos que isso não se muda no sistema de governo, mas sim dentro de cada indivíduo.

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

A ditadura só é necessaria quando ocorre da democracia nao respeitar os direitos do povo, os direitos basicos, assim como ocorria na Argentina, o estado militar era um estado moderador das 3 bases economicas, quando havia um desequilibrio economico, (quando um presidente puxava a sardinha pro lado da agricultura, industria ou comercio) o militarismo intervia e destituia o presidente, pois até os militares sabiam que a economia era fraca e nao podia se desequilibrar…

quanto ao Fidel e o Saddam o que eles trouxeram de beneficio ao seu povo?

Uma miseria sem fim, por pura e simplesmente vontade de ir contra o capitalismo, a China viu q isso ia ocorrer com eles, portanto abriu mercado ( mercado, nao deu liberdade ao povo ).

o mundo é dinamico, muda a toda hr, nao pode esperar 5 anos pra solucionar um problema economico

Alguem ai assistiu todos os episodios de Star Wars??

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – take 5 (Dave Brubeck)
Em junho de 1959, começou a oposição entre liberais e radicais acerca da reforma agrária, lançada em 17 de maio. O projeto inicial previa a construção de uma média burguesia fundiária, através da distribuição de terras. Castro escolheu a política mais radical, confiando o Instituto Nacional da Reforma Agrária a marxistas ortodoxos. Anulou o plano proposto pelo Ministro da Agricultura, Humberto Marin, e ordenou o Exército a tomar o controle de 100 latifúndios na provincia de Camaguey.
A crise se intensificou quando o Presidente da República, Manuel Urrutia, apresentou sua renúnica. Pouco depois Roberto Agromonte, ministro de Negócios Estrangeiros, pediu demissão, no que foi seguido pelo Ministro de Assuntos Sociais. Em março de 1960, o Ministro das Finanças rompeu com Castro, passando para a oposição, exilando-se depois. Anres Suarez abandonou definitivamente o país no mesmo ano.
Os últimos jornais independentes desapareceram, começava o silenciamento metódico da imprensa. Jorge Zaias, diretor do jornal anti-batistano, Avance, partiu para o exílio. Miguel Quevedo, redator-chefe do Bohemia, deixou Cuba. O Bohemia reproduzira as declarações de Castro quando do processo pelo ataque a Moncada.
Restaram somente os comunistas Granma e Hoy.

Nonato
Nonato
17 anos atrás

Sobre eleições, democracia? OK.

Bush foi reeleito (na 2ª vez sem trapaça)
Lula foi eleito, Chávez e Morales também. O louco do Irã e o pirado da Palestina também. Tony Blair, Putin, Chirac, todos eleitos e empossados. Ah, tem ainda o Swarzenegger, governador da Califórnia, que vale por muitos países.
No passado tivemos ótimos eleitos, aqui e lá fora, o mais famoso foi um tal de Hitler.
Como Fidel, pergunto: eleições PRÁ QUÊ, afinal?

Nilton Lopes
Nilton Lopes
17 anos atrás

Governo Estadunidense, preocupado com os pobres Cubanos? Quer impor a democracia lá? A mesma deles, como a fraude que foi a eleição na Flórida no 1º mandato do Bushinho? Um exemplo de liberdade e democracia a ser exportado. Faz me rir.
Eles estão é preocupados com a bacias de petróleo de Cuba e olha lá ou alguém já viu os EUA se preocuparem com ditadura e povo pobre em país onde eles não tem o que saquear?
E para os que acham que Cuba é uma m.e.r.d.a, pesquisem e reflitam, é melhor ser pobre na democracia do Brasil ou na ditadura de Cuba?

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Xuxu e Caique

Ter eleições para presidente com partido únco e candidato único e o mesmo que não ter eleição. Aqui no Brasil também tinha eleição para predidente na época da ditadura. Figueiredo foi eleito pelo colégio eleitoral formado por parlamentares que foram eleitos pelo povo.

Fidel não cai por que não tem como derrubar. O PC cubano é muito organizado e todo mundo entrega todo mundo, então se suspeitarem de algo você esta enrrolado. Esta rede clandestina é que sustenta Fidel no poder a tantos anos.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

O prof. Joaquim está impossível hoje !
Antes que ele toque nisto, e eu sei que ele vai, se o Che tivesse assumido a presidência, Cuba hoje seria muito diferente !
O próprio Fidel admitia a liderança dele !
Mas o Che era um revolucionário de carteirinha, e preferiu sair para abraçar novas causas.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – Take 4
Uma vez vencido Batista, o grupo de Fidel Castro instala-se no poder. Iniciava a partir deste momento, as chamadas prisões de Cabaña e Santa Clara. Iniciava-se então as práticas de execução em massa dos opositores do novo regime ditatorial que se instaurava. Em cinco meses, a depuração sumária fêz cerca de 600 vítimas entre os partidários de Batista. Foram organizados os tribunais revolucionários (de exceção, para pronunciar condenações). Foram noticiados julgamentos populares, onde multidões reunidas em estádios “julgavam e condenavam”, apontando os polegares para o chão, no melhor estilo Coliseu. Jesús Sosa Blanco, um comandante batistiano, foi julgado e condenado ao fuzilamento por um “tribunal” destes por assassinato.
Em 15 de janeiro de 1959, o primeiro-ministro Miro Cardona se demite. Fidel Castro, em junho, decide anular o projeto de eleições livres, prometidos anteriormente para 18 meses. “Eleições, pra quê ?”, teria sido seu argumento.
Castro suspendeu a Constituição de 1940, que garantia os Direitos Fundamentais do povo cubano e iniciou seu próprio governo exclusivamente por decreto. Em 1976, Cuba passou a ter uma Constituição inspirada na da URSS.
Voltarei, como disse MacArthur.

Claudi Cante
Claudi Cante
17 anos atrás

Beleza, Joaquim.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – Take 3
A estrutura político-econõmica seguida por Batista foi motivo de descontentamento das classes média e baixa cubanas. Na onda de protestos começou a mobilização dos jovens estudantes com idéias revolucionários de orientação soviética. Os estudantes, liderados por José Antonio Echeverria, criaram um Diretório Estudantil Revolucionário e este patrocinou um grupo armado que, em março de 1953, atacou o palácio presidencial. Echeverria foi morto e o grupo disperso. Outro grupo de estudantes iniciou uma nova movimentação, sob a liderança de um jovem estudante de direito – um certo Fidel Alejandro Castro Ruz – Fidel Castro.
Este grupo, numa ação de guerrilha urbana, atacou uma guarnição militar chamada de La Moncada. Na ação, alguns dos atacantes foram mortos e Fidel Castro capturado. Após jukgamento, foi condenado a 15 anos de prisão. porém, logo depois foi libertado devido à interferência de alguns religiosos, viajando em seguida para o México.
Lá conheceu o médico argentino Ernesto Guevara, o Chê.
Guevara ajudaou Fidel na organização e formação de um novo movimento revolucionário chamado de 26 de julho. Após, 25 meses de luta pelas encostas de Sierra Maestra, Cuba, iniciaram em 7 de novembro de 1958 sua marcha para Havana. Fulgêncio Batista pôs-se em fuga, junto com todos os dignatários de seu governo em 1o. de janeiro de 1959. Batista foi vencido porque perdeu o controle sobre Havana em face da guerrilha urbana e o forte embargo americano ao fornecimento de armas ao seu governo, uma vez que os EUA demonstravam profundo descontentamento com o governo de Batista que privilegiava as ações de lavagem de dinheiro e negócios ilícitos do submundo americano.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Pessoal,
Vou mais longe !
Se El Comandante abrisse Cuba para os investimentos das multinacionais, em 6 meses toda a população teria emprego !
E não precisaria ficar nas filas para conseguir um pedaço de pão !
Meia dúzia de leis viabilizariam estes investimentos.
Regras claras para as remessas de lucros, rígidas normas ambientais e piso salarial.
Se faltava competência ao paizão para enunciar isto, era só tirar um xerox do BENELUX e mandar traduzir.
Mas o barbudo é retrógrado mesmo !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe – Take 2
Em 1933, um golpe militar liderado pelo então sargento-estenógrafo Fulgêncio Batista derrubou a ditadura de Geraldo Machado, apoiado e mantida pelos EUA. Batista dominou a situação ao se tornar chefe do Exército, usando uma orientação socialista, completamente oposta à dos americanos.
Batista foi eleito Presidente da República em 1940, promulgou a Constituição Liberal e em 1952 conduziu novo golpe de estado, desta vez apoiado por diversos partidos políticos, dentre os quais o Partido Socialista Popular – o Partido Comunista Cubano.
Com Batista, Cuba progrediu economicamente, muito embora seu modelo economico provocasse alto desequilibrio na distribuição de renda. Cuba nos anos 50 ocupava a terceira posição entre os 20 países latino-americanos no que dizia respeito a PIB, educação e saúde. Porém, o modelo econõmico acentuava a diferença entre a área rural e a urbana. Esta apresentava uma grande infra-estrutura e o capital oriundo do sub-mundo americano financiava grande parte da economia. Logo, as negociatas, a corrupção e a indústria do jogo e prostituição caracterizaram a era batista e assim, pouco a pouco, a classe média cubana – constituida principalmente de senhores rurais – foi se afastando do regime.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Joaquim,
Isto que os USA fez com Cuba não difere em nada com o que Portugal fazia com suas colônias – Brasil nesta; Espanha no Caribe e resto da américa latrina, ou o Reino Unido na África, Índia e China !
Desde que o mundo é mundo, os poderosos exploram as colônias !
Mas tenho as minhas dúvidas se o povo cubano não estaria melhor hoje como protetorado americano, do que com este maluco do barba.

Alguem falou ai abaixo do bloqueio americano contra Cuba.
Na prática, isto não existe há muitos anos !
O que pesa é que eles não tem moeda de troca !

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Cuba, Caribe-Take 1
Em 1898, explode no porto de Havana o navio americano Maine. os EUA culpam a Espanha pelo atentado e iniciam uma guerra contra as forças espanholas e os terrítórios espanhóis no Caribe e Pacífico. Derrotados, retiram-se os espanhóis e os EUA declaram a independência cubana. Cuba passa a ser um protetorado americano, situação que perduraria até 1933. Os EUA começam então a criar propostas econômicas que beneficiavam a si mesmos como, por exemplo, a obrigatoriedade de de exportação de todos os produtos cubanos somente para os EUA a preços baixíssimos, que os revendiam a preços astronõmicos no mercado mundial (açúcar e tabaco.
Os EUA ocupam Cuba até 1902, sendo esta liberada após a aprovação da Emenda Platt- uma lei americana que dava o direito aos EUA de invadir Cuba a qualquer momento em que os interesses econõmicos americanos na ilha fossem ameaçados. A Emenda Platt manteve Cuba como protetorado americano até 1933.

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

em tempo, se vc quer precisao e respostas logicas, estude matematica, porque politica e educaçao nao há certezas, existem apenas duvidas…

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

Caique

agora q vc lembrou desse ocorrido, apesar do rapaz nao ter sido atropelado justamente porque se sabia que haviam cameras, o que mudou na china depois desse episodio?? sera que a china resolveu abrir mercado por causa da democracia ou percebeu que teria um fim caotico assim como a URSS??

e afinal d contas, que fim levou esse individuo??

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Engate,
e você, é Sunita, né? fala a verdade, pois se o Geraldo não pode dar esta opinião, acho que a sua também deveria ser inválida ou então é porque Sunitas detestam Xiitas.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Xuxu,
Você deve viver na Idade da Vagina Lascada !
E acho que a viagem mais longa que fez, foi a Caberna do Diabo, e de ônibus, né ?
Quanta besteira você escreveu, cara !
Faça um financiamento, compre uma passagem e vá até lá conferir !
Depois vc volta aqui e conta pra gente…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Onon Nono,
Seu post é dúbio e pode ser interpretado de duas maneiras, óbvio, mas me fez lembrar de um fato ocorrido a mais de uma década e que ficou famoso, isso num país que apesar de estar super acelerado em crescimento, até hoje é comunista e proibe metade dos Sites de outros países. Tô falando da China, claro. Me lembrei daquele estudante na frente dos Tanques de Combate, na Praça da Paz Celestial, se lembra? Existe algum país que tenha ficado mais fechado e que tenha , segundo se comenta, matado mais gente que a China de Mao? Aí, do nada, um rapaz desafia tudo e através dele -um cara do POVO – a China levou um Xeque (do jogo de Xadrez), não foi Mate, mas foi Xeque. A partir exatamente deste episódio, num país armado até os dentes, e que os EUA temem, a política começou a mudar. Num país de 4/2 Bilhôes de Habitantes, um cidadão comum, sem armas, povo, começou a mudança.

São fatos recentes, transmitidos para todo o mundo.

Abs.

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

“os cubanos são altamente politizados…”
Meu, que pérola!!!! Vai ser xiita assim na casa do caramba!!!

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

huahuahuauaha
q palh.a.ça.da…
eh como dizer que se o povo quer tirar o Saddan eles tiram, se o povo quiser tirar o Geisel ele tira…
huauhauhauha

essa foi fo.d.a…

qdo o povo nao aprende a ser critico (escola critica), aprende a ser instruido (escola atual, + por causa do tal do vestibular) ocorre uma estagnaçao da sociedade, vira tudo robozinho, igual no clipe do pink floyd The Wall….

nao sabe o q eh melhor pra si proprio, nao aprende a viver na escola, soh eh instruido sem nem mesmo saber o porque, soh pq vai cair no vestiba…

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Geraldo Xuxu,
Penso como você, principalmente por um motivo que ninguém comenta: se o povo quizesse, não precisaria de NINGUÉM par tirar o Fidel de lá, já teriam feito isso a muito tempo. Por isso acho que ninguém deve ir lá depois que o Fidel morrer,pois como diz o ditado, quem %!$&#mateus que o embale.
Aos Cubanos, Cuba, e não aos Cubanos os EUA.

Geraldo "Xuxu" Alc
Geraldo "Xuxu" Alc
17 anos atrás

Caros blogueiros,

1) Se vocês nunca pesquisaram, saibam que Cuba tem eleições para presidente sim, só que o único partido permitido é o Comunista, então o Fidel acaba ganhando todas.
2) Se a população não quisesse o Fidel ele já tinha caído a muito tempo, os Cubanos são altamente politizados e organizados e sabem o que é prejudicial para eles.
3) A pobreza de Cuba está intimamente ligada ao embargo econômico imposto pelos EUA, o verdadeiro câncer do mundo.
4) Se o Fidel manda fuzilar um ou outro traidor de vez em quando, faz muito menos do que os EUA e seus asseclas (Israel por exemplo) que matam crianças inocentes todos os dias sob pretextos idiotas. Direitos humanos é ter o que comer e onde estudar e trabalhar o resto é viadagem de consumidor de IPOD.
5) Se querem saber o que teria sido melhor para Cuba, a revolução ou a subserviência ao Tio Sam, olhem para todas as outras ilhas do Caribe e terão a resposta, contra fatos não há argumentos, Cuba é pobre, mas a maioria de seu povo tem dignidade.

É incrivel a prepotência de certas pessoas nesse blog querendo dizer o que é melhor para Cuba. Podem deixar que os Cubanos tem muito mais capacidade para decidir isto do que os brasileiros. Pau no rabo dos americanos e de suas falsas verdades.
P.S. Recado aos Cubanos de Miami: Se cuidem, porque quando o Fidel morrer vocês serão deportados, pois serão um bando de cucarachas sem nenhuma utilidade.

Onon Nono
Onon Nono
17 anos atrás

Sabe seu Gomes, os EUA nao cuidam do nariz pq quando nao dao importancia ao resto do mundo, os povos começam a se matar e os mesmos que mandaram os EUA nao meter o bedelho pedem ajuda.

tipo um pai do mundo

qdo tah tudo bem queh q o pai nao se intrometa, qdo tah mal queh q vai lah e de uma palmada no otro irmao…

agora jah vi q o problema seu nao eh com as corridas em ovais ou com as em circuitos mistos americanos, e sim com os EUA.

Agora nao entendo sua fascinaçao pela europa, pois os mesmos europeus hj eram os imperios no passado, que fizeram muito pior que os EUA fazem hj, como eu sei que vc eh um jornalista deve saber disso.

abraço

ps: nao to defendendo os EUA, soh que ele eh um “mal” necessario. Onde todo mundo queh tirar uma casquinha $$$.

Java Jr.
Java Jr.
17 anos atrás

A esquerda no Brasil realmente, tem um contingente bem grande , de pessoas ultrapassadas (em idéias), mas a Direita Gaucha é TOTALMENTE ridícula e nem se pode dizer ultrapassada, porque nem conseguiram largar, mesmo os Ridículos Jovens como os Onix´s Lorenzzonis, Paulos Redeckels, etc (aliás uma Direita proveniente, ambos os citados, do PDS e ambos também provenientes da Juventude Malufista, isto é sério e é verdade). Mais retrogada que a direita gaucha, só a torcida Troglodita do Gremio, que deveria cair para a 4ª divisão do Campeonato de várzea de P. Alegre. Avante Colorado, Avante Abelão, Rumo ao Japão!!!! , com passagem depois, para tomar agua de coco na Ilha de Java.

Java Jr.
Java Jr.
17 anos atrás

jcesar,
Cuba não tem em Miami nem 1/20 dos brasileiros que tentam anualmente entrar pela fronteira do México…e aqui é tão bão…né sô?

jcesar
jcesar
17 anos atrás

se Cuba fosse tão bom assim, não teria tantos cubanos exilados nos EUA, arriscando suas vidas em balsas sem a minima segurança só para fugirem de Fidel. Porque iriam fugir se estão no paraiso ??? A coisa é mais simples do que o pessoal da esquerda ultrapassada quer nos empurrar goela abaixo. Até a china tá se modernizando… e como tá se modernizando, fazendo um misto de socialismo com capitalismo.

João
João
17 anos atrás

Pra que democracia em Cuba? Pro povo começar a votar e o país se tornar um Brasil? O povo não sabe votar. O povo é manipulado pela mídia. Por isso que, a melhor frase cabível nesse assunto é: “Homem tem governado homem para o seu próprio prejuízo.” e “Não é do homem que anda o seu caminho. Não é do homem terreno o dirigir o seu passo.” Melhor que fiquem como estão, pelo menos, estão acostumados…

Alckmim , o Chu Chu.
Alckmim , o Chu Chu.
17 anos atrás

Luis Inacio,

Então eles tão melhor que nós, porque aqui não tem educação, habitação, saude, café da manhã, almoço e jantar. Segundo o seu vice, Sr. Lembo só quem tem essas coisas por aqui é a Burguesia Branca. Acho que é melhor ser Cubano e depois ser o Cachorro do outro post.

luis inacio
luis inacio
17 anos atrás

Os companheiros cubanos resolveram os problemas EDUCAÇÃO, SAÚDE, HABITAÇÃO.
Agora, só falta resolver o seguinte:
CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTA!!

Marcos
Marcos
17 anos atrás

SOU CONTRA A CUBA LIBRE !
Quando era moleque, tomei o maior porre da minha vida com esta droga !
Mas já um Mojito, com bastante hortelã, tem sua graça.
Na receita exata do Floridita.
Mr. Hemingway já ensinava…

Cuba não precisa dos USA, e tb não precisa de ninguém !
Sem o retrógrado caduco do Fidel, vão decolar rapidinho !
Eles tem a receita pronta.
Belas praias, boa comida, povo simpatico e a mão de obra barata, irão atrair com facilidade, grandes investimentos na área do turismo !
Em pouco tempo estarão desbancando o México !

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Puxa vida, aqui em Curitiba o sistema de canaletas exclusivas funciona muito bem. Barato para se instalar, e não deixa a cidade horrível como fizeram em São Paulo…
Urbanização é importante para a vida das pessoas, as vezes mais importante que milhões de faixas de trânsito…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Concordo que Cuba não deve cair nas mãos dos EUA, seria péssimo. Como você mesmo já disse, seria mais um Porto Rico, que de bom só tem Miss.
Mas não gosto de Fidel, mesmo reconhecendo que era melhor que Fulgêncio. E posso dizer que até eu seria, então isso não vale muito. Ele perdeu a oportunidade de trazer uma boa democracia para Cuba, uma que não instituísse um capitalismo muito agressivo, para que a população não perca as vantagens dos anos de apoio russo ao sistema comunista cubano.
Acho que na conjuntura atual é incorreto um governo que desconsidere as nescessidades comunistas e capitalistas de uma sociedade.
Ao mesmo tempo não posso admitir em meu íntimo um governo que retire a liberdade das pessoas pelo bem da sociedade.
Só existe sociedade pelo bem do indivíduo, no momento que uma sociedade retira os direitos de algum indíviduo como método de melhorar a conjuntura geral, o próprio conceito de sociedade deixa de fazer sentido.
A sociedade serve ao indicíduo, nunca o contrário.

neandertal neto
neandertal neto
17 anos atrás

guerras Oriente Islãmico X Ocidente Cristão, perseguições a minorias não-religiosas:
crenças monoteístas são o fundamento de todas estas barbáries.

o livre arbítrio é o q me permite não ser obrigado a devotar minha crença a poderosos (cada um a seu modo) profetas cujas contribuições foram transmitidas através de mentes de muitos outros indivíduos, por muito longos períodos de tempo.

tambem fui a (desculpem não sei onde é a crase em macs) manifestação pelas diretas-já no Anhangabaú, a maior delas – não sabia das outras – só me arrependo de não ter fotografado.
só espero não ter q lutar pelo restabelecimento do estado de direito ora vigente em nossa terra (?) caso nossos poderes se deixem envolver por nossa esdrúxula vizinhança falida e/ou neo-nacionalista.
aliás, falando em nacionalismos:
automobilismo também é uma atividade genuinamente cosmopolita, contemporanea e global, não é senhores?

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Luiz,

OK!!