No comments


Morre em Brasília o ex-presidente do Paraguai Alfredo Stroessner, aos 93 anos. Na foto
da “Reuters”, Stroessner e Eernesto Geisel na inauguração da Ponte da Amizade, em 1974.

Comentários

  • Ditadura nunca mais…
    Que sonho lindo!
    As esperanças do povo brasileiro ficaram arquivadas ou escondidas como tantos irmãos que ¨desapareceram¨…
    Quem será o novo presidente? em quem depositaremos os ideais de uma vida democrática?
    Estamos perplexos, Lula, só se for com macarrão ,
    Será que de novo tudo vai acabar em pizza?
    Acredito estarmos como que cegos em um labirinto.
    Será que os generais ainda não estão no comando?

  • Voltando a Itaipú: Alguém acredita que 2 democracias fajutas sem nenhuma “vontade política” e pressionada pelos ambintalistas e IBAMAs da vida alagaria o parque nacional de 7 Quedas?
    Never, baby.
    Essa patota não consegue nem duplicar a Régis, que mata uns mil por ano…

  • Poxa!…esse assunto rende…Olha pessoal, aqui tem de td, mas uma coisa é um fato concreto: O respeito e moral, e por que não? medo dos milicos de plantão, permitiam gerericamente que qq um tivesse a sua propria vida. Eu mesmo, viajava a bessa pelo pais tod e sempre que era parado em uma barreira qq (geralmente do exercito) era inspecionado com educação e cortesia…não faz muito tempo, (uns 2 anos) na divisa SPxParana, voltando para Sampa fui parado (estava sózinho) para uma vistoria e durante esse tempo, tinha um PM de metranca na mão, apontando na minha direção…pô! assim é um pouco demais né?…conversando com os PM’s “depois” da revista me disseram que procuravam drogas. Pô legal eu disse…e pq não param tb carros onde tem mulher e crianças ?..afinal ngm tem carimbo na testa né?….Não passou na cabeça do comandante da tropinha lá, que tem mto PDP que põe a mulher e filho no carro pra disfarçar….A policia de sampa vive prendendo gente(?) assim….O fato é que os milicos foram sim, um mal MUITO necessário e a alternancia do general de plantão, deu uma aparencia politica aos governos, mas , havia sim um projeto e o Geisel foi escolhido principalmente pelo seu conhecimento da área energética. Não se esqueçam que foi no governo dele que Campos foi descoberta….Hj, aqueles que os combatiam estão no governo fazendo tantas ca.ga.das. que não dá pra comparar…..eu prefiro mais do ruim de antes do que menos do atual….que lástima…..eta paizinho sem memória….Qto ao strosner…morreu…acabou….fim de um periodo. só isso.

  • VELOZ-HP, muito feliz sua colocação e entendimento, muito do expresso aqui estudei,assisti e vivi nos meus 42 anos de Brasil, sou passivel de erros de avaliação por falta de maior formação e meu proprio tempo.É um prazer estar ao lado de pessoas bem esclarecidas e com raio de vizão mais abrangente. Um abraço, suas fotos são geniais.

    ZUQUIM , meu camarada, congratulo com vç os méritos do texto e nossa conteporaneidade,”Led como outros tantos, estara sempre na nossa memoria juvenil” , sobre a foto. reparou que “Quem” à fotografou esta do lado de cá, a direira dos ditos cujos, quem seria heim??? abração.

    Se tem uma boa coisa a tal Democracia é isso que fazemos aqui, expomos nossas opiniões sem necessariamente ter que acata-las pois mesmo sendo ou não contenporaneos cada um viveu sua agrura pessoal, mas diferente de ontem, hoje expressamos respeitamos outrem, isto por si já é um enorme e significativo avanço. Não sou um defensor de Ditadores e muitos menos Politicas Ditatoriais, mas esta é nossa História, ou parte dela, a verdade é que todos sistemas politicos tem agravantes, houve obviamente pontos negativos no periodo Militar, e quem sofreu seriamente tem todos os direitos de se manifestar, defender seu ponto de vista e sua parte na história do nosso país. E depois toda nação passou por varias tranformações até alcançau um estágio, digamos mais confortavel de se viver, não vou entrar no mérito, em 2000 anos de História ocidental, é, porque afinal foi o que nos enfiaram guella abaixo, vimos de tudo, Imperio Romano, Cruzadas,Per.Bizantino,queda Imp.Romano,Católicos,Protestantes, Judeus,Inquizição, as grandes Navegações, “Descoberta” da America, Exploração Colonial Portuguesa, Espanhola, Inglesa, Brasil colonia, Brasil Imperial, Republica das Espadas, Politica do café com leite, Coluna prestes, Revolução de 30, Estado Novo, “Era Vargas”, 2ª Guerra mundial, mais Vargas e o Brasil dos anos 50. João Goulart, Janio Quadros, ‘ a sombra do Socialismo/Comunismo’ China, URSS, Islã,Che condecorado por janio, nesse periodo houve sim uma possibilidade de virada no País com J.Goulart e suas aptidões Socialistas, mas quem garantia que seria o melhor, e depois o Brasilzão oriundo do colonialismo agrario e Imperial Portugues ja tinha uma politica bem atrapalhada,não ia deixar barato, como não deixou, mesmo porque é injusto julgar à História com argumentos e méritos atuais, somos um reflexo do nosso passado, não há como fugir disso, penderiamos por um lado ou por outro, sempre que seres humanos oram feitos para se adaptarem as cirscunstancias, sim porque somos parte disso, então tanto, Colonialismo, Brasil Imperial, das Espadas, Café c Leite,Vargas, Parlamentar,Militarismo Ou Democratica num todo é parte de nossa formação, se levarmos em conta que somos um Republica Jovem do ponto de vista histórico, então sem defender este ou aquele momento, mas esta tem sido nossa construção social neste 500 anos,então nem tudo foi perdido, o Periodo Militar foi uma parte da História do Brasil, que fique na História. Rende muito falar disto, vou ficar por aqui mesmo porque minha luta continua, e Sr. FG, estou no páreo ai de o “Grande estagiário”. Como se vê, os sonhos não morrem e minha esperança sempre se renova no amanhã. Só mais uma coisinha, quem assistiu ontem na Rede Cultura, Conexão Roberto Davilla, ‘Ferreira Gullar’ dar seus testemunhos pensará duas vezes antes de dar o braço pra Ditadores e Ditadura, já era fã do Gullar, agora então , parabens ao Davilla e ao programa.Abraços a todos. Tchau

  • Algumas opiniões sobre o que se escreveu aqui hoje.

    Itaipú pra alargar a argentina???? Na época, por terra faríamos isso a um custo muito inferior e em prazo record, e uma enorme possibilidade de vitoria.

    Yara, para se construir uma usina os governos podem ser ditaduras ou não. Não há mesmo ligação de causa e efeito. Itaípu era uma necessidade previsivel.

    O genral da foto era nazista convicto. Ele disse isso alguma vez??? Não, mas a postura dele não deixa muita dúvida.

    Ao se felicitarem pela morte de algum figura odiosa como os dois da foto, lembrem-se que iremos para o mesmo lugar pelo mesmo método. Sou contra a pena de morte, por razões pragmaticas e não humanitárias.

    José da Silva, o Ulisses é da esquerda mas estivesse vivo o quadro eleitoral de hoje nao seria um em que o Lula pode já pensar em uma vitoria. Nem sei se ele teria sido eleito alguma vez.

    ´nossos militares mataram bem menos´
    tenho razões de sobra para dizer que essa é uma afirmação altamente nazista

    Foresti
    Não há nenhuma saudade a ser mencionada. Os militares não inventaram a aids, mas cultivaram o Lula. Tambem são culpados sim do que está aí hoje. Ainda temos um governo composto por pessoas que são contra isso e aquilo mas nunca chegamos a saber que coisa eles são de fato a favor. Eles apenas são contrários. Lembrem-se das diretas já.

    Carlos Alkimim
    São TRAIDORES da pior laia possivel. A esquerda na qual acreditamos como força oposta nada mais é que uma especie de avesso do contrário. Um lixo intelectual e político tão imundo que até mesmo um nativo de floresta tropical tam mais moral que eles perante o proprio povo.

    Educação moral e cívica.
    Lamentavelmente não temos mais nenhuma moral e nenhum civismo. E agora????

    Nosso maior problema de hoje não é definirmos se a maldita ditadura era melhor. O que temos hoje nao presta e o que tinhamos tambem não.
    O pior de todos os nossos problemas atuais é o futuro. O que nós devemos ter daqui para frente??? Quem representa isso??? O que nós queremos de fato acima de tudo???
    Nenhum de nós aqui tem uma resposta que seja de fato segura para isso. Nenhum de nós tem argumentos sólidos para essas respostas.

  • Movimentado, sem dúvida. Assim que é bom.
    Senhores, há uma coisa sobre blogs que eu gostaria de colocar. Sei que é como dizer da cor branca do cavalo do napoleão, mas é uma consideração com fundamentos próprios. O blog representa um dos meios de comunicação mais democráticos que já existiram até hoje. É um microfone digital que não é empunhado por uma unica pessoa que deseja que apenas determinados cidadãos se manifestem. E por isso espero que este blog sobreviva por muito tempo.

    Em 1970 eu tinha 15 anos.
    Hoje eu entendo melhor porque alguem como o jung escreve textos muito inteligentes. Ele pode até mesmo estar errado em alguma opinião mas o que ele escreve tem pé e cabeça, começo meio e fim. Idéia concreta e coerente.
    A minha resposta para isso vem do que eu penso lá de trás da nossa ditadura militar.
    O militares foram um mal necessário na ocasião. É uma verdade que não se pode negar. O grande erro foi permanecerem por tanto tempo. Por isso mataram o Castelo. Porque ele pretendia realmente reorganizar a politica.
    Entre coisas proveitosas dos milicos tivemos o mobral – movimento brasileiro de alfabetização. Uma das grandes ações deles.
    E qual a contrapartida???
    As universidades não melhoraram. O ensino médio se tornou insuficiente. A arte não podia ser expressa livremente (ps. baterista é artista tambem). Lia-se o que era interessante aos olhos deles, tanto que há livros brasileiros que só foram impresos fora do país.
    Então,
    um cara como o jung é alguem que tem meio de expressão definido (arte), e alguem que lê e escreve (jornalista), uma pessoa das letras.
    Não sou algum fã dele, não é isso. Apenas o uso como exemplo de conceito.
    Por não termos mais letras ou arte no país (não quero dizer explicitamente que não haja produção), então votamos no que nos dizem as propagandas e os panfletos. E acreditamos que se alguem é de esquerda então é bom.

    Costumo dizer: – Saímos da ditadura, mas nunca entramos na democracia.

  • Bom, como disse lá atrás, não sou a favor de uma “ditadura” tão criminosa como a que tivemos, mas estamos precisando de uma limpeza geral, começando pelos presídios e terminando com os políticos.

    Mas é bem legal ler o comentários de algumas pessoas que nunca tiveram uma arma apontada para a cabeça… tbm pouco me importaria se morasse no interior, onde a violência não chegou… ainda…

    Mas já que a população deste país não tem competencia para eleger políticos descentes, e nem se interessa por nada além do próprio umbigo, tá na hora de botar o exército nas ruas para fazer algo e mandar as favas esse tal de “direitos humanos”.

  • Se tem gente nesta comunidade que prefere “democracia”, “liberdade” y otras cositas más, qual escuso motivo faz essas mesmas pessoas defenderem ditadores de esquerda e repudiarem os de direita? Qual democracia existe em Cuba? Qual liberdade existe lá? A liberdade de apoiar Fidel? Desculpem-me pelo “reacionarismo”, mas eu não entendo. Autoritarismo por autoritarismo, prefiro um autoritarismo que me permita o sacro direito de andar pacificamente pelas ruas sem medo de PCC, pois na época do regime militar o POVO HONESTO E TRABALHADOR (não os comunistóides de plantão) vivia seguro. E reafirmo o que já escreví, filhotes de Salin comunista brasileiro reclama muito mas apanhou pouco, os argentinos, uruguaios e chilenos têm muito mais direito de reclamar que os nossos. Nossos, aliás, que eram tão honestos que elevaram a corrupção no Brasil a niveis inimagináveis…
    Mir!

  • A globalização não existe?
    Talvez fosse melhor estarmos trancados como Cuba, dirigindo ladas de 30 anos.
    Ditadura ideológica? Piada…
    O Brasil está quebrado sim, graças à incompetência econômica e de gestão absurda dos milicos. E agora temos que pagar a conta, como gente honesta deve fazer.
    Um governo que se impunha com amor à pátria?
    Milicos não tem amor à nada, a não ser suas fardas, seus risquinhos na manga e seus farnéis pagos pelo povo burro, fraco e oprimido.
    Se rende à Colômbia? Em quê? O tráfico de drogas existe sim, é a globalização, amigo. E tem gente grande envolvida.
    À Bolívia? Por que? Porque eles são donos do gás DELES?!?!
    Venezuela, Cuba? Que que eles tem a ver?
    Quem gerou favelados para as próximas cinco gerações foram os milicos, ou não? Nos anos 70 a vida no Brasil era maravilhosa né? Não existia pobreza… Existia muito futuro possível com aquele sistema de governo… Bom, pra quem lambia as botas dos milicos deveria existir mesmo…

    Por final, ser democrata é ser ingênuo e repetir o que a mídia comprada e vendida diz…
    Todos os pensadores, sociólogos e os governos que progrediram no século 20 estão errados. Democratas estão errados. Bom mesmo é não ter imprensa, fechar tudo, trancar todos em casa e matar quem não concorda.
    Se Cuba, China e sei lá mais quem, gosta da ditadura, beleza…
    Se vierem fazer essa parada aqui no Brasil, não… Meus filhos não vão nascer pra lamber botina de milico nenhum.

  • Ditadores assassinos são ditadores assassinos em qualquer lugar, época e ideologia. ( nessa incluo o Fidel, viu? )
    ” A subversão sumiu da sociedade:
    não há político subversivo, não há artista subversivo, não há religioso subversivo, não há militar subversivo.
    O único sujeito subversivo é o bandido, cujo desafio é a capacidade de se organizar, com o detalhe que o estado está cambaio, desmontado, desagregado, arruinado, desacreditado e desgetilimado.” G.F. Vasconcellos

  • Jason, é simples. O presidente da China apesar de dirigir uma ditadura não esta lá a quase 50 anos, existe um alternância de poder, mesmo que seja entre a panelinha. No Brasil foi assim também, passamos mais de 20 anos em uma ditadura mas com vários presidentes, Castelo, Costa e Silva, Medidi, Geisel, Figueiredo. Em Cuba é diferente, só existe Fidel é pronto, um cubano com menos de 50 anos nunca ouvir falar que se troca o presidente, deve pensar que é uma monarquia hereditária pois agora que ele saiu ficou o irmão, que ao que tudo indica vai se manter no poder. Já pensou o que são 50 anos ? Só mesmo a Kombi para rivalizar e mesmo assim este ano trocou de motor.

  • Também notei este detalhe. O vermelho sumiu da campanha do presidente. Ate o brochinho de lapela dele é verde amarelo. Me lembro que no primeiro encontro dele com seu superior (Bush) ele estava usando uma estrelinha.

    Os reporteres naquela época respeitavam mais as autoridades.

  • Interessante esta foto, como as coisas mudam tanto em 30 anos.

    Por falar em mudança alguém sabe dizer por qual partido o presidente Lula esta tentando a reeleição ? Ele mudou ou ainda é o mesmo da eleição anterior? Pergunto porque vi alguns programas dele na Tv hoje e não tem nada que lembre o seu partido, como uma estrela vermelha da eleição passada. Ate o número 13 dele ao invés do tradicional vermelho é verde e amarelo. No finalzinho aparece uma estrelinha bem timida, por apenas 1 segundo, poderia dizer ate disfarçada. Nada que lembre a festa de bandeiras vermelhas e estrelas gigantes. Cade o Caique para explicar o que esta acontecendo, se ele mudou de partido ou esta com vergonha de associar seu nome a quadrilha, ou melhor a sigla.

  • Para todos:

    A ditadura foi uma droga, sim. Por causa de 20 e poucos anos sem votar, o povo desaprendeu e, hoje, acaba elegendo estas nulidades que estão ai.
    Mais: os revolucionários de verdade foram mortos pelos milicos. Os que estão ai foram os pelegos, covardes ou traidores…Os da linha de frente morreram ou foram exilados… ficaram apenas os de segunda linha, que, hoje, estão no poder.

    Falei.

  • olha, sempre visitei o blog mas nunca tinha comentado… mas essa discução me revoltou.
    Têm gente aqui que defende a ditadura, que não dava libardade a imprensa. Ei, vocês estão num blog de um jornalista… já se deram conta?

  • Carlos Alkimim: erros de digitação não deturparam minha brincadeira. Lógico que, neste caso, compartilho de suas idéias.
    Aliás, é bom que o Gomes cutuque o intelecto da Blogaiada. Mas talvez muitas feridas ainda estejam abertas. Não seria legal que esta miserável foto(não pelo fotógrafo, que captou o momento com rara abrangência, mesmo focando), representativa de uma época que o Brasil não mereceu viver. É mesmo gomes, tire a %[email protected]$&@#da foto!

  • Dot matou a charada: tivemos uma ditadura, não um ditador.
    É o que quis escrever sem ter conseguido quando citei chineses, China, democracia e coisa e tal.
    Vejam que na ditadura comunista chinesa há alternância no poder, como no Brasil dos militares, havia um projeto e vários gestores.
    Diferentemente dos cultos porém desafortunados russos, os chineses optaram pela abertura econômica com fechadura política. Os russos, por europeus, ficaram com o oposto. Faz um tempinho já, olha hoje os dois. E olha o Brasil. De chorar.