Gira mondo, gira (sexta)

SÃO PAULO (preciso acordar mais cedo) – A Polícia Federal acabou com um bando de desembargadores, assessores, parlamentares que vendiam sentenças em Rondônia. Notem, agora, o trecho:

“É uma arbitrariedade (a prisão). Houve falta do contraditório e os acusados não foram ouvidos no processo”, protestou o advogado do juiz José Jorge, Edmundo Santiago. “Juízes foram presos sem terem direito à defesa e isso é inconstitucional”, queixou-se o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Estado, José Cleber Viana.

Ah, os advogados, os contraditórios. Se eu conhecesse este “dotô” Santiago, dar-lhe-ia simpática sugestão sobre o que fazer com o contraditório…

Irã, São Paulo, Indonésia, Turquia. Nas ruas, protestos contra os bombardeios ao Líbano. O governo de Israel está se esforçando bastante para se transformar numa ilha cercada de ódio por todos os lados. Hoje, mais 40 civis assassinados (não tem outro nome, lamento). Na Faixa de Gaza, 164 palestinos mortos desde o fim de junho.

Madonna convidou o papa para seu show em Roma. Bento XVI não respondeu. Acho que não vai.

Rapidinhas…

No Ibope, Lula sobe, Alckmin cai.

Glória Maria está internada no Rio.

A ocupação dos aviões da Varig subiu bastante.

Ontem não vi “A Grande Família”.

Uma modelo de 22 anos morreu na passarela no Uruguai, durante um desfile. Ela tinha ficado quatro dias sem comer antes do evento, porque achava que tinha de emagrecer.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Laurindo O.Santos
Laurindo O.Santos
17 anos atrás

que tristeza ver o papel dos nossos representantes perante a lei; como diria chico buarque: chama o ladrão, chama o ladrão……..

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não declaram fatos, declaram suposições. Sabem e fazem isso para ter a melhor manchete. Falo isso por injustiça contra familiares meus que li na Gazeta do Povo, na filiada da Globo aui, e na Tribuna do Paraná. Sabiam que não tinha nenhum indício do que falavam, mas publicaram exatamente assim, chamaram minha tia de mafiosa, nenhum fato, ou especulação de fato, foi citado, apenas disseram mentiras sobre ela, com essa desculpa de usar o texto policial…
O mais estranho é que não citaram fonte alguma, foi apenas o tal do “teria sido”.
A polícia não tinha nenhum fato, nenhum fato foi noticiado, apenas especulações claramente mal embasadas. Agora, terminado tudo, nenhuma palavra sobre a já provada inocência já admitida pela própria polícia.
O fato dos três maiores meios de jornalismo do meu estado terem tido a mesma interpretação falsa e mentirosa mostra método jornalístico distorcido. E infelizmente, depois de ver na carne as mentiras, reparei que muitas acusações são igualmente pouco embasadas.
Se o jornalista tem certeza da culpa de alguém por causa de um grampo, ele deve citar o grampo, não apenas a certeza isolada, a opinião sem o fato. Isso não é informar, é manipular.

Cesar Costa
Cesar Costa
17 anos atrás

Dizem que depois de um holocausto nuclear apenas as baratas… e os advogados sobreviveriam. Afinal eles querem imunidade pra tudo, né? Claro que há bons e maus advogados, jornalistas, médicos etc. Só que estes aí exercem funções públicas e foram flagrados por grampos autorizados pela própria Justiça. Daí não estou entendendo a gritaria de alguns aqui.
Outra coisa: Qdo um jornalista (bom ou mal) usa o condicional (seria, teria etc), ele normalmente está reproduzindo a acusação feita por alguma autoridade policial ou judiciária. Normalmente a frase é contruída mais ou menos assim: “de acordo com o Ministério Público fulano de tal teria desviado tantos mil reais da Previdência”. Não é o jornalista quem afirma. A autoridade encarregada do caso é quem acusa. ao jornalista cabe reproduzir e ouvir o acusado.
Qto ao suposto anti-semitismo vale lembrar que o Governo de Israel é uma coisa e os judeus são outra. Ou alguém acha que Governo do Brasil é sinônimo de brasileiros?

Luiz Carlos Cardoso
Luiz Carlos Cardoso
17 anos atrás

Pedro, interessante o seu enfoque no jornalismo…outro dia a Milly Lacombe do sportv afirmou que o Rogerio Ceni havia falsificado a assinatura pra ir pro Arsenal…depois o RC entrou ao vivo no programa por telefone e disse que agora ela teria que provar a falsificação e ela começou a dizer que não era bem assim e “que ele teria que se explicar, porque ela não sabia da história”…vai levar um %!$&#processo na cabeça….muito idiota.
AE FG, queria ver se algum Juiz expede um Mandado de Prisão contra você…..seus conceitos sobre o “contraditório e ampla defesa” iriam mudar, com certeza

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

jcesar: Eu deixei de estudar Direito para não ter que fazer as conscessões éticas nescessárias a profissão advogatícia.
Se me aparece um criminoso querendo defesa, eu até posso apenas usando a verdade defender o cara, mas na maioria dos casos é nescessário mentir, contra atacar (as vezes até desqualificar as vítimas do criminoso) e fazer barbaridades, calcado na coisa de “todos têm direito a uma boa defesa”, etc.
Mas pra mim não cola, ética não se aprende num manual do que pode ou não fazer, ética está no coração, por mais piegas que isso pareça. Me esforço nessa vida para ser correto, para ser realmente uma boa pessoa, não teria como eu exercer essa profissão sem deixar de lado o que é certo, ou morreria de fome sem clientes.

Já precisei de um advogado, e a primeira coisa que eu disse, ao sentar na mesa dele, foi que todas as palavras usadas, em todos os textos de tudo que impetrássemos teriam que condizer com a absoluta verdade. Me prejudiquei no processo por isso, mas de outro modo não teria nem começado. E muitas vezes discuti com o advogado que queria mais maleabilidade nessas minhas determinações.

Assim, infelizmente, é a profissão de jornalista. Perguntaram para o Bruno Senna recentemente coisas relacionadas ao tio, ficam forçando alguma resposta (ou o cara diz que quer ganhar ou tem que admitir que vai perder) e depois colocam em letras garrafais, no destaque: “Bruno afirma que vai ganhar mais que o tio na F1” como arrogância, coisa que o garoto já mostrou que não tem. Mas faz parte do trabalho do jornalista forçar essas situações. Ele pode se desculpar “quem falou foi o cara, não eu!” mas no fundo sabe que não é isso que o entrevistado pensa, no fundo sabe que está agindo errado, anti-ético.
Outra coisa no jornalismo é a história do “teria sido” para poder dizer coisas que não foram provadas, como falar que fulano “teria roubado” milhões, quando na verdade nenhuma prova indica isso…
Além disso, é muito raro ver retratações em casos de falsas acusações. Se provam que o tal fulano não roubou nada, nenhum jornalista pede desculpa pelo “teria roubado”, nenhum se retrata (ops, estou generalizando).

O Gomes certa vez fez um comentário sobre isso, de como a imprensa italiana alterava o teor das declarações do Massa…

Portanto, um profissional do jornalismo, assim como um da advocacia, ou fazem conscessões à ética, ou morrem de fome sem trabalho, infelizmente.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Engate,

Mais uma coisa, poucos conheceram a morte como eu, tô falando sério mesmo, mas como gosto da vida, não pretendo gastar as seis que ainda me restam.
Homem-Bomba e Judeu que gosta de brigar lá no OM, são todos doentes.

Caique
Caique
17 anos atrás

Engate,

Prefiro discutir com a minha esposa, que é mulher ,e é muito melhor que ser otário para ir brigar no meio de dois exercitos de Terroristas. Deixo isso para aqueles que acham que podem matar em nome de Deus, independente de Credo, porque são todos muito b.a.b.a.c.a.s. Como acredito em Deus e ele é a perfeição, que estes caras todos, incluindo os Judeus que acham que podem tudo em nome de Deus se fo… e vão par o Inferno. Se você acha que os caras tão certos em matar crianças e mães e idosos, junte-se ao Rosemberg e pegue um Canhão e sai atirando lá, porque eu tô fora.

Marcato
Marcato
17 anos atrás

O ebgraçado que que os judeus antes de terem seu estado tinham seus grupos terroristas que lutavam contra a ocupação inglesa e tb ´perpetravam atentados, mas ai era justificável, já os palestinos são o diabo e tem de morrer !dois pesos duas medidas !

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Caíque, pega um vôo e se alista como homem bomba dos terroristas.

jcesar
jcesar
17 anos atrás

O dia que tu precisar de um advogado, vais mudar a tua opinião a respeito desse profissional.
Isso é igual a jornalista, tem os bons e os ruins…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

O Hizbolah (escrevi certo?) tem suas raízes culturais, mas é sim terrorista, assim como o IRA também era. deve evoluir como o IRA evoluiu, difícil acabar com um movimento assim.
Israel que precisa se concentrar menos em vingança e mais em futuro. Israel era terrorista no começo, mas essas coisas passam.

Caíque
Caíque
17 anos atrás

Rosenberg,

Pega um Vôo até Tel-Aviv e se alista. Pega umas granadas e va´lá matar uns Terroristas Fanáticos, mas mata todos, independente de religião. Judseus serão aceitos também, porque são tão TERRORISTAS quanto os Hamas. Hezbollah, Mártires de Alaxa, etc.

Rosemberg
Rosemberg
17 anos atrás

Se a população votou nos terroristas que sofram as consequencias como nós sofremos com a maioria que vota nesse lula que está aí !!!!!

ZANARDDI
ZANARDDI
17 anos atrás

REalmente é uma arbitrariedade. No rasil é proibido ser punido POR ROUBAR, DESVIAR, ERIQUECER ILICITAMENTE.
Praticar atos ilícitos , pode, ser preso, não.
E tem aquela de um deputado mensaleiro absolvido que em plenário disse: eu so recebi 120 mil reais. ( essa eu assisti na TV ).
Política, Brasil… me deixe com minhas corridas,tá !!!

Rosemberg
Rosemberg
17 anos atrás

É UM GRUPO TERRORISTA SIM !!!!!!!
Israel só está respondendo, esse grupo TERRORISTA é que começou tudo. Pode a resposta ter sido desproporcional,

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

O Hizbollah, Partido de Deus, é um partido político com dez cadeiras no parlamento libanês. Não devemos vê-lo como grupo terrorista, como divulgado insistentemente pela mídia, mas sim um partido que luta pelos direitos de seu povo.

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Flávio, pessoal, bom dia. Bem, de novo dando a cara pra bater vamos lá: quando está escrito que “é duro dizer mas chega a dar saudade de certo alguém”. de quem seria? Não senti nenhum pudor quanto mais desconforto em quem escreveu isto, mas, estaria-se referindo aos antisemitas de sempre ou a alguém específico? Porque se a referência for ao nazismo, esse foi derrrotado, não sinto muito. Existem alguns doidos por aí, ainda queimando mendigos, explodindo bombas e desenhando suásticas, mas é um grupo tão ridículo como o eram seus chefinhos. Quanto à guerra em si, de novo leio e vejo que assim que chegar a força de paz, que Israel a pede, este sai do Líbano. Não quer que os indefesos e oprimidos com 12 mil mísseis voltem a ficar na fronteira disparando contra seu território. Não vamos confundir o povo libanês com o Hezbolah. Gostaria mesmo de saber qual seria a reação nossa se um grupo armado ficasse disparando mísseis da Argentina em nossa direção, sequestrando soldados. Em outras palavras, qual a sugestão factível praquela situação. Bem, tem a do demente, o presidente do Irã: a única solução é o fim do estado de Israel. É isto que o pessoal do blog também quer?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Vivemos uma Midiocracia, e não temos nenhum D[espota Esclarecido.
A Imprensa brasileira tem tanta ojeiriza da censura que repudia até a auto-censura: Vi na TV, pessoas íntimas, chamadas de “Máfia” e “ladrões”, “golpistas” sendo que trabalhavam de graça visando o bem de pessoas humildes…
Mentira, falsidade, nenhum condenado, mas a imprensa não se retrata, jamais admite o erro.
Desde então, sempre que vejo noticiarem que “fulano é ladrão”, duvido. Quando tiver a condenação, tudo bem. Antes disso são inocentes e serão tratados assim.
Vamos tomar vergonha, jornalistas!

Marcos B.
Marcos B.
17 anos atrás

Hoje em Curitiba também houve protesto contra a carnificina no Oriente Médio. Protesto, é óbvio, a favor dos libaneses e contra esta guerra tola patrocinada pelos U.S.A. e como disse um amigo abaixo, pelos judeus que esqueceram seu passado e resolveram cometer as mesmas atrocidades as quais foram vítimas.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Ainda a respeito desta senhora, a rede-bobo vai veicular alguma explicação apropriada, mas podem ter certeza que o problema foi de nariz mesmo…

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Putz !
Será que vão amputar o cérebro da Glória Maria ?
Se isto não for possível, poderiam, pelo menos, amputar a língua, né ?
A parte da população com QI superior a 0,1 agradeceria…

o novo
o novo
17 anos atrás

Melhor dizendo: Povo bom de todo o mundo, unam-se.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Não acredito mais nessas coisas. Mentiras, é tudo que se ouve da imprensa hoje em dia estamos mergulhados num mar de lama quando se trata da ética do jornalismo.
Se uma pessoa não teve seus direitos respeitados, sua chance de defesa, a imprensa devia noticiar o erro, não fazer uma condenação prévia.
Sei de casos, e odos que vi na imprensa acusando pessoas não julgadas eram lotadas de mentiras!
É absurdo, a imprensa brasileira não é confiável.

o novo
o novo
17 anos atrás

Você é sutil e não disse “os judeus”, mas o governo de israel. Ainda é preciso ser sutil? De tempos em sempre a sanha assassina do “governo de israel” dá o ar de sua graça e extermina inocentes. O que fazer para acabar com este martírio? Como podemos nos mobilizar? É preciso impedir o genocídio!! É duro dizer, mas quase dá saudade de um certo alguém. Árabes, se unam …

Ibá
Ibá
17 anos atrás

Da matta em coma; juízes corruptos; advogados safados; judeus que, esquecendo o que sofreram na 2ª Guerra, cometem atrocidades contra pessoas indefesas…e no meio dessa joça toda, a Glória Maria vai parar no hospital porque, com medo de ficar velha (56 anos) fica se entupindo de complementos vitamínicos até ter uma crise, e uma modelo morre por querer ser mais magra …
é, os valores se inverteram mesmo. Vou brincar com meu filho para desestressar. Boa noite Flávio, valeu galera.

Ros
Ros
17 anos atrás

Agora ela pode ter certeza de que vai conseguir emagrecer mesmo…

Darwin Awards pra ela.

mister mistério
mister mistério
17 anos atrás

Boa noite FG.

Contraditório rima com supositório. Esse Santiago deveria experimentar os dois no mesmo lugar…

Zuquim
Zuquim
17 anos atrás

Boa noite FG:
Quantos aviões da Varig? Hummm…
estatísticas, pero…
Mantenha-nos informados sobre o da Matta,sim?

Johnny Mallenge
Johnny Mallenge
17 anos atrás

Mundinho mais fútil esse… gente que se mata à toa… gente que morre à toa… gentarada à toa!