Luzes, câmera, ação
SÃO PAULO (ainda faço um programa assim) – O blogueiro, famoso, disse que não precisava postar essas fotos, mas não acho justo guardar só para mim.
São do programa “Carro é Notícia” da antiga TV Rio, apresentado por Denis Miranda e André Queiróz. Os caras levavam os carros para o estúdio. Vejam que belezinha de Corcel.
Ah, sim, tem um GT40… Sabe que eu nem tinha percebido?
Acho que o blogueiro, famoso, será reconhecido pelos Matuzas. Se não for, eu conto quem é.
Ah, de onde vieram essas tem mais coisa. Que vou colocando aqui aos poucos. Tem uma colorida que vou te dizer…
O topico ta bem velhinho, mas ja que ressucitaram, ampliei a foto do corcelzinho de cara preta, e ele aparentemente tem carter de aluminio. Grandes chances de ser um Bino.
O que aconteceu com o Deniz Miranda?
pode me dizer se é o mesmo que trabalhou na radio bandeirante?
olá Flávio gomes sou do sul do pais e sou apaixonado pela ford no seus anos de ouro gostaria de saber mais sob, o lendário gt 40 trazido em 1969 para equipe arte e instrução. o carro se encotra em poder da equipe ou ja foi vendido para algum colecionador poi o carro foi íconi para as corridas. obrigado
Caro Robson
Desculpe-me, vc está com toda razão, quem estava no Royalle era o Lian Duarte, enganei-me, o Tite estava no Bino Mark II.
Ah, tinha também o Sérgio Mattos com o outro Royalle da equipe Ford Willys. Eles correram com três carros.
Para o Sidney
Amigo, assisti essa corrida e você se enganou em um detalhe, quem estava correndo com o Royalle F100 era o Lian Duarte o Tite Catapani estva com o Bino MarkII.
Sidney Cardoso ,sei lá ,mas por via das duvidas é melhor usar o que tiver ao alcance, nunca se sabe né.
jonny\\’O
Fique tranqüilo.
Acho que vc não me entendeu bem.
Eu não fiquei chateado, realmente, só queria saber o significado da palavra que não conhecia,só isso.
Agora, depois que escrevi e saí, me veio um pensamento à cabeça.
Será que ferradura dá sorte mesmo?
Repare que nas duas baterias da corrida que relatei mais abaixo, em Interlagos, 10-01-71, aquela onde narro que na primeira o carro parou por curto e na segunda por estouro de pneu, foram justamente na curva da ferradura…Rsrsrs.
Sidney Cardoso, acho que o ZICADO que o Fabio Greco diz na revista é algo do tipo ,um carro azarado.
Somente copiei o que estava escrito.
Quando vi a foto do post ,lembrei esta historia da revista,ai perguntei a todos se por acaso não seria esse o tal carro zicado.
Peço desculpas se me fiz entender mal.
Carlão
Obrigado, penso, então, que o sentido aí deveria ser de azarado, pois o carro veio zero e nunca havia batido antes.
Esta gíria é de SP?
E né que o carro foi azarado mesmo.
Uma vez correndo com ele em Interlagos, embaixo de chuva, que ia e voltava, estava liderando com 15 segundo à frente do segundo, Lian Duarte com Royalle F 100, que vinha à frente de José Moraes com Porsche 910, de repente, começa a aparecer um cheiro de queimado que vai se intensificando dentro da cabine, até que tive que parar, na saída da ferradura,com medo do carro pegar fogo.
Soltei, abri o capô e nada.
Os mecânicos chegaram correndo, sentiram o forte cheiro e tb ficaram preocupados. Aí, Antônio, matou a charada.
Viu que o botão do limpador de párabrizas estava ligado e o limpador parado.
Falou : – Queimou o fusível! Vai embora!
Entrei, nem coloquei o cinto.
Nisto, quando estou entrando, passa o Tite.
Saio parado, vou atrás dele, a Graziella Fernandes que havia passado com a Alfa GTA e me vira parado, não imaginou que viria logo ali.
Ela havia dado uma rodada na pista e voltou na minha frente, na hora que iria passar o Tite na entrada do S.
Pronto, fiquei pra trás de novo. ( Chingando a Graziella, apesar dela ser linda).
Tive que recomeçar tudo de novo, estávamos aí, na última volta da primeira bateria, vou me aproximando do Tite, a arquibancada toda de pé, ele ganha a bandeirada e, num décimo de segundo, passo-o, chegando em segundo…
Segunda bateria desta mesma corrida :
Muita chuva, gostava de correr assim, bobeio na saída, GT 40 dá uma afogada, José Moraes parte na frente com Porsche 910, soltando um spray danado.
Fico observando qual ponto conseguiria melhor para passá-lo, já que o limpador parou de vez.
Vi que seria na reta oposta.
Quando estou com meio carro à frente dele, na tomada da curva, ouço um estrondo, viro o volante, o carro segue reto. Ele diminui pra não se chocar, e vai embora.
Vou conferir o que era e havia estourado o pneu dianteiro direito.
Êta carro azarado mesmo ou zicado.
Quantos aos pneus, engraçado, que me lembre, eles só foram usados neste dia, assim como os Ford Corcéis que estavam lá pq lá estavam tb os proprietários das autorizadas Ford do RJ.
jonny\\\\\\’O
Corrigindo : Prefiro ficar vermelho na hora do que amarelo o resto da vida.
Amigos, fiquei de contar mais umas estorinhas de bastidores, vou deixar esta aqui, depois vou sair para visitar minha mãe que está se recuperando bem de uma operação.
Antes, vou deixar duas perguntas para os matuzas. Hoje à noite ou amanhã, à tarde, dependendo das circunstâncias, voltarei para saber se são bem informados mesmo.
Acho que não saberão responder, pq algumas coisas só sabemos por vivenciá-las..
Carlos Alberto Scorzelli que aparece aí na foto de blusa clara, gola rolé, foi um piloto que teve uma carreira, digamos, de pouca duração em nosso automobilismo.
Agora duas perguntas : Alguém sabe com que carro ele corria antes de pilotar o GT 40?
Alguém sabe de algumas coisas que em que ele foi o primeiro a introduzir em nosso automobilismo?
Bem, vamos a mais uma estorinha pitoresca, não tem a ver com automobilismo, mas foi vivenciada por um jornalista dele.
Contada hoje, parece inacreditável.
Denis Miranda, o mais velho aí dos dois que apresentava este programa, um dia, no final dos anos 70 ou início de 80, apareceu em nosso ex colégio, solicitando-me para alugar o auditório pra ele.
Àquela época, ele estava escrevendo em jornal e tinha um programa de rádio na Metropolitana.
Gostou de uma bahianazinha ( no diminutivo, pq era pequenininha mesmo ) que trabalhava com ele, depois até casou-se com ela.
Bem, ele chegou eufórico, disse-me que sua namorada tinha um faro para descobrir talentos, que ela havia ouvido uma cantora que estava começando e que tinha certeza de que seria o maior sucesso em pouco tempo.
Perguntei o nome, ele falou e não conhecia.
Alugamos o auditório, ele fez divulgação na rádio e na hora, num auditório de 914 lugares, haviam apenas 70 pessoas.
Ele ficou nervosíssimo, pensou em suspender o show, mas a cantora disse que não que iria cantar para aquelas 70 que foram lá.
No meio do show, ele me chama num canto, diz-me que estava com uma enorme dor de cabeça, passou-me a quantia que havia arrecadado e me solicitou para fazer o pagamento, ou seja, me deixou na banana.
Na hora do pagamento, um dos músicos quase me bateu.
Sabem quem era a cantora?
Elba Ramalho…
Zicado quer dizer azarado, ferrado, “todo errado”, depende do contexto…
Aliás, o contexto do tal programa era demais, os pneus pendurados são beeeeeeeeeeeeem brasil mesmo.
jonny\\’O
Me desculpe a ignorância, mas aprendi um pensamento com Antonio Carlos Scavone que diz : Prefiro ficar amarelo na hora do que vermelho o resto da vida.
O que quer dizer zicado.
Penso que deve ser uma gíria regional, aqui no Rio, ainda não chegou.
Alem do site que o Sidney falou vejam este link
http://www.racingicons.com/gt/1083.htm
E´o pessoal que restaurou o GT40 que foi do Sidney. Eles restauraram vários outros GT40s. Vale a pena dar uma olhada.
O carro esá bem vivo e passa muito bem. Está nos EUA e compete em várias provas de carros clássicos e concursos de elegência. Correu também no Le Mans Classic de 2005 se não me angano. Está em perfeito estado de conservação. Chassis GT40 P 1083 vermelho com faixas brancas nº 83. Vejam o link quebrado
http://www.supercars.net/gallery/
119513/821/3.html
São oito fotos do carro no Concurso de Elegância de Greenwich.
Acabei de ver um video da corrida em Le Mans vencida pelo Ickx com o GT40 #6. Sensacional! Disputa palmo a palmo até a última volta.
Bom a versão que eu ouvi é que o Wilsinho achou este carro há um tempo atrás, comprou a preço de banana em fim de feira e revendeu na Europa…
Grande Laerte
Claro que me lembro de vc, seu pai, Lakir Aguiar, que foi dentista do Vasco da Gama e meu professor de desenho, ( pena que sou péssimo, não por culpa dele )seu irmão, sua mãe.
Olha, tenho que sair agora, depois te envio por e-mail, uma foto sua que vi, não me lembro se num filme que tenho de algumas corridas e treinos ou em fotos mesmo.
A internet é interessante, né, jamais poderia imaginar que vc freqüentava o blog do FG.
Vitão
Acho que vc está de gozação, de qualquer modo, terei o maior prazer em conhecê-lo.
Romeu
Já enviei bastante fotos pra o FG.
Vou ter que sair, quando voltar, te conto mais estorinhas de bastidores.
Abs.
Amigo Sidney.
Lendo seus comentarios retorno ao tempo em que fomos colegas de travessuras, eu, vc e sergio, no Arte e Instrução, nos jardins de sua casa na Geremario, lembras da Vespa, da Monaretta na Ilha do Governador,
dos bailinhos na casa do Mauricio Miller na Praça Seca, do Cadilac conversivel amarelo de seu pai e de tantas outras lembranças. Continue a mandar fotos e historias de uma epoca que nunca se esquece. Grande abraço. Em tempo: Grande FG este espaço esta cada vez melhor.
Prof. Sidney, se você me concede a honra, no próximo farnel dia 02/09 vou levar o meu livro do GT-40 e pedir um autógrafo na lista de chassis , ao lado do no. 1.083 .
Obrigado Sidney, pelas fotos históricas, e por nos revelar a história real de um dos carros com maior carisma que passou pelas terras tupiniquins.
Só lamento que todos esses carros esportivos importantes tenham sempre um fim muito parecido.
Estão fora do país, sendo leiloados a preços incalculáveis, ou em mãos de colecionadores estrangeiros.
Por favor Sidney e Flavio, mais fotos, mais histórias.
Blogueiros carentes imploram…
jonny\\’O
Obrigado pelas informações.
Ná próxima Super Classic estarei aí em Interlagos com a Adriana e Ornella Greco, irmãs do Fábio.
A Adriana, uma querida amiga, ficou de se informar mais e me contar o destino dele, após ir para a equipe de seu pai. No álbum das duas, no orkut, tem foto dele com as cores do Greco, está muito bonito.
Não consegui esta revista.
O Antonio Ferreirinha que acabou de construir mais um HEVE, e que havia sido nosso mecânico quando corremos com ele em SP, me disse que a reportagem estava equivocada, me pediu para que enviasse meu endereço que o Zampa iria me mandar a revista e queria conversar comigo.
Enviei, mas até agora o Zampa não me contactou.
Tava esquecendo! A revista é Motorsport #17 2006.
Claudio Orestes
Não era simples assim como vc pensou, não.
Este carro não dava para andar na rua, pq nos modelos de corrida a altura do chão era mínima.
Ele só ia em cima de carreta.
Em Interlagos que era pista própria para corridas ele batia no chão, numas lombadas existentes, parece que até hoje, na curva que antecede a largada.
Pois, é, bons tempos que tinhamos autódromo, aqui no Rio…
Robson Feitosa, já descrevi mais abaixo, aqui nos comentários, quem eram estes senhores que estavam na platéia.
Eram os proprietários das revendedoras Ford do Rio.
Pessoal vamos lá, achei a revista, quem dá a entrevista é Fabio Greco ,filho do Luiz Antonio.
Ele afirma que em 68 quando a Ford comprou a Willys ,os carros, estrutura foram mantidas ,só mudou o logotipo.
Sobre o GT 40 ele afirmou que:
_ “Nosso Gt 40 era um sonho,mas um carro zicado.Quando ele saiu da pintura com o visual da equipe ,quem foi testa-lo em interlagos foi o Wilsinho Fittipaldi.Pois é , deu uma tremenda pancada na curva do laranja.Foi duro recupera- lo.Aí ,Paulo Gomes,o Paulão,passou a pilotá-lo,mas um belo dia também bateu muito forte ,ainda em interlagos ,na curvado lago.Mais trabalho!Meu pai cismou que o carro estava muito torto,seria dificil recupera-lo e acabou vendendo para o Marinho Antunes,que tinha o Artur Bragantini,da equipe Infesteel, como piloto.Não é que o Artur também deu a maior cacetada?Foi em interlagos na curva 3.Aí ,não tinha mais jeito,acho que ele não durou um ano”, lamenta-se Fabio Greco.
Parece o carro do Speed Racer: http://www1.youtube.com/watch?v=ScF_ZGdg6ik
Esse pneus como cenario esta muito hilario….
Show de bola.
abs
Esse estúdio é de dar inveja a qualquer um. Ah! os caras na platéia quem seriam (é querer demais).
E os pneus , sensacional..
Abraços
Sidney,
Continue participando e enviando informações e fotos pois nada melhor ouvir (ler) as histórias de quem viveu o momento e participou.
Todos do blig agradeceram.
Abraços a todos.
Aposto que esse GT-40 deve ter saído de Cascadura ou Jacarepaguá rodando tranquilamente pelas ruas e avenidas até Copacabana(TV Rio) e, deve ter voltado tambem. Bons tempos… tínhamos até autódromo!!!
Corrigindo falha digitação, blusa clara.
Para Thiago Muneratto
Obrigado pelos links dos vídeos, muito legal.
Não os conhecia e adorei ouvir de novo o ronco dos V8.
Claudio Ceregatti, atendendo seu pedido, já enviei mais fotos para o Flavio.
Me esqueci de falar, quem está ao meu lado de blusa cara, no palco, é o piloto Carlos Alberto Scorzelli.
Bem, gente, já que o Flávio postou, vamos lá.
Mais uma vez, Cesar Costa acertou.
Caramba! Cesar sabe tudo de automobilismo.
Quando o Flávio escreveu sobre a TV Tupi, havia comentado com vcs que tinha trabalhado com Fernando Calmon no programa Grand Prix e com André Queirós ( Não me lembro se a grafia é com s ou Z ) e Denis Miranda no Carro É Notícia.
As fotos foram tiradas no programa Carro É Notícia.
Nesta época ainda não trabalhava com eles.
Fui como convidado, pois os revendedores da Ford do RJ – alguns eram patrocinadores do Programa – queriam me entregar um troféu pela estréia e vitória do Ford GT 40 em sua primeira corrida no Brasil.
Poxa, vcs não podem imaginar o corre-corre que foi, pq o programa foi gravado e ao ar no mesmo dia da corrida…
Thiago Azevedo falou : Aqueles senhores sentados fazem parte do auditório? São eles que batem palmas, riem e gritam?
Não, Thiago, eu tb pensaria isto, vendo as fotos,mas isso não existia neste programa, nem havia platéia nele. As cadeiras eram usadas em outros programas de auditório neste estúdio.
Esses senhores são, justamente, os revendedores que estavam aguardando a hora de entrar no programa. Assim, como eu, que estava sentado ali, mais à direita.
Pra vcs que curtem corridas e, penso, que como eu, gostam das estorinhas pitorescas dos bastidores – se não gostarem, por favor falem, que pararei de contar – reparem que há um rapaz meio gordinho, debruçado pra frente cochichando comigo e com Scorzelli.
Ele foi piloto, corria com um fusca muito bem mexido, preparado pelo Reinner, era o Luiz Mourão.
Vamos, aqui, a uma engraçada dele : foi realizada uma corrida de fuscas standart como preliminar de outra corrida que era do Campeonato Carioca e que tb iria participar.
Se não me engano esta preliminar foi a primeira corrida no Autódromo do Rio, que foi realizada no sentido horário, ou seja, ao contrário.
Pois bem, peguei meu fusca, totalmente standart, tiramos apenas os pára-choques e colocamos Santantônio.
No dia da corrida, na segunda volta, defronte as arquibancadas, bem em cima de onde seria a linha de chegada, vinha liderando, com o pé no fundo e o Mourão me passou nesta reta numa velocidade de uns 10 Kms a mais, bem em cima de onde seria a linha de chegada…
Fiquei P da vida, na hora. Que standart é esse?
Na próxima volta, no mesmo lugar, puxei o afogador para o carro ratear e na volta seguinte entrei nos boxes, fingindo que o carro estava com defeito. Saiu na Auto Esporte que meu carro passou rateando e que parei…
No dia fiquei P da vida com o Mourão, depois rimos muito do fato, quando ele confessou que estava com o carro super envenenado.
Voltando as fotos e aos comentários, alguém falou que era o GT 40 dos irmãos Cardoso. Vc quase acertou, pq meu irmão já havia falecido e não chegou a conhecer de perto, o GT 40 que ele era um fã.
Alguém disse que foi um que o Paulão destruiu. Outro disse que foi vendido para Marinho Antunes. Outro disse que ele tinha o chassi de número 1083. Acertou!
Este carro era zero, estava de reserva para Jack Ickx numa corrida de Le Mans, caso o dele quebrasse nos treinos, por sorte não quebrou e ele veio zero.
Vou contar o que sei e gostaria quem tivesse mais informações que comentasse, pois tb gostaria de saber.
Fiquei afastado das corridas, num hospital, por um bom tempo, devido a uma cirurgia mal sucedida e não pude acompanhar a trajetória deste carro.
O que sei : Após fazer quatro corridas com ele, duas no Rio e duas em SP, foi nos dito por pessoa da mais alta confiança, que iria sair uma lei da CBA proibindo os carros importados de correrem.
Ficamos muito desapontados, pois a P33 e a Lola T70 estavam correndo e não havia nenhuma pressão.
Ato contínuo a Ford do Brasil nos fez uma proposta irrecusável, visto que não poderíamos correr mais com ele.
Então, nós o vendemos e a lei não saiu.
Luiz Antônio Greco foi com sua equipe pegá-lo lá em casa (tenho foto).
Soube que a primeira corrida dele foi com Wilsinho Fittipaldi e que ele havia batido no guard rial em Interlagos e havia empenado o monocoque, não terminando a corrida.
Soube, tb , que ele o vendeu para o Paulão.
Soube, tb, que Paulão havia saído da pista com ele em Tarumã e que ele havia ficado bem danificado.
Depois, me disseram que Emerson Fittipaldi havia comprado e colocado em seu museu. ( tudo isso me contaram, não sei se é verdade).
Há coisa de uns dois anos, apareceu um rapaz em minha casa e me disse que havia um site nos EUA, onde ele estava sendo vendido e que lá não constava o pedigrée dele.
Que seu tio que vivia lá pediu para ele me procurar e que contasse como foi seu desempenho quando estave comigo.
Fui no site e no link que deixo abaixo e confirmava o que ele falou. Está ainda hoje.
http://www.ferraris-online.com/cars/1083/1083b.html
Escrevi e copiei recortes das corridas que participei, dei para o rapaz, mas até hoje, o site continua sem apresentar e o carro continua à venda neste mesmo site, neste link : http://www.ferraris-online.com/cars/1083/1083a.html
Depois, Sérgio Eduardo, blogueiro daqui, me passou um outro site que seu amigo Ibsen, havia achado, onde o carro estava participando de um Super Classic.
O link é este : http://www.supercars.net/gallery/119513/821/3.html
Bem, gente, isto é o que sei.
Se vcs souberem mais sobre ele, ficarei grato se postarem.
Grato.
GT quareeentaaaaaa…. (babando, escorrendo pelo canto da boca)
Carros num palco (incluindo um GT40), apresentadores também e o público em volta… Caraca: o atual modelo do Top Gear foi copiado do programa do André Queiróz!! Igualzinho mesmo!! Muito legal, cara. Sempre ouvi falar desse programa, mas não imaginava como era.
Me lembro do Arthur Bragantini batendo o Ford GT 40 do Greco Amarelo, Mercantil Finasa na curva três em Interlagos. Era corrida curta, largou e na 1a freada da 3 tinha mais de meio retão de vantagem para todos, aí travou rodas e foi lambendo o guardrail com o lado direito do carro, abandonou, mas
não destruiu o carro
Nossa ! Que programa legal devia ser heim Gomes !
Não, Jeremias, tô achando que vou ter um programa tipo Ofélia Cozinha.
Depois dessas fotos, só não me jogo da janela porque tive um ataque do coração e não consigo levantar…pqp que coisa linda! Olhem esse site: http://www.gtd40club.co.uk/Video.htm e baixe o “GTD40 At Shelsley Walsh Hill-Climb” … ah, aumente o som!!!! Pelo que entendi são kit-cars, mas mesmo assim são fantásticos. Ford abraços.
Parabenizo a todos pelo alto nível.
Alguém disse, há alguns posts atrás(virou medida de tempo?) que os que tem 50 anos é que conheceram as maravilhas do nosso automobilismo. Verdade.
Torço pelo renascimento do automobilismo tipo ppp-município/estado-patrocinadores-pilotos.
Haveremos de voltar à esta Belle Epoque. O Gomes tá inflamando a galera original, sumida e Graças a Deus, reaparecida com vigor, idéias, experiência, gana(ver Ceregatti e seu bravo Celta).
Muito bom!
Dio Mio, que coisa linda.
Quem será o maravilhoso cristão que vai postar cenas do programa no You Tube?
Essa foi verdadeira raridade, de fato, Flávio. Nem na web achei infos sobre o programa… valeu mesmo.
Abraços
que que e isso flavio…. ta achando que vc tera um programa tipo do Top Gear???
Demais, essas fotos…
Manda mais, Sidney Cardoso, manda…
Sobre a semelhança dos Escorts americanos e europeus da década de 80, lembro de um declaraçào do VP de engennahria que o projeto do carro mundial era uma falácia, porque a única peça comum era o selo da bomba d’água. O carro americano era uma mixórdia de peças especiais e outras compradas fora. O cambio era japones, com cereteza.
Acho que acertaram a mão com o Contour/Mondeo . Mas o meu preferido era um Sierra RS 500.
Quem usava os Bino era a Equipe Willys.
Não existiu equipe Ford. Era a Equipe Mercantil-Finasa, do Greco. Eles nunca importaram GT-40.
O carro importado pela Equipe Colégio Arte e Instrução, dos irmãos Cardoso, foi vendido para o Marinho Antunes, e ficou muitos anos parado em SP, até ser mandado para a Europa.
Foi vendido pelo John Starkey para um colecionador da França.
Tá na cara que é o Sidney que está mandando fotos da “cria”. Mas o que eu gostei mesmo foi dos pneus pendurados no estúdio. Completamente TOSCO!
Vitão, a equipe Ford que usava os Binos nas corridas ,importou um e que eu saiba foi destruido pelo Paulão em interlagos, alias bateram varias vezes até acabar com o carro.
Foi uma p.u.t.a maré de azar!
Acho que li isso no site obvio se não estou enganado, ou foi na revista 4rodas classic sobre a carreira do chefe de equipe da época,agora não estou lembrando o nome,que vergonha!
Vitão, o Escort americano de 83 é uma cópia do europeu e brasileiro com os para-choques e faróis adaptados para a legislação deles, o clone do Mazda serie 3 é da metade dos anos 90. Em uma 4R do início dos anos 80 saiu uma matéria com o Escort americano e o seu irmão de luxo (se não me engano o nome era Mercury Lynx), carro bonitinho. Pessoalmente – e alimentando a tradicional rivalidade GM-Ford – sou mais um Chevette que foi lançado na mesma época nos EUA em versão esportiva com um V-6 2.7 ou 2.8, não lembro bem (para quem tiver a revista, Motor 3 nº 27, 1982).
Abraços!
Quem? Quem? Quem é? Diz logo
Lindas fotos
Concordo com o Totiy : É o avó do Top Gear . Nada se cria tudo se copia .
Que discrepância…